Quarta, 29 de junho de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










Semana Konstantin Razumov, 1974
Pintor Impressionista
-3-








mundo midiático atrás de grana



não tá fácil pra ninguém


SE A GLOBO ESTÁ MAL DAS PERNAS,
AS DEMAIS REDES ESTÃO FALIDAS?!



Os três irmãos Marinho: Nada parecidos com os Três Patetas


Antes de tratar da crise atual da TV Globo é bom relembrar o que aconteceu no início do século.

Em entrevista ao Valor Econômico em abril do ano passado, os irmãos Marinho trataram da crise de 2002, quando tomaram a decisão de vender vários ativos da família e colocar o dinheiro no caixa da empresa para viabilizar a reestruturação financeira. Venderam participações em operações regionais, a casa do patriarca em Angra dos Reis, os aviões, fazendas, terrenos, um hotel, um banco de investimento, uma seguradora, empresas de celular, as ações da SIC portuguesa e vários projetos imobiliários. Ao longo do período de renegociação da dívida com os credores, entre 2002 e 2005, venderam também o controle da Sky e participação na então Globocabo, hoje Net.
Essa última venda viabilizou o acordo final com os credores porque tornou possível que fizessem uma oferta de compra à vista para aqueles debenturistas que optaram por não financiar seus créditos. Venderam por preço baixo, porque tinham pressa, e, por isso, foi uma decisão correta. Passaram a se concentrar na produção de conteúdo.
Posteriormente, a Lei nº 12.485 proibiu que produtores e programadores de conteúdo de TV paga controlassem ativos de distribuição e telecomunicações, e vice-versa a chamada "quebra da cadeia de valor". Assim, manter o controle de Net e Sky hoje não seria possível.
Em outubro de 2006, estava resolvida a situação financeira do grupo, e sem uso de recursos do BNDES ou de bancos estatais.
-
Leiam, agora, o que disse Roberto Irineu Marinho em abril de 2015.
Sua previsão foi totalmente errada:

No futuro poderemos pensar em abrir parte de nosso capital no Grupo Globo com a família mantendo o controle, mas isso não faz parte dos planos a curto prazo. Entendemos que um grupo de mídia, ao ser fechado, preserva grande vantagem competitiva. Podemos planejar o futuro e fazer apostas a longo prazo sem ter que mostrar bons resultados a cada trimestre.

-
Na real, o Grupo Globo, que antes tinha negócios como banco, seguradora, imóveis, telefonia celular e operadora de TV por assinatura, decidiu concentrar-se no que acreditava ser sua vocação: fazer conteúdo, empacotá-lo e programá-lo para distribuição por diversos canais.
-
Futuro, no caso, significou pouco mais de um ano.
O decreto de Temer, publicado ontem neste espaço - "mundo midiático 2 em  http://previdi.blogspot.com.br/2016/06/terca-28-de-junho-de-2016.html desmente o executivo.
Está lá:

Fica autorizada a transferência indireta da concessão de serviço de radiodifusão de sons e imagens outorgada à Globo Comunicação e Participações S.A (...) nos Municípios de Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Estado de São Paulo, Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, e Recife, Estado de Pernambuco, e na cidade de Brasília, Distrito Federal.

Sabem do que se trata?

TRANSFERÊNCIA INDIRETA de Outorga de Concessão (TV) quando ocorre a substituição parcial ou integral dos membros de uma sociedade limitada por cotas de participação; ou seu controle acionário passa a ser gerido por outro grupo de cotistas.
-
Como traduziu um amigo, que conhece bem o mercado:

É abertura para a venda de debentures na busca de dinheiro novo para financiar projetos e dívidas. Como se trata de concessão pública precisa de licença especial do governo. Não há dúvidas que deve haver muito estrangeiro interessado nos bons negócios da Globo. Debentures são títulos de renda fixada em contrato (pagamento de juros) e cujo valor principal vence numa determinada. Podem ser convertidos em ações, conforme o contrato assinado. Acho que a Globo está precisando de grana nova, com a queda do mercado publicitário. Agora imagina como andam as outras emissoras do ramo...

Outro amigo, Eduardo Escobar, escreveu: Pelo que eu entendi é uma autorização para a Globo captar prováveis parceiros econômicos para a operação. Sem essa autorização a Globo nem pode conversar sobre dividir o bolo com investidores

Uma amiga vai além:  No meu entender, a Globo já vendeu parte ou a totalidade de suas operações nas cidades elencadas no decreto e o Ministério confirmou a negociação e abriu prazo para que a alteração contratual e demais documentos sejam enviados ao Ministério das Comunicações para avaliação. Já o Eduardo Escobar acha que o Decreto está autorizando a Globo a buscar investidores. Mas, resumindo, é uma forcinha do Temer, mesmo. 




--



mundo das mamatas


Amanhã, no Blog do Prévidi,  mais detalhes sobre as "palestras" do "especialista em segurança" que é CC no Tribunal de Contas do RS.



--



mundo real


Quer apostar?





A bandidagem da Câmara federal vai cassar o meliante Bolsonaro.
Pode demorar, mas tá caindo de maduro.



--



mundo "parlamentar"


Quanto custa um deputado federal?





A informação é do jornalista Fábio Marçal, da Rádio Guaíba.
Acreditem, 5 mil reais por dia, fora passagens aéreas e telefones.




--




mundo midiático das sub-celebridades



Agora, Chaparini rumo à OEA e ONU?
Mas quero ver a Famecos, doutores e mestres,
se manifestar e lutar contra a cultura do estágio.
E brigar pela obrigatoriedade do diploma, certo?



Ministro João Plenário: da Praça é Nossa para o STF,
onde terminou com a obrigatoriedade do diploma



"Com o objetivo de unir jornalistas, entidades e academia, o curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS" promoveu ontem um "ato em defesa do exercício livre da profissão, para o qual foram convidados entidades de classe estaduais, nacionais e internacionais, e os coordenadores de outros cursos de Jornalismo de Porto Alegre". O ato lembrou o caso do jornalista Matheus Chaparini, do Jornal JÁ, preso com estudantes no último dia 15 durante a desocupação do prédio da Secretaria da Fazenda do Estado, no Centro de Porto Alegre.
Tudo bem, mais um ato que fortalece a imagem de sub-celebridade do jornalista que foi em cana.
-
Agora, estou esperando que a academia lute para terminar com a cultura do estágio. Não trato do estágio de ESTUDANTES DE JORNALISMO, mas de semi-analfabetos que estão sendo contratados, de roldão, por várias empresas de comunicação. Chegam a convocar candidatos pelo rádio. Qualquer um, "não precisa ser estudante de Jornalismo. Tem que querer trabalhar, ter boa vontade, determinação, e querer aprender um ofício".
-
Legal que mestres e doutores estejam preocupados com o Jornalismo, com a desmoralização da profissão. Quero ver um ato, com representantes da sociedade civil, dos mais variados setores, em "defesa do exercício do Jornalismo apenas por JORNALISTAS PROFISSIONAIS DIPLOMADOS".
E pelo fim desses registros fajutos, onde qualquer pessoa pode se tornar jornalista.




--



mundo das viagens


Começa nesta sexta


O voo da Azul que liga Porto Alegre a Montevidéu.
Pesquisei uma data de outubro e me apavorei: R$ 1.218,24 MAIS TAXA DE EMBARQUE.
Bah!!
De carro sai mais barato.



--



porto alegre abandonada


Do jornalista Bertrand Kolecza


Passei anteontem pela avenida Gastão Hasslocher Mazeron, que recebeu "Obra da Copa" (até hoje, não entendi para quê). Um corredor de ônibus que deveria estar pronto e operacional em abril de 2014! O óbvio. Não está pronto, nem operacional. Bocó foi quem acreditou em Dilma, quando ela disse que fizessem obras, que a União bancaria. O prefeito afortunado, desafortunado, que até hoje a defende, foi por ela enganado. Sua lealdade é reveladora. E ele transformou Porto Alegre em uma ruína de obras inconclusas. Virou escombro antes de pronto. Dá votos ao esquerdismo mais radical, enquanto que lhe restou inaugurar lixeiras. Que tal?



--



mundo apressadinho


Prefeito rápido no gatilho


Nem a polícia sabe o que aconteceu com a moça.


POLÍCIA

Prefeito de Gramado decreta luto de três dias após morte de miss




--



mundo midiático 3



LUZ, QUERO LUZ!! - Com a saída da Flávia Moraes da ex-TV comunitária do Conglomerado Midiático, os telespectadores (?) aguardam que as luzes, finalmente, sejam acesas no estúdio. Toda vez que tento assistir, aquela escuridão me cansa e termina dando um brutal sono.
- IRINEU GUARNIER ESCLARECE - Sempre elegante, o jornalista nos conta que "desde o início da atual Legislatura, estou aqui na Assembleia Legislativa, assessorando o deputado Sérgio Turra em seu trabalho em defesa do agronegócio, setor que, como sabes, cobri por quase 30 anos em várias empresas de comunicação.
Por isso, não tem me sobrado muito tempo para o vinho. Nas poucas horas vagas, fins de semana, principalmente, ainda encontro algum tempo para escrever alguma coisa sobre vinhos, minha velha paixão, principalmente para o meu blog Cave Guarnier, ou participar de alguma degustação ou programa. Mas meu foco, hoje, está todo aqui, neste trabalho que realizo com a mesma dedicação que concedi a todas as minhas atividades profissionais anteriores.
Se algum dia me convidares para um encontro da Confraria do Cachorro-Quente, gostaria de propor uma harmonização com vinho... O que achas?"
-
MODERNIDADES - Ontem, aprendi mais duas:  Negócios Disruptivos e owner. Não tive paciência para descobrir o que é, mas gostei! Quero um negócio disruptivo!! Quero ser um owner!!
-
ALIÁS - Não posso levar a sério um jornalista que se diz "owner". Só pode ser coisa de doutor.
-
INVENTAM CADA UMA - Hoje, um repórter em uma rádio de jornalismo: "Bom dia fulano, bom dia beltrano e bom dia também para os ouvintes". Tóing!!
-
PROGRAMA DE HUMOR - O jornal do meio-dia, da emissora "líder",é uma maravilha! Quando assisto sempre escuto uma preciosidade. Olha essa de ontem: ""Como fazia TODOS OS DIAS,  fulano de tal de 12 anos foi para a escola e NÃO VOLTOU." Gênio!!
-
HOJE, NA RÁDIO GUAÍBA - Propaganda do Correio do Povo: "Morre o jogador Caçapava". Tóing!!
-
CORAGEM - Em pleno 2016, quando se discute o jornal impresso e vivemos uma falta de grana em todos os setores, o surgimento de um jornal tem que ser destacado. Está circulando o "Voz da Vizinhança", junho/julho 2016, na Cidade Baixa. Carla Santos, Ieda Risco, João Mattos, Vera João e Alex Santos produzem o jornal.
-
IVAIR, DE NOVA PETRÓPOLIS -  Calma, meu amigo. Deixa o Felipe Vieira decidir, com calma, o que fará da sua vida profissional.
-
LADRÕES DE CABEÇAS!!

Investigação Destaque do editor 29/06/2016 | 09h54

Seis são presos por furto de cabeças de gado avaliadas em R$ 45 mil na Região Central


-

TE METE COM O ERUDITO!!

Istambul 29/06/2016 | 09h44

Atentados: 2016, annus horribilis para o turismo na Turquia





--




mundo das piadinhas







2 comentários:

  1. O emprego de expressões em idiomas outros virou moda de uns anos para cá. Na edição impressa de hoje o tal jornal trás títulos em português e inglês ou alemão. Fico imaginando se o 'douto' que empregou essa expressão em latim tivesse omitido um dos "enes" quando então teria exposto o próprio CU.

    ResponderExcluir
  2. Estás enganado. Esse milico arrogante dificilmente será cassado vez que membro já da mega quadrilha que tomou o Congresso Nacional de assalto, a quadrilha de ditos pastores que nada mais são do que a maior escória que pode haver na sociedade por que vivem para tomar dinheiro de incautos e que tem como líder maior o bandido travestido de representante do tal deus. Refiro-me ao bandido CUnha.

    ResponderExcluir