Porto Alegre, 5 de março de 2018



Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu





SITE/BLOG DO PRÉVIDI: HÁ 14 ANOS
INCOMODANDO CHATOS, 
INCOMPETENTES E BANDIDOS
(E CANALHAS)








HORÁRIO DE VERÃO:

Atualizado diariamente
pela manhã












LEMBRANÇAS ESMAECIDAS









Escreve o Ruy Gessinger- https://ruygessinger.blogspot.com.br


Começo com a Lya Luft, “née” Fett. Com efeito, ao que me consta, a santacruzense chamava-se Lya Fett, filha do dr. Arthur Germano Fett, insigne Juiz de Direito e depois advogado.
Lya, nascida em 1938, portanto 7 anos mais antiga do que eu, arrasava corações, desfilando nos “footings”, aos domingos, na “ rua principal” de Santa Cruz, com seu “tomara que caia”. Era uma pioneira, assim como foi e é a Maria Berenice Dias, que nasceu em Santiago.
Lya se encantou com seu professor, o Irmão Marista Celso Pedro Luft, casaram-se e ela, até hoje,depois de outro relacionamento, mantém o nome Luft. É uma maravilhosa pessoa, deveria ter um lugar de honra na Academia de Letras recém criada em Santa Cruz. Lya é conhecida nacional e internacionalmente o que deve ser motivo de orgulho de todos nós.
Nasci na Linha Araçá, mas meus pais se mudaram para a cidade quando minha irmã e eu éramos  crianças. Cresci, portanto, numa cidade que, sem embargo da erudição alemã, pouco repercutia as raízes folclóricas dos imigrantes. Fluía entre muitos da minha geração uma certa relutância em falar o alemão. As razões todos conhecem. Santa Cruz se tornou uma cidade cosmopolita por força das empresas estrangeiras que nela se estabeleceram. Daí que nos bailes da cidade predominava a música norte-americana.
As canções germânicas ficaram escondidas  nos recônditos das casas. Claro que mais tarde renasceram, tímidas. Bem ou mal, nunca é tarde demais.
Nas vitrines me lembro que havia pequenos cartazes  dizendo que se precisavam de balconistas, mas que soubessem falar alemão. Minha falecida mãe, por exemplo, preferia falar alemão e repreendia quem, conquanto falasse o idioma, lhe respondesse em português. São fatos históricos e não há necessidade de aqui revolver perseguições havidas na época do Getúlio ou setores torcendo pelo Eixo. A História chora quando morre um idioma numa região.
Para finalizar estas “mal traçadas”: um dia fui acessar a cidade lá pelos lados da Linha João Alves. Pude vislumbrar um campo de Golfe de dar inveja nos EUA. Golfe em Santa Cruz? Ali onde meus amigos e eu íamos “roubar” bergamotas! Ali mesmo, sim, que horror, onde caçávamos passarinhos. E os comíamos fritos. Essa circunstância alegarei como atenuante no dia do Juízo Final. Mas pedirei que minha mãe seja absolvida, pois ela fritava as rolinhas sob coação maternal irresistível...



-


APESAR DE DIVERSAS CONDENAÇÕES
CAPOANI TENTA ASSUMIR O CREA-RS


O Tribunal Federal Regional da 4a. Região julgará processo que analisa a inelegibilidade e a posse do ex presidente do CREA-RS , engenheiro Luis Alcides Capoani, que apesar de várias condenações no TCU, MPF e Justiça Federal, está tentando tomar posse como presidente do CREA, gestão 2018 a 2020.
A quarta turma decidirá essa questão no próximo dia 14 de março.
Capoani responde a processos que investigam desvios e pagamentos indevidos que superam dez milhões de reais em sua anterior gestão na presidência da autarquia.
Destacam-se o pagamento de quatro milhoes de reais referentes a programa de informática e também prejuízo superior a um milhão de reais em venda subfaturada da antiga sede do Conselho.
Capoani possui contas reprovadas junto ao TCU, inclusive estando cadastrado no CADIN e também consta da listagem de inelegíveis para função pública do Tribunal Superior Eleitoral.



-


DÚVIDA - Recebo:
Estava passando pela RS 30 e me deparei com essa propriedade. Será que é de algum jornalista?






-



PIADINHA



Rapidinha

O cara chegou pra namorada e falou:
- Gata, vou ter que terminar o namoro porque minha familia não tá aceitando você!
- E quem é sua familia pra não me aceitar?
- Minha mulher e minhas duas filhas.

3 comentários:

  1. https://epgradios.blogspot.com.br/2018/03/blog-post.html

    ResponderExcluir
  2. JABÁ - Jair Boeira de Almeida. O primeiro proprietário dos Hospitais Cristo Redentor, Conceição e Femina. Que foi covardemente expropriado pela União, após a campanha midiática do senador Lasier, do Mendelski e do machão Zé A. Daudt com seus sobrinhos adotados no Parcao.

    ResponderExcluir