Segunda, 22 de fevereiro de 2016



HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.







DIÁRIO DO PARAÍSO



Fazia tempo que não saía de um lugar e não aparecia um mendigo ou craqueiro pedindo moedas ou um cigarro. A última vez tinha sido no Rio. Fiquei uma semana lá e apenas uma vez, um guri bem arrumado, me pediu um cigarro. Em Porto Alegre, a abandonada, por dia, uns 20 me pedem moedas e uns 40 me pedem cigarro. É um negócio irritante.
Aqui em Oeisis International estou desde o início de 2016. Acreditem, em todas estas semanas jamais me pediram cigarros ou moedas. Nem uma vezinha!
Além disso, não ando nas ruas e na avenida central com medo de ser assaltado por um desses bostas. Isso que nessa época, depois do carnaval, tem pouca gente. Ótimo.
-
Final de semana estava empoderado, como podem notar na foto que ilustra este Diário. O mar estava cinematográfico. Transparente e sem gelo. Aliás, tudo estava de cinema! Não?






mundo cínico/canalha

CADÊ AQUELES HUMANISTAS
DO "JE SUIS" QUALQUER COISA?


Matéria da FolhaBrasil, de 3 de fevereiro.


Na Nigéria, grupo terrorista queima
crianças vivas e o mundo não da a mínima






Estamos diante do maior atentado terrorista de 2016, e não vemos ninguém colocando bandeiras da Nigéria no Facebook, nem escrevendo “Je suis...” esta é a hipocrisia do mundo. Se fossem crianças da Europa, não 80, mas talvez 10, e sem a crueldade de serem queimadas vivas pelos mesmos terroristas, você sabe como estaria o mundo, o seu facebook, a televisão e o seu discurso virtual de preocupação com a vida alheia. Só incomoda quando acontece ao seu lado lado, onde você vai e com quem você conhece.
O grupo terrorista Boko Haram ateou fogo em crianças vivas durante um atentado na vila de Dalori, que fica a cinco quilômetros da Maiduguri, na Nigéria, informaram diversos jornais nigerianos neste domingo (31). Segundo testemunhas, ao menos, 65 corpos foram retirados do local, mas esse número deve aumentar já que nem todos os locais foram checados.
Ao menos 100 pessoas ficaram feridas. Testemunhas contaram à imprensa que dezenas de corpos foram jogados pelas estradas que levam até a vila, que tem cerca de mil casas segundo o jornal “The Premium Times”. Um dos sobreviventes conta que ouvia o grito das crianças enquanto elas ardiam em chamas. Ele conseguiu sobreviver porque se escondeu subindo em uma árvore.
Ainda de acordo com as testemunhas, muitos foram mortos enquanto tentavam escapar porque duas mulheres-bomba ativaram os explosivos no meio da pessoas em fuga. Apesar do ataque ter ocorrido no sábado (30), o Exército da Nigéria chegou ao local apenas neste domingo e está ajudando na retirada dos cadáveres. O Boko Haram, que quer construir um califado no norte do território nigeriano, já matou mais de 20 mil pessoas nos últimos seis anos e obrigou mais de 2,5 milhões a deixarem suas casas e suas cidades.


--


mundo político ou porto alegre abandonada 1





Leio num post do jornalista Gustavo Mota, no Facebook, que o Comandante Raul, o ex-deputado Raul Pont, que o Gugu chama carinhosamente de "o aposentado", acha que é demérito Sebastião Mello ser do PMDB de Sartori.
Meu Deus!! Quem tem telhado de vidro não pode dar uma de "ideólogo purista".
Ou será que o provável candidato do PT a Prefeitura de Porto Alegre vai repetir aquela bobagem, de que o PT do RS não tem nada a ver com o PT da bandidagem que está em cana? Isso é coisa do antigo PDS, que dizia que não tinha nada a ver com o PDS do Maluf.
Comandante Raul, como sei que o  senhor é leitor do Blog do Prévidi, sugiro que comece a apresentar propostas para esta Porto Alegre abandonada.
O que vai fazer com todas essas as de obras que estão paralisadas?
E a bandidagem?
Para de conversa fiada!!!


--


mundo triste

Um relato  emocionante do jornalista Juarez Fonseca


TRISTEZA POR MEU PAÍS

Estou em Montevidéu, para onde não vinha há mais de seis anos. A cidade está linda, limpa, bem cuidada, o Carnaval tomando conta de vários palcos (vai até março). Restaurantes cheios, praças cheias. Vejo pessoas de todas as idades nas praças, em todos os horários - à noite, crianças correndo pra lá e pra cá, seus pais e avós tomando mate em conversas descansadas.
Que saudade de ir a uma praça de Porto Alegre à noite, sem sobressaltos. Até agora ninguém veio me pedir dinheiro nem me achacar. Em todas as muitas andanças pela cidade, só vi dois jovens que parecem viver na rua.
Neste momento fico sabendo por um amigo do Face que o supermercado Nacional da Nilo Peçanha foi assaltado hoje à tarde.
Em Montevidéu não se tem medo de assaltos. Que tristeza o meu país, que pena que chegou a esta situação dramática de insegurança e medo, que merda que não se vislumbra nenhuma melhora, até pelo contrário só se espera pioras.
Que dor eu sinto por meu país, por nossa desesperança.


--


mundo midiático 1

O drama das mídias regionais

Marcelo Ribeiro, de São Gabriel, diretor e editor do Caderno 7:

Federarroz privilegiou só as mídias grandes na publicidade da 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorreu no final de semana em Alegrete. É na mídia regional e local que a coisa acontece. Assim fica difícil sobreviver.


--


porto alegre abandonada 2

Do Porto Alegre 24 horas:


Cidade Baixa de luto!

Moradores e empresários do Bairro Cidade Baixa estão colocando panos, lonas, toalhas e o que tiver na cor preta na fachada e janelas dos prédios protestando contra a insegurança, violência, sujeira, falta de iluminação e excesso de eventos como o carnaval no bairro.













-


mundo eleitoral


O mesmo vale para designers, jornalistas, radialistas...






--


mundo reflexivo

Se virar moda jornalista de Brasília contar o que sabe, o que viu, o que viveu e o que deixou de noticiar, vamos sentir saudades das amenidades da Lava Jato.

Mario Marona, jornalista


--


mundo midiático 2

Variadas


CRÍTICAS E ELOGIOS - Tem pessoas, especialmente, jornalistas e radialistas, que acham que é errado fazer críticas a títulos, sub-títulos, legendas e matérias publicadas na mídia gaúcha - bobagens, enfim. Não faço nada de novo. Moacir Japiassú, que faleceu em novembro do ano passado, fazia isso brilhantemente, a partir de sugestão de leitores de todo país. O que também faço, a maioria das bobagens recebo de amigos leitores.
Não brinco com o que é feito nas pequenas redações. Afinal, muitas vezes, rádios e jornais atuam com pouquíssimos redatores e estes não podem contar com a ajuda de um colega, para dar uma revisada no texto. Mesmo que tenham outros recursos, como o Google.
Ao contrário do que insistem em chamar de "grande jornais" ou "rádios especializadas em jornalismo".estas redações são compostas por muitos "colaboradores", mesmo que sejam estagiários. É só chamar um deles e dizer: Dá uma olhada aí e vê se tem alguma cagada".
Outro dia, um querido colega escreveu que o novo presidente da OAB nacional, Claudio Lamachia, era  o primeiro gaúcho a assumir o cargo. Um leitor contestou, escrevendo que o primeiro foi o grande Raymundo Faoro, de Vacaria. Furioso, o querido colega me escreveu e disse que eu era cruel, apesar de ter alguma razão quando publico as bobagens. E que Faoro fez carreira no Rio de Janeiro, toda sua vida profissional foi lá - por isso, Lamachia era oprimeiro. Ponderei apenas que estou há mais de 40 anos no RS e sempre me considerei carioca, porque, óbvio, nasci no Rio de Janeiro. Sempre carioca e Botafogo!
Antes disso, teve também uma idiotinha... bem não vou tratar dessa gente.
-
HAHAHAHA!!! - Excelente!!


-
ATÉ O ZÉ SIMÃO ENTRE EM FRIA - Ele publicou em seu Blog. Escreveu um leitor: Notem, a imagem foi editada, todas as frases estão centradas menos a primeira. O espaçamento entre as letras trans ar difere dos demais.


-
SBT RS CRESCE - Em janeiro, o Anonymus Gourmet manteve a vice-liderança, sendo o SBT RS a emissora com maior crescimento no horário, com 2,8 pontos de média e 7,3% de share contra 2,2 da terceira colocada. A audiência apresentou um acréscimo de 23% e a participação de 39%.
Ao registrar a melhor média de todo o período em janeiro, a audiência do SBT Esporte cresceu 23% e a participação 26% comparado ao mês passado. Já na relação com o mesmo período do ano anterior, a audiência teve um aumento de 45% e a participação de 26%. Com destaque para o programa do dia 18, que fechou com 7,4 pontos, um índice 101% superior ao da emissora terceira colocada.
No primeiro mês do ano, o SBT Rio Grande registrou crescimento tanto na audiência quanto no share de 27%. O jornalístico segue na vice-liderança isolada por mais um mês, com 5,0 pontos de média e 12,6% de participação contra apenas 2,8 da terceira colocada.
O SBT RS foi a única emissora em janeiro a apresentar estabilidade no comparativo com o mês anterior e conquistou a vice-liderança na faixa das 24 horas de programação, com 3,1 pontos de audiência contra 2,8 da terceira colocada. Já no período da manhã, das 6h às 12h, continua na vice-liderança pelo segundo mês consecutivo com 2,5 pontos de média contra 2,1 da terceira colocada.
Na faixa da tarde, das 12h às 18h, a emissora registrou crescimento de 10% e no horário nobre empatou na vice-liderança com 4,2 pontos. Além da madrugada, que o SBT RS está consolidado na vice-liderança há mais de ano, fechando janeiro com 1,6 pontos de média contra 1,0 da emissora concorrente.
-
BOA ESSA - Não conhecia esta maneira "correta" de tratar bandido: "suspeito com prisão decretada".
-
DICA - Do Renato Kern:
Quanto ao crescimento das mídias digitais Folha, Globo e Estadão dá uma olhadinha no blog https://coleguinhas.wordpress.com/.
Alí tem posts dobre os desempenhos das mídias eletrônicas e impressas.
-
SOBRE IMPRESSOS - Escreve o Tiago Paz: Em relação aos jornais impressos, acredito que essa migração pro digital está sendo antecipada devido a crise econômica, pois prefeituras, estado e governo federal reduziram consideravelmente as inserções de anúncios nos jornais. O que salva os jornais menores ainda são os anúncios de supermercado pois tem oferta toda semana.
Acredito que boa administração e um setor comercial forte ainda podem manter viva uma publicação, veja o caso do Metro poa. Já o jornal O Sul fechou pois começou errado, um jornal de mais de 50 páginas com matérias da internet e raríssimo conteúdo local, deu no que deu.
O Sul esta economizando até nas fotos, pois a edição digital quase não tem fotos, com ressalvas a colunas sociais e esporte, no mais poucas ilustrações. Como diz meu pai "se querem assim" fazer o quê.
-
BUONA GENTE - Imagino, apenas, quanto a Festa da Uva pagou por aquela bobagem.
Um programa que ficou aqui no RS falando de polenta, salame, copa e vinho. Ao som de Sole Mio.
Fazia tempo que não via algo tão grotesco. Péssimo gosto.
Uma picaretagem que deve ter custado uma fortuna.
Se fosse um Globo Repórter seria, ao menos, uma tentativa de jornalismo e, acredito, mais barato.
-
NÃO INTINDI - A saída do bom Matheus Felipe da TV Record.



--



mundo literário

Finalmente

Paulo Motta, o magnífico, conta:

Me aguardem. Não esperem grande coisa, é só um amontoado de bobagens, queridos hereges.
A capa é do magnífico Cezar Arrué e o prefácio do celestial demoníaco Auber Lopes de Almeida.






--


mundo das tentativas

Concurso para professores

A Prefeitura de Canoas abriu inscrição para concurso e cadastro de reserva de professor de Educação Básica (PEB I), desde quinta passada.
O edital 49/2016 está disponível no site da Fundação La Salle, para provimento de 35 vagas.
Conforme a Secretaria Municipal de Educação, a abertura do edital se faz necessária, tendo em vista que há um concurso ainda vigente, mas que teve menos aprovados do que as vagas abertas para este cargo, o que poderia ocasionar falta desses profissionais ao longo de 2016 e, especialmente, em 2017, em razão das aposentadorias e do encerramento dos contratos temporários de trabalho.
Conforme edital, as inscrições estão abertas de 18/02 a 16/03, e a previsão para homologação do resultado final do concurso é 25/05/2016. Dessa forma, fica garantida a possibilidade de nomeação dos aprovados ainda em 2016, observando o que prevê a legislação eleitoral, que determina prazo máximo de homologação para 02/07/16).


--


mundo corretíssimo






--


mundo das piadinhas







3 comentários:

  1. Aposto que a mulher cuja foto ilustra tua postagem "Diário do Paraíso", não faz parte de nehum movimento feminista ou LGBT...

    ResponderExcluir
  2. Tua amiga a Milena da gaucha falou cheque sem fundos devolvido,,.Nossa com ela intilgente hehe

    ResponderExcluir
  3. Merda é o que mais brota na RBS TV sob a batuta da bruxa de preto.

    ResponderExcluir