Sexta, 20 de abril de 2018 - parte 2



Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu





SITE/BLOG DO PRÉVIDI: HÁ 14 ANOS
INCOMODANDO CHATOS, 
INCOMPETENTES E BANDIDOS
(E CANALHAS)






Atualizado diariamente
até o meio-dia









Seminário "Cidades contra a violência"


(clica em cima que amplia)




Em busca de soluções para tornar as cidades mais seguras, o Instituto Cultural Floresta traz a Porto Alegre especialistas como José Beltrame, Nivaldo Restivo, Diógenes Lucca e o americano Frank Leija. Eles vêm participar do Seminário "Cidades contra a violência", que também tem entre os painelistas o secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer, o chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt, o comandante-geral da Brigada Militar, Mario Yukio Ikeda, e os consultores Gustavo Caleffi e Marcos Rolim. O evento, gratuito mas com vagas limitadas, se realiza em 23 de abril, das 8h às 13h, no Teatro do Bourbon Country. O link de inscrições: http://www.institutoculturalfloresta.org.br/seminario/

Além de três painéis, o seminário oferece a palestra de Frank Leija, especialista em segurança pública nos EUA, trazido especialmente para o evento na capital gaúcha para falar sobre estratégias militares aplicadas ao combate à criminalidade.

José Beltrame, ex-secretário de Segurança do Rio, idealizador das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e articulador da operação de tomadas das favelas da Vila Cruzeiro e da invasão do Complexo do Alemão, debate com Schirmer saídas para aumentar os investimentos em segurança pública. Uma das questões a serem abordadas neste painel é a proposta de lei do Instituto Cultural Floresta que vem sendo apresentada pelo presidente da entidade, Leonardo Fração, como uma saída para incentivar e dar agilidade a doações destinadas a equipar as forças de segurança.

O seminário compartilha a experiência de comandantes de unidades-chave das forças policiais, como o comandante-geral da Polícia Militar paulista, coronel Nivaldo Restivo, o chefe da Polícia Militar gaúcha, delegado Emerson Wendt, e o comandante da Brigada Militar no RS, coronel Mario Yukio Ikeda. As discussões também são enriquecidas pela experiência do tenente-coronel Diógenes Lucca, tenente-coronel veterano do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar/SP, especialista em gerenciamento de crises e negociação sob alto risco.

Um debate sobre Direitos Humanos está a cargo de Gustavo Caleffi, especialista em Gestão de Riscos Estratégicos e Segurança, autor do livro Caos Social – A Violenta Realidade Brasileira, e de Marcos Rolim, jornalista, professor universitário e ex-deputado, que preside o Instituto Cidade Segura.

...

Serviço

O quê: Seminário "Cidades contra a violência"
Quando: 23 de abril, das 8h às 13h
Onde: Teatro do Bourbon Country (Av. Tulio de Rose, 80, Porto Alegre-RS)
Quanto: evento gratuito, mas vagas limitadas
Como: inscrições em http://www.institutoculturalfloresta.org.br/seminario/

...

Participantes

Cezar Schirmer - Secretário de Segurança do Rio Grande do Sul. Advogado, formado pela UFSM, foi professor universitário. Estreou na política pelo antigo MDB, em 1972, quando foi o vereador mais novo a se eleger em Santa Maria, aos 19 anos. Foi eleito para cinco mandatos como deputado estadual e três como deputado federal. Também foi secretário estadual da Fazenda, da Casa Civil e da Agricultura e prefeito da terra natal, Santa Maria, eleito em 2008 e reeleito em 2012. Renunciou, perto do fim do mandato, em 6 de setembro de 2016, para enfrentar uma das mais graves crises de segurança já ocorridas no Estado.

Diógenes Lucca - Tenente-coronel veterano o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar/SP. Notabilizou-se como negociador do caso de Silvio Santos, mantido refém em casa por quase oito horas em agosto de 2001. Bacharel em Direito, pós-graduado em Política e Estratégia (USP), mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Estudos Superiores da PM/SP. Professor de Negociação do MBA Internacional - FIA/USP. Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Comentarista de Segurança na Rede Globo e do programa Cidade Segura, da CBN. Autor dos livros O Negociador, Diário de um Policial (Ed. Planeta, 2016) e Segurança é Estilo de Vida.

Emerson Wendt - Chefe de Polícia na Polícia Civil do Rio Grande do Sul, é delegado há 20 anos. Antes, de 1994 a 1998, foi policial rodoviário federal. Formado em Direito, é professor da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, onde coordena a cadeira de Inteligência Policial, e dos cursos de Inteligência de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Também tem uma carreira de professor universitário, por instituições como FADISP, IDC, Senac, Uniritter e Unisinos. Leciona sobre temas como Gestão Estratégica para Prevenção da Violência Local, Direito Eletrônico e Inteligência Cibernética, Segurança da Informação, Direito Penal e Processo Penal.

Frank Leija - Tenente-coronel do Exército dos Estados Unidos, Francisco J. Leija é especialista em estratégia de combate aplicada à segurança pública. Formado em Sociologia pela Kansas State University, tem mestrado em Relações Internacionais pela Norwich University e em Liderança Estratégica e Militar pela Escola de Estudos Avançados Militares do Exército dos EUA (SAMS, na sigla em inglês). Entre 2005 e 2008, lecionou na Academia de West Point, a principal escola militar dos Estados Unidos, formadora de oficiais para o Exército americano.

Gustavo Caleffi - Especialista em Gestão de Riscos Estratégicos e Segurança, é autor do livro Caos Social – A Violenta Realidade Brasileira. Em eventos nacionais e internacionais, é palestrante sobre o tema Prevenção em Segurança, Gestão de Riscos Corporativos e Gestão de Segurança de Grandes Eventos. Com atuação no segmento de segurança há mais de 15 anos, é sócio-diretor da consultoria Squadra Gestão de Riscos. Administrador de empresas, tem MBA em Dirección de Seguridad en Empresas, pela Universidade de Comillas (Espanha), e certificado pela empresa israelense ISDS em Advanced VIP Protection Course.

José Beltrame - Delegado federal, ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro. Idealizou as Unidades de Polícia Pacificadora, as UPPs, e articulou a operação de tomadas das favelas da Vila Cruzeiro e a invasão do Complexo do Alemão. Formado em Direito pela UFSM, em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UFRGS, especializou-se em Inteligência Estratégica na Universidade Salgado de Oliveira e na Escola Superior de Guerra. Fez curso de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública e de Análise de Dados de Inteligência Policial, Sistema Guardião.

Marcos Rolim - Jornalista, professor universitário e consultor em Segurança Pública e Direitos Humanos. Preside o Instituto Cidade Segura. Eleito deputado estadual em 1990 e 1994 e federal em 1998, presidiu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados. Ao não ser reeleito, em 2003 mudou-se com a família para a Inglaterra, onde foi professor-visitante da Universidade de Oxford. Em 2009, desfiliou-se do PT. Integrou a executiva da campanha presidencial de Marina Silva em 2010 e 2014. Atualmente, coordena a Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado e integra o Conselho Nacional de Política Criminal. Também é articulista do jornal Zero Hora.

Mario Yukio Ikeda - Promovido a comandante-geral da Brigada Militar nesta sexta-feira, 20 de abril, foi o gerente de Operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Rio Grande do Sul durante a Copa do Mundo 2014, atuou na Força Nacional de Segurança Pública durante os Jogos Pan e Para-Pan Americanos e na Secretaria Especial de Segurança de Grandes Eventos durante a Copa das Confederações. Até assumir o função de subcomandante-geral, em 25 de janeiro de 2017, era o comandante do Comando de Policiamento da Capital.

Nivaldo Cesar Restivo - Comandante-geral da Polícia Militar paulista. Antes de assumir o comando-geral da maior força de polícia militar do país, comandava os Batalhões de Choque da PM paulista. Detém os títulos de mestre e doutor em Ciências Policiais pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES), da PMESP. É bacharel em Ciências Jurídicas Sociais. Sua formação é aperfeiçoada com os cursos de Policiamento em Eventos, de Controle de Distúrbios Civis, de Instrutor de Tiro, de Operações Especiais e de Segurança de Autoridades e Dignitários.




Um comentário: