Quinta, 26 de janeiro de 2017


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI






HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









HISTÓRIAS




EM DEFESA DO CHUCHU

Chega!!
Não suporto mais tantas piadinhas sem graça com esta hortaliça-fruto!!
Não tem a menor graça comparar o bom chuchu com notórios songamongas, como o Geraldo Alckmin!!
Não consigo me conter quando algum engraçadinho diz que o chuchu é pura água!
--
Há décadas combato todas as tentativas que fazem para desmoralizar o chuchu.
A primeira vez foi quando um sujeito me disse assim:
- Tão variado como um espeto corrido de chuchu!!
E eu:
- Não entendi a comparação.
- Pô, pra que serve o chuchu?
Torrei a paciência do cara por um bom tempo.
Falei das várias opções deliciosas que se podem fazer com a fruta verde.
O cara não se convenceu, mas pelo menos soube que eu era um defensor intransigente do chuchu.
Com o tempo fui me especializando.
Digo sempre que é rico em fibras e de poucas calorias. Também é riquíssimo em potássio, vitamina A e vitamina C. Os brotos de chuchu são ricos em nutrientes como as vitaminas C e B, e também são excelentes fontes de cálcio, fósforo e ferro.
--
O que mais me irrita é que ainda tem gente que diz, cheio de razão, que com chuchu não se pode fazer nada.
ORA, MEU DEUS!!
Sempre irritado, reafirmo que o melhor suflê é o de chuchu!!
Chuchu ao molho branco é manjar dos deuses!!
E a salada de chuchu com cebola?
Nada mais delicioso de que chuchu recheado ao forno!!
Ah, picadinho de chuchu com carne moída!!
O doce de chuchu é um dos mais deliciosos!!
E poderia continuar relacionando outras delícias, mas apenas esses são suficientes para calar os ignorantes no tema.
--
Cultivamos um pé em Oeisis International.
- Será que aqui vai dar?
- Ué, chuchu não dá em tudo que é lugar? Tanto é que tem até o ditado "Dá mais do que chuchu na serra ou na cerca”.




APELIDOS 


Toda pessoa normal, ou não, já teve na vida um apelido. Qualquer um. Sem a menor distinção. Sei que sempre tem alguém que diz que jamais teve apelido. Aí a gente dá uma olhada pro sujeito e ele tem um pouco mais de um metro e 50. Acredita que nunca chamaram ele de “baixinho”, “pintor de rodapé”, “segurança de baile infantil”?
O meu primeiro apelido é um mistério maior do que o terceiro segredo de Fátima. Não falo nem no pau de  arara. Tanto que minha mãe já avisava quando alguém chegava lá em casa: se chamar ele pelo apelido tem que pagar uma multa de um cruzeiro. Tinha um tio que quando nos visitava já dava 20 cruzeiros para pagar as multas.
--
Zé, por exemplo, me acompanha até hoje.
No tempo de ginásio ganhei o apelido de Cabeça. E umas variações, como Beça, Cabe, Cabecinha, Cabeçudo. Também me acompanha até hoje. Mas jamais me incomodei com os apelidos. Está incorporado ao nome – Cabeça Prévidi. Só não gosto que pessoas que mal conheço me chamem por apelido. Não suporto esta intimidade forçada.
--
Em 1977 morei em Palmeira das Missões. Trabalhava no Banco do Brasil. Lá, ganhei um apelido sensacional: Barzan. Sabe a razão? O Tarzan dos Bares. Um gaiato tirou de uma revistinha do Disney. Legal, porque meia cidade me conhecia. As crianças adoravam.
--
Depois de casado ganhei um apelido da minha mulher. Coisa íntima.
Quando os dois filhos cresceram substituíram o “pai” pelo apelido caseiro – e jamais me chamam de pai, papai, táta, essas formas populares e mais do que comuns.
O estranho é que tem gente, que não tem nada a ver, que me chama pelo apelido caseiro.
Outro dia um pintor que se dedicava a um quarto lá em casa foi muito atrevido. No terceiro dia já me chamava pelo apelido, colocando um “seu” na frente.
Já imaginou?




A ÉTICA DOS ESPERTINHOS

Duvido que alguém tenha escutado alguém dizer bem assim:
- Sim, eu roubei. Roubei e tá acabado! Vou pagar por isso!!
Ou então:
- Fraudei, sim. Peguei dinheiro pra mim, que deveria ir para a merenda escolar!!
E este?
- Claro que desviei o dinheiro que deveria ir para o hospital da cidade.
--
Ninguém admite que roubou. Todo ladrão é santinho, especialmente os que roubam dinheiro público. É impressionante a cara de pau dessa gente. Muitas vezes o cara é pego com a boca na botija – gravações, fotos, grana na conta – e diz assim: Botija? Que botija? Nem sei o que é botija!
Impressionante!
Às vezes um sujeito que matou a mulher, por exemplo, até admite o crime. Mas é só seguir a orientação de um advogado que muda:
- Ah, eu estava sob forte impacto emocional e falei sobre algo que poderia ter acontecido. Mas não fui eu quem matou aquela santa mulher.
--
Esse tipo de "ética" se aplica no dia a dia das pessoas. Pense bem.
A melhor forma de se contestar algo é bem simples:
- Não aconteceu nada disso!!
Negar, negar, negar!!
Típicos são os casos de traição entre casais. O traidor sempre nega, até morrer. E o traído finge que acredita.
Não quero descambar para o lado da política, mas tem um caso que é emblemático.
Todo mundo sabe que a Ford não se instalou aqui no RS porque o Governo não deu todos os moles que eles queriam. Aí foram para a Bahia. Pronto, terminou o papo. Terminou? Que nada! Já escutei deputado dizendo que "a Ford é que não quis ficar aqui no Estado. Estavam apenas fazendo uma onda com a gente".
--
Mensalão é outro bom exemplo dessa ética dos espertinhos.
- O mensalão nunca existiu. Foi uma invenção da imprensa!
Pronto, taí. Não teve sacanagem nenhuma.
E o mais sacaneado de todos esses envolvidos é o Zé Dirceu, que perdeu o emprego formal de Chefe da Casa Civil do nosso presidente Lula.
Coitado!!


6 comentários:

  1. O problema de plantar o chuchu na cerca é que os frutos nascem no vizinho. Meu sogro dizia: Chuchu é que nem a mulher da gente. Se tu não come, o vizinho come.
    Abraços.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Caro Previdi o chuchu era (não sei se ainda o é) tão popular nas industrias doceiras quanto no teu paladar,Digo isto pois no começo dos anos 80 chegou a Porto Alegre um espanhol (gallego de La Corunã) já falecido que se tornou meu amigo ,representante do banco Santander, sim naqueles anos eles só tinham uma " oficina " autorizada pelo Bacen no Rio de Janeiro ele veio para Porto Alegre e instalou uma "oficina " clandestina sem autoeização do Bacen do Santander na rua Uruguay. Uma belo dia me convidou para irmos a Pelotas e Rio Grande para visitar umas empresas pois não queria ir sozinho em Pelotas foi tratar de um empréstimo do banco a uma industria de doces fiquei no patio de tal empresa com um funcionário me fazendo companhia para minha surpresa de repente entram 4 caminhões lotados de chuchu diquei intrigado e perguntei a o funcionário o que faziam com os mesmos e para surpresa maior ainda me disse que faziam Marmelada e Goiabada pois era uma fruta sim uma fruta insipida e sem sabor o que com corantes e aromatizantes podia-se fazer o que quiséssemos. Tambem sou fan do chuchu na salada com cebola alias todas as saladas com cebola para mim ficam ótimas (recomendo repolho roxo com cebola roxa com um vinagre de vinho tinto)e ao molho branco mas diminui apos meu urologista me pedir que moderasse pois prejudica as funções renais ou seja e ruim para os rins.abraços

    ResponderExcluir
  3. Prévidi, um dia eu disse que dirigir Kombi era igual a comer chuchu: Não tinha gosto de nada. Quase apanhei. Mas, sem trocadilhos, mordi a língua, hoje sou fã do chuchu.

    ResponderExcluir
  4. Então vamos a duas sobre chuchu:

    - Qual a diferença da Xuxa para o Chuchu????


    - Por que depois de 30 anos a mulher casada é igual a chuchu???










    Respostas:

    - É que chuchu é comida de jogador pobre.

    - É que é aguada, não tem gosto de nada e se cruzar a cerca o vizinho come.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela dedicação ao chuchu Prévidi.

    ResponderExcluir