Sexta, 6 de novembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA


É impressionante como tem gente maravilhosa que nasceu em Viamão. E como tem gente muito legal que nasceu em outras cidades e escolheu Viamão para viver.
Hoje, destaco um deles, nascido em Porto Alegre mas que vive feliz em Viamão, e que é leitor "antigo" do Blog do Prévidi: o arquiteto Eduardo Escobar.


Bom dia, Eduardo!







Semana Elis Regina


Que dupla!!










mundo midiático


BEM COMO EU DISSE. SÓ ANTECIPARAM
O DIA DO PASSARALHO GIGANTESCO







Na quarta, dia 4, escrevi que o Grupo de Comunicação iria terminar com o call center. E que algo em torno de 300 "colaboradores" seriam demitidos na sexta (hoje). No mesmo dia noticiei a participação de uma comedora de sucrilhos/cigarrinhos de chocolate em encontro da Federasul, quando anunciou "novidades" modernosas para o principal jornal do GC. Leia aqui.
Ontem, dia 5, a dita senhora resolveu antecipar o passaralho estratosférico. Apenas comunicou aos demais "colaboradores" que o departamento iria terminar. Leia aqui.
Viram como agem os "executivos mudernos"? Num dia dizem que tudo vai ficar ótimo, em função da tecnologia; no outro demitem, impiedosamente, todo um departamento.
-
E pior, com uma grossa cascata: que grande parte dos ex-"colaboradores" seriam contratados pela empresa que irá terceirizar o serviço. MENTIRA! A tal empresa vai contratar por salários irrisórios!
-
Leiam o que escreveu o Cristiano Martins, em sua página do Facebook:

Duas coisas: o call center sempre foi o lado otimista, o lado que fazia festa, gritaria, naquelas reuniões show de final de ano. Queria ver a videoconferência de Natal desse ano, o clima pesado... O outro detalhe: a agenda de homologações do Sindicato dos Jornalistas anda demorada. A minha ficou para semana que vem, dia 11, tendo eu me desligado da empresa por volta do dia 22/10...

-

Enquanto isso, no Grupo de Comunicação...

A Festa dos Jubilados em homenagem aos "colaboradores" com 10,15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50 anos ou mais de empresa, sempre realizada com grande pompa em ambientes fashions como Leopoldina Juvenil, União, Teatro Bourbon, será promovida para o Restaurante dos Colaboradores. Marcada para a noite do dia 16.
Será que a comida será aquela servida diariamente a preço subsidiado aos funcionários com porções racionadas?

-

Uma parte das dezenas de ex-"colaboradores".
As demissões iniciaram ontem




-

Diga com sinceridade: TEM JEITO?

-

Pra encerrar:
Escreve o jornalista Marco Poli:

Veja o relato que recebi de uma amiga. Jamais uma central de atendimento terceirizada vai poder agir dessa forma. Talvez por isso as grandes empresas de mídia internacional cresçam em exponencial geométrico e ganhem cada vez mais confiança entre os usuários, ao passo que as daqui respiram entubadas.
-
Vale a pena ler.

(clica em cima que amplia)





--


mundo rural

"Os militantes do mst são anjinhos revolucionários"

O "pensamento" aí pode ser atribuído ao fascistão do Stédile, o poderoso chefão dos que se dizem sem terra.
As fotos aí abaixo mostram como eles deixaram uma fazenda invadida em São Lourenço do Sul, Sol Agrícola, desocupada na última quarta. Fotos do advogado dos donos da propriedade, Lauri Lopes.

(clica em cima que amplia)











--


mundo prevenido

O dedo na próstata

O jornalista Clovis Heberle deu um puxão de orelhas no secretário da Saúde do RS, João Gabbardo:
Se o teu blog lançar um concurso para escolher a declarações mais desastradas dos secretários do governador Sartori - e dele, também -, quero desde já inscrever a do Secretário da Saúde, para quem  não é necessário que os homens de mais de 45 anos façam os exames preventivos do câncer de próstata.
Eu faço os exames há mais de dez anos, e aconselho a todos que façam o mesmo. O urologista pede exames de sangue que verificam, além dop PSA, glicose, colesterol e tudo o mais que pode detectar alguma alteração, além de uma ecografia do abdômen, para ver como estão o fígado, o estômago, os rins, o pâncreas, a bexiga.
Isto pode salvar a minha vida, sim.
O Secretário perdeu uma bela oportunidade de ficar calado.
-
Aí um funcionário da Secretaria da Saúde, Alberto Tomasi, respondeu:
Interessante a fala do Clóvis Heberle condenando o Secretário Gabbardo. Talvez o jornalista tenha informações que a comunidade científica desconheça, pois a Europa, Canadá e EUA não recomendam o rastreamento do câncer de próstata. Aliás, o próprio Ministério da Saúde reconheceu que o Secretário Gabbardo está correto e também atualizou suas diretrizes e não recomendam o exame de toque renal e o PSA para homens assintomáticos. Se o jornalista conseguir informações que façam todos esses países alterar suas posições, perfeito. Mas se ele não tem esse tipo de informação, então acredito que ele deveria ler o título do texto dele e se calar. http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/50308-saude-do-homem-prevencao-e-fundamental-para-uma-vida-saudavel
-
O Clovis Heberle replicou:
Alberto Tomasi: a única coisa que retifico no meu comentário é um erro de concordância: o correto é "as declarações". A opinião é minha, com nome e sobrenome. Quanto a você, tenho dúvidas, já que és funcionário do gabinete do secretário, e podes estar apenas defendendo o teu emprego.
Sabe, Alberto, vários de meus amigos e conhecidos não faz\em os exames preventivos por falta de grana para pagar ou um convênio que cubra os custos. Como a tua função no gabinete do secretário é de Ouvidor do SUS, sugiro que te empenhes em que estas pessoas possam fazê-los gratuitamente.
-
O Marcus Copetti encerrou o assunto:
Acho que o Heberle e outros não captaram a mensagem do Secretário de Saúde do RS. Gabbardo estava comentando da desnecessidade de "exames diários de próstata", realizados em enorme quantidade no Estado...

--


mundo midiático 2

Rádio contrata para 2016

Narrador de futebol, com nome respeitado em todo o Rio Grande do Sul, que tenha passado por emissoras de primeira linha. O profissional terá participação em programas esportivos durante a semana e jornadas nos sábados e domingos.
Salário: R$ 20.000,00, assegurados com a venda de uma quota de patrocínio para um refrigerante, de origem norte-americana, e de outro que está sendo negociado.
O contrato começa em janeiro de 2016, oficialmente, mas a empresa assegura um freelancer de R$ 3.500,00 para narrar uma importante peleja de foot-ball neste ano.

--


mundo político

Isso é verdadeiro!

Ainda deve estar lá:



--


mundo com memória

Eu vi jogar!

(clica em cima que amplia)





--


mundo midiático 3

Aos associados da ARP

Estamos no shortlist do Salão da Propaganda da ARP, mas nós queremos mais. Se você é associado, escolha o SBT RS na categoria Veículo do Ano.
O SBT RS é a emissora de TV que mais inovou e cresceu a sua programação local .
São 7 programas produzidos no Rio Grande do Sul, aliados aos mais variados conteúdos nacionais que compõem a completa grade de programação da emissora feita para sua família, com muita informação e diversão.
Em 2015, marcamos presença e realizamos ações de mercado nos mais importantes e conceituados eventos locais, como Expointer, Festival Mundial de Publicidade, Acampamento Farroupilha e Arena de Verão no Litoral. Ampliamos nosso conteúdo 360º na área do digital. Aprimoramos nossa estrutura, miramos no futuro e estamos ampliando o mercado. E para completar, temos também a indicação de Suzana Leonardis como Atendimento de Veículo do Ano.
Por isso tudo, vote SBT RS para Veículo do Ano. #votesbtrs

EU TÔ NA TORCIDA!!





--


mundo em expectativa

Postei isso no Facebook

TÔ NO AGUARDO
Depois do anúncio do show dos Stones em março do ano que vem, em Porto Alegre, aguardo:
- Os Incríveis
- Som Imaginário
- Os Mutantes 
- Renato e Seus Blue Caps
- O Terço
- A Bolha
- Os Lobos
- Liverpool 
- The Beatniks
- Os Novos Baianos
-
Bah, um monte de gente "sugeriu" nomes que nem lembrava mais. Claro que uns não entenderam a brincadeira, mas vale conferir algumas sugestões:
The Golden Boys, The Birds, Leno & Lilian, The Jet Blacks, Deno e Dino, The Animals, Brazilian Beatles, Succo, Lafayete, Os Vips, Casa das Máquinas, Joelho de Porco, Os Fugitivos de Santa Maria, Mutuca e Os Animais, Os Incendiários, The Fevers, Bixo da Seda, Renato Baldauff, Ana Mazzotti, Impacto,Hooligans, Vips, Quarteto em Cy, MPB4, Orquestra Tabajara, Trio Iraquitã, Gilberto Travi e Cálculo 4, et Blacks, The Bells, Os Brasas, Pholhas,  os índios "sioux-latinos" da Esquina Democrática que tocam versões melosas do ABBA na flauta, Menundo e a versão argentina, destes, o Tremendo, Joelho de Porco e o Sá, Rodrix & Guarabyra, Taranatiriça, Discocuecas,  e muitos mais!!
Pra encerrar:
CONJUNTO FARROUPILHA!!

-

NOTÍCIA URGENTE!!

O João Bosco Vaz informa:

 Renato e seus Blue Caps dia 14, agora, nos 60 anos do Lindóia. Jerry Adriani dia 12/12 nos 130 anos do Caixeiros Viajantes.
É mole?


--


mundo midiático 4

Variadas

ATÉ AGORA, A MELHOR DO ANO!!

(clica em cima que amplia)




DE UM LEITOR - Sobre a inteligentíssima Katia Suman que disse que" não tinha perfil para trabalhar em nenhuma rádio das que existem no FM hoje", acredito que reciproca também seja verdadeira, mesmo que, em ambos os casos, tudo ficou desmentido. Ou, em outro enfoque, vale dizer que jornalista que precisa trabalhar para qualquer patrão não deveria dar cusparadas para cima... Ou, ainda: soberba de jornalista dura pouco!
-
GIGANTE DO VALE - Do extraordinário Marcos Couto:
Atenção emissoras de rádio do nosso querido interior, que nesta época de final de ano se vêem envolvidas com a necessidade de transmissão de finais do Futebol de Campo e Salão em suas cidades. Precisando de Narrador o Gigante do Vale está ai a disposição.
-
MARIN LEVOU UM DA GLOBO - Está no noticiasdatv.uol.com.br:

Figura-chave nos bastidores do futebol brasileiro nas últimas duas décadas Marcelo Campos Pinto está deixando a Globo Esportes, braço de negociações de direitos esportivos do Grupo Globo. O executivo ficou desgastado internamente após os escândalos envolvendo corrupção nas negociações de direitos da Fifa e Conmebol e da prisão de José Maria Marin, ex-presidente da CBF, de quem era próximo. Em maio, na festa de encerramento do Campeonato Paulista, Campos Pinto discursou que Marin "fez história no futebol brasileiro".
Comunicado assinado por Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo, distribuído a diretores na quinta-feira (5), informa que Campos Pinto vai se aposentar no final do ano. Em seu lugar, a partir de segunda-feira (9), assumirá Pedro Garcia, diretor de Negócios dos canais SporTV, Premiere e Combate. A Globo Esportes ficará subordinada a um Comitê de Direitos Esportivos, formado por Carlos Henrique Schroder (diretor-geral da Globo), Alberto Pecegueiro (diretor-geral da Globosat) e Jorge Nóbrega (membro do conselho administrativo do grupo).
Nos últimos anos, Campos Pinto foi figura fundamental nos bastidores do futebol brasileiro. Deu as cartas nas negociações de direitos de transmissão. Em 2011, com a implosão do Clube dos 13, conseguiu manter o futebol na Globo negociando diretamente com os clubes. A TV passou a ser a principal fonte de receitas dos times. No ano passado, segundo estudo do Itaú BBA, Globo e seus canais pagos injetaram R$ 1,210 bilhão nas 23 maiores agremiações futebolísticas do país _que arrecadaram R$ 3,113 bilhões no total.
A aposentadoria de Campos Pinto já vinha sendo planejada desde o primeiro semestre. A área de direitos esportivos da Globo e Globosat será liderada em breve por Roberto Marinho Neto, filho de Roberto Irineu Marinho, como antecipou o Notícias da TV em junho. Pedro Garcia, que está assumindo a Globo Esportes, será o braço direito de Marinho Neto, o executivo que se exporá nas negociações com cartolas.
-
PÉROLA DE CONTIÚDO - Adivinha? Dica: é um canhão!

Notaram a construção da pérola?
Isso é a utilização perfeita das mídias sociais!!
-
PÉROLA DE CONTIÚDO NACIONAL - Ótima!!


-
MUITO BOM! - O caderno semanal Geração Empreendedora, do Jornal do Comércio de Porto Alegre. Leitura obrigatória. Está na 11ª edição.

--


mundo das ideias

Barbada





--


mundo das piadinhas







10 comentários:

  1. Sobre o MST: só vão para no chumbo quente. Jihadistas não são um povo - a bobagem vinda de um ministério do "actual" governo não surpreende. O Clóvis Heberle está certo sobre exames periódicos de próstata, mas, segundo o urologista que consulto, faz-se o PSA (via sangue) e uma ecografia. O exame de toque só é necessário para um PSA a partir de 2,5, disse-me ele na primeira consulta, é que consta da literatura científica. Já quanto ao GC, sua agenda está fora da sintonia da sociedade. Exemplo: mesmo com o crime de responsabilidade fiscal da presidente(A) (que devido ao A deve ter sido estudanta, principianta, inventarianta, etc), eles insistem que não há motivo para deposição, e deram no último domingo três páginas para o Singer dizer, entre outras bobagens, que o Vaccari não foi condenado por corrupção (ele não vê, ouve, lê o noticiário?). Tem mais: o GC parece ser contra o PT, mas é que eles não podem ignorar o que até o JN dá. Mas ignoram, por exemplo, o acampamento do MBL em BSB. Ufa! (Bertrand Kolecza)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que a imprensa tinha o poder de condenar alguém, eu pensava que isto competia ao poder judiciário e seus juizes.

      Excluir
  2. Prévidi, senti falta d'A Cor do Som na tua lista de bandas!

    ResponderExcluir
  3. Faz poucos minutos que dei duas pauladas nos “gênios” que temos nas redações. Está no meu blog. Sei que estou sendo violento, mas penso que os que assim se comportam ou voltam ao curso primário ou devem receber semanalmente como alimentação um fardo de alfafa e um saco de milho.

    ResponderExcluir
  4. eu gosto muito de musica e ouços de todos os estilos mas nao consegue entender a supervalorização dada a algumas bandas como as demais nao
    existissem. agora ano que vem os rolling stones estarao em porto alegre
    com preços altissimos ou seja para publico elitizado e muitos fãs nao poderao ver.

    ResponderExcluir
  5. Marco Antonio vai ganhar 20 mil por mês na Guaiba??? Rapaz...

    ResponderExcluir
  6. URGENTE- FALHA NO PREMIO PRESS:

    Previdi, tem operadores de camera concorrendo na categoria REPORTER CINEMATOGRAFICO !!
    o da pampa nem tem faculdade e recebeu uma carta como JORNALISTA!!
    ALO SINDICATO DOS JORNALISTAS! nao fazem nada, como permitem uma barbaridade dessas com a classe?
    É UMA AFRONTA!!

    ResponderExcluir
  7. E o detalhe é que a primeira vez que essa categoria aparece no prêmio press, empurrada goela abaixo pela Arfoc.

    Enganaram o Julio Ribeiro e a Revista Press, que tanto defendem os jornalistas! Previdi, publica aí, avisa eles! Nao é possivel que vao deixar subir ao palco cameras que mal sabem gravar, como se fossem jornalistas, repórteres cinematográficos! que horror e esse, e ainda tem uns se exibindo em rede social com a carta escrita :" sr jornalista fulano, tu é finalista do premio press"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranha a postura desse senhor. O curso universitário para formar profissionais em Comunicação Social é algo implantado na ditadura e para melhor controlar aos profissionais. Tive um vizinho de porta em Salinas, Cidreira quando meus filhos ainda pequenos, o Antonio Pederneiras, para nós o Toninho, um exemplo de cidadão e que durante sua vida foi câmera man como diziam à época. Para mim Toninho foi repórter cinematográfico, goste este senhor ou não. Minha formação como fotógrafo data de 1968 e da minha turma um era o Abelardo que toda sua vida foi fotógrafo no Correio do Povo. Ele já está aposentado. Vejo todos os dias tanto no CP quanto em ZH coisas absurdas em termos de redação escritas por JORNALISTAS devidamente DIPLOMADOS e o Prévidi posta no seu excelente blog. Qual jornalista domina todos os assuntos? A resposta é óbvia. Nenhum. O melhor repórter da TV RB$ é um negrão, baiano, o senhor Soares que aparece em todos os dias da semana no Jornal do Almoço. Esse cidadão não cursou comunicação social e sim quando de passagem por Santa Catarina conseguiu um diploma em Pedagogia. Na Globo há gente como o senhor BonneMER que costuma dizer, assim como os demais: fala pra gente, contra pra nos e por aí vai. Há lá igualmente a mulher do senhor BonneMER, Fátima, hoje com um programa de encher linguiça ao final da manhã. Quando de chuvas que desabrigaram milhares de pessoas na região serrana do Rio de Janeiro dita senhora bancou a repórter e lascou o que segue: o motorista estacionou o carro e estamos CAMINHANDO A PÉ. Ela presumo seja jornalista diplomada. Sei de muitos outros casos inclusive na RB$ de profissionais que apresentados na DRT tiveram seus registros como jornalistas sem nem mesmo precisarem comprovar que já escreviam em veículos de comunicação.
      Para encerrar digo ao senhor que quando ainda muito jovem, portanto já faz de meio século tive um texto meu publicado no Correio do Povo em que acusava o Estado de Israel de ter ASSASSINADO Adolf Eichmann. Fundamentei tal no fato de que diz o direito que não há crime sem lei anterior que o defina. Como os crimes atribuídos a Eichmann foram anteriores ao Estado de Israel este não tinha o direito de julga esse criminoso de guerra.
      E agora doutor?
      Para sua informação afirmo que não cursei Comunicação Social e ouso editar um site em que expresso minha visão política e que por não vender espaços tenho total liberdade editorial.
      Se o senhor não o conhece o endereço é: www.praiadexangrila.com.br

      Excluir
    2. Aula de jornalismo no Jornal do Almoço?
      Aquela senhora que infelizmente o senhor Falcão não levou para Recife agora largou mais uma pérola. Disse ela: vamos ver dois projetos LEGAIS. Pensei em alguma proposta de lei o que obviamente só seria aprovado especialmente se fosse lega. Mas enganei-me, pois um dos projetos LEGAIS a que ela havia se referido era a execução de antigas canções infantis executadas por orquestra.
      Entra então uma repórter, por certo também com formação universitária em jornalismo e larga outro absurdo ao dizer: um MONTE de gente. Fiquei a imaginar a dificuldade em amontoar diversas pessoas o que não deve ser uma tarefa nada fácil.
      Obviamente que me recordei de um revoltado que criticou os que denominam de repórteres fotográficos aos fotógrafos assim como os cinegrafistas de repórteres cinematográficos. O comentário do ofendido está na edição da sexta-feira passada no excelente blog editado pelo jornalista formado, José Luiz Prévidi.

      Excluir