Terça, 21 de novembro de 2017



Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu





SITE/BLOG DO PRÉVIDI: HÁ 14 ANOS
INCOMODANDO CHATOS, 
INCOMPETENTES E BANDIDOS
(E CANALHAS)









Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.














“Sabe o que eu acho que é novo? Esse foi um pensamento que tive depois do caso do William Waack. Você sabe o que é coisa de preto? O PT é coisa de preto.
O Lula é coisa de preto.
Nós somos coisa de preto.
Eu sou uma coisa de preto”. 

Dona Dilma













REFORMA TRABALHISTA:
AVANÇO OU RETROCESSO?





Escreve o João Paulo da Fontoura.

Aviso a todos antes, sou filho de um sindicalista. Meu saudoso pai, Salis Francisco da Fontoura, mais mambembe e pobre impossível, veio, no início da década de 50 do século passado, de Rio Pardo para São Leopoldo à procura desesperada de um emprego fabril para manter sua família, Conseguiu um trabalho de cilindreiro na Borbonite, a maior indústria de artefatos de borracha da região. Sua família – eu incluso – veio um mês depois quando já estabilizado.
Logo depois, o velho Fontoura, junto com uma turma de amigos, fundou o Sindicado dos Trabalhadores na Indústria da Borracha, o segundo maior sindicato de São Leopoldo, só perdendo em número de sócios para o Metalúrgico.
Os tempos do velho Fontoura eram outros. Tempo em que um sindicalista preocupa-se fundamentalmente com a sua classe, com os trabalhadores. ‘Zero’ de injunção política no sindicato.  É triste, mas hoje os sindicatos, quase todos, viraram ‘linha auxiliar dos partidos de esquerda’.
Houve um caso, de que me lembro muito bem, de um funcionário da Borbonite que todo dia ia trabalhar com um grosso capote, fosse inverno fosse verão, até que se descobriu que ele roubava materiais da empresa. A empresa denunciou-o à policia, foi feito um flagrante, ele foi preso e demitido por justa causa. Não tardou o ‘homem do capote’ veio ao sindicato objetivando uma reclamatória trabalhista. Como todos sabíamos do caso, eu, espantado, questionei meu pai: ‘Pai, vocês vão defender esse cara, um ladrão, um sujeito que foi preso em flagrante?” Resposta do velho: ‘Filho, eu sou o presidente do sindicato, tenho por obrigação ética de defendê-lo. Eu não sou juiz do comportamento de ninguém, para isso temos Leis, Tribunais e Juízes, eu vou cumprir com a minha obrigação, só’.
Faço toda essa introdução, até longa demais, para marcar firme minha opinião: mesmo filho de sindicalista, sou amplamente a favor das recentes reformas na ‘velha e arcaica’ legislação trabalhista, uma coletânea de leis juntadas na forma de uma Consolidação, lá atrás, bem atrás, na época do Getúlio Vargas, numa época em que o Brasil iniciava sua industrialização, ou, pegando emprestada a frase do treinador Felipão, época em que ‘se amarrava cachorro com linguiça’. Sei que mexer em direitos é algo extremamente complicado, dá repercussão, parece algo feito por políticos maus, malvados. No caso presente, dessa reforma que entrou em vigor agora em 11 de novembro passado, praticamente não se mexeu em direitos. O que eu queria mesmo, a bem do meu país, dos milhões de brasileiros que estão desempregos, era uma mexida pra valer nessa estrovenga. Mas, isso deve ficar pra depois. Primeiro teremos que sofrer muito para que reconheçamos que ‘proteção exagerada, desproporcional’ gera absoluto desinteresse/medo no investidor. E, pessoal, eu não falo da Souza Cruz, do Bradesco, da Gerdau – estes colocam os custos trabalhistas nos preços de seus produtos e nós outros, de uma forma ou outra, acabamos pagando. Eu falo é do pequeno proprietário de um trailer de cachorro-quente da esquina, do dono de uma pequena familiar oficina mecânica, do proprietário de uma lojinha de roupas. Esses sabem – por experiência – a dor de cabeça (e no bolso) que representa colocar um funcionário que trabalha um ano, sai e entra com uma ação trabalhista pedido 50 mil reais! Quem de nós não tem um conhecido que não tenha entrado nessa furada?
(Um dos pontos da reforma é penalizar o empregado que colocar na reclamatória itens absurdos, sem provas, do tipo: assédio moral e, pior ainda, assédio sexual quando é mulher reclamando. É claro que tudo isso é feito com a clara instrução do advogado, objetivando inflar o valor da  reclamatória, e com isso, conseguir, ‘do malvado empresário’, extrair o máximo possível num acordo. É um absurdo, uma falta de ética. A nova lei vai fazer o empregado pagar quando ele ‘litigar de má fé’. Já houve uma decisão em que um Juiz mandou o empregado pagar 8 mil reais por peticionar algo sem o direito. Vocês, amigos, desculpem-me: isso não é retirar direito. Isso é – sim – estabelecer um mínimo de segurança jurídica e ética ao sistema!)
A meu ver, esse arremedo de reforma é ‘cosmética’. O Governo propôs sete pontos – e os políticos a alteraram 100 artigos, tudo perfumaria. A reforma dos meus sonhos é muito mais profunda, mais ousada, colocando as relações ‘capital/trabalho’ ao nível do primeiro mundo. Sem segurança jurídica, e com juízes prolatando sentenças absurdas, à margem inclusive da Constituição, é muito difícil termos investimentos de grandes grupos, grupos que trazem milhares de novos empregos.
Mesmo assim, não dá pra negar que já houve um avanço: poder dividir férias em até três períodos; acordos coletivos, obviamente que com a anuência do sindicado, ter força de Lei; a extensão da jornada de trabalho até 12 horas ao dia, sempre limitada a 44 por semana – não é bom fazer-se turno de 12 x 36, hein?; banco de horas individual e outros;
Palavras de Ives Grandra da Silva, Presidente do TST – Tribunal Superior do Trabalho: “Apesar de precisar de alguns ajustes, no geral é um avanço significativo para a segurança jurídica, e trará harmonização nas relações de trabalho, trazendo com isso mais empregos”.
Na época em que meu pai ainda era vivo – não sei como está hoje – ele, que era Juiz Vogal da Justiça do Trabalho, afirmava-me que só o Brasil, o Paraguai e a França tinham justiça específica para o trabalho. No resto do mundo, qualquer Juiz de qualquer vara era capaz e suficiente para julgar a questão. Hoje, uma (só) Vara da Justiça do Trabalho de Porto Alegre tem mais ações trabalhistas do que TODO o Japão. Somente em um ano, 2016, segundo o jornal O Estado de São Paulo, o Brasil ganhou mais 3 milhões de ações trabalhistas – já num sistema entupido de milhões e milhões de ações. Os Estados Unidos, com 50% de trabalhadores a mais do que nós, o número chega a 250 mil. E experimente litigar de má fé por lá – multa ou cadeia para quem o fizer!
Finalizando, amigos, reforma trabalhista é igual a: simplificação judicial; estímulo à arbitragem e à conciliação; punição para litigância de má-fé – extremamente importante; flexibilização do intervalo entre jornadas; processos mais rápidos; negociação coletiva; o fim da ‘espada de Dâmocles’ sob a cabeça dos microempreendedores (espero!).
Defendo-a, pois penso Brasil, penso empregos, penso futuro para nossos filhos e netos.



-



Bolsonaro e as duas jornalistas chatas


BOLSONARO NO CANAL LIVRE - Esqueci de comentar ontem. Assisti todo o Canal Livre, na Band, com o Jair Bolsonaro.
Ponto negativo e ridículo: duas jornalistas fizeram de tudo para sacanear o cara. Besteira, fizeram papel de trouxas. E isso que o cara não é nenhum rapidinho, como o Ciro Gomes.
O que me impressionou: concordo com ele em alguns pontos. Fiquei preocupado.
Sou contra o desarmamento de quem é um bom cidadão e quer ter uma arma.
Se recebe invasor de propriedade privada a bala, como é no Uruguai - lá não tem MST.
O Brasil está precisando de um presidente de verdade. Acredito que não seja ele.
...
Quer saber? Num debate ele liquida o Lula ou qualquer genérico.



-


NÃO FALTA MAIS NADA: CURSO COM LUCIANO POTTER - Imagina... Li na Coletiva: O encontro 'Hello, Mídia!' tratará do relacionamento de profissionais do segmento com a imprensa para além de sugestões de pauta.
(...) o comunicador destacará a importância de arriscar, especialmente em momentos de mudança.
Ainda na capacitação serão discutidas formas de transformar profissionais em fontes convictas e acessíveis. Para auxiliar os participantes a ter mais confiança em conceder entrevistas, dicas de relacionamento e treinos práticos serão repassados aos alunos.
...
Eu não duvido que terá, inclusive, fila de espera para uma nova turma.
...
Sugiro um curso com o pior apresentador de rádio do RS, colega do Potter na líder.


-



O BRASIL TÁ MUITO CHATO!! - Não entendi porque falaram tanto de uma "atriz global", Taís Araújo. Fui dar uma olhada e achei isso:

A moça se chama Taís Bianca Gama de Araújo Ramos:

"Quando eu engravidei do meu filho, eu fiquei muito aliviada de saber que no meu ventre tinha um homem. Porque eu tinha a certeza de que ele estaria livre de viver situações vivenciadas por nós mulheres. Certo? Errado. Porque meu filho é um menino negro. Liberdade é um direito do qual ele não vai poder usufruir. No Brasil, a cor do meu filho é o que faz que as pessoas mudem de calçada, segurem suas bolsas, blindem os seus carros."
A fala é da atriz Taís Araújo e aconteceu em agosto, durante o TEDxSaoPaulo.
Divulgado pelo evento nesta terça (14), o discurso viralizou nas redes sociais.
No evento realizado na capital paulista, Araújo foi convidada a falar sobre "como criar crianças doces num país ácido". Ela e o marido, o também ator Lázaro Ramos, são pais de duas crianças, João Vicente e Maria Antônia.
Para a artista, ​a caçula, ao seu ver, poderá experimentar desafios ainda maiores que o irmão. "A vida dele só não vai ser mais difícil que a da minha filha. Quando eu penso os riscos que ela corre simplesmente por ter nascido mulher e negra, eu fico completamente apavorada".
Durante o discurso, Araújo, que é Defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Mulheres, ainda citou alguns dados do Mapa da Violência 2015: o homicídio contra negras aumentou 54% nos últimos dez anos; enquanto a incidência do mesmo crime contra mulheres brancas diminuiu 9%.
Araújo cobrou maior ação do governo e da iniciativa privada para diminuir situações de desigualdade racial e entre gêneros, além da criação de programas que promovam a diversidade.
"Os meus filhos são crianças ainda, eu não sei qual será a condição sexual deles. O que eu desejo para eles é o que eu desejo para toda criança, seja branca, negra, indígena, heterossexual, homossexual, trans... Eu desejo que eles cresçam livres, cheios de amor e coragem. Que sejam crianças potentes", completou a atriz.
...
Que bobagem, hein?
Aí encontrei umas piadinhas muito legais:




E essa é do Rafael Marconi:

Nessa foto, vemos o claro flagrante do momento em que a criança branca nada em direção à correnteza, assim que percebe a presença do filho de Taís...
Isso tem que ter fim...



E essa?


...

Justificada!





-



AOS COLORADOS - Recebi:

A prova perfeita, cabal e definitiva de que treinador tem nenhuma importância na formatação e nas vitórias de um time de futebol, ou ainda, não faz um grupo ser bom, são as recentes conquistas do Corinthians. Saiu Tite, que muitos doutores em bananas acham uma maravilha(?), e entrou um ilustre desconhecido chamado Fábio Carille,  que ganhou o título do dificílimo campeonato estadual paulista e, agora, o ainda mais difícil campeonato brasileiro com grande antecipação. Em síntese, ganhou porque o time é bom, valente e tem vergonha na cara. E não duvidem do axioma: TIME BOM = TREINADOR BOM. TIME RUIM = TREINADOR RUIM. Fora Roger !!! Fora Abelão !!! Fora Muricy !!! Fora Mano !!! Fora Luxa..  e demais nulidades da mesma estirpe !!!


-


UMA MARAVILHA EM TEMPOS DE DESPACITO JÚNIOR! - É possível?

CONHEÇA PERSONAGENS, LUGARES E INICIATIVAS QUE VÃO FAZER VOCÊ SENTIR ORGULHO DE VIVER EM PORTO ALEGRE.

O convite é do jornalista e escritor Paulo Cesar Teixeira, na capa do www.ruadamargem.com.
Vale a pena percorrer toda a proposta, porque o design do site favorece. Aliás, um excelente trabalho da Luísa Rosa.
Só a história do prédio do Hotel Praça da Matriz vale a visita.
Mas duvido que fique apenas numa história.
Vai lá: www.ruadamargem.com


-


QUE FIM MELANCÓLICO  - Trocaram um projeto maravilhoso por meia dúzia de reais num "veículo líder". Lá, são mandaletes.

(clica em cima que amplia)





-


TODO O BRASIL!!




-



JAIRO JORGE, LEMBRA QUE ESCREVI QUE O PDT ERA UM RISCO? - Olha o que o jornalista Flávio Pereira (flaviopereiranews.com) publicou:
(...)
O problema não é só do ex-prefeito José Fortunati. O PDT ainda sonha com a candidatura do presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior ao governo. Ele descarta a possibilidade. Mas, se mudar de idéia, Jairo Jorge seria remanejado para a disputa ao Senado.


-


PEPINO NA PRÓSTATA - Recentemente, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) elencou alguns mitos e verdades sobre o câncer de próstata. Este é um assunto que ao longo deste mês é amplamente debatido e discutido por toda a sociedade na campanha Novembro Azul, mobilização na qual a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por meio do Hospital Santa Clara – unidade geral de adultos – está novamente empenhada em levar um alerta para que homens de todas as idades pratiquem hábitos saudáveis e estabeleçam uma rotina de consultas e exames. Somente na Santa Casa, entre os anos de 2002 e 2015, foram registrados 5160 casos de câncer de próstata, dos quais 686 já se encontravam em estágios avançados da doença (cerca de 13%).
...
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata no Brasil. “Este é segundo câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Informações dão conta de que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes”, destaca o médico Ernani Luis Rhoden, membro do Serviço de Urologia da Santa Casa, titular da Sociedade Brasileira de Urologia (Seccional Rio Grande do Sul) e professor de Urologia da UFCSPA.
...
Conheça os mitos e verdades em http://portaldaurologia.org.br/destaques/mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-de-prostata/



-


CUIDADOS NO VERÃO - 4

Não faça feio (?)

Não pode chegar na praia com um short ou bermuda justíssima.
Aí paga mico - ou não?



-



piadinha 


"Não te preocupa, tudo bem comigo. Só tem uma pessoa na minha frente para ser atendida"






Nenhum comentário:

Postar um comentário