Terça, 13 de setembro de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










mídia 1



QUEM É A PRIMEIRA REPÓRTER
ESPORTIVA DO RÁDIO GAÚCHO? - 3


Na real, não interessa quem foi a primeira.
O legal é que as gurias sempre acompanharam esportes/futebol.
E desde a década de 70. Ou antes?
-

Olha o que conta a jornalista Vera Helena Guimarães:
Em um dia de outubro de 1977 pedi ao Paulo Solano um estágio como repórter esportiva. Foi numa manhã distante. Ele disse que me daria uma resposta mais tarde. Mas, à tarde ligou para minha casa. No outro dia comecei o estágio no departamento de Esportes da TV Difusora, só que na redação e edição dos programas. Quase um ano depois, Solano me escalou para fazer o jogo Estrela e Grêmio. Era um agosto de 78, e um domingo muito frio. Lá, encontrei o Rogério Amaral, que era da TV Gaúcha. Fiz as reportagens no final do jogo, na porta do vestiário.
A partir desse dia, fazia a cobertura do Grêmio toda vez que era escalada, porque continuei fazendo a edição do Esporte do Portovisão, Camisa Dez e Jogo Aberto. Eu dividia com a Vera Bosak, que já estava lá quando cheguei para estagiar.
Uma vez encontrei o Leka, da TV Gaúcha, que contou que o fato de estar fazendo futebol mexeu com a emissora dele. Mais tarde fui para o Esporte, na Folha da Tarde. Fazia redação do futebol nacional e internacional. Mas o Alberto Blum sempre que precisava me colocava na reportagem esportiva. Fiz várias coberturas do Internacional na Libertadores ( na época o Colorado dominava o futebol gaúcho). E tantos outros jogos. Foi um período bem feliz  na minha carreira no Jornalismo.
-

E o comentarista de futebol Vinicius Sinott escreveu no Facebook:

A BEM DA VERDADE!!

Quero registrar que trabalhei na Rádio Guaíba de 2002 até outubro de 2015 e ao longo desse tempo houve um programa brilhantemente apresentado pela jornalista SILVIA CANTO chamado: DE SALTO E TUDO, que era composto apenas por mulheres, jornalistas da casa e convidadas.
E também ao longo desses anos tivemos por um bom tempo a repórter e não menos brilhante jornalista e hoje professora MARIANA OSELAME participando como repórter de torcida nos estádios, ao longo das jornadas esportivas das quais em muitas participei como comentarista.
Faço o registro apenas para fazer justiça a essas duas grandes profissionais que realizaram este trabalho ao longo do período em que estiveram na Guaíba. Desejo ao mesmo tempo sucesso para as profissionais que estão realizando trabalhos semelhantes a este já feito há muito tempo no rádio gaúcho!!




--



política 1


O Louro José é muito melhor!





Cunha é símbolo da corrupção


Um jornal, que tem a pretensão de ser poderoso, aceitar uma pessoa escreva uma bobagem dessas é mais do que uma vergonha. Não reproduzo o texto porque é mais triste ainda. Um exemplo de desinformação.
-
É uma ofensa ao Louro José a comparação com quem escreve isso.
-
Eduardo Cunha é o símbolo da esperteza. Um esperto inteligente, que não se acomoda. Por isso tornou-se presidente da câmara dos deputados. O covil precisava dele.
-
Cunha foi eleito com 267 votos presidente da câmara em fevereiro de 2015. Derrotou três candidatos: Arlindo Chinaglia (PT-SP), que teve 136 votos. O candidato do PSB de Minas, Júlio Delgado, ficou em terceiro lugar, com 100 votos, e  Chico Alencar, do Psol fluminense, fez oito votos.
Quer dizer, o bandido foi apoiado por 267 colegas!
Mas isso não quer dizer que são somente 268 escroques. Evidente!
TODOS SÃO SÍMBOLOS DA CORRUPÇÃO!
Todos tinham que ser cassados.
A diferença é que deram poder para um bandido ardiloso e que sabe onde pisa. Simples.




--



política 2



A voz das ruas






Vai nos livrinhos e enumera quantas vezes uma parcela do "povo" conseguiu alguma coisa relevante no Brasil, além da troca de um técnico de clube de futebol.
"Fora Collor"? Hahaha!!! Até a Velhinha de Taubaté sabe quem derrubou o presidente eleito.
"Revolução de 64"? Hahahahaha!!! Nem precisou um tiro.
Vai!! Pesquisa!!
Como digo, as massas brasileiras são artesanais!
Estão perdendo tempo.
Bandidos em geral não dão bola para passeatas e afins.
No dia em que jogarem como eles, pode ser... Com a ajuda das manifestações de rua.
-
Outra.
Confiram nos livrinhos o que o povo revoltado fazia.
Hoje, o "povo rebelde" queima contêineres de lixo e quebra vidraças.



--


flor do lácio


Mais opções


Escreve o jornalista Ruy Castro, na coluna A Última Palavra, na Folha de S.Paulo:

Com os jornais (não a Folha), rádios e TVs endossando a cada minuto a asneira de chamar a Paraolimpíada de Paralimpíada, será inevitável que, em suas próximas edições, os aurélios e houaisses oficializem essa agressão à língua. A internet, por exemplo, já decretou que o certo é o errado - se você digitar "Paraolimpíadas" no Google, ele sublinhará a palavra de vermelho e dirá que você está procurando por "Paralimpíadas".
Sérgio Rodrigues, em seu magnífico livro "Viva a Língua Portuguesa!", recém-lançado, discute esse e outros problemas envolvendo nossa atual maneira de falar e escrever —erros que estão virando "acertos" pelo poder da mídia, acertos que estão sendo transformados em erros pela atuação das patrulhas e os modismos sem causa que, de repente, contaminam até os mais conscientes. Importante: seu livro não tem nem sombra do mau humor típico dos puristas do passado, nem prega o liberou-geral que hoje tentam nos impor.
Como se fala? "Andáime" ou "andãime"? "Gratúito" ou "gratuíto"? "Ióga" ou "yôga"? "Vende-se casas ou vendem-se casas"? "Incluso" ou "incluído"? Falando em "mídia", uma importação anglófila, não seria melhor trocá-la por "meios de comunicação de massa"? (Não!) E o "risco de morte", que está substituindo o corretíssimo "risco de vida"? E as expressões saídas do nada e que flanam por aí com a maior naturalidade, como "melhor idade", "por conta de" e "obrigado eu"?
Sérgio discute a emergência de palavras como avatar, disruptivo, escopo, gentrificação, proativo, randômico e outras que, até há pouco, podíamos passar sem. E um capítulo delicioso é o que explica a origem de "acabar em pizza", "pé na jaca", "lavagem de dinheiro" e "mensalão".
A língua, para ele, respira melhor quando nada é imposto ou proibido, e os falantes têm a última palavra.





---------------------------------------------------------------------------------





AMANHÃ TEM A SEGUNDA PARCIAL!

VOTEM!!

GRANDE CONCURSO DO BLOG DO PRÉVIDI!


Qual a risada mais falsa e/ou forçada do rádio ou TV do RS?


Depois de uma longa e árdua pesquisa do Conselho de Leitores do Blog do Prévidi, chegamos a quatro jornalistas/radialistas que atuam no mercado gaúcho.
ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com


Os quatro com risadas falsas/forçadas (em ordem alfabética). Qual a melhor performance? 


- ANTÔNIO CARLOS MACEDO (MAZEDÃO)

- JUREMIR MACHADO DA SILVA

- KELLY MATOS

- PAULO BRITO



ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com

-

A próxima parcial em 14 de setembro.




---------------------------------------------------------------------------------





parecidos



Recebo do Gustavo D'Ávila:


Quem é o Tião Melo?
Quem é o Bozó?








--




porto alegre abandonada



Táxi com chuva?



Ontem, uma amiga ficou mais de uma hora parada na avenida João Pessoa, esquina com a rua da República, esperando um táxi.
Estava sem o cartão, porque saiu sem bolsa para não ser assaltada.
Não pode chamar um Uber.




--




mídia 2


- Furei a coletiva!
- De novo?
- Hahahaha!!


Brincadeirinha.
Em 24 de agosto publiquei:

(clica em cima que amplia)


Ontem, finalmente, anunciaram:

Dezessete anos após sua criação, a empresa editora deste portal Coletiva.net muda o quadro societário, com a saída de seus diretores e sócios fundadores, José Antonio Vieira da Cunha e José Luiz Fuscaldo. Assumem o comando da empresa Coletiva Comunicação e Marketing as jornalistas Márcia Christofoli e Gabriela Boesel, com o apoio do empresário Iraguassu Farias. O projeto dos novos sócios consiste em manter a credibilidade e a qualidade do conteúdo oferecido pelo primeiro veículo online voltado à cobertura do mercado gaúcho da Comunicação e agregar à empresa projetos especiais voltados a públicos diversificados.
Os fundadores deixam a sociedade e, durante este ano, atuarão como curadores. “Foi difícil, mas necessário, deixarmos este filho criar asas”, disse o jornalista Vieira. “De qualquer forma, nos honrou o convite dos novos donos para atuar na curadoria do projeto, e por um lado, isso compensará o afastamento definitivo.” Vieira e Fuscaldo seguem como sócios diretores da Moove Comunicação.
-

Como não sou muito manso, não intindi esse negócio de "curadores".
-
Outra coisa: O "primeiro veículo online  voltado à cobertura do mercado gaúcho da Comunicação" foi o www.adonline.com.br - o site da revista Advertising, que nascer em março de 1997.



--



campanha


É a campanha mais sem noção do século


Júlio Flores, o Coerente: Fora Temer, Fora Dilma, Fora tudo!!



Fernando Ferrari foi um dissidente do antigo PTB, de Jango e Brizola. Fundou o MTR e jamais se elegeu. Era o político das "Mãos Limpas". Mais ou menos como a Professorinha: brigou no PT, fundou um partido e... agora este papinho de mãos limpas. Como se não fosse uma obrigação.
O "novo de novo" dá um nó na cabeça de qualquer um. Novo, de novo, não é velho? E o orgulho da sigla, onde está? Comandante Raul é um líder de zumbis. E as bandeiras vermelhas? Isso aí não é uma piada do Comandante: ""Nosso projeto não é o da corrupção, da aliança com o PMDB".
De jovens candidatos bem intencionados o Brasil está cheio. E sempre se repetem. Ou melhor, se repetem, falam e falam e não dizem nada. Nem gaguejam. E apostam em líderes partidários que já curtiram uma cana legal. Aí nem com nome complicado.
Alguém já disse que o Magistrado Marchezan continua fazendo campanha para deputado federal. Não tenho essa impressão. Me parece mais um garotão mimado, que não compreende muito bem o que é Porto Alegre. Sei lá se sabe onde está se metendo.
Tião, ah o Tião! Acredito que as pessoas quando o assistem na TV se lembram das obras inacabadas. E do prefeito responsável por isso. Cresce nas pesquisas, porque os demais candidatos o ajudam, como em nenhuma outra eleição. Apesar da vice.




--




evento


O espetáculo mais bizarro do ano!


Será que fico admirado de uma deputada estadual do RS estar no meio disso?
A imbecilidade pode chegar a que ponto? Esses seres acham que vão derrubar alguém com isso?
Ou é só uma gracinha pra internet?







--


mídia 3




ESSA É FERA -  Karim Miskulin: Sucesso a primeira edição do projeto Brasil Futuro, realizado ontem no Hyatt em São Paulo. Produção da Voto e Consulting House, o evento teve palestra do ministro. Eliseu Padilha e painel com Marcos Troyjo, Murilo Aragão e Affonso Celso Pastore.
A querida Cristiane Pelajo da GloboNews foi a apresentadora da manhã. Realizada!
-
CANAL LEGAL - Do Rafael Machado: https://www.youtube.com/c/rafaelmachadotv
-
TVU A MIL - Domingo passado entrou na grade um novo programa de autos. O Top Drive, todos os domingos, 10h30min, estilo Auto Esporte da Globo. Com Vitor Piccoli e o Ricardo Sozuco.
No próximo domingo estreia Os Serranos, das 12 às 13 horas. Informação do Guaracy Andrade, diretor-executivo da TVU. Mais uma razão para o Guaracy ser o Jornalista do Ano do Prêmio Press 2026.
-
CANOAS NO SBT RS - Entre os dias 13 e 16 de setembro, o SBT RS realizará entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Canoas - o segundo maior colégio eleitoral da região metropolitana. O apresentador do SBT Rio Grande, Marcelo Coelho, conduzirá o programa especial que será transmitido ao vivo pela emissora às 12h30min, logo após o SBT Esporte. A cada dia, individualmente, o postulante ao cargo terá 10 minutos para apresentar suas principais propostas aos eleitores do município da Região Metropolitana.
No SBT Rio Grande 2ª edição, às 19h20min, com apresentação de Luciane Kohlmann, terá um resumo com as principais ideias dos candidatos. Estão confirmados: Felipe Martini (PSDB), Paulo Sérgio (PSOL), Beth Colombro (PRB) e Busato (PTB). A emissora também gravará entrevistas com outros candidatos a prefeito do interior do estado.




--




piadinha



Chico Anysio vive!!


Cármen Lúcia assume presidência do Supremo para mandato de dois anos







2 comentários:

  1. Essa respeitável mulher que competente assumiu ontem a Presidência da mais alta Corte Judicial de nosso país é realmente, digamos assim, mal esculpida e nisto não está sozinha, pois aqui no Estado há outra senhora que lidera feroz combate aos ‘borrachos’ que assumem a condução de veículos automotores depois de muito terem ‘mamado’. Mais mal esculpidas dos que essas duas duvido haja outra.

    ResponderExcluir
  2. E aquela do teu partido, que auxiliou no saque a Petrobras, a tal de Graça Foster??? Ganha das duas.
    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir