Segunda, 16 de janeiro de 2017


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI






HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









DIÁRIO DO PARAÍSO 1


De boiolas e de planondas


Luiz Alberto Scotto é um dos melhores jornalistas que conheci e convivi. Há um bom tempo é professor de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e mora no meio do mato - pouquíssimas  pessoas sabem do seu esconderijo.
O texto, que tem o título que está aí acima, foi escrito no século passado - sei lá, há mais de 20 anos.
Mas é de uma atualidade espantosa!
O fascínio da gauchada por Santa Catarina. Um negócio doentio.
Repito: Scotto mora em SC e é gaúcho.
Ah, ele tem um livro maravilhoso: 46th Street - O Caminho Americano, sobre a experiência de ter morado em Nova York (pode ser encontrado nos sebos e no Buscapé).
Queria colocar uma foto dele, mas no Google não tem. No meu computador principal tenho uma ou duas, em um lançamento de um dos meus livros.
-
Tinha prometido ao jornalista Fábio Rübenich  que iria publicar, mais uma vez, este texto.
Aí está:

Sempre era madrugada quando lembro de Porto Alegre. Havia um corpo, sangue e um policial dizendo: “Moleu, moleu”. Mais de dez anos se passaram daquelas noites de reportagem policial. As putas, os canas, os bandidos, assistindo ao Leonid Streliaev e ao Pereio demolindo o bar do Bolinha, lá na Ramiro. Essas coisas aconteciam quando havia, em Porto Alegre, dois times de futebol. Um se chamava Internacional, outro era o Grêmio. Faz muito tempo.
Apesar da proximidade, o meu contato com os porto-alegrenses é durante o verão. E hoje parecem outra raça. Invadem Florianópolis e repetem aqui a geografia daí. Os inteligentes, o pessoal do Bom Fim, vêm  para  a Lagoa da Conceição; os pobres e burros, os  da Azenha, para o Campeche; os falsos ricos, os que moram no Moinhos de Vento, preferem Jurerê. Os ricos e inteligentes não vêm, vão para Punta del Este.
A gente continua gostando de Porto Alegre e dos porto-alegrenses. E não é verdade que nos escondemos de vocês, durante o verão, em Florianópolis. Mas é importante dizer: vocês são um pouco desagradáveis.
Aquele negócio de tomar chimarrão com água pela cintura, dentro do mar, na segunda coroa, não dá. A gente sabe que ninguém toma mate dentro do Guaíba. Quem querem impressionar?
Outra coisa que, francamente, pega até mal é esse sotaque. Passamos dez meses sendo gozados pelos catarinas: “Sabe por que o Papai Noel passa no Rio Grande do Sul? Pra trocar os veadinhos”; “sabe por que os gaúchos vêm tantas vezes a Santa Catarina? Pra procurar o pai”. A gente reage, a gente também faz piadas. Mas aí chegam vocês: “Me dá um sanduíche de mortadééééééla”. Eles ganham fôlego.
O porto-alegrense é sabichão. Ele conhece o mar, conhece a praia, ele conhece peixe, sabe tudo. A família se reúne para comer linguado com molho de camarão. (Nunca é linguado, é claro. Servem peixe-espada.) Mas o papai-sabe-tudo experimenta e aprova. O que vem depois é como se estivessem desmontando uma bomba.
– Achei outro espinho.
– Esse espinho quase me pegou!!
– Deus me livre, comer esse peixe! – diz a mãe.
– Acho que está cru.
E o pai finaliza:
– Que baita peixe, o linguado!!
Não vou falar dos pobres, porque de pobre não se fala. Mas aquele pessoal da Azenha se comporta como se estivesse a milhares de quilômetros de Porto Alegre. Já chega querendo comer churrasco. Os inteligentes sentem saudade das livrarias, do Nei Lisboa, dos “espaços culturais”. Os falsos ricos passam o verão inteiro em Canasvieiras e Jurerê, batendo boca com argentinos.
E os surfistas porto-alegrenses? Só tem equivalente no catarina domador. Aqueles guris se agarram nas planondas que só vendo! E o pessoal da D-20, “cabine-dupla”? E os que vão à praia reclamar da areia? E o volume das vozes, os gritos, ninguém consegue ficar perto.
E tudo no “Portinho” (dizem bem assim!) é bom. Vocês contando, para um catarina, sobre a modernidade do aeromóvel, é qualquer coisa. Até eu fico encantado. Aí lembro: o aeromóvel partiu há mais de dez anos e ainda não chegou ao fim da quadra. E a vista que se tem do Morro da Polícia é D-E-S-L-U-M-B-R-A-N-T-E!!
Falam do Brique da Redenção: “ponto de encontro dos intelectuais”. O catarina ouve de olhinhos saltados e eu recordo do público nas manhãs de domingo. Aqueles boiolas carregando os filhos nos ombros e o chimarrão nas mãos, garrafas térmicas e livros enfiados nos sovacos, e falando em abraçar o prédio da Prefeitura. Um horror!
Acho que vocês poderiam mudar um pouquinho. Não precisam dizer óióióióióióióiói e nem se chamar Valmi. Mas, pra começar, um calção mais discreto – de até oito cores – pega bem. Não tragam aquele amigo que gosta de jazz experimental e come pastel de gengibre porque ele vai encontrar aqui uma “vida alternativa”. E vai ficar. Não tragam também os gênios, mas acho que é pedir demais. Periga não aparecer nenhum porto-alegrense.
Uma coisa para finalizar. Ou vocês tomam jeito, ou ficam por aí mesmo. O Lami, ouvi falar, está joinha!!!
P.S. – Agora me expliquem o seguinte: por que ainda sinto tanta saudade de Porto Alegre?



--



mídia 1




Três, assim, de supetão?


Streck, Sampaio e Jayme - perdemos três figuraças na mesma semana.
-
Streck deixou a vida na quarta, dia 11; Sampaio foi-se na quinta, dia 12; e o Jayme na sexta, dia 13.
-
Adroaldo Marly Streck foi jornalista (fundador da Rádio Guaíba), advogado e político (uma vez deputado estadual e quatro vezes eleito para a Câmara dos Deputados). Um cara de muito sucesso.
Me dava bem com ele, conversamos inúmeras vezes, mas não éramos amigos - aliás ele era amigo de Rogério Mendelski, Jair Soares e do falecido colega Flávio Alcaraz Gomes.
Era um grande apresentador de rádio. Foi o primeiro locutor da Guaíba.
Flávio Alcaraz Gomes, quando esteve preso, publicava na Zero Hora o "Diário do Cárcere". Streck ia todas as semanas visitá-lo. E Flávio sempre registrava: "Esteve aqui o Adroaldo Marly...".
O Rogério tem histórias maravilhosas com ele. Uma inclusive publiquei em um dos meus livros.
-
Sampaio, José Miguel Pereira de Sampaio, foi o melhor cartunista so RS. É uma opinião minha e não estou pedindo "palpites" estilo Facebook. Ninguém fez um trabalho parecido.
Foi um  dos retratados no meu livro "Apaixonados por Porto Alegre - Personagens  do Centro".
Conto apenas uma  história, que está no livro:

(...)
Lembra  dos livros Onde está Wally? Aqueles em que tinha que ser encontrado um personagem de blusa e touca brancos com listras vermelhas? Ele ficava escondido nos mais diversos cenários.
Pois o Wally surgiu em 1987, criado pelo ilustrador britânico Martin Handford. Foi um sucesso. Os livros de Martin venderam algo em torno de 60 milhões de exemplares no mundo.
Acreditem:
En 1947, Sampaio assinava uma página na Revista do Globo, com "cenas coletivas". Uma das marcas registradas de Sampaio era um sujeito de costas fazendo xixi. Claro que ele não perguntava "Onde está o homem fazendo xixi?", mas era a mais curiosa característica de seu trabalho.

(clica em cima que amplia)
-
Jayme Copstein foi jornalista, escritor e dentista. Chamava-o sempre de "vizinho", porque moramos, por muitos anos, no mesmo edifício, o Pirajá, na avenida Venâncio Aires (também morava lá o fabuloso Mozart Pereira Soares). Assistimos a várias partidas do Internacional e sempre voltamos a pé. Eu estava no científico (segundo grau ou ensino médio) e já tinha me definido em fazer Jornalismo. E ele sempre me incentivou.
Uma celebridade do Jornalismo, que sempre estava disposto a colaborar com todos. Inclusive comigo. Como sempre fui um obcecado em produzir jornais segmentados, ele sempre colaborou. E no perfil de Mario Quintana, que está no meu livro "Apaixonados por Porto Alegre - Personagens  do Centro" Jayme contou histórias surpreendentes: os problemas que o Poeta tinha com alcoolismo e a relação crítica com o pai, que não admitia as suas poesias - chegou a colocá-lo do Colégio Miliar.
No livro "Ópera dos Vivos" (que tenho autografado), de 2008, ele escreveu:

"Comecei em 1943, quando a profissão de jornalista não era regulamentada, na Gazeta da Tarde, jornal diário de quatro páginas, tiragem de 300 exemplares por dia. Tinha escrito algumas calhordices cívicas para um concurso de redações escolares, no Lemos Júnior, cujo prêmio era a publicação no jornal O Tempo. O concurso acabou não sendo julgado, não lembro mais porque, mas a 'obra-prima' foi publicada assim mesmo e chamou atenção de Raul Barlem, o diretor da Gazeta da Tarde. Ao mesmo tempo, eu já andava ensaiando coisas nos alto-falantes do Lindalvo Monteiro, na Praça Xavier Ferreira, e na Rádio Cultura Riograndina (hoje Nativa). Em 1945 fui para Porto Alegre completar o curso médio e cursar a Universidade, e ali comecei carreira na antiga Rádio Farroupilha, a PRH.2, então a mais poderosa emissora gaúcha.
De volta a Rio Grande, em 1949, dividia meu tempo, exercendo a Odontologia e fazendo programas e comentários para a Riograndina e também para a Minuano, da qual fui o primeiro diretor de Programação.
Em 1959, deixei a Odontologia, voltei para Porto Alegre, dedicando-me exclusivamente ao jornalismo, com passagem pela Rádio Farroupilha, Guaíba e Gaúcha, e também pelo Diário de Notícias, Correio do Povo, Jornal do Comércio e Zero Hora. Atualmente, sou colunista diário do jornal O Sul, âncora do Paredão, programa também diário da Rádio Pampa, e faço participações semanais em Guerrilheiros da Notícia, apresentado por Flávio Alcaraz Gomes na TV Pampa."



--


política


Deveria ter um manual para os vereadores de Porto Alegre


Não sei como estão se vestindo e se comportando os vereadores de Porto Alegre que assumiram há pouco. Mas na legislatura passada vários vereadores e vereadoras eram, em última análise, muito desleixados. Alguns beiravam ao "bagaceiro". Grossos.
-
O presidente da Câmara de Vereadores de São Bernardo do Campo (Grande SP), Pery Cartola (PSDB), resolveu botar ordem na esculhambação.
Cartola disse que decidiu levar para a Câmara as regras que aprendeu na iniciativa privada como empresário devido ao "desleixo" de alguns funcionários comissionados, que trabalham no gabinete dos vereadores. "Ouvi muita reclamação da falta de conduta e de respeito por parte de alguns comissionados ao atender os munícipes. Aqui é uma casa de respeito", afirmou.

O QUE DIZ O MANUAL DE COMPORTAMENTO

PARA AS MULHERES
Prefira batom e esmaltes claros, saias na altura do joelho
Cuidado com babados e rendas; nunca deixe roupas íntimas visíveis
Decotes e transparências devem ser abolidos
Não exagere no perfume. Prefira colônias frescas ou lavanda
Não use saltos altíssimos, bainhas malfeitas, roupas manchadas ou amassadas, muita maquiagem, cabelos despenteados, unhas longas, meias desfiadas, excesso de bijuterias e roupas que marquem as formas

PARA OS HOMENS
Não use meias claras e branca com trajes escuros. A meia é uma extensão da calça e prolongamento do sapato
Nada de bermudas, calça caindo e camisa para fora da calça
Não use perfumes fortes
Em clima quente, é ideal o uso de camisas sociais de mangas curtas ou compridas que combinem com a calça
Evite sandálias franciscanas
Evite gravata de bichinho, de crochê ou frouxa no colarinho
Barba deve ser feita todos os dias ou aparada regularmente

NO RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO

Ao cumprimentar as pessoas:
Jamais cumprimentar alguém com a mão mole ou tocando somente nas pontas dos dedos. O aperto de mão deve ser firme com três sacudidas. A intenção não é estraçalhar a mão da outra pessoa
Sorria e olhe nos olhos da pessoa quando a cumprimenta
Tapinha nas costas e beijinhos devem ser evitados, a menos que haja grande intimidade

Ao usar o telefone:
Procure atender no máximo até o terceiro toque
Quando o interlocutor estende demais a conversa, não percebendo que está na hora de desligar, uma saída educada é interromper e dizer que alguém está chamando e que precisa desligar
Não tussa nem espirre nem assoe o nariz quando estiver ao celular



--



DIÁRIO DO PARAÍSO 2


Por favor, continuem indo para o "paraíso"!


Não espalhem.
Tivemos, em todo Litoral, um final de semana dos deuses.
Único reparo: o mar está tão tranquilo (bandeira amarela) que não peguei unzinho jacaré legítimo - sem auxílio de acessórios, nem de pé-de-pato.

(clica em cima que amplia)












--



mídia 2


É REALMENTE UMA PROFISSÃO DE MERDA

Recebi por email esta matéria. Não sei em que site saiu:

Jornalistas: Mais de 50% ganha menos de mil euros

A precariedade do jornalismo, a sua independência e credibilidade são alguns temas em debate no 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, que decorre até hoje, domingo, no Cinema S. Jorge, em Lisboa.

Um em cada três jornalistas trabalha sem contrato fixo e 26% está a recibos verdes (é quando o cara trabalha num lugar fixo mas passa o recibo como trabalhador independente). A maioria diz trabalhar entre 35 e 40 horas por semana, no entanto, apenas 4% afirma ser remunerada pelas horas extraordinárias.
Estas são algumas conclusões do estudo “Os jornalistas portugueses são bem pagos?”, conduzido por uma equipa do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas e o Observatório da Comunicação, junto de 1500 profissionais. O estudo revela que, no ano passado, 69% dos jornalistas recebiam entre 501 e 1.500 euros líquidos por mês, dos quais 23,3% recebiam entre 1001 e 1.500 euros, 23,9% entre 701 e 1.000 euros e 21,8% menos de 700 euros.

Para terem uma ideia, tenho um amigo que o filho dele foi há poucos meses para a Alemanha. É engenheiro numa indústria aeronáutica. Ganha oito mil euros. Aluga um apartamento modestíssimo por mil euros, Tem uma vida apertadíssima,

-

FIM DE SEMANA ELES TOMAM CONTA!

Por que não pedem para um colega dar uma olhada? Deve ser a soberba.

(clica em cima que amplia)





Escolha difícil 15/01/2017 | 16h38

Pogba revela que poderia ter poderia ter ido para Real ou Barça




????????????

-
CUMÃ? COMO COBRAR DAS DITAS?

Jazidas são autuadas em Santo Antônio da Patrulha

-

ATÉ TU, FOLHA DE S.PAULO?



-

NÃO É BURROCRACIA!




--



cidades


Os micro-municípios, em geral, são um fiasco


Na sexta publiquei um texto produzido pelo TCE-PR, "Só políticos sacanas apoiam micro-municípios". Não leu? Está aqui.
-
Duas opiniões:

Norton Goulart
Município com menos de 10 mil habitantes é treta. Um monte de secretários, CCs, vereadores, posto policial, Banrisul, agência de merda nenhuma...
Só bom pra quem arruma uma teta. Geralmente são os cabeças do movimento.
Nos arredores de Santa Rosa, 70% dos municípios estão com a população em decréscimo constante, nos últimos 10 anos.
A população rural americana era de 50% na década de 40. Hoje, 10% - é o caminho natural do mundo.
Por isto, concordo com decisões da Secretaria da Saúde de fechar hospitais de cidades mínimas. Não tem resolutividade, nem pacientes que justifique um hospital.

Cid Vanderlei Krahn
Quanto a inviabilidade de municípios com menos de 5 mil habitantes (TCE PR), há casos e há casos. Ao lado de Itaqui temos o município de Maçambará, que tem 4800 habitantes (IBGE 2016) e uma receita de 24 milhões de reais (2016), ou seja, a Prefeitura deles tem praticamente 5 mil reais/hab/ano para aplicar e os caras estão muito bem obrigado! Pra teres uma noção, Itaqui (município que Maçambará se emancipou) tem 40 mil habitantes e um orçamento de 100 milhões de reais (2.560,00/capita/ano), e está numa m* de fazer gosto (quase como o nosso glorioso - sirvam de modelo nossa façanhas - Estado. Os caras se emanciparam em 1997 e hoje dão risada de Itaqui, pois se ainda estivessem unidos em um só município, estariam no mesmo barco (furado).



--


reflexão


Reencarnação


Agora, finalmente,  posso reencontrar aqueles amigos, conhecidos e parentes que perdi nos caminhos da vida.
Os guris e gurias dos tempos do colégio, da faculdade, ex-colegas de tantas redações de quem nunca mais havia tido notícias. 
Alguns com as mesmas caras, outros envelhecidos, mais gordos ou mais magros. 
Não, ainda não morri. Entrei no Facebook.

Clovis Heberle, jornalista



--


DIÁRIO DO PARAÍSO 3


Os condomínios fechados não são o máximo?


O "lazer" nos condomínios não era o must?
Diziam assim: "Nem sentimos falta da praia".
Otários!


Escreve o Ruy Gessinger;

Sempre relutei em ir para os condomínios fechados, longe do mar,  na praia.
Sempre relutei em morar longe do centro em Porto Alegre; nunca gosto de me hospedar, quando viajo ao Exterior, longe  dos centros históricos.
Pois este ano os condomínios fechados de Xangri-La locaram casas à beira mar como suporte para seus condôminos: água gelada, cadeiras, etc.
Cedo da manhã seus funcionários ocupam  a praia com guarda sóis e cadeiras.
E os moradores dos paraísos longínquos entopem as ruas com seus carros.
Dá para " eiteindeir"?
Ah! e os horários são tri saudáveis para tomar um sol: das 13 horas em diante.
Comerciais, por favor!!
(ainda bem que isso é só nos findes e no verão... arre égua)
-
O Ruy é um cara muito gentil.
Como sou um grosso, resumo: UM MONTE DE BABACAS, OTÁRIOS, METIDOS A SOFISTICADOS.
Hahahahaha!!!! Trouxas!!


As tranquilas ruas de Xangri-La tomadas por suburbanos,
metidos a sofisticados. Babaquaras!


--


Piadinha


Combo







2 comentários:

  1. Carne crua por carne crua sou 'mil veis' essa bunda. Hahaha...

    ResponderExcluir
  2. Fonte http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/jornalistas-50-ganha-menos-mil-euros-110733

    ResponderExcluir