Terça, 31 de maio de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para



jlprevidi@gmail.com

previdi@outlook.com


Ou







mundo político


O PDT, quem diria, virou um lixo


1 - Continua nas mãos de Lupi, o falso;

2 - Decidiu expulsar um deputado federal competente e honesto, Giovani Cherini, pelo "crime" de ter votado a favor do impeachment. Aliás, deputado estadual e federal desde 1995;

3 - Romperam acordo firmado com o PMDB para a Prefeitura de Porto Alegre - pelo acertado iriam apoiar o candidato Sebastião Melo. Vão partir para mais uma aventura: pela terceira vez o ex-deputado Vieira da Cunha concorre ao cargo.

4 - Interessante: Vieira da Cunha exigiu o apoio incondicional do atual prefeito Fortunati. Coitado.


-


mundo vergonhoso

Do deputado federal Afonso A. da Motta, do PDT

Nota sobre a expulsão do Deputado Cherini:

Venho registrar aos Companheiros do PDT do Rio Grande do Sul, a minha inconformidade com a decisão do Diretório Nacional do Partido, que determinou a expulsão do Deputado Giovani Cherini por desobediência a orientação partidária. Conforme defesa que fiz no plenário do Partido, a decisão foi injusta e não observou os preceitos da equidade, já que pelos mesmos fatos e imputação outros 5 parlamentares receberam a pena de suspensão.
Entendo que o PDT do Rio Grande do Sul foi desmerecido, porque os argumentos que também apresentamos, de ser o berço do trabalhismo, ter a maior bancada federal, a bancada estadual composta por 8 parlamentares, 1 senador, 70 de prefeitos e centenas de vereadores não foram consideradas como atenuantes.
Caberá ao Deputado Cherini tomar a sua decisão, mas tem o nosso respeito e solidariedade.

-

É O FIM.






mundo da paúra



TEM MEDO DE TIRAR MELECA
DO NARIZ QUANDO ESTÁ NA RUA?







Na edição de sexta passada do Jornal do Comércio de Porto Alegre li uma notinha, na coluna do Fernando Albrecht, que me deixou como medo:

Vida com medo
Medo de represálias. É um dos mais fortes sentimentos hodiernos. Medo de reconhecer o assaltante preso no ato, medo de denunciar motoristas e taxistas que trataram mal ou cobraram a mais do passageiro, medo de negar pedido de esmola a sem-teto, medo do flanelinha, medo do motoqueiro que riscou sua lataria e danificou o retrovisor, medo de reclamar de quem o fechou no trânsito.

Até hoje de manhã fiquei com isso, lembrando de todos os nossos medos. Meus.
É um negócio tão monstruoso que até me deu medo.
-
Os medos são tantos que as pessoas não dão a mínima, com algumas exceções.
O sujeito tem medo quando está entrando ou saindo de casa, quando chega de carro em algum lugar e, principalmente, quando toca o celular na rua.
Mas todo dia assistimos nas TVs a invasão de bandidos a casas, lojas, etc., sendo filmados e não dão a mínima. Parece que até gostam de se exibir.
-
Sei lá, mas ser filmado na rua, tirando meleca do nariz, é motivo suficiente para o auto-exílio!



--



mundo cruel


"CULTURA DO ESTUPRO" É MAIS UMA BOBAGEM.
 DE QUEM? DA "CLASSE MÉDIA CONSCIENTE"





O Cristóvão Feil, em poucas palavras, definiu no Facebook:

Me incomoda a expressão "cultura do estupro". Errado.
Cultura é sinônimo de civilização, de contraste com a Natureza.
E estupro é barbárie.
-
É um crime hediondo. E ponto.
Não importa nada,
-
Algumas opiniões sobre o chamado estupro coletivo no Rio de Janeiro:

Gustavo Mota, jornalista:

Ao caminhar pelas ruas da cidade - em cada esquina- vejo um grupo de jovens protestando contra o estupro( e por tabela contra Temer.) São militantes sociais e estudantis, ligados aos partidos de esquerda. Mas não importa isso. Importa a mobilização. Se todos são contra o estupro pq os partidos que estão no poder aqui no RS, principalmente PMDB, PDT e PPS, por exemplo, não estão nas ruas, com a sua juventude e mulheres. ? Mobilização com o bundão na cadeira é a exaltação a preguiça e alienação. Tomar as ruas é preciso. Que saudade do velho MDB...
-

Alexandre Assumpção, publicitário:

Deixei passar um pouco a horrorosa notícia do estupro da menina no Rio de Janeiro. Só gostaria de dizer aqui que a "cultura do estupro" ou machismo ela existe sim, mas está dentro de outra ainda maior e mais perigosa, a "cultura da violência". As pessoas batem nos filhos para corrigir, batem nos animais para ensinar, batem nas mulheres por contrariar, batem nos gays por falar ou se vestir assim ou assado, batem nos negros por "não ficaram em seu lugar"(?) a violência é a principal resposta que nós brasileiros temos para tudo!! Vamos praticar a não-violência. Em tudo. Todas as pessoas ultraviolentas que conheci, além de me afastar delas, percebi que elas, infelizmente, são consumidas pelo mal que essa postura de vida gera. Paz, compreensão, empatia, amor, reciprocidade, independente de religião. Essas atitudes são e serão sempre muito mais fortes do que a raiva e a violência, que se consomem em si.
-

Daniel Tevah. empresário:

A vulgarização da mulher na música Funk é uma das maiores incentivadores do crescente desrespeito que a mulher vem recebendo.
Quanto mais sucesso essa sem-vergonhice vem fazendo , mais as mulheres vão sofrendo.
Claro que não é o único motivo, mas é o mais explícito.
Ah, e as mulheres também tem de fazer sua parte não aceitando se expôr dessa maneira ridícula e vulgar.



--



mundo da memória


Era ela, mesma!


Quando vi na TV a advogada  Eloisa Samy Santiago, que estava no caso da guria estuprada no Rio, fiquei encasquetado. Já tinha visto aquela mulher.
Ontem, coloquei o nome da dita no Google.
A primeira notícia, do Uol, de julho de 2014:


A advogada Eloísa Samy, acusada de atos violentos em protestos no Rio de Janeiro e considerada foragida pela Justiça, foi na manhã desta segunda-feira (21)  ao Consulado-Geral do Uruguai para pedir asilo político ao país vizinho. Ela pediu asilo também para o jovem David Paixão --por quem é responsável legal-- e para e Camila Nascimento. Investigada pela Operação Firewall, da Polícia Civil, ela foi um dos 23 ativistas que tiveram prisão preventiva decretada, por associação criminosa, pela 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (18).

Claro, a mulher que pediu asilo político ao Mujica e ele não deu bola.
-
E esta, do Extra, de 30 de maio de 2016:

Aos 47 anos, Eloisa Samy Santiago é conhecida por defender muitas causas, dentro e fora dos tribunais. Nos últimos dias, a advogada da jovem que sofreu estupro coletivo — agora afastada do caso — voltou a estar sob os holofotes da mídia, embora amigos e ela própria garantam que esta não seja sua intenção.
As últimas vezes em que Eloisa apareceu nos jornais foram por ocasião das manifestações de 2013 e 2014, das quais participou como ativista. Acusada de ter se envolvido nos protestos que tomaram conta do Rio, a advogada responde a uma ação por associação criminosa movida pelo Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ). O caso ainda não foi julgado. Ela chegou a pedir asilo político ao Consulado do Uruguai, o que lhe foi negado.





Baita adeva, hein?



--



mundo insólito


Só faltam descobrir que a guria do estupro no Rio
era figurante de bailes funk das novelas da Globo.



--



mundo midiático



SBT DEU DE RELHO NA GLOBO - No domingo assisti muita matéria sobre o estupro da guria no Rio. Quando já estava quase indo pra cama, assisto ao Roberto Cabrino, do Conexão Repórter (SBT), entrevistando a dita, em sua casa. E mais: conversou com a mãe! E mostrou até o local onde se deu o estupro. TUDO!! NO DOMINGO!! Imagino a globo, com dezenas de repórteres, produtores e o escambau levar um senhor furo da competência do Cabrini. Hahahaha!!! Não tem preço!
-
HERALD NO UOL - Não combinava com o Estado de S.Paulo. A revista Piauí e o extraordinário http://piaui.folha.uol.com.br/herald/ estão na Folha/Uol.
-
PRA VARIAR - Esqueci de registrar que o mitológico Sérgio Zambiasi, da Rádio Caiçara, é o comunicador de rádio  mais lembrado do Estado. Pesquisa da Top of Mind 2016 / AMANHÃ.
-

POLÊMICA - Hoje, o SBT RS exibe uma série de reportagens especiais sobre doação de sangue. Apenas 1,8% dos brasileiros doa sangue. Para a ONU, o ideal seria entre 3 a 5% da população. No Rio Grande do Sul, esse período do ano é muito crítico por causa do frio, o número de doadores diminui e os estoques ficam quase zerados, mas a necessidade se mantém.
A repórter Bruna Ostermann vai contar histórias de pessoas que tiveram as vidas alteradas por causa da doação, ou a falta dela. E mais: por que homens homossexuais não podem doar? Uma ONG do Paraná quer mudanças em uma portaria do Ministério da Saúde. "Os homossexuais têm todo interesse em se manter saudáveis. Será que essa medida questiona o comportamento de risco ou a orientação sexual? Enquanto faltam doadores nos bancos, podemos estar desperdiçando milhares de litros de sangue", é o que define a ONG paranaense.
A série "Estoque Negativo" será exibida a partir das 19h20min, no SBT Rio Grande 2ª Edição, com Luciane Kohlmann.
-
PURITANISMO - Ontem, no último capítulo da novela das sete, colocaram a monumental Juliana Paes de maiô na praia. Duvido que alguma vez na vida ela tenha usado isso. Numa cena, ela sai caminhando e adivinha? O escultural bumbum totalmente a mostra!!
-
EM TEMPOS DE ESTRUPRO


-
ESTÃO COMENDO ATÉ LETRAS!


Beirute 31/05/2016 | 06h55

Bobardeios russos na cidade síria de Idleb matam 23 civis





-



mundo reflexivo 1


Pois ainda prefiro a troca de um ministro por semana, tentando acertar, do que a rotina perversa e bandida de quem se achava acima das leis.

Nelcira Nascimento, jornalista.



--



mundo reflexivo 2



Não tenho medo do Bolsonaro.
Tenho medo dos seus seguidores.







--



campanha justa


Hora de colaborar


O Governo do Estado lança hoje, às 18 horas, a Campanha do Agasalho 2016 com o conceito Doe com Amor. Para estimular a doação de peças de roupas quentes a pessoas que sofrem com o rigoroso inverno do RS, a mensagem de solidariedade deste ano será reforçada com a Galeria de Memórias, um espaço itinerante onde doações feitas por personalidades conhecidas do público serão expostas a partir de junho.
A solenidade de lançamento será no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, e conta com a presença do governador José Ivo e da secretária de Políticas Sociais Maria Helena Sartori, entre outras autoridades. No Salão Alberto Pasqualini, serão mostrados painéis com agasalhos e histórias que fazem parte da exposição.



--



mundo da fotografia



No mesmo evento?  Na mesma mesa?







No casamento  do cardiologista Roberto Kalil Filho e da endocrinologista Claudia Cozer. Tchurminha do Hospital Sírio Libanês. O médico é o predileto de Lula e Dilma.




--



mundo das piadinhas








Segunda, 30 de maio de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










mundo criminoso


ESTUPRO? FAZ PARTE


DESCANSARAM DAS "REDES SOCIAIS"?
DERAM UM PAUSE NOS SERIADOS AMERICANOS?
UM PROTESTO É MAIS LEGAL DO QUE O MULTISHOW?





Duas, três vezes por ano a "classe média consciente", com apoio de "artistas" (cantores, atores, etc.), participa de manifestações a respeito de um fato relevante. Eles não têm muito critério na escolha do fato, mas fazem um barulho danado, com o apoio das mídias.
É um fenômeno mundial, especialmente nos ditos países civilizados.
Há alguns anos, todos se lembram, foi uma "grande comoção" a notícia de que uma guria tinha sido estuprada dentro de um ônibus, na Índia. Lá isto é comum, mas este, de 2012 gerou até um documentário produzido pela BBC. Para aquele povo, os homens têm o direito ao estupro.
Em Porto Alegre, no ano passado, uma guria sofreu uma tentativa, a plena luz do dia, no parque Redenção. Teve repercussão nacional.
No entanto, no Congo, as Nações Unidas definiram o país como uma referência mundial de estupro.No total, 22% dos homens e 30% das mulheres do Congo já foram vítimas de violência sexual, segundo números de 2010. Sem manifestações mundiais.
-
Agora esse ataque a uma criança em uma favela do Rio de Janeiro.
O Brasil ficou chocadíssimo, segundo toda a mídia, como deveria ficar com cada revelação da roubalheira da Petrobrás. Neste final de semana, as TVs mostraram toda a indignação popular, com a participação de estrelinhas, de cara maquiada, condenando as agressões.
Muito bom que tenha acontecido - o choque.
Saíram das "redes sociais", deram um pause no seriado americano e se desligaram do Multishow.
-
Mas será que essa gente, da "classe média consciente" se deu conta que este Brasil dos crimes hediondos é o Brasil Real?
-
Duvido.
Há bastante tempo acompanho tudo o que se faz em jornalismo.
Nas TVs, acompanho os jornais das redes tradicionais e também gosto de assistir aos programas locais, que dão mais ênfase a matérias ditas sensacionalistas.
Chamo a atenção de dois: o Balanço Geral RS e o Casos de Família.
O primeiro é apresentado por um jornalista, na TV Record, Alexandre mota, e trata mais de casos policiais.
O outro reúne, normalmente, pessoas da mesma família - ou seja lá o nome que se queira dar - para baterem boca e até brigar.
A "classe média consciente" torce o nariz para este tipo de programação, simplesmente porque mostra o Brasil Real.
São tantos os casos de estupro, que o apresentador do Balanço Geral defende abertamente a castração química dos condenados por violência sexual. Muitas, inúmeras crianças, bebês são estupradas diariamente apenas no Rio Grande do Sul. Pais, padastros, tios, primos, pessoas que moram na mesma casa são os responsáveis.
No Casos de Família, o espectro da violência é ainda maior, porque ficam ali, uma hora, se digladiando.
-
Casos como esse do Rio são diários, a própria globo mostrou, em uma das últimas edições do Profissão Repórter, o caso de uma guria de 13 anos que frequentava festas rave e transava várias vezes por noite, além de consumir drogas.
-
Na real, meus amigos, uma sociedade bandida/criminosa gera esse tipo de absurdo.
Duas, três vezes por ano a "classe média consciente" sai às ruas para um "protesto".
-
A propósito, cadê o Amarildo?
-
Não vou bater boca com ninguém sobre esse tema.


--



mundo real


Duas do jornalista Clovis Heberle:


NOTÍCIAS DO BRASIL
As idas ao  sul da Bahia, com uma escala aqui ou ali,  que faço todos os invernos há décadas servem, além de tirar uma folga do frio e da chuva, para ver o que acontece com o Brasil sem ser pela ótica dos jornais, das revistas e das tevês. Lá no Arraial da Ajuda eu converso com gente São Paulo, de Minas e outros estados do país (além dos baianos, claro), e de vez em quando com argentinos e outros estrangeiros.
O que senti agora: todo mundo atônito, apavorado, com a crise deste país. Independentemente da ideologia ou das preferências partidárias.
Pior: ninguém tem qualquer ideia de como sair dela.

-

ESTUPRO
Fiquei horrorizado com o estupro coletivo de uma adolescente carioca, divulgado pelas "redes sociais". Fico horrorizado com o número absurdo de estupros e espancamentos de mulheres. Mas fico horrorizado, também, com esta sub-cultura, dominante especialmente nas comunidades do Rio de Janeiro, que trata as "mina" como cachorras. Será que todo mundo acha bonitinho ver os vídeos de grupos funk com as meninas rebolando os fiofós ao som de "músicas" como "eu vou te passar a vara, a vara, a vara?"
Acho urgente uma campanha na mídia, nas escolas, na ruas, contra esta indignidade. A polícia, o Juizado de Menores e a Justiça também devem cumprir os seus papéis.



--


mundo midiático 1


Se num fim de semana eles
capricham, imagina no feriadão


HIMBATÍVIL!!

(clica em cima que amplia)


-
PLACAR MODERNINHO

Grêmio perde para o Juventude por 4 a 6 e pega o Cruzeiro nas quartas do Gauchão Sub-20

Tricolor termina primeira fase em quinto e faz o jogo de volta fora de casa
-

ADIVINHA QUEM ESCREVEU ESTA "PREVISÃO"?

...........: o Coritiba é o tipo de adversário perigoso

-

DESCOBRIU A PÓLVORA:

Emma Watson tuíta em português para lembrar que estupro não é culpa da vítima

-
CUMÃ?

Carro cai no Arroio Dilúvio, na Zona Leste de Porto Alegre 

O acidente aconteceu entre a Avenida Princesa Isabel e a Rua Santa Cecília, no bairro Praia de Belas 



--



mundo bondoso


Isso sim é criança de sorte!

No Estado de S. Paulo:

Filho de 7 anos de Temer
tem R$ 2 milhões em imóveis



--



mundo rococó


O REIS DA MALANDRAGEM


Por Leo Iolovish:


A novidade é que o Temer fala usando MESÓCLISE.Será que ele se inspirou no REIS?
Leia um trecho de GANHANDO UM AMIGO, que fala dele, e tire sua conclusão:


"O Reis não era chato. Diziam que ele falava difícil. Mas isso era pura manha. Quando o chamavam de "dos" Reis, protestava na hora:
-"Reis. Reis, meu caro. Sem a contração da preposição com o artigo."

Fazia questão de usar o português de forma correta. Ou o vernáculo de maneira escorreita, como ele dizia. Tudo por malandragem.
- "Eu poderia te chamar de linda, usando uma ênclise, tu poderias agradecer-me, utilizando uma próclise. E, assim, a vida proporcionar-nos-ia, numa mesóclise, a oportunidade de uma aproximação e de vivermos momentos felizes."
Essas manifestações de conhecimento gramatical sempre tinham algum propósito"...

O restante pode ser lido clicando no link abaixo:




--



mundo comunicativo


Investiu? Ganha reconhecimento


A Oi anunciou que investiu mais de R$ 70,4 milhões de reais no Rio Grande do Sul no primeiro trimestre de 2016 (foram R$ 244 milhões em 2015). A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações como uma das estratégias do plano de transformação operacional da companhia para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões. No mesmo período também foram implantados oito novos sites de telefonia móvel 2G, 3G e 4G.
A Oi vem concentrando seus esforços na transformação do negócio, como parte de um plano de longo prazo baseado em quatro pilares: convergência, digitalização, austeridade nos custos e experiência do cliente. Nesse ambiente em transformação, a companhia continua progredindo operacionalmente, capturando as mudanças na dinâmica do mercado e construindo a base para um crescimento sustentável e de longo prazo.
-
Em 2016, a Oi também investirá na cultura gaúcha patrocinando o “Acampamento Farroupilha” e o “Porto Alegre em Cena”, além do patrocínio ao supertime Olímpico de judô da Sogipa.
-
DETALHE:
Oi é novamente Top of Mind RS nas categorias "banda larga", "telefonia fixa" e cresce na “telefonia móvel”



--



mundo midiático 2


NÃO FOI DEMISSÃO!

A "demissão" da jornalista Luiza Zanchetta da TV Globo não aconteceu. Recebi uma notinha de um jornalista de São Paulo e publiquei, porque não havia contestação.
O contrato era temporário, de 45 dias. Portanto não houve demissão. Acontece que em São Paulo é muito comum esse tipo de contrato pra cobrir férias ou licença. Na Band também foi uma licença-maternidade., Todos tinham datas pré-determinadas.
Ponto.




--



mundo midiático 3


Do Senscionalista



Imagina a dor de cotovelo da tchurminha saudosa da avenida Ipiranga:


MBL diz que não recebeu mortadela de PSDB e PMDB mas sim Toddynho e bisnaguinha



--




mundo das piadinhas







sexta, 27 de maio de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para



jlprevidi@gmail.com

previdi@outlook.com


Ou







mundo literário - ESPECIAL



O jornalista Auber Lopes de Almeida lança neste sábado, dia 28, na Cafeteria do Cine Capitólio, a partir das 17 horas, seu terceiro livro, "Memórias de uma Vida Hilária". Através de crônicas, ele conta os apuros, roubadas, constrangimentos, vexames por que passou, dos 15 aos 45 anos de vida, com uma linguagem descontraída, mas sem vulgaridade. Uma das crônicas é esta, chamada


AZAR


Tive um amigo, hoje falecido, que era um avião para fazer amizades. Muito articulado, inteligente, cheio de argumentos e com uma história de vida interessantíssima, estava sempre rodeado de gente. Trabalhamos juntos há alguns anos. Conquistou-me com poucas palavras.

Como ele ganhava bem mais que eu, não tinha condições de acompanhá-lo sempre. Saíamos à noite em alguns bares, mas nas festas graúdas de que participava, a mim restava apenas ouvi-lo contar como haviam sido. E ele estava em todas.

Um dos principais parceiros de festa dele era um empresário bastante conhecido na cidade, tanto pelo seu sucesso profissional quanto por ter se casado com uma modelo gaúcha famosa. O casamento, aliás, abriu-lhe várias portas na sociedade e nos negócios.

Apesar de ser comprometido, o sujeito não era um marido fiel. Dono de um sítio na região metropolitana de Porto Alegre, costumava patrocinar grandes orgias, contratando garotas de programa caríssimas, para a alegria de seus convidados, escolhidos a dedo, seja por amizade, seja no intuito de firmar parcerias comerciais futuras.

Por meses, meu sonho era ser um desses convidados, mas nada tinha a lhe oferecer. Sequer influência no mercado jornalístico. Construíra um nome sólido, mas por quase sempre ter trabalhado em assessoria de imprensa, não havia como ofertar-lhe uma notícia favorável na mídia.

Numa tarde, estávamos eu e meu amigo tomando café em um bar próximo ao nosso local de trabalho quando o tal empresário chegou. Sentou-se à nossa mesa, apresentou-se a mim e engrenamos uma longa conversa. Estava muito curioso em ouvir, de sua boca, como era patrocinar as tais orgias.

Empolgado, contou-me em detalhes tudo o que se passava. Vendo que eu ficara fascinado com suas histórias, convidou-me para participar da próxima, que aconteceria naquela noite. Lógico que aceitei. Explicou-me como chegar em seu sítio e se foi.

Passei o resto do dia em êxtase. Nunca participara de qualquer coisa do tipo e, pelas histórias do meu amigo, eu me sentiria no céu, pois sempre havia ao menos duas mulheres para cada homem. Não raro, três. E elas tinham a orientação de atender a todos os pedidos e caprichos dos convidados.

No início da noite, encerrou meu expediente, passei em casa, me arrumei e tomei rumo do sítio. À época eu tinha um Puma GTE 1979, um carrinho esportivo de fibra de vidro com motor de Fusca. Era minha relíquia, meu brinquedinho de criança grande, o qual cuidava muito. Mas, como todo carro antigo, não era à prova de defeitos. Aliás, eram frequentes.

E aconteceram. A cerca de cinco quilômetros do sítio, o motor apagou. Meus conhecimentos de mecânica eram mínimos. Restou-me acionar o serviço de guincho da concessionária da rodovia. O socorro demorou meia hora. Fui levado a uma oficina em Porto Alegre, mas às 21h30, pouco havia a ser feito. O mecânico testou o motor e disse que precisaria trocar uma peça, a qual ele não dispunha. Teria que deixar para o dia seguinte.

Desesperado, liguei para o meu amigo para contar-lhe o que tinha acontecido, na esperança de que fosse me buscar. A resposta que ouvi foi “lamento, mas já está todo mundo pelado. Vai ter que ficar para a próxima”.

Nunca houve uma próxima.






Quarta, 25 de maio de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










mundo insólito



NÃO TÁ FÁCIL PRA NINGUÉM.
AO MENOS, O URUGUAI É PEQUENO




Montevidéu, a melhor cidade da América Latina




Da istoedinheiro.com.br:

O governo do Uruguai anunciou nesta segunda-feira um pacote de elevação de impostos visando reduzir o déficit fiscal e manter investimentos que gerem um crescimento genuíno.
Na contramão das promessas eleitorais e sob pressão de um déficit fiscal próximo a 3,7% do PIB, inflação superior a 10% e queda das exportações de 39,2% em abril em relação ao mesmo mês de 2015, o governo uruguaio decidiu recorrer a medidas tributárias para enfrentar a complexa situação fiscal.
Danilo Astori, ministro da Economia, foi encarregado de realizar o anúncio à imprensa, na sede da presidência, em Montevidéu: "O objetivo é proteger os sucessos, evitar custos sociais e gerar condições para se seguir avançando".
A ideia é reduzir o deficit em um ponto, cerca de 500 milhões de dólares, a 2,5% do PIB.
Segundo Astori, havia uma "margem curta" para a redução do gasto público, o que tornou fundamental medidas para gerar arrecadação, com a consequente elevação de impostos.
Entre as medidas está o aumento do imposto de renda para a pessoa física, de entre 3% a 4% - a partir de janeiro - para cinco faixas de renda, a partir de 33.401 pesos (cerca de mil dólares).
O governo também anunciou aumentos e mudanças no imposto de Renda para Atividades Econômicas (pessoa jurídica) e tributos sobre aplicações financeiras.
O pacote prevê ainda redução de salários na administração pública e ajustes no sistema de previdência.
Em contrapartida, haverá uma redução de 2% no Imposto ao Valor Agregado (IVA) para despesas com cartões de débito e crédito.
Astori destacou o contexto internacional e regional, especialmente nos vizinhos Brasil e Argentina, que derrubou as projeções e as metas de crescimento do Uruguai.




--




mundo "ah, se fosse assim"


A Lei Rouanet


Texto do http://pensadoranonimo.com.br/:

Desde 23 de dezembro de  1991, a produção cultural no Brasil ganhou um apoio fixo. É a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Nº 8.313), conhecida como Lei Rouanet, por causa do então ministro da Cultura Sérgio Paulo Rouanet.
É a lei que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC.
Para o artista ser beneficiado pela lei não depende de quem está no GOVERNO, como muitas pessoas fazem comentários na internet acusando artistas de serem “comprados” pela lei, é bom que fique claro.
Mesmo porque mesmo antes de um ou outro governo chegar ao poder, alguns artistas sempre expressaram suas posições políticas e não mudaram por causa de um ou outro presidente.
As diretrizes para a cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é a promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais.
O mecanismo de incentivos fiscais da Lei Rouanet é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. Ou seja, o Governo abre mão de parte dos impostos (que recebe de pessoas físicas ou jurídicas), para que esses valores sejam investidos em projetos culturais que ajudam a mudar e até transformar o cenário da comunidade.
O proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura e, depois de aprovada a proposta, o proponente é autorizado a captar recursos junto a pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR), que apresentam declaração completa, ou empresas tributadas com base no lucro real visando a execução do projeto.
Os agentes incentivadores que apoiarem o projeto poderão ter o total do valor desembolsado deduzido do imposto devido (artigo 18), dentro dos percentuais permitidos pela legislação tributária.
Empresas, até 4% do imposto devido; Pessoas físicas, até 6% do imposto devido.
O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituir do seu Imposto de Renda, apenas redireciona parte do imposto para o projeto escolhido, contribuindo para a cultura e promovendo o desenvolvimento do cidadão.
No entanto, há críticas à lei, segundo os críticos ao invés de investir diretamente em cultura, começou a deixar que as próprias empresas decidissem qual forma de cultura merecia ser patrocinada.
Os incentivos da União (governo) à cultura somam 310 milhões de reais: R$30 milhões para a Funarte e R$280 milhões para a Lei Rouanet.
-
Benefícios para quem apoia
Para as empresas:
Possibilidade de agregar valor à marca por meio do apoio a uma iniciativa que valoriza a cultura na cidade, promove o desenvolvimento cultural e gera aproximação com a comunidade (mostrar-se realmente sustentável);
Possibilidade de aproximar o relacionamento com clientes e atrair novos clientes por meio do vínculo da sua marca com projetos de valor;
Projeção da marca da empresa nos materiais de divulgação dos projetos.
Para a pessoa física:
Protagonismo individual: o doador fazendo a diferença na prática, contribuindo para a disseminação da cultura e promovendo o fácil acesso à comunidade.
Custo zero: incentivos 100% dedutíveis do Imposto de Renda, dentro do limite de 6% do imposto devido.

-

Do antagonista.com:

Os "campeões nacionais" da Lei Rouanet

O requerimento da CPI da Lei Rouanet, que será apresentado amanhã na Câmara dos Deputados, traz alguns exemplos de captação de recursos na era petista.

O Antagonista teve acesso ao documento e elenca 10 casos:

1. Filme Brizola, tempos de luta e exposição Um brasileiro chamado Brizola (2006)

Valor: R$ 1.886.800,38


2. Peppa Pig (2014)

Valor: R$ 1.772.320,00


3. Shrek: musical e turnê (2011 e 2012)

Valor: R$ 17.878.740,00


4. Cirque Du Soleil (2005)

Valor: R$ 9.400.450,00


5. Turnê Luan Santana (2014)

Valor: R$ 4.143.325,00


6. Turnê Detonautas (2013)

Valor: 1.086.214,40


7. Shows Cláudia Leitte (2013)

Valor: R$ 5.883.100,00


8. Blog O mundo precisa de poesia, de Maria Bethânia (2011)

Valor: R$ 1.356.858,00


9. Gravação do DVD de MC Guimê (2015)

Valor: R$ 516.550,00


10. Documentário O vilão da República, sobre a vida de José Dirceu (2013)

Valor: R$ 1.526.536,35



--



mundo real







--



mundo midiático 1


Record RS está se mexendo

Recebo:

A Record RS vai implantar uma versão local do Cidade Alerta no fim da tarde e diminuir o Jornal da Noite. Parece ser uma mexida pra resolver a estagnação deles
Creio que a chance da RIC comprar deve ter feito o pessoal se mexer

-
O Fábio Behrend, gerente de Jornalismo da Record RS, esclarece:

Cidade Alerta às 18 horas com o Voltaire Porto, Rio Grande Record das 18h50min até 19h30min (sem diminuir o jornal, portanto). Tudo para a estréia da nova faixa de novelas, às 19h30min - com A Escrava Mãe.
-
Retificação: Cidade Alerta até 18h45min; Rio Grande Record na sequência, até 19h30min.




--



mundo reflexivo

Do jornalista Auber Lopes de Almeida


Pensamento que me ocorreu há pouco:
As pessoas que qualificam a Brigada Militar como "braço fascista do Estado" são as mesmas que se queixam da insegurança nas ruas?
Ou não?



--



 mundo da fotografia



Sem legenda







--



mundo do recreio


Calma! Escreve a jornalista Lúcia Mattos


As pessoas estão brigando de verdade aqui? Por causa de política? Gente que era amiga, gente que parecia ter gentileza e educação... Se ofendendo em praça (Facebook) pública! Por causa do PT e do PMDB? Do Jucá? Do Lula? Do Temer e da Dilma? Pra provar o quê? Quem tá certo e quem tá errado? Quem roubou pra si e quem roubou pro partido? O que vale mais? Isso vale alguma coisa?
Que é isso gente!?
Deixem que as pessoas tenham suas próprias convicções e possam fazer e assumir suas escolhas publicamente.
Respeitem opinião contraria. Isso é saudável. Isso é respeito, é democracia.
A democracia é uma palavra grande e pomposa que pode e deve ser usada na pratica em pequenos gestos do dia-a-dia. Como respeitar alguém que não pensa igual a você. Mas nem por isso deixa de ser seu amigo, seu vizinho, seu parente ou seu colega de trabalho.




--



mundo dos prêmios


Top of Mind 2016



 A revista AMANHÃ, em parceria com a Segmento Pesquisas, apresenta os resultados da 26ª edição da mais tradicional e aguardada pesquisa de lembrança espontânea de marcas. Este ano, o Top of Mind Rio Grande do Sul reconhece as grifes campeãs – e aponta suas desafiantes  - em um total de 124 categorias de produtos e serviços. Na categoria número 1 da pesquisa – “Grande Empresa/Marca do Rio Grande do Sul” – a primeira lembrança dos gaúchos continua sendo a Gerdau. Líder há 12 anos ininterruptos, a companhia siderúrgica com sede em Porto Alegre e operações em 14 países foi citada por 10,3% dos consumidores.
Há, no entanto, uma novidade no topo. A segunda posição, que pertencia à Tramontina, foi conquistada desta vez pela GM. A montadora instalada em Gravataí acelerou de 5,2% na pesquisa anterior para 8,1% na edição de 2016 e já aparece no retrovisor da líder Gerdau. Mesmo ultrapassada pela GM, a Tramontina não deixa o pódio das grandes marcas. A companhia de Carlos Barbosa, referência mundial em cutelaria, é a terceira colocada, com 5,3% das citações.
-
Nesta edição do Top of Mind novas lideranças surgiram. A Sodexo passou a ser a marca de convênio refeição com maior presença na memória da população, alcançando 10,2% e ultrapassando a campeã da pesquisa passada, a Refeisul, que atingiu 7,1%. A Samsung consolidou o crescimento dos últimos tempos e assumiu o topo entre as marcas de telefones celulares, com 36,3%, com vantagem de 11,7 pontos percentuais sobre a Nokia, que perdeu 16,1 pontos percentuais em relação à sondagem anterior. A Carraro volta a ocupar o primeiro lugar entre as grifes de móveis mais lembradas, com 19,4%, posição que havia perdido para a Kappesberg na pesquisa anterior.
Ramiro Freire, diretor na Segmento Pesquisas, destaca que a pesquisa permite várias análises e leituras sob ângulos distintos. “É interessante observar que entre as marcas de tecnologia, as mudanças acontecem primeiro entre os mais jovens. A Samsung confirmou o crescimento, assumiu a liderança e quebrou a hegemonia da Nokia que, no entanto, permanece líder entre o público com 40 anos ou mais”, ressalta. O cenário é parecido na categoria Computador. “A não lembrança entre pessoas com mais de 40 anos é de cerca de 30%. Esse dado sinaliza para as empresas que é mais fácil conquistar o espaço que não é ocupado por ninguém do que disputar a atenção dos jovens que pulverizam sua atenção entre diversas marcas”, avalia Freire. A Dell é campeã com 17,3%, seguida de perto pela Positivo, com 16,8%.
-  
Durante a apresentação das líderes, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 24, na Sogipa, Freire também lembrou o que a premiação traz consigo. “Ser a primeira marca lembrada traduz uma série de significados, como estima, credibilidade, segurança e afeto”, enfatiza.
A Farmácias São João é apontada como destaque por Freire. A rede ultrapassou a Panvel na edição passada e aumentou a vantagem este ano, mas o desempenho da marca está concentrado no interior, vencendo em todas as regiões. A Panvel permanece imbatível em Porto Alegre e na Região Metropolitana.    
Outra empresa gaúcha que abre uma diferença importante em relação à segunda posição é a Termolar, há 57 anos no mercado. A garrafa térmica é a mais lembrada por 61,6% dos gaúchos, o que garante 47,6 pontos percentuais de vantagem sobre a Invicta, que detém 14% de nível de lembrança.
-
O diretor de redação da revista AMANHÃ, Eugênio Esber (foto), evidencia o que considera ser a contribuição mais importante do Prêmio. “A pesquisa não faz nenhum tipo de indução, mostra o que está na consciência imediata, na ponta da língua da população”, frisa.
-
Acesse os resultados completos em  http://topofmindamanha.com.br/




--




mundo das piadinhas


Piadinha?






Terça, 24 de maio de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










mundo literário


HEMORROIDAS? MULHER CASADA?
O AUBER CONTA TODOS OS DETALHES










O jornalista Auber Lopes de Almeida lança o seu terceiro livro, “Memórias de uma Vida Hilária”. As quase 60 crônicas que compõem o trabalho primam pelo bom humor, como o nome sugere. Mesmo situações bizarras ou constrangedoras às quais o autor vivenciou são narradas de modo que busque, sempre, arrancar algumas risadas do leitor.
Pode-se perguntar o porquê de um livro de memórias tão cedo, aos 49 anos. Auber explica: “Quis aproveitar enquanto ainda me recordo de todos os detalhes ‘sórdidos’, dos quais o livro está recheado”. Com minúcias, ele descreve, por exemplo, os apuros por que passou em sua primeira crise de hemorroidas ou como se livrou de um quase flagrante nos braços de uma mulher casada. Tudo com uma linguagem elegante, sem qualquer vulgaridade.
“Memórias de uma Vida Hilária” difere-se completamente dos livros anteriores do jornalista. O primeiro, “A Estética da Tristeza” (Editora Gazeta), de 2014, conta, em textos e poesias, o que o autor viveu durante os três anos em que sofreu com a depressão. O segundo, “Nós Dois” (Editora Vidráguas), de 2015, cuja autoria ele dividiu com seu pai, em homenagem póstuma, a temática principal é o amor, na forma de sonetos.
Também editado pela Vidráguas, o novo livro de Auber Lopes de Almeida, com 130 páginas, tem prefácio do jornalista e escritor Flávio Dutra. A sessão de autógrafos acontecerá na cafeteria do Cine Capitólio (avenida Borges de Medeiros, esquina Demétrio Ribeiro), em Porto Alegre, a partir das 17 horas do próximo sábado, dia 28.

-

Acreditem: eu não cobrei nada por essa abertura de página!!
Cá entre nós. hein Paulo Motta? Cafeteria???? Sábado????



--



mundo midiático 1


A Piauí e o Herald foram para a Folha!


Cá entre nós: não combinava com o Estadão, né?


(clica em cima que amplia)






--




mundo da bandidagem


Isso é inacreditável!! O Aécio é o "Além..."

No Bol:

'O primeiro a ser comido vai ser o Aécio', mostra gravação de ministro sobre a Lava Jato






Divulgadas pela Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (23), conversas gravadas em março do senador Romero Jucá (PMDB-RR), atual ministro do Planejamento do governo Temer, revelam o temor pela Operação Lava Jato por conta de "potenciais danos" que as investigações poderiam ocasionar a vários partidos e personalidades do cenário político. Aécio Neves, que foi candidato à Presidência, aparece como um dos principais nomes que seriam prejudicados.
Num diálogo de Jucá com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, o ministro comenta que "todo mundo está na bandeja para ser comido". Machado, então, afirma que "o primeiro a ser comido vai ser o Aécio [Neves (PSDB-MG)" e acrescenta: "O Aécio não tem condição, a gente sabe disso, porra. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB...".
"É, a gente viveu tudo", completa Jucá, sem avançar nos detalhes.
Machado tenta refrescar a memória de Jucá: "O que que a gente fez junto, Romero, naquela eleição, para eleger os deputados, para ele [Aécio] ser presidente da Câmara?" Não houve resposta de Jucá. Aécio presidiu a Câmara dos Deputados entre 2001 e 2002.
Machado diz que a "situação é grave" porque "eles", em referência à força tarefa da Lava Jato, "querem pegar todo mundo".
Jucá concorda, ironizando o plano. "Acabar com a classe política para ressurgir, construir uma nova casta, pura", afirma.
Segundo a Folha, o atual ministro do Planejamento também confidenciou a Machado as dificuldades que o PMDB vinha enfrentando para "a solução Michel", que seria a posse do vice-presidente no lugar de Dilma Rousseff. O único empecilho, disse Jucá, era o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
"Só Renan que está contra essa porra. 'Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha'. Gente, esquece o Eduardo Cunha. O Eduardo Cunha está morto, porra", afirma Jucá no diálogo, que foi gravado.
"O Renan reage à solução do Michel. Porra, o Michel, é uma solução que a gente pode, antes de resolver, negociar como é que vai ser. 'Michel, vem cá, é isso e isso, isso, vai ser assim, as reformas são essas'", disse Jucá ao ex-presidente da Transpetro.
De acordo com a Folha, a assessoria de Aécio Neves (PSDB-MG) afirma que ele "desconhece e estranha os termos dessa conversa". "Ele foi eleito presidente da Câmara em 2001 por maioria absoluta dos votos em uma disputa que contou com outros nove candidatos, tendo sido essa eleição amplamente acompanhada pela imprensa".




--



mundo real


Do publicitário Alexandre Assumpção

Tá, só não entendi a euforia juvenil de nossos artistas e amigos. O áudio do Jucá zerou as roubalheiras, as quadrilhagens, os 170 bilhões de rombo financeiro, a incopetência administrativa da Dilma? Zerou a cobertura do Lula, a fazenda do Lula, o Lulinha na Gamecorp? Zerou? O tal do acordo não estava sendo feito para salvar muita gente, inclusive o Lula? O país não está mais quebrado? Que o Jucá responda judicialmente e que a Lavajato continue lavando, ótimo, perfeito....e se o Aécio vai ser o primeiro a ser comido, vão em frente, mas isso não isenta um tiquinho que seja toda a culpa e tudo que já foi levantado até aqui... menos euforia gente, bem menos, não tem lógica isso...



--



mundo das perguntinhas 1


Só o Temer não sabia  que esse Jucá era bandido?

O cara está sempre nos governos! Alguém pode confiar num sujeito que está sempre nas bocas?



--



mundo sugestivo


Tem um deputado estadual gaúcho que passou por todos os governos possíveis.
Como o Jucá.
Quem sabe não vira ministro?



--



mundo midiático 2


QUE TAL? POBRE LIVRO!!




-






--




litoral gaúcho abandonado

Quem conta é o Horst Knak


Nova moda no litoral: Roubo de telas / cercas. Que eu tenha contado, em poucos meses foram cinco ou seis portões; agora os veranistas apelaram para correntes e cadeados... Daí para roubarem as cercas...




-
Bah, se forem roubar a lá de casa vão fazer um favor.
A maresia fez o trabalho.



--



mundo inseguro


Miguel Dagnino contesta Julio Mottin Neto 

Me espanta o Julio Mottin falando preocupado com segurança. Fui assaltado dentro da Panvel da Nilo Peçanha, onde o dinheiro ficava em um cofre de madeira, não existia segurança e não tivemos suporte nenhum da empresa, inclusive o primeiro atendimento foi um supervisor que nos olhou e nem perguntou se estávamos bem, Foi direto ao cofre de madeira.
Na ocasião roubaram os pertences dos clientes e da loja, perdemos tempo na delegacia e ainda neste ano por acaso reconheci o assaltante, ajudando a deixar um dos assaltantes mais uns anos presos e nem um e-mail eu recebi.
Pagava um pouco a mais para ir nesta farmácia por que achava ela mais segura, mas depois disso vi que são apenas mais uma rede querendo enriquecer a todo custo.



--



porto  alegre abandonada



Por onde anda o prefeito José Fortunati?


Só o Sebastião Melo, o vice,  aparece.



--



mundo midiático 3


Por hoje, chega! G1


(clica em cima que amplia)




-
PASSARALHO - No Grupo Sinos. Caderno jovem. É isso?
-
TIPO RAINHA DA INGLATERRA - Clube de Opinião vai receber o próprio, "presidente" jovem e tímido, dia  dia 21 de junho, às 10 horas, no Plaza. Bah!
Na real, o titio é quem manda. Basta ver nos balanços. Olha aí:

mundo midiático especial

UMA LEITURA REAL DO BALANÇO DO
CONGLOMERADO MIDIÁTICO GAUDÉRIO

Jovem e tímido não é o presidente-executivo.
Titio manda de verdade (é o que está nos documentos oficiais)

Leia, de novo, no http://previdi.blogspot.com.br/2016/04/quinta-28-de-abril-de-2016.html




--



mundo triste

Post do Marino Boeira no Facebook


A DITADURA DOS INCULTOS NO MUNDO DA PROPAGANDA



"Eu consegui publicar seis livros sendo redatora de propaganda, escrevia de noite, nos finais de semana, sempre que dava. Por mim, poderia levar assim pela vida toda. Mas tem uma coisa cruel na publicidade que é a necessidade de se ter, no máximo, trinta e poucos anos para sempre. A juventude cronológica é vista quase que como currículo. São poucas, e admiráveis, as agências de Porto Alegre que não pensam assim. Quando ouvi de um dos guris que estavam no comando de um trabalho que eu era “muito velha” para fazer propaganda de uma marca de chinelo – de chinelo! –, entendi que era a hora de sair. Não que tenha sido uma decisão tranquila, é difícil mudar de rumo com quarenta e vários anos. Foi quando eu fui para a TV. E continuei escrevendo minhas histórias de noite, nos finais de semana, sempre que dá."
Entrevista de Cláudia Tajes, em Culturíssima.



--


mundo dos prêmios


Top of Mind 2016 anuncia vencedores


A revista AMANHÃ, em conjunto com a Segmento Pesquisas, promove mais uma edição do Top of Mind Rio Grande do Sul e do Top Porto Alegre. A parceria, que já dura 26 anos, é responsável por apontar as marcas mais lembradas espontaneamente pela população gaúcha. Aguardada a cada ano pela comunidade empresarial, a sondagem se consolidou como um importante indicador de dados sobre diversos setores, fornecendo valiosas informações às companhias que passaram a contar com mais um elemento para contribuir com a avaliação permanente de suas estratégias. A pesquisa estratifica os resultados considerando recortes de classe social e área, que diferencia a região metropolitana do interior do Estado, e traz à luz a percepção da marca por diferentes públicos com os quais as empresas precisam dialogar.
A divulgação dos vencedores em cada um dos 124 segmentos será no próximo dia 24 de maio, durante um café da manhã na Sogipa, em Porto Alegre. Dividida nas categorias Grande Empresa/Marca do Rio Grande do Sul, Serviços, Produtos, Comunicação e Corporativo, a pesquisa questiona sobre setores que vão desde redes sociais e lojas de eletrodomésticos a refrigerantes, companhias aéreas, planos de saúde e perfumes.
-
A metodologia permanece intacta desde a primeira edição do prêmio, em 1991. A Segmento define uma amostragem de entrevistados que representem a totalidade da população gaúcha, por isso escolhe pessoas de ambos os sexos, de 16 a 65 anos, das classes A/B, C e D/E, de municípios que integram as sete mesorregiões do Rio Grande do Sul, conforme distribuição do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE). O roteiro é rigoroso e garante a qualidade do resultado. As cotas por faixa etária, sexo, classe social e região são proporcionais ao tamanho da população real do Estado e distribuídas pelas mesorregiões seguindo o mesmo critério. A pesquisa de opinião ouviu, entre fevereiro e março, novamente 1.200 pessoas.
-
A divulgação das campeãs acontece hoje durante café da manhã oferecido a jornalistas, no Salão Bremen, da Sogipa.
-
O aguardado evento de premiação dos vencedores do Top of  Mind 2016 será em 31 de maio, durante jantar oferecido às lideranças empresariais do Estado e às empresas agraciadas, e acontece no Salão de Festas da Sogipa, às 19h, na Rua Barão do Cotegipe, 415. Porto Alegre. Para a aquisição de mesas ou ingressos é preciso entrar em contato pelo bruna@amanha.com.br ou pelo 5132303519 até o dia 27 de maio.



--




mundo das piadinhas