Sexta, 4 de setembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.








O LEITOR DO DIA


É o Augusto Leitão, ex-colega da Assembleia e vizinho de praia - ele em Atlantic Garden e eu em Oeisis.
Um baita poeta!
E faz uma piada muito legal, com ele mesmo: "Jamais vou conhecer uma cidade chamada Mato Leitão!!".

Bom dia, Leitão!






A EXPOINTER NÃO DEVERIA
SER REPENSADA? 


Não sei se vocês já foram no camelódromo de Porto Alegre. Fui uma vez. E só olhar aqueles corredores infindáveis me deu um cansaço tamanho que não fiquei mais do que alguns minutos lá dentro.
A mesma impressão tive ontem na Expointer, depois de não aparecer por lá há quatro edições.
Olhava aqueles corredores sem fim e me dava um cansaço terrível. Além do calor.
Mas dei uma banda, em passo de tartaruga. Bichos? Só vi umas ovelhas, de longe.
-
Tiver uma agradável surpresa (não, não é o orelhão para anões):





Depois mais um estande, com venda de produtos uruguaios:


-
Vocês não imaginam o que tem de camelô por lá. Muito "artesanato paraguaio". De tudo!
E tudo que é tipo de lanche e almoços.
Um negócio muito camelódromo.
Ah, por exemplo, uma garrafinha de água a 4 reais. Fora do parque é 2 reais.
Dentro, tudo caríssimo. Até um prosaico cachorro quente.
-
Legal que tem Farsul e Senar por tudo que é lugar. Tipo este, para recreação das crianças:




Tem muitos estandes nada a ver, especialmente do Governo do RS. Mas nada a ver, mesmo.
E curiosidades, como esta: a VITRINE DA CARNE GAÚCHA:




Fiquei um tempo parado por ali, mas não intindi nada. Umas carnes lá dentro, com uns caras de macacão e esse pessoal ali, olhando. Muito estranho.
-
Também vi muitos brigadianos e inclusive em dupla com soldados do Exército. Legal.
E não faltam banheiros. Por toda parte!!


-
Saí de lá, uma quinta, por volta das 14 horas. Muita gente chegando para ver não sei bem o quê.
Os bichos? Os camelôs? Os brinquedos? O passeio de helicóptero? Algum instituto deveria fazer uma pesquisa para saber o motivo das visitas. Muita gente simples, com pencas de crianças.
Imagina no final de semana...
-
Não entendo nada de agronegócio, mas tenho um palpite.
Deveriam ser realizadas mais 3 ou 4 "expointers" por ano. Não apenas para que o Governo fature com o aluguel de estandes, mas que as pessoas tenham oportunidades de conhecer mais sobre o campo. E que possam consumir produtos realmente simples e naturais (acreditem, até redes de fast-food estão presentes!).
O negócio é tão grande que não consegui descobrir onde era o pavilhão que vende produtos naturais.
-
E deveria ter uma Expointer especial para quem está diretamente ligado ao agronegócio.
Sabe como os meus amigos, que trabalham no setor, se referem à Expointer?
- Bah, é um saco!!


--


QUE FEIO, MOGADON!

Não tenho absoluta certeza, mas acredito que tenha sido a primeira vez, na história da Record no RS, que a TV, Rádio Guaíba e Correio do Povo combinam de publicar e repercutir uma informação. Sim, porque o CP sempre demonstrou uma soberba típica da concorrência. Tipo bobagens assim: a rádio ou a TV faz uma entrevista exclusiva e o jornal sempre se refere como "em entrevista à TV Record" ou "em entrevista a Rádio Guaíba", como se a TV ou a Rádio fizessem entrevistas. Jamais citam o programa ou o profissional que entrevista.
Hoje os três veículos divulgaram, com exclusividade, a denúncia da bancada do PT na Assembleia, de que o Governo poderia que pago, além dos 600 reais, mais 778 reais por funcionário. Porque o Governo tinha em caixa 270 milhões de reais, guardadinhos - sabe-se lá o motivo.
Escutei o secretário da Fazenda, Gionavi "mogadon" Feltes hoje de manhã mas não intindi patavinas do que disse ou tentou dizer. Notei apenas que ele quis desqualificar o líder da bancada petista, deputado Luiz Fernando Mainardi. No site do Correio leio que mogadon disse que "Mainardi não tem honestidade intelectual". Hahaha!!! É muito engraçado o mogadon!

--


POR MIL ZELOTES!!!

Já cansei de escrever e falar que um Governo não pode ser amiguinho de apenas um grupo de comunicação.
É uma burrice descomunal!
E não se conquistam amigos apenas com a veiculação de propaganda.

--


MUNDO MIDIÁTICO ESPECIAL

Grande ideia para um grupo de comunicação gaúcho

Aquele mesmo, que edita um dos cinco maiores jornais do universo, é responsável pelo canhão radiofônico e pela única emissora televisiva gaudéria.
A SOLUÇÃO DEFINITIVA!!
Ao invés de ficarem demitindo jornalistas homeopaticamente, adotem logo uma estrategia revolucionária, como sugere o Sensacionalista:

Empresa demite todos os jornalistas
e lança jornal para colorir

A crise econômica fez mais uma vítima na imprensa. Dona do jornal “The Bad Times”, o grupo CJK anunciou hoje que seu principal veículo vai mudar o direcionamento. A partir de amanhã o diário chegará às bancas em branco. O diretor executivo da empresa explicou a decisão. “As pessoas não querem mesmo ler, então resolvemos seguir o exemplo das editoras, que apostaram no sucesso dos livros para colorir”, afirmou.
A tentativa de fazer um jornal sem jornalistas pode ser a solução para o encolhimento dos diários no mundo inteiro. Uma iniciativa inédita é a do Boston News, que vem publicando apenas testes que fizeram sucesso no Facebook em versão impressa. “São os novos tempos”, disse um executivo.

--


REFLEXÃO

Eles se compadecem do menino morto
na beira da praia turca e matam os haitianos em São Paulo!

--


MUNDO MIDIÁTICO - 1

Até os chatos de galocha devem ter limites

Marcos Fernando Uchôa Leal escreve:

Depois de ficar muito tempo sem acompanhar o Rogério Mendelski, voltei a fazê-lo desde alguns meses. Cansei dos programas matutinos à “toque de caixa” e seus irritadiços apresentadores.
Pois não é que para minha surpresa, escuto as participações inconvenientes e irritantes desse chato monumental chamado Renato Rossi, no programa do Rogério.
A começar que não entendo qual a relevância de ter esse cidadão com comentários sobre automóveis em diversos espaços da emissora.
O que interessa saber sobre lançamentos de veículos caríssimos, no mercado internacional?
E isso ao meio dia, horário nobre em qualquer programação de rádio.
Inconveniente, chato, falastrão e com uma péssima dicção!
É o que destoa do excelente programa que o Mendelski e o Boelke têm conduzido. Aliás, o Boelke, uma grata surpresa nesse formato e horário.
-
Faz muito tempo que acompanho o Rogério Mendelski. Não apenas nas rádios, mas lia sempre suas colunas nos jornais do doutor Breno Caldas. E até mesmo na TV.
Há anos, quando acordo, ouço o Bom Dia na Rádio Guaíba, na sacada,  para não incomodar os que ainda dormem.
Por que o acompanho? Porque aprendo muito com ele. Primeiro, o Rogério não vai atrás de modinhas, não tem a sua opinião atrelada a intelligentsia gaudéria. Dá pau em quem merece e elogia da mesma maneira. Trata todos bem, dá espaço para todos, mesmo que depois conteste.
-
O preâmbulo se justifica, porque já tratei do "chato de galocha", indiretamente.
Já que o Marcos Leal escancarou, eu afirmo: Quando o Renato Rossi entra no programa eu desligo o rádio. E não é só em função de comentários sobre carros, que não me interessa. O cara é inconveniente, mesmo.
Hoje, por exemplo, veja só o peito do rapaz: ele se invocou, ficou irritadinho com o Mendelski!! Soltou as patas, como um guri mimado, o dono da bola.
Como não o escuto, hoje, estava insuportável. Falou em "carro de pobre", em "carro do primeiro mundo", um negócio completamente idiota.
Esse "comentarista" é aquele quem criticou o Papa Francisco, quando circulou pelo Brasil com um "carro popular da Fiat". O bem informado não sabia que o Papa havia proibido o uso da frota do Vaticano, de Audis e Mercedes.
-
Me contam que o dito só irá no Bom Dia apenas na sexta.
Ufa!
-
Ah, ia esquecendo: no tempo que suportava o "comentarista de carros", ligavam uns caras fazendo perguntas, tipo "o que tu achas do tal carro, que pretendo comprar?". Pra mim, pura cascata.

--


PARA LEMBRAR

Do Idacil Amarilho:

Mantega, o grande economista do PT, para a Folha de S. Paulo de 19 de outubro de 2014:
- Vai quebrar a cara quem apostar na alta do dólar.

--


FOTO DA SEMANA:
GREVE ESTAFANTE!!

Na quinta, no Centro de Porto Alegre.
Contribuição da Karine Hasse:




--


DA PÁGINA "PORTO ALEGRE 24 HORAS" NO FB

Esse é o "inocente" que morreu hoje (quinta) cedo (em Porto Alegre)
após trocar tiros com a Brigada Militar! Tadinho dele...





--


MUNDO MIDIÁTICO - 2

Variadas

BANRISUL - Fui ontem no almoço do Banrisul na Expointer. Era uma tradição, até que Tarso Fernando assumiu o Governo e terminou com a confraternização. Aliás, os petistas-banqueiros detestavam qualquer tipo de relacionamento - tanto é que se tivessem ficado mais 4 anos teriam levado o banco para o buraco.
Estava bem legal, organizado pelo Nikão Duarte. Conheci alguns diretores e o presidente, funcionário de carreira com 34 anos de atividade, Luiz Gonzaga Veras Mota. Estava lá também o meu amigão Fernando Postal.
Legal também que o presidente do Banco me disse que lê o Blog do Prévidi sempre que pode. E três garçons vieram conversar, também leitores do Blog. O Nikão é leitor diário, como me confessou.
É a consagração!!
-
ISSO NÃO SE FAZ - Assisti ontem no jornal da Simone Santos, na TV Record, a loucura do repórter Voltaire Porto e o do repórter-cinematográfico Adilson Correa no meio do tiroteio da Brigada com a bandidagem no Morro Santa Teresa. Sem colete, sem proteção nenhuma.
-
GOD!! - Tem que virar mesmo jornal para colorir!
E o sabujo-chefe continua "palestrando" sobre a importância dos jornalistas!!
Olha essa de ontem:

Como os jornais do mundo publicaram a foto do menino morto

Centenas de jornais do planeta vincularam a imagem nesta quinta-feira

Claro que algumas horas se passaram e andou por lá alguém alfabetizado e mandou arrumar.
-
CUMÃ? - Escuto numa rádio hoje, perto do meio dia, que o diretório do PMDB fica na avenida João Pessoa, próximo a rua Luiz Afonso. Tóing!!
-
DIRETO DO HAITI - Do jornalista Walmaro Paz:
Companheiros, cheguei ontem (quarta) ao Haiti. Porto Príncipe. É uma cidade cheia de gente pelas ruas. Muito quente, mas também muito amável. Já fiz uma entrevista com um dos candidatos a presidente, Jean Jaques Chavannes. Estive no consulado onde encontrei mais de 200 haitianos esperando o visto para o Brasil. Conversei com o Consul, Vitor Hugo Irigaray, O Haiti está de férias e o pessoal mais rico, todo nas praias - voltam só na próxima semana. A campanha eleitoral deve começar no dia 23 de setembro e a eleição ficou definida para 29 de outubro.
-
REVISORES - O único jornal diário do RS que emprega revisores é o Jornal do Comércio de Porto Alegre. Aliás, é o único que tem pouquíssimos erros e barbaridades, como o citado aí acima.
-
DA CRISTIANE OSTERMANN - Como muitos me perguntam pelo Ruy, pedem notícias e dizem que estão com saudades, segue uma foto feita ontem pela grande fotógrafa Dulce Helfer. Como disse a Dulce, sem nenhum photoshop. Dá pra ter uma ideia de como ele está bem. Obrigada, Dulce Helfer, pelo carinho e generosidade.



--


CONSTATAÇÃO DEMOCRÁTICA

O deputado estadual Juliano Roso, do PCdoB, não tem cara de "comunista", não fala como "comunista", veste-se com ternos bem cortados, parece uma pessoa mais do que normal.
Para o seu bem, nem deve saber quem foi, o famoso Ever Hoxha, ditador da Albânia e ex-guru do PCdoB.




--


A PROPÓSITO




--


PERGUNTINHA

O leitor amigo acredita que Thammy Miranda
terá peito pra concorrer a cargo eletivo em 2016?

--


MUNDO MIDIÁTICO - 3

Bola cheíssima

Paulo Gilvane, o idealizador da Agência Radioweb, estava ontem muito feliz.
A jornalista Carolina Cassola, da Agência Radioweb, foi a vencedora do Prêmio SBR/Pfizer de Jornalismo - Doenças Reumáticas.
A repórter venceu na categoria Mídia Eletrônica (Rádio e TV). Carolina trabalha na redação de São Paulo.
A matéria vencedora tem como título "Doenças reumáticas desafiam crianças e jovens".
Para terem uma ideia, a Agência tem mais de 60 prêmios de jornalismo nestes 14 anos de trabalho.
-
14 anos e eu tive a satisfação de acompanhar desde o início.
O pessoal da Agência comemorou no último 23 de agosto.
A Radioweb realizou uma pesquisa com as emissoras afiliadas sobre o conteúdo oferecido pela Agência. A qualidade do jornalismo foi considera Ótima por 70,5%das emissoras e Boa por 27,5%. Os conceitos somam, portanto, 98% entre Ótimo e Bom.
A qualidade de áudio foi considerada Ótima ou Boa por 93% das emissoras que responderam à pesquisa.
A pesquisa foi feita com jornalistas, radialistas, produtores, apresentadores e diretores das rádios afiliadas. Ou seja, a consulta envolveu os profissionais que têm contato direto com os conteúdos oferecidos diariamente. A Agência tem uma produção própria de 60 matérias diárias, em média. O conteúdo é gratuito às emissoras.
-
As 1.796 rádios que responderam à pesquisa representam 85% das 2.100 emissoras afiliadas à Agência Radioweb. Das que responderam, 1.241 são FM e 554 AM. Quanto ao tipo de rádio, 873 são Comerciais, 805 Comunitárias e 117 Educativas.

--


DERIVADOS E AFINS
WEBER HAUS EM BRASÍLIA



A participação da Cachaçaria Weber Haus no mercado brasiliense vem crescendo anualmente. Com o intuito de incrementar sua participação nesse nicho, o alambique artesanal gaúcho participa, de 4 a 13 de setembro, da Expominas, no Pavilhão de Exposições Parque da Cidade. A empresa estará no estande coletivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), onde irá apresentar alguns dos seus principais produtos, sendo muitos premiados nacional e internacionalmente.
As cachaças Premium e Extra Premium são alguns dos destaques da cachaçaria para o evento, assim como as premiadas Amburana e Cabriúva. A linha Velho Pescador, uma das mais tradicionais cachaças de alambique do Rio Grande do Sul e adquirida pela Weber Haus em 2014, também estará em evidência. Além da tradicional Velho Pescador, a linha inclui as cachaças 30 Luas e Santa Martha. Licores como o de creme também prometem atrair o público. Outra atração será a bebida mista de banana, produto que faz sucesso no mercado brasiliense.
As bebidas elaboradas pela empresa em barricas de madeira nobre - e algumas tipicamente brasileiras, como amburana, cabriúva, bálsamo e canela sassafrás - na cidade de Ivoti, no Rio Grande do Sul, irão comprovar, na prática, o alto nível que a cachaça brasileira atingiu, ao ponto de se transformar em produtos para exportação. “Queremos conquistar novos mercados e incrementar nossa participação nos que já estamos presentes. Acreditamos que Brasília tem um grande potencial para o mercado da cachaça”, destaca o diretor da empresa, Evandro Weber.

--


O ESPAÇO DO ZEQUINHA





ZEQUINHA PRONTO PARA ENFRENTAR O GRÊMIO

Texto do Rogerio Bohlke:

O Zequinha faz jogo de volta contra o Grêmio (venceu o primeiro jogo por 2X1), desta 3a. fase da Copa Luiz Fernando Costa, na próxima quarta-feira, às 15 horas, no Centro de Treinamento Hélio Dourado, estádio Aírton Ferreira da Silva, em Eldorado do Sul. O São José joga pelo empate, ou derrota por um gol, a partir do 3x2. Para o Grêmio, basta uma vitória simples, por 1x0. Se o tricolor vencer, tal qual o Zequinha, por 2x1, a vaga será decidida nos pênaltis.
O Grêmio está utilizando uma equipe de transição, formada por atletas do time sub-19 e alguns, acima desta idade, que deverão atuar no Gauchão do próximo ano, se o time principal disputar a Copa Sul-Minas, caso esta competição se confirme.

--


NOVA PROMOÇÃO!!


Três espetaculares livros!!
MAIS UMA BARBADINHA!
APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA

 A Revolução da Minha Janela


 Tempos do Róseo - Histórias de Jornalistas


10 Anos às Ganhas



APENAS R$ 50,00


ATENÇÃO: APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA
esquina da avenida João Pessoa com Rua da República, Porto Alegre


--


PIADINHA


Duas versões:




2 comentários:

  1. Sim, Senar por toda parte. No último Seminário de Assuntos Contábeis do CRCRS, realizado em Taquara, recebemos no credenciamento farto material de consulta, a fim de bem atender fiscalmente/contabilmente quem exerce atividades no meio rural.

    ResponderExcluir
  2. Com os pianinhos também dá pra gente lembrar das vezes em que se precisa ficar "batendo na mesma tecla", em vez de expandir para as 4 ou 5 oitavas disponíveis.

    ResponderExcluir