Terça, 13 de outubro de 2015




Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA


No sábado, muita gente assistiu, como eu, pela TV aberta - TV Brasil ou TVE - o jogo do grande Brasil de Pelotas contra o Fortaleza. Vencemos bravamente por 1 a 0. Agora temos que montar uma imensa retranca para garantir um empate e rumarmos para a série B do Campeonato Brasileiro.
Um dos fanáticos torcedores do Brasil é o Ramiro Curi de Lemos, que também é leitor diário do Blog do Prévidi.
Pelotense dos bons!!

Bom dia, Ramiro!






HAIR


São poucas, mas ser velhinho tem as suas vantagens.
Uma delas é ter histórias para contar. Aquilo que viu.
Uma.
Assisti a peça Hair, em Porto Alegre, no Teatro Leopoldina. Anos 70 (não queiram precisão na data).
Babem de inveja do elenco:
Hair contou em seu elenco, entre 1969 e 1972, com vários atores jovens, muitos deles ainda desconhecidos, que mais tarde se tornariam astros do cinema e da televisão. O elenco original era encabeçado por Altair Lima, Aracy Balabanian, Armando Bogus, Bibi Vogel, Sonia Braga, Laerte Morrone, Helena Ignez, Fernando Reski, Ricardo Petraglia, Maria Regina, Ariclê Perez, Maria Helena Dias, Neuza Borges, Rosa Maria, José Luiz de França Penna, Buza Ferraz, Ivone Hoffman, entre outros.
Mas o rodízio de atores foi grande devido à extensa temporada de dois anos em cartaz, e assim, passaram por lá também, Luiz Fernando Guimarães, Célia Olga, Antonio Pitanga, Cléo Ventura, Esther Góes e Edyr de Castro (mais tarde uma das Frenéticas); posteriormente Antonio Fagundes, Francarlos Reis, Nuno Leal Maia, Ney Latorraca, Denis Carvalho, Tamara Taxman, Maria Aparecida Baxter, José Wilker, Betina Viany, Tânia Scher e Wolf Maia, entre outros.
A grande estrela do musical, porém, foi Sonia Braga, então com 18 anos. A princípio recusada pelo diretor Ademar Guerra, só entrou no elenco por insistência de Altair Lima, também ator do musical e um dos produtores, que comprou os direitos da peça para ser encenada no Brasil e investiu todas as suas economias nela. Também houve, em 1969, o lançamento do disco LP da peça Hair pela Produções Fermata.
Mais tarde, Sonia foi consagrada por Caetano Veloso em seus versos "uma tigresa de unhas negras e íris cor de mel, ela me conta que era atriz e trabalhou no Hair", da música "Tigresa", de 1977.
-
Depois assisti ao filme, no final da década de 70. No Cine Baltimore. Ou no Cacique?
Beleza de filme, com aquela cascata da Era de Aquário.
Esta é a abertura do filme Hair, de 1979, dirigido por Milos Forman, baseado no musical.
O diálogo inicial:

- Não se preocupe muito. Só os inteligentes devem se preocupar. Deus olha pelos ignorantes.

Vai!!







mundo especial

UM DIA DAS CRIANÇAS ESPECIAL
NO PRESÍDIO CENTRAL DE PORTO ALEGRE - 2


A festa Doce Criança, no Presídio Central de Porto Alegre - confira post de ontem aqui - teve apoio do Tribunal de Justiça do Estado, da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, do Instituto Cultural Estado de Direito, empresários de diversos seguimentos e teve a colaboração de policiais militares, servidores da Susepe e voluntários.
A Giuliana Meira ficou direto no Presídio, durante os dois dias da festa. Ela é funcionária da Susepe.
-
Organizadores do evento: Tenente Silva Lopes, Sd Lizandra Lopes,  Agente Penitenciário Giuliana Meira, colaboradores fundamentais do projeto "Doce Criança", Dr.  Clodoaldo Pinilla, Major Carlos Magno, Capitão Vinicios Ayres, Sd Francischett, patrocinadores, empresários diversos da sociedade gaúcha, Vara de Execuções Penais,  Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Instituto Geral Estado de Direito, voluntários, policiais militares e servidores da Susepe, todo o evento teve o total do diretor do Presídio Central de Porto Alegre, Ten Cel Marcelo Gayer.









QUE BELEZA DE FOTO, HEIN?








mundo midiático baba-ovo

NADA COMO SER PUXA-SACO

PARA AGRADAR O PATRÃO!!


Luiz Cláudio Cunha, um dos maiores jornalistas do Brasil


É o tipo mais asqueroso. Aliás, é páreo duríssimo com o dedo-duro.
Puxa-saco, baba-ovo é um tipo até comum nas rádios, TVs e jornais.
Mas tem uns que conseguem extrapolar qualquer definição.
-
Não vou dar cartaz pra babaca.
Por isso não dou maiores informações sobre esses sabujos. Só digo que é uma rádio "jovem" do grupo de comunicação.
-
Leiam um trecho do programa que foi ao ar às 18 horas, 7 de outubro. Quem vomita as bobagens é o chefinho do programa.
Ah, sim, complete os pontinhos. Depois comento:

(...)
... presença do presidente da nossa empresa, ..................., nosso bruxo. A gente foi acometido por um boato irresponsável, cretino, dia desses aí, onde um jornalista irresponsável, uniu pontos lá imaginários e decidiu publicar que o ............................. estava sendo afastado da presidência do Grupo. Uma calhordagem sem fim... Daqui a 20 anos, ele vai sair, e o cara vai dizer: "Viu, eu falei!"
(... )
o discurso do  querido ....................... é o seguinte:  nós aqui na ......., devemos ser, e trabalhamos para isso, todos os dias, para sermos reconhecidos como a maior empresa de comunicação do mundo pro sul do Brasil. Isso não tem preço!. O cara chega que chega na tua frente e manda essa! Pô, tu mata no peito, domina a gorduchinha e sai jogando! Ganhou o grupo. Estamos aqui, pode contar com a gente, presidente. A gente se orgulha de tá aqui!

Sério, eu jamais tinha escutado, numa rádio, uma sabujice tão grande.
Quando eles falam em "jornalista irresponsável", por imbecilidade total, pode estar falando do Prévidi, que apenas referiu-se a uma matéria publicada no site do Jornal JÁ.
Acredito que como o tal chefinho é um bocó, desinformado e burraldo, ele não tem a menor ideia de quem é o jornalista Luiz Cláudio Cunha, quem fez a matéria sobre a saída do presidente jovem e tímido do grupo de comunicação. Esse radialista idiota, talvez por ser "jovem", não sabe que o Luiz Cláudio é um dos maiores jornalistas que o RS já produziu. Se ele não fosse tão bisonho, leria no Google que o Luiz Cláudio foi quem descobriu o sequestro dos uruguaios Lílian e Universindo, em plena época em que os milicos mandavam no país. Descobriu e publicou na Veja.
-
Mas, Luiz Cláudio Cunha, releve, porque esse tipo que fez esse discurso babaca não tem o apoio nem da maioria de seus próprios colegas de grupo de comunicação.
O beócio em questão deveria saber que o SEU bruxo e querido presidente jovem e tímido não mora em Porto Alegre. Fica alguns dias por aqui, cada vez em um hotel diferente (?) - sua família está estabelecida em São Paulo. E, acreditem, o grupo de comunicação quer contratar uma espécie de executivo-chefe para colocar ordem na casa e evitar que o grupo degringole de vez..
-
Otários!!

--


mundo político

Sem comentários

Até quando? Capas da quatro revistas semanais:


(clica em sima que amplia)



--


mundo midiático 2

Décadence absolu

Cadernos de classificados* de domingo de um dos 5 maiores jornais do universo:

Imóveis - 20 páginas
Veículos - 6 páginas
Emprego - 6 páginas
Geral - 4 páginas

* Todas as páginas com inúmeros anúncios do próprio caderno de classificados.

--


mundo demagógico

Cadê os caranguejos que querem derrubar o muro da Mauá?

--


mundo demagógico 2

Porto Alegre abandonada

Faltavam dois anos para a Copa do Mundo e a Prefeitura, irresponsavelmente, anunciou uma série de obras que iriam modificar a cidade.
Chegamos ao período da Copa e foram inauguradas duas ou três obras.
Algumas estão deixando para inaugurar no ano que vem, se possível bem próximo as eleições de outubrio.
-
Agora, leio no site Sul21 (http://www.sul21.com.br/jornal/prefeitura-estima-que-revitalizacao-no-largo-dos-acorianos-ficara-pronta-em-outubro-de-2016/) que "os moradores de Porto Alegre ainda terão que esperar pelo menos um ano para ter de volta um dos principais cartões postais da cidade, o Largo dos Açorianos. O local, que há alguns meses era palco de confraternizações e festas ao ar livre, agora está com o lago esvaziado, sendo chamado ironicamente de “pântano” nas redes sociais. Vazio desde fevereiro, o lago será reformado, assim como a praça em seu entorno, em processo que deve terminar somente em outubro de 2016".
-
Não dá pras levar a sério.

--


mundo midiático 3

Variadas

ABOBADOS DA ENCHENTE - Recebo:
Nunca se viu tantos abobados pela enchente do Guaíba. A começar pelos coleguinhas da imprensa que insistem na tolice de identificar o Guaíba como "lago". Um dia, inventaram essa bobagem sabe-se lá o motivo e o efeito manada se proliferou com teses sobre a nova denominação do velho, poético e imutável Rio Guaíba. "Lago", dizem todos os dicionários, é uma porção de água CERCADA de terra por todos os lados. Um lago também pode receber água de rios e afluentes menores, um desaguadouro, mas jamais esse lago poderá ter outra comunicação. O Guaíba acolhe águas de cinco rios, mas em Itapoã se integra a Laguna dos Patos que se comunica com o mar em Rio Grande. Logo, o Guaíba pode ser qualquer acidente geográfico, menos lago!.
Vem de 1941 a expressão abobado da enchente, quando o então Rio Guaiba transbordou e deixou muita gente abobalhada em Porto Alegre. Os "abobados" continuam vivos, por aí...
-
ABOBADOS DA ENCHENTE 2 - Os que trocaram de rio para lago não tinham nada de abobados.
O engenheiro Henrique Cezar Paz Wittler, em artigo publicado no Blog do Prévidi, no final de semana retrasado, comenta:
Para liberarem mais obras na orla do Guaíba trocaram o topônimo de Rio Guaíba para Lago Guaíba, ganhando com isto 470 m numa faixa ao longo do Rio Guaíba. Esta faixa resulta de que aplicando a Lei Federal 4771/65 para o caso de Rio Guaíba a faixa de APP seria de 500 m e se Lago Guaíba seria de 30 m.
Esta mudança de nome foi questionada pelo IBGE/CONCAR nos anos de 2005 dizendo que fosse adotado o topônimo de Rio Guaíba e não Lago Guaíba.
A omissão do representante do IBGE no Rio Grande do Sul permite que a área da orla seja agredida.
-
CALMA, CALMA - Amanhã, Regina Lima terá mais uma reunião com a direção da Band RS. Tratam de um programa que poderá ser apresentado nas manhãs de sábado. Apenas isso.
Vocês sabem, hoje, qualquer novo programa em rádio ou TV passa obrigatoriamente pela certeza de anunciantes. Ninguém é contratado só pelo nome. Claro que o nome e competência é fundamental, mas tem que "estar acompanhado" por bons patrocinadores.
-
FOI BEM - Mônica Fonseca, a Venenosa do Balanço Geral, da Record RS, é estudante de jornalismo e saiu muito bem, falando ao vivo, ontem, direto do Tesourinha. É do ramo.
-
O MAGISTRADO - Segundo informa o Egon Müller, o Magistrado "vai atingir o topo de sua carreira: será coroado Rei... Cada vez mais gordo, ele já foi convidado para ser REI MOMO do Carnaval de 2017 em Porto Alegre, Caxias, Alegrete e no Carnaval Fora de Época de Uruguaiana.
-
PERGUNTINHA - Na semana retrasada o programa que é uma mistureba cumpriu uma série de pautas com crianças. Teve até um rapazinho que colecionava bonecas. Será que não erraram o dia?
-
PERGUNTINHA 2 - Quem é que usa a expressão "pequeno" para se referir a uma criança?
Pequenos explicam o
que é ser criança e o
que é ser adulto
-
MISTUREBA - É o programa porta-voz da geração moderninha, a natuteba/brechó/ciclista: Estudante cria looks inspirados na série da Rede Globo com peças de brechó. Outra: Naoma Amaral dá dicas na hora de escolher o look.
-
NOVA REVISTA 


-
PRÊMIOS - Começa aquela época de "matéria especiais" em jornais, rádios e TVs. Apenas visando prêmios. Nada além disso.
-
NÃO COMENTA!! - No jornal aquele, um dos 5 melhores do universo:



-
SENSACIONAL! - Num dos cadernos de sexta passada, do jornal que é um dos 5 melhores do mundo, entrevista com Ronaldinho Gaúcho. No mesmo encarte, a matéria seguinte é intitulada assim: "Dicas para evitar a Ressaca".
Na página posterior a manchete é esta: "5 Coisas que todo mundo já viu um Borracho Fazer".
O caderno fecha, na última página, com uma propaganda de cerveja! Tudo a ver!


--


mundo solidário

Evento legal

(clica em cima que amplia)




--


mundo solidário 2

Muito legal

Em alusão ao Outubro Rosa, a Santa Casa conta com duas atividades muito especiais nesta semana. No dia 14, a partir das 10h, haverá desfile de perucas no Hospital Santa Rita. Os acessórios foram doados pela empresa HD Perucas e ficarão à disposição das pacientes em tratamento oncológico na unidade hospitalar. Entre as modelos que irão desfilar com os itens, pacientes, voluntárias e funcionárias da instituição. A atividade terá sonorização da DJ Andrezza Corleto, que é também filha de uma paciente do Santa Rita.
Já no dia 15, a psicóloga Sílvia Haas irá conversar e tirar as dúvidas das pacientes do Santa Rita que estão em tratamento contra o câncer. Temas como a persistência durante o tratamento, incluindo fatores como a relação da família e pessoas fundamentais para o apoio durante o tratamento e a importância do apoio profissional de médico ou psicólogo serão abordados. A atividade também ocorre no Hospital Santa Rita, das 8h15min às 9 horas.
Em comemoração ao Mês da Criança, o Hospital da Criança Santo Antônio ainda vai realizar muitas atividades recreativas para seus pequenos pacientes. Esta semana conta com apresentação teatral (quarta, 10h), pet terapia (quarta, 15h), circo (quinta, 14h), orientações lúdicas sobre trânsito (quinta, 14h), coral (quinta, 15h), oficina sobre reciclagem e natureza (sexta, 10h) e contação de histórias (sexta, 15h).

--


mundo da fotografia

Porto Alegre é assim!

No verão é um calor insuportável. Em toda a cidade, a antiga expressão "calor senegalesco" não se aplica - é muito pior. Tanto é que há anos me mudo para o maravilhoso Litoral Norte, para a paradisíaca Oeisis International. Compromisso na capital? No máximo em 1 hora e meia estou a disposição.
No inverno não tem jeito. Só se mudando do Estado. É chuva, muita umidade, um frio ridículo. Até Oeisis não fica paradisíaca - pelos menos não é tão frio.
Primavera? Não tem. Para terem uma ideia, chove há semanas. Sem parar. Na semana passada - orguçho gaudério, modelo a toda terra!! - Porto Alegre integrou a lista das 100 cidades que mais chovem no mundo!!
-
O repórter-fotográfico Ricardo Stricher matou a charada: "Porto Alegre esta assim, um guarda chuva por habitante."


-
Realmente, um horror! As pessoas estão sempre molhadas!! Esta, a foto, não é do Ricardo:



-

Essa é ótima:




--


mundo canalha


O escroque, bandido e "apóstolo" Valdemiro Santiago,
dono da Igreja Mundial do Poder de Deus.






--


PIADINHA








2 comentários:

  1. O teu 'até quando' faz eco com os 'até quando' contidos nos Salmos. Especialmente um: até quando se transforma honra em desonra. (ou vice-versa) (Sl 4,2)

    ResponderExcluir
  2. Prévidi:

    O momentâneo caso do impeachment da Presidente Dilma e toda a liturgia inerente ao mesmo, nos faz lembrar do escândalo Watergate e a renúncia do Presidente Nixon em 1974 – agosto. Sinceramente, o caso deles é um café pequeno perto do nosso. Acabei de reler “Os Últimos Dias” – um bom livro/relato dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein. Aqui, a Dona Dilma, e seus sicários, tenta pegar uma migalha havida no governo do Presidente F.H.Cardoso e misturar com a crise – estupenda – do momento, a crise petista. Nada diferente do crápula do Nixon: “John ( Dean - aquele que depois o traiu), prepara uma lista com as violações dos democratas, aqueles hipócritas”, ordenava ao seu ajudante, “o outro lado também tem que pagar o preço que estou pagando”. Se os juízes do nosso Supremo não liberarem, por motivos de somenos, urgente o andamento do processo, aí, então, deixamos de ter uma (terrível) crise de credibilidade, econômica, moral, etc., para termos, então, a crise Institucional (ou, em outras palavras, viraremos uma Venezuela, Bolívia!). Neste caso, ninguém, em sã consciência, saberá como terminaremos, mas, coisa boa não teremos!

    ResponderExcluir