Sexta, 9 de setembro de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










mídia 1



QUEM É A PRIMEIRA REPÓRTER
ESPORTIVA DO RÁDIO GAÚCHO?







Ontem fiz uma pequena nota sobre reportagens esportivas:
Para restituir a verdade: a maravilhosa e competente repórter Ananda Muller participa das jornadas esportivas da Rádio Guaíba há mais de um ano. Faz o trabalho junto ao torcedor. Portanto, não tem nenhuma novidade, PE. O Duda Garbi, sim, é uma grande sacada.
Em  transmissões esportivas a primeira foi a Christiane Mattos na Band
-
Aí o Edu Cesar, do Papo de Bola, uma enciclopédia no assunto, postou:
Faltou citares nas repórteres mulheres de rádio a Débora de Oliveira, que não podemos nos esquecer que veio de NH para Porto Alegre inicialmente pela Rádio Bandeirantes em 2004, pouco depois aí sim chegando à TV Band (ou também quando da sua chegada, admito que não recordo isso direito, mas a vinda inicial foi pra rádio, isso lembro bem). Aliás, algo que me chateia é que não tenho arquivos da Débora nos tempos de RB 640 em meus alfarrábios, infelizmente tenho essa entre as muitas lacunas dos meus guardados. Só tenho um único registro guardado e, coincidentemente, tem a ver com o jogo desta noite: o segundo gol do Internacional nos 2 x 1 sobre o Santos pelo Brasileiro de 2004, que ela reportou para a Bandeirantes de São Paulo e que é o único que foi transmitido por terem feito apenas o segundo tempo (pois antes teve outro jogo transmitido completo no mesmo horário). https://www.youtube.com/watch?v=f3-6mBHjyWU
-
Nesse meio tempo, o Cláudio Moretto, que foi parceiro do Sérgio Zambiasi na Rádio Difusora, envia:
"A primeira foi a Rita Daudt na segunda metade da década de 70 na Rádio Gaúcha. Ia muito bem com a bola rolando, mas foi prejudicada porque era impedida de entrar no vestiário depois dos jogos. Era comum os jogadores concederem entrevistas enquanto se despiam para o banho. Foi casada com o saudoso Luiz Paulo Daudt, nosso colega já falecido, e casada desde o ano passado com José Antônio Py.
Por isso, não há muita inovação e criatividade nessa história de repórter feminina no futebol.
-
Muito legal.
Aí o Moretto entrou em contato com a Rita e ela comentou:
"O chefe de esportes era o Ari dos Santos (pai). Eram repórteres Cláudio Brito, Valtair Santos e outros. Celestino Valenzuela e Luiz Carlos Prates eram narradores. No Grêmio era facilitada a entrada no campo, mas no Inter a mulher sequer tinha acesso às cabines de imprensa e alguns jogadores não atendiam o chamado.   Braulio era uma das exceções".
-
Então, meus amigos, não me venham com "novidades" no rádio em pleno século 21.

RITA DAUDT, NOS ANOS 70, FOI A PRIMEIRA REPÓRTER DE FUTEBOL DO RÁDIO GAÚCHO!




--



campanha


Assisti ao debate!


Na Band TV.
Partes, porque não tenho paciência para aquele monte de regras.
Comandante Raul, Magistrado Marchezan, Tão Melo e o rapaz com nome complicado foram bem, apresentaram propostas de verdade, e poucas provocações.
Professorinha Luciana falou que tinhas propostas, mas só pretendeu sacanear o Tião. Nada mais, não tem a menor ideia do que faria na Prefeitura, além de cortar CCs.
Claro, vai cortar CCs porque o seu partido não tem gente suficiente para ocupá-las.Conversa mole. Comandante Raul deve papá-la, no bom sentido, nos próximos dias.
-
A última pergunta foi boa. Qual cidade no Brasil ou no mundo a sua administração poderia se espelhar?
Esperei que a Professorinha Luciana fosse falar em Pyongyang, capital da Coreia do Norte.
Mas, não, mais uma vez ela enrolou. Falou rapidamente na prefeita de Madri.
Gostei do Tião. O único que citou uma cidade: Medellín.



--



política 2


IMPEACHMENT  DE COLLOR E DE DILMA




Escreve o jornalista Helio Gama:



Quando o então presidente Fernando Collor de Mello sofreu o seu processo de impeachment não se cogitou de que aquele procedimento baseados na Constituição fosse: a) ilegal; b) ilegítimo; c) irregular; ou d) golpe. O que se debatia era que existiam fortes indícios de que Collor havia cometido crime de responsabilidade. Nem por um momento se imaginou, por exemplo, que Collor pudesse estar sendo afastado pelas mudanças econômicas que realizou e que contrariaram interesses poderosos. Esses prejudicados teriam conseguido concretizar o cordo letal com amplos setores da esquerda brasileira, com o que foi obtido o ruído necessário para impressionar os meios de comunicação e colocar em operação a guilhotina. Mas, afinal, foi um impeachment ou foi um golpe?
Quando a presidente Dilma sofreu o seu processo de impeachment, havia uma diferença. A mesma esquerda que ajudou a derrubar Collor aplicando o preceito constitucional, desta vez rejeitou o impeachment apesar dos fortes indícios de que a presidente havia cometido crime de responsabilidade. Eram tão evidentes as irregularidades que a maioria da presidente na Câmara dos Deputados, que era de quase 80% dos parlamentares se desmanchou no ar, apsar de todo o poder que dispunha, e da caneta que não parou de usar durante todo o andamento do processo. E, entrementes foram adotadas práticas que não eram:
a) ilegais; b) ilegítimas c) irregulares; ou d) que pudessem ser denominadas de golpe (a não ser por aqueles que defendiam que fosse dado um golpe na Constituição). Isso não significa que não existam grupos cujos interesses foram contrariados e que tenham feito o possível para que a guilhotina voltasse a funcionar. Para esses não interessava os motivos alegados para a saída da presidente.Mas não foi essa facção, golpista sim, que derrubou a presidente. Enquanto que no caso Collor, foi exatamente a facção golpista a determinante. E, no meu entendimento, apesar dos pesares, nem Collor nem Dilma foram vítimas de golpe, embora os golpistas estivessem na cena política dos dois casos.
Como será o Brasil daqui para a frente vai depender da capacidade de a sociedade brasileira alcançar o consenso necessário para continuar investigando os crimes cometidos, expulsar as corporações do controle da máquina pública, rejeitar os métodos fascistas de desmoralização dos adversários, realizar uma reforma politica, eleitoral e partidária que resulte na total renovação do quadro democrático e finalmente, aplicar as medidas que conduzam o Brasil ao crescimento econômico e social.





---------------------------------------------------------------------------------




A PRIMEIRA PARCIAL DO
RISADA MAIS FALSA


Deveria ter publicado a primeira parcial no último dia 31. Como estava publicando a entrevista especial "Só BAMBAMBÃ" transferi para hoje.


Em primeiríssimo lugar, com 626 votos, JUREMIR MACHADO DA SILVA.
KELLI MATOS está em seu encalço, com 598 votos.
Bem distante, PAULO BRITO com 289 votos.
E na rabeira o MAZEDÃO, com 15 votos.




CONTINUEM VOTANDO!!

GRANDE CONCURSO DO BLOG DO PRÉVIDI!


Qual a risada mais falsa e/ou forçada do rádio ou TV do RS?


Depois de uma longa e árdua pesquisa do Conselho de Leitores do Blog do Prévidi, chegamos a quatro jornalistas/radialistas que atuam no mercado gaúcho.
ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com


Os quatro com risadas falsas/forçadas (em ordem alfabética). Qual a melhor performance? 


- ANTÔNIO CARLOS MACEDO (MAZEDÃO)

- JUREMIR MACHADO DA SILVA

- KELLY MATOS

- PAULO BRITO



ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com

-



A próxima parcial em 14 de setembro.




---------------------------------------------------------------------------------




demagogia


Mais uma: quem é que vai pagar? Adivinha?


Projeto isenta pessoas com deficiência do pagamento de pedágio em rodovias estaduais

O deputado Pedro Pereira (PSDB) apresentou projeto de lei para isentar do pagamento de pedágio pessoas com deficiência que sejam proprietárias de veículo automotor adaptado às suas necessidades. “Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência é o transporte. A indústria procurou minorar estas limitações fabricando veículos a eles adaptados. Cabe ao Estado dar a sua contribuição, por uma exigência de justiça, isentando-as desta taxa. A sociedade pode compensar aqueles a quem a natureza limitou ou a própria vida danificou”, argumenta o parlamentar.



--




relevância legislativa


Diárias


A Comissão Especial sobre a Família, presidida pelo deputado estadual Missionário Volnei (PSC), realiza audiência pública às 15h, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, para debater o cenário da adoção naquele município e região.




--




mídia 2




PASSARALHO - Recebo, com informações do Comunique-se: Dez jornalistas deixaram ontem a redação da Folha de S. Paulo. A direção do jornal iniciou a onda de cortes ao informar – internamente – que as equipes de duas editorias então distintas vão passar a trabalhar juntas: Cotidiano e Esportes. Além disso, a sucursal no Rio de Janeiro passará por mudanças, com enxugamento do quadro de funcionários e mudança de escritório.
A junção das duas editorias será mais sentida no conteúdo desportivo. Então com “vida própria” no impresso, o caderno de Esportes deixa de existir para ocupar algumas páginas do espaço dedicado a noticiar o que ocorre no dia a dia, principalmente na Região Metropolitana de São Paulo. No online, devido ao período olímpico e paralímpico, a parte esportiva figura, por enquanto, como subcanal de Rio 2016.
Seis dos jornalistas que se dedicavam a cobrir futebol e outras modalidades foram dispensados. As demissões acontecem exatamente no primeiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos do Rio.
Além dos profissionais de Esportes, pelo menos seis jornalistas de outras editorias deixaram a redação da Folha nesta quinta.
-
SBT FARROUPILHA - O piquete SBT RS Grito do Quero Quero oferece festa e churrasco para todos que visitarem o Parque Harmonia em Porto Alegre. Os apresentadores do casting do SBT RS Marcelo Coelho, Luciane Kohlmann, Débora de Oliveira, Ricardo Vidarte, Anonymus Gourmet e Capu também vão comparecer ao acampamento.
Além das reportagens especiais, entradas ao vivo e programas gravados no piquete, este ano terá uma atração inédita. Pela primeira vez, uma emissora de TV vai guardar a chama crioula no piquete.
O evento acontecerá no próximo dia 17 às 12h30min. Marcelo Coelho e Débora de Oliveira, devidamente pilchados, serão os guardiões da chama durante 45 minutos. "Será uma atração inédita que honra a tradição farroupilha e mostra o comprometimento do SBT RS e do piquete Grito do Quero Quero com a cultura gaúcha", afirma o patrão do piquete Lídio Carvalho.
-
TIOZÃO METIDO A GURI PERDIDÃO - Começou a apelar, porque a audiência despenca, na rádio que Sérgio Zambiasi tornou líder absoluta por anos. Vai tentar com um consultório sentimental.
-

NOVIDADES - Os finais de semana da Unisinos.FM, 103.3, ganharão reforço de peso com o retorno de Claudio Cunha e de Mutuca para o dial do rádio gaúcho. Em parceria inédita com a Dinâmico FM, a rádio Unisinos passará a contar com os ex-locutores da extinta Ipanema FM em programas ao vivo no sábado. Pela manhã, das 10h às 12h, Claudio Cunha comandará o Rock n Geral. E das 16h às 19h, Mutuca estará no ar com seu popular Hot Clube – atendendo aos pedidos da audiência da Unisinos.FM, que se manifestou nas redes sociais sugerindo a inclusão do seu programa na grade da rádio. Além da participação no sábado, Claudio Cunha também terá um programa semanal, às quartas-feiras, das 20h às 21h.
Outra novidade na programação é a inclusão do POA Music Scenes, projeto de pesquisa do PPG de Comunicação da Unisinos que trata sobre a conexão Porto Alegre-Manchester e a cena musical atual. Com o nome Divã Pop, o programa terá 13 edições, às quintas-feiras, das 20h às 21h, e aponta para uma experiência inovadora com o encontro entre a divulgação científica e a cultura pop.
A diretora da rádio, a jornalista e professora de comunicação Marlise Brenol reforça a importância destas novidades na programação, "a unisinos.fm faz movimentos de valorização da música como instrumento de disseminação da cultura e divulgação científica. Os dois nomes que reforçam o time de locutores sintetizam a identidade da nossa rádio, a tradição do rock expressa pelo Mutuca e as novidades sonoras com o antenado Claudio Cunha. E o Divã Pop é um programa que só se ouve aqui, que outro espaço transformaria pesquisa em entretenimento?"
Os ouvintes poderão conferir estas novidades na programação a partir do dia 14 de setembro no unisinos.fm ou no dial 103.3 FM.




--




política 2



Glauco Fonseca ataca novamente



Vamos por partes....
1) Depois da sova que o PT levou da Operação Lava-Jato, de Eduardo Cunha e do povo brasileiro, culminando com o impeachment da presidente Dilma, era mais do que natural que houvesse reações das mais variadas.
2) Os petistas foram literalmente atropelados por frotas de caminhões e não anotaram as placas. Lula ainda espera outros "brutos" virem passar por cima dele e de sua família, Dilma ainda deverá ser processada, o PT pode até mesmo ser eliminado com sigla. Já está péssimo para eles, e vai piorar...
3) Hoje são minorias na Câmara e no Senado, farão pouquíssimos prefeitos em outubro e menos vereadores do que já fizeram no passado. Não terão, ao menos aqui no RS, nenhum candidato competitivo para o governo do estado, para o Senado e tampouco para a presidência da república. Se a Lava-Jato continuar, não há hipótese de que tenham,
4) O PT perdeu o acesso aos cofres públicos, quebraram as empreiteiras, colocaram em situação precária os bancos públicos, aniquilaram com a Petrobras e detonaram Correios, Eletrobras e fundos de pensão, estando em débito moral e econômico até com as pedras das mais remotas ruas.
É, portanto, natural que estejam em polvorosa, apavorados, espevitados. As bandeiras que saíram dos fundos dos baús petistas voltam a tremular tímidas. Não são mais conhecidos como petistas, mas como cúmplices. Não são mais considerados meros eleitores de um partido, mas testemunhas de seus desmandos, sua corrupção e degradação ética e ideológica. Se já era difícil ser petista, agora é tarefa de persistente humilhação, de resiliente desonra.
Hoje, depois da surra, promovem badernas, fecham ruas e queimam pneus. Voltaram à idade da pedra política. Retornaram à oposição, que é um reduto em que a vergonha de empunhar a bandeira é um pouco menor. Saem às ruas com suas hordas de sicários remunerados a tostões e a fatias de mortadela, ao lado de criminosos depredadores conhecidos como black blocks. Triste fim de uma ideia.
Tenhamos, portanto, um pouco de condescendência com esta trágica história. Não muito. Apenas o suficiente para lembrarmos que - sim - são brasileiros como todos nós. Os derrotados esquerdistas são hoje um retrato daqueles mandados retocar por Stalin, um fiasco completo nos moldes de Chávez, Fidel e Kim Jong Un. Eles são esquerdistas. São incautos, ignorantes, prepotentes, muitos deles criminosos, corruptos e a mais flagrante falsidade ideológica coletiva e triste.
Sabíamos que eles iriam, em determinado momento, sair da zona de silêncio. Tenhamos paciência. Do jeito que vão, logo irão parar na cadeia.



--




debate



Sobre a profissão da engenharia e da agronomia



Fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e entidades nacionais, o Congresso Nacional de Profissionais reuniu, entre 1º e 3 de setembro, em Foz de Iguaçu, delegados de todas as regiões do Brasil com o objetivo de discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional.
Divididos em oito grupos de trabalhos, os representantes oportunizaram discussão em cima de 83 propostas sistematizadas pela Comissão Organizadora Nacional das que vieram dos encontros estaduais.
Do CREA-RS, 24 delegados (12 com mandato e 12 sem mandato) representaram o estado nesta etapa. Entre a fase de grupo e a plenária, que reuniu todos os delegados, foram aprovadas 54 propostas, que nos próximos meses serão submetidas a oitivas nos Creas.
-
Também foram apresentadas 14 moções, sendo que 5 foram aprovadas pelo plenário: A defesa do pré-sal, das empresas de Engenharia e da construção de um projeto de nação para o Brasil, e a outra pela manifestação contrária à privatização da Petrobras.
-
“O nosso sistema tem algumas complexidades e as mudanças necessárias dependem da alteração de Lei Federal 5.194, que é muito difícil de ser alterada neste atual momento político do País.  É preciso cautela para não corrermos o risco de perdermos alguns direitos que foram conquistados há 50 anos, como o piso do salário mínimo profissional. Vivemos uma situação complexa. De qualquer forma, o CNP debateu várias questões relacionadas à Engenharia, como um exame para cursos de EaD, semelhante ao que é feito pela Ordem dos Advogados. Não é possível esse processo de desqualificação da Engenharia brasileira, formando Engenheiros por correspondência. O sistema precisa enfrentar esta situação. Com a prova, não importará a maneira como o profissional se forma, mas se tem conhecimento técnico suficiente para exercer a profissão em benefício da sociedade brasileira”, engenheiro Melvis Barrios Junior, presidente do CREA-RS.



--




evento


Oi no Acampamento



A Oi é novamente patrocinadora oficial dos Festejos Farroupilhas de 2016, maior evento festivo da cultura gaúcha, que será realizado de 07 a 20 de setembro, no Rio Grande do Sul. Esta será a quarta vez que a companhia patrocina o evento do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho. A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio MTG, que envolve praticamente toda a população do Estado, cultuando os ideais da Revolução Farroupilha: liberdade, igualdade e humanidade. Como forma de celebrar as tradições gaúchas a Oi disponibilizará mais uma vez, assim como no ano passado, um Orelhão temático (telefone público) em forma de cuia de chimarrão, para os visitantes tirarem fotos e realizarem chamadas telefônicas para todo o país.
A Oi realizará ainda diversas ativações no Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, com a oferta do chip Oi Livre e recarga para atender os clientes e visitantes em PDVs e com equipes volantes que circularão pelo parque para facilitar o acesso aos produtos da Oi. A companhia vai fornecer brindes temáticos alusivos aos gaúchos. O Oi Livre, plano pré-pago com melhor custo-benefício do mercado, já conquistou, desde o seu lançamento em novembro do ano passado, 735 mil clientes no Rio Grande do Sul (49% dos clientes da Região Sul). Os planos oferecem altas franquias de dados, válida para qualquer tipo de acesso e aplicativo, sem restrições de uso, dentro da franquia contratada. Suas ofertas têm tarifa única para ligações para qualquer operadora do país. Na oferta por semana, o cliente recebe semanalmente 100 minutos para ligar para a Oi ou para qualquer operadora do Brasil, 500 MB de internet 4G, 300 SMS para qualquer operadora e acesso à rede Oi WiFi por R$ 10/semana.
-
Para atender ao grande fluxo de visitantes no Acampamento Farroupilha, a Oi já disponibilizou uma Estação de Telefonia Móvel (COW), dentro do parque para reforço do sinal da móvel durante o evento. A iniciativa melhora a capacidade de cobertura/sinal 4G e 3G na região. A companhia quer oferecer o melhor serviço aos clientes que aproveitarão o evento nos piquetes e nas programações artísticas para melhor utilizar a internet móvel da Oi com uploads de fotos e vídeos, acesso às mídias sociais, além da realização de chamadas para parentes e amigos.




--




piadinha







Um comentário:

  1. O Previdizinho adora o Melozinho. kkkkkk.

    Abre o votinho pro Melinho, abre.

    E que lindo vai ser ver o Previdizinho engolir qualquer candidato de oposição sendo eleito.

    De Marchezan a Luciana, qualquer um serve.

    Só não vai ser o Melinho.

    ResponderExcluir