Quinta, 9 de junho de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










mundo enfermo



UMA DOENÇA GRAVE QUE ESTÁ SE 
TORNANDO EPIDEMIA: CONSCIENTITE



"Estuprador em potencial"



A situação está cada vez mais dramática.
Afeta, especialmente, os aglomerados urbanos que se consideram "classe média".
Por terem consciência seletiva, a doença afeta principalmente o bom senso dessas pessoas.
Até o momento a medicina convencional não obteve êxito para a cura deste mal que se alastra de forma veloz em todo o país.
Os pesquisadores estão ainda tentando decifrar as formas com que a Conscientite se manifesta.
Nas últimas semanas conseguiram alguns avanços, a partir das manifestações em relação ao estupro da jovem no Rio de Janeiro. Os estudiosos puderam analisar muitas manifestações a respeito de tudo o que se escreveu e se disse sobre a "cultura do estupro".
A reportagem do Blog do Prévidi teve acesso a algumas conclusões dos cientistas:
- A Conscientite não se manifesta de forma programada. Segundo um dos estudos, "a doença se apresenta sem prévio aviso. A classe média consciente toma para si um evento e o transforma no caos. É o que constatamos no caso conhecido como 'estupro coletivo'. Eles não querem saber se existem dezenas de estupros diariamente, especialmente nas camadas mais sofridas da população".
- Um outro estudo é muito interessante: para um grupo de 50 pessoas portadoras de Conscientite, no Facebook, foi apresentada uma situação dramática. Uma criança de 5 anos foi estuprada por um tio. Este foi condenado a 10 anos de prisão. Com metade da pena cumprida ele foi liberto e reiniciou o assédio. Os pais da criança estão desesperados.
Os portadores de Conscientite preferiam debater "sintomas da cultura do estupro", aponta o estudo. "Uma das participantes foi a única a dar um exemplo: Um homem que na rua vira-se para olhar uma mulher ou que acompanha o seu caminhar é um estuprador em potencial. Os colegas estudiosos concluíram que este é um caso de Conscientite Aguda, em grau máximo".
-
Contrubuí, na semana passada, com uma pérola de Conscientite para o CEAC - Centro de Estudos Avançados da Conscientite, no Rio de Janeiro.
Enviei uma cópia do projeto da deputada estadual Manuela D'Ávila, do PCdoB.
A parlamentar quer mudar uma pequena parte do Regimento Interno da Assembleia Legislativa gaúcha.
Leia:

Na constituição da Mesa é assegurada, tanto quanto possível, os critérios de representação pluripartidária e proporcionalidade, dos partidos integrantes desta Casa, bem como a representação proporcional de gênero, assegurando, ao menos, uma vaga para cada sexo.” 

O pesquisador que recebeu a minha sugestão ficou incrédulo e pediu um documento oficial da Assembleia gaúcha. Enviei o projeto original e solicitei que os estudiosos do CEAC decifrassem o projeto.
Expliquei que sempre tive dificuldades com algumas palavras da moda.
"Concertação", por exemplo, até hoje não consigo entender.
Recentemente, "empoderamento" é um mistério.
E esse negócio de "gênero" e "sexo"? Notaram no texto da deputada?
Informalmente, o pesquisador, que é um sábio, tentou definir:
"Em situações especiais o sexo atribuído a uma pessoa e seu gênero não se alinham e a pessoa pode ser transgênero ou intersexual. Entendeu?"
Não, respondi.
-
A classe média consciente, vítima da Conscientite, quer SEMPRE "conceitualizar" - outra palavrinha terrível.
-
Em tempo: me informaram agora há pouco que o pesquisador que tentou me explicar "sexo e gênero" foi afastado do CEAC por apresentar sinais de Conscientite Aguda.




--



mundo das perguntinhas


Dona Dilma ganha algo em torno de 30 mil reais por mês. Em que ela gasta este dinheiro, se não paga supermercado, carro, garagem, IPTU, IPVA, viagens, secretários particulares, nada?



--




mundo político 1


Vai nessa?


Recebi de uma amiga:

Queridos amigos do Rio Grande do Sul,
Eduardo Cunha foi afastado, mas ainda não é a vitória final. Se o clima esfriar, ele pode voltar. Mas, nas próximas horas, o deputado Sérgio Moraes, do Rio Grande do Sul, pode garantir que ele saia do poder de uma vez por todas
Hoje, o Conselho de Ética votará a cassação do mandato de Eduardo Cunha por quebra de decoro parlamentar. Para vencer, precisamos de ao menos onze votos. E é aqui que nós podemos dar o empurrão final necessário. 
O deputado gaúcho Sérgio Moraes votou a favor de Cunha na primeira votação do Conselho. Mas, segundo a Folha de S. Paulo, ele é um dos deputados, cujo voto pode mudar na hora H
Se neste momento focarmos nossa atenção nele, ele perceberá que milhares de cidadãos do Rio Grande do Sul estão fiscalizando suas ações. Vamos inundar seu gabinete com ligações. Use o número e as dicas abaixo e lembre-se de ser educado e respeitoso. Se a linha estiver ocupada, ligue novamente, é sinal de que a nossa pressão está funcionando: 
phone Sérgio Moraes (PTB-RS): (61) 3215-5258 
  • Como eleitor e gaúcho, estarei acompanhando o resultado da votação, e conto com o senhor para votar a favor da cassação de Eduardo Cunha.
  • Estou muito preocupado com atual corrupção que está envenenado nossa democracia, mas a recente decisão do STF de afastar Cunha do seu cargo me dá esperança;
  • Na atual crise política é de extrema importância que representantes como o senhor coloquem a opinião e interesse dos brasileiros em primeiro lugar - mais de 70% dos brasileiros querem que Cunha seja cassado;
  • Eu encorajo o senhor a ser um líder político honesto que nosso país tanto precisa para construir um Brasil sem corrupção;
Disseram mais de uma vez que seria impossível. Foi assim com a Ficha Limpa e foi assim com Cunha. Mas nosso movimento está aqui para mostrar justamente o contrário. O poder que temos quando nos unimos para agir contra a corrupção é imensurável. E vamos provar isso mais uma vez e com essa força construir o Brasil com o qual sonhamos. 
Com muita determinação por um país melhor, 
Carol, Diego, Joseph, Luis, Débora e toda equipe da Avaaz. 



--



mundo dos eventos


Tinham que convidar aquela "professora" de cabelo roxo,
que distribuía merengues, e terminou com as escolas de turno integral em Porto Alegre



Canoas sediará o Seminário Nacional de Política de Educação Integral na sexta. dia 10, no auditório 1 do prédio 1, na Universidade Luterana do Brasil, das 8h30 às 17 horas. Em debate, os avanços na política pública de Educação Integral no Brasil com a presença de professores e especialistas. Também serão destacados o programa Mais Educação e o Plano Nacional de Educação. Na parte da tarde, os destaques serão as experiências desenvolvidas em Escolas de Ensino Fundamental dos municípios de Canoas, Bagé e Guaporé.
-
Os painéis iniciarão com as palestras do professor Ottmar Teske, da Universidade Luterana do Brasil, abordando “O compromisso do legislador' com a Política Pública de Educação Integral; a professora Jaqueline Mollsobre o Programa Mais Educação e o Plano Nacional de Educação – Articulação e Planejamento – Um olhar ao horizonte.Jaqueline Moll foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no Ministério da Educação, de 2007 a 2013. É autora de inúmeros livros sobre Educação Integral. Ainda durante o período da manhã será apresentado o painel Educação Integral no Brasil – Estudo e Pesquisa – A Experiência do Nordeste com a professora Glauce Gouveia da Fundação Joaquim Nabuco.
-
O período da tarde será dedicado para debates e troca de experiências entre escolas que desenvolvem a modalidade com turno integral em Canoas, e em outros no municípios do Estado.  Serão apresentados trabalhos sobre as EMEFs Leonel Brizola e Paulo Freire, ambas localizadas em Canoas; e  escolas Cidade Escola Ayni – Cultura de Paz de Guaporé; Escola Estadual de Ensino Médio Professor Leopoldo Maieron, de Bagé.



--



mundo legal


Por que um processo contra estuprador
tem que correr em "segredo de justiça"?


O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, remeteu ofício ao ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Conselho Nacional de Justiça  e do STF, requerendo a edição de ato normativo que proíba tramitação de processos classificados como ocultos nos tribunais de todo o País.
No último dia 27, Lewandowski já havia determinado o fim dos processos ocultos no âmbito do STF.
-
No pedido da Ordem, Lamachia ressalta que o sigilo com a qual tais processos são tratados é ainda mais restritivo do que aqueles em segredo de Justiça. “O acesso do público aos processos ocultos é extremamente restrito. Ao tentar acompanhá-los nos endereços eletrônicos dos tribunais, eles constam como inexistentes. A Constituição assevera que os atos do Poder Público devem ser pautados pelo princípio da publicidade”, lembra.
O presidente da OAB lembra ainda que a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) e a Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) impõem à Administração Pública maior transparência sobre os atos por ela praticados.
“O Estado Democrático de Direto assenta-se no pilar da soberania popular, o que enseja a obrigatoriedade da disponibilização das informações da atividade administrativa aos cidadãos”, completa Lamachia.



--



mundo midiático


Duas de doer


Do G1 PR:

MAGISTRADOS FURIOSOS
Associações que representam jornais e o Sindicato dos Jornalistas do Paraná criticaram a reação de magistrados e promotores que entraram com dezenas de ações contra profissionais do jornal Gazeta do Povo. As ações foram propostas depois que o jornal publicou uma série de reportagens que mostravam os salários acima do teto constitucional pagos pelo Tribunal de Justiça e pelo Ministério Público do Paraná.
As reportagens que motivaram as ações judiciais foram publicadas pela Gazeta do Povo em fevereiro e analisaram dados encontrados nos portais da transparência do MP e do TJ.
Por conta das reportagens, três repórteres, um analista de sistemas e o responsável pelo visual gráfico das matérias viraram réus em 36 ações em juizados especiais, e também uma ação na Justiça comum – todas elas movidas por juízes e promotores que se dizem ofendidos com o que foi publicado.
Nas ações nos juizados especiais, os profissionais do jornal são obrigados por lei a comparecer às audiências. Eles já estiveram em 19 delas nos últimos dois meses, percorrendo para tanto 6,3 mil quilômetros.
-
A direção da Gazeta do Povo disse que reafirma respeito pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público, e que lamenta que dois promotores e um grupo e magistrados tenham optado por uma ação orquestrada que representa um gravíssimo atentado à liberdade de imprensa.
"Esse grupo de magistrados, na prática, o que eles estão cometendo é um atentado grave à liberdade de expressão, à liberdade de imprensa, à liberdade de informar ao público aquilo que é de interesse público", afirmou o diretor de redação do jornal, Leonardo Mendes Júnior.
-
A Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) afirma que a intenção das ações individuais não é de modo algum inviabilizar o trabalho dos jornalistas, e que, de acordo com as regras processuais vigentes, a parte que entende ter sido lesada em seu direito pode ajuizar a ação no local em que reside. A Amapar informou ainda que apenas 2% dos associados entraram com ações.
A Associação Paranaense do Ministério Público disse que o exercício do direito de ação é assegurado a todos os cidadãos de nosso país, e que as ações desse caso não representam, em hipótese alguma, tentativa de ferir o direito de informação, nem buscam atacar a liberdade de imprensa.

-

Do Extra:

GORDOFOBIA
Dia sim, dia também, a reportagem do EXTRA noticia e faz barulho sobre casos de preconceito que ainda são frequentes em nossa sociedade. Nesta terça-feira, porém, não precisamos ir longe para colher o depoimento de mais uma vítima: durante transmissão ao vivo no Facebook do jornal, uma repórter foi ofendida diversas vezes enquanto mediava uma entrevista. Samanta Vicentini foi chamada de “gorda”, “gorducha” e “leitoa” por um homem que não teve constrangimento em se autointitular “gordofóbico”.
O termo (gordofobia) ainda não consta nos dicionários, mas deixa marcas diárias na rotina das pessoas consideradas fora do padrão ideal de beleza da sociedade. Para o EXTRA, ideal foi a resposta de Samanta ao usuário Rafael Monciozo Montiverdi, ainda durante a transmissão. A repórter pediu licença para a entrevistada e respondeu: “Gordo não é ofensa. Isso aqui é só embalagem. Falta de caráter é pior do que gordura”, disse.
Samanta continuou a entrevista, e recebeu mensagens de apoio e carinho da maioria dos espectadores que participavam do ao vivo. Em seguida, a repórter publicou em sua rede social um depoimento sobre o episódio, que reproduzimos a seguir.

Dia sim, dia também, a reportagem do EXTRA noticia e faz barulho sobre casos de preconceito que ainda são frequentes em nossa sociedade. Nesta terça-feira, porém, não precisamos ir longe para colher o depoimento de mais uma vítima: durante transmissão ao vivo no Facebook do jornal, uma repórter foi ofendida diversas vezes enquanto mediava uma entrevista. Samanta Vicentini foi chamada de “gorda”, “gorducha” e “leitoa” por um homem que não teve constrangimento em se autointitular “gordofóbico”.
O termo (gordofobia) ainda não consta nos dicionários, mas deixa marcas diárias na rotina das pessoas consideradas fora do padrão ideal de beleza da sociedade. Para o EXTRA, ideal foi a resposta de Samanta ao usuário Rafael Monciozo Montiverdi, ainda durante a transmissão. A repórter pediu licença para a entrevistada e respondeu: “Gordo não é ofensa. Isso aqui é só embalagem. Falta de caráter é pior do que gordura”, disse.
Samanta continuou a entrevista, e recebeu mensagens de apoio e carinho da maioria dos espectadores que participavam do ao vivo. Em seguida, a repórter publicou em sua rede social um depoimento sobre o episódio, que reproduzimos a seguir.



Samanta Vicentini
há 20 horas

hoje aconteceu um negócio meio chato, então eu queria contar uma historinha.
um cara me chamou de "gorda", "gorducha", "leitoa" e ainda completou com "odeio gorda" e "sou gordofóbico", enquanto eu entrevistava uma convidada em uma das transmissões ao vivo que faço no Jornal Extra.
foi a primeira vez que isso aconteceu e confesso que fiquei sem reação na hora.
mas, vem cá. eu sei que sou gorda, sabe? tenho espelho em casa. eu sei o tamanho de roupa que uso. sou uma mulher de...
Ver mais

652


-
O EXTRA printou as mensagens ofensivas e, em seguida, bloqueou o usuário do Facebook - tomando por base os Termos de uso e padrões da página do Jornal Extra, que não permite “Conteúdos impróprios, ofensivos, abusivos, caluniosos, difamatórios, fraudulentos, enganosos, ameaçadores e violentos” e “Comentários discriminatórios de qualquer natureza, em especial quanto a sexo, cor, raça, religião, idade ou situação econômica”. O EXTRA tomará as medidas judiciais necessárias.



--



mundo político 2


Tudo bem, e os outros? Cadê os processos?

Aprovado relatório que pede cassação do deputado Jardel



--



mundo dos vinhos e afins


Curso de Harmonização na Prática


Em dúvida sobre qual o melhor vinho para servir com aquela massa caseira? Não sabe qual tipo escolher para acompanhar aquele jantar especial? Essa é a oportunidade para saber tudo sobre harmonizações.
A secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) realiza, entre os dias 15 e 17 de julho, no Hotel & Spa do Vinho, o curso Harmonização na Prática. Ministrado por Diego Arrebola, duas vezes eleito melhor sommelier do Brasil e representante do país no campeonato mundial de sommelier, o curso é uma oportunidade única para aprender sobre o tema mais desafiador do mundo dos vinhos com um dos maiores especialistas no assunto.
Nas aulas, os alunos irão mergulhar nas delícias do mundo de Baco, com conteúdos como princípios da harmonização, técnicas de compatibilização, harmonizações clássicas e ingredientes difíceis de combinar. Entre os destaques da programação, rodadas de harmonização com queijos, chocolates, frutas, doces e vinhos, bem como combinações com ingredientes difíceis e técnicas aplicadas a uma rotina de restaurante.
O investimento no curso é de R$ 750,00 para sócios da ABS e 890,00 para o público em geral, com pagamento em até três vezes no cartão de crédito e 12 vezes no cartão com taxa do PagSeguro. À vista, o desconto é de 8%. As inscrições devem ser feitas no https://goo.gl/forms/b2jg3Rl6Eoj7Cql22. Mais informações pelo contato@absrs.com.br, pelo 54 8438 2844 ou pelo www.absrs.com.br.
-
SERVIÇO

Curso de Harmonização na Prática

Quando: dias 15 (18h às 22h), 16 (08h30 às 12h30 | 14h às 18h) e 17/07 (08h30 às 12h30);
Onde: Hotel e Spa do Vinho - Rodovia RS 444, KM 21, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves;
Certificado: Certificado de participação emitido pelo ABS/RS para todos os alunos do curso que concluírem mais de 75% da formação;
Investimento: R$ 750,00 (sócios da ABS/RS) e R$ 890,00 (público em geral);
Condições de pagamento: Parcelado 3x no cartão de crédito sem juros, parcelado 12x no cartão com taxa do PagSeguro ou à vista com 8% desconto (depósito bancário).



--


mundo literário


Do Leo Iolovitch (www.olivronanuvem.com.br)


UM CORAÇÃO E DUAS COXAS

Os filhos discutiam quem ficaria com mais coraçõezinhos de galinha. Ele assistia sorrindo. Como não havia consenso e a discussão recrudesceu, achou que deveria intervir e o fez de forma despretensiosa, não imaginando a repercussão de suas palavras. Disse apenas, que na sua infância não se brigava à mesa, e que quando a mãe dele matava uma galinha havia apenas um coração e duas coxinhas.

Sua frase causou impacto. Parecia que estava revelando mistérios anatômicos de animais pré-históricos, tão anacrônicos como o hífen e o hímen, ambos em franco desprestígio. Tinha alcançado seu objetivo, que era encerrar aquela querela entre os filhos, mas percebera que sua manifestação havia surpreendido a todos.

Então passou a contar como era “no seu tempo”, quando a ave era vendida viva, pesada, enrolada num jornal [antes da primazia dos tabloides, era o velho Correio do (p)Ovo] e ficava com a cabeça de fora olhando assustada, insciente de seu destino inexorável. Em casa a mãe matava a galinha, torcendo seu pescoço.

A revelação causou estupefação. A avó, aquela bondosa velhinha, revelava-se agora uma criatura perversa, que mereceria ter sido denunciada para o Greenpeace ou fundamentalistas similares. Os netos estavam chocados (não no sentido avícola) e pareciam duvidar do relato paterno. Ora, coração se compra em bandejas no supermercado ou então por quilo, o mesmo acontecendo com as coxinhas. A drástica redução de um só coração e duas coxas era uma situação impensada e quase incompreensível para a geração atual.

A questão banal, que surgiu no almoço, remetera para reflexões de alta indagação. Quando havia pouco, os irmãos não brigavam, a escassez gerava mais altruísmo, enquanto a abundância atual estava fomentando o egoísmo. Então aproveitou para uma brilhatura filosófica e disse: “não importa o número de corações, mas a generosidade que habita no nosso”.

Sucediam-se as indagações, parecia um cacarejar, todos queriam falar ao mesmo tempo, surpresos que não havia o tradicional espeto de coração de galinha nos churrascos de outrora.

Saboreando o sucesso da revelação feita aos filhos, sorria e divertia-se intimamente. Como tinha espírito irônico, decidiu aguçar a curiosidade e apimentar a imaginação, e, ao sair da mesa, finalizou dizendo:

“Interessante, não é mesmo? Pois é, isso que nem comentei com vocês sobre os testículos do galo”...



--



mundo das piadinhas






3 comentários:

  1. Previdi, o que te parece? Esses especialistas quanto mais dão pitacos, mas cresce as desordens. Repara, é especialista dando pitaco sobre drogas, mais aumenta o consumo, é especialista dando pitaco sobre educação, mais pobre e carente fica a educação, é especialista falando contra o cigarro, mais aumenta o contrabando e crime organizado, é especialista dando pitaco na saúde, mais caos e falta de vagas no setor, é especialista dando pitaco em infraestrutura, mais estradas, pontes,sinalização, deterioram. Enfim, começa a reparar. Não estariam ouvindo as pessoas erradas?

    ResponderExcluir

  2. Penso que o estupro é algo inadmissível e como tal dever ser penalizado com dureza. O comportamento feminino mudou e muito de uns trinta anos para cá. Tu por certo lembras bem disto. Outrora as mulheres colocavam a bunda dentro da calcinha e hoje é a calcinha que é colocada dentro da bunda. Outrora tínhamos que cortejar uma mulher para leva-la à cama. Era gostoso creiam os jovens. Hoje elas apontam para você e dizem: hoje é tua vez. Óbvio que estou exagerando um pouco para me fazer entender, mas as coisas mudaram e para muito pior.
    Nesse caso da dita “menina” efetivamente não se trata de uma menina e sim de uma mulher com 16 anos e que é mãe desde os treze anos. Filha de uma psicóloga e residente em edifício, logo não é nenhuma miserável e ignorante. Ela ia a favela em busca de drogas e não acredito que sempre dispusesse do dinheiro necessário à compra das ‘pedras’. Sexo desde que o mundo é mundo sempre foi mercadoria. Prova disto é o fato de que a mãe de Romulo e Remo, irmãos gêmeos e fundadores da cidade de Roma eram filhos de uma “lupa,ae” que em latim tem dois sentidos bem diversos, ou seja loba, fêmea do lobo e puta, mundana. Como às mulheres não era permitido criarem suas crias no ‘lupanares’, ambos foram descartados pela mãe. Assim posso concluir que a LOBA esculpida em bronze que é o símbolo da cidade de Roma é uma fraude, pois ali deveria estar a estátua de uma puta. A humanidade é hipócrita desde sempre.
    Essa mulher que dizem ‘menina’ estuprada reclamou por que na Delegacia de POLÍCIA na sala onde era interrogada havia três homens. Ela agora não gosta mais de homens ou somente gosta dos chinelões com os quais ‘negociava’ as drogas, deles e dela?
    Esses ‘homens malvados’ por certo fizeram a ela algumas perguntas que desconfortáveis como por exemplo: as penetrações foram apenas as tradicionais ou ocorreram penetrações anais? Essa pergunta embora a uma verdadeira inocente podem ser desconfortáveis, mas necessárias à completa elucidação dos fatos.
    Espero não mais ter de falar sobre esse assunto que já se tornou enfadonho.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal não tem memória mesmo... já esqueceram que o Sérgio Moraes é o político que "está se lixando pra opinião pública"?

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,relator-quer-livrar-dono-do-castelo-estou-me-lixando-para-opiniao-publica,366800

    ResponderExcluir