Quinta, 27 de agosto de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.








O LEITOR DO DIA

Uma queridona que sempre acompanha o Blog do Prévidi: Vera Helena Guimarães, de Livramento, mas moradora na Zona Sul, em Porto Alegre.
Bom dia, Vera!




ESTOU QUASE EXPLODINDO!
O QUE FAÇO COM ESSA NET?




Ontem à noite postei no Facebook:

ESTOU QUASE EXPLODINDO!!
Há semanas, todos os dias - menos domingos - atendo de 10 a 15 ligações da NET - repito, POR DIA.. Um negócio que já me tirou do sério. Querem falar com uma pessoa que não mora na minha casa. No início tentei explicar, mas eles não escutam. 
Não sei o que fazer, não sei a quem reclamar. Agora, às 20h10min, a última ligação. Lógico que soltei as patas e a mulher pediu "respeito" Imagina o que disse a ela.
Não tem jeito, né?

Meus amigos me deram um monte de ideias e inclusive o Alexandre Appel entrou em campo.
Por enquanto, já fiz o bloqueio do número no Procon, no início desse mês, quando começouo inferno.
Me sugeriram ligar para a Anatel, entrar nas Pequenas Causas e inclusive ter "um dia de fúria".

--

ESSE MARCO AURÉLIO MELLO É GENTE FINA!
MAS NÃO SE ILUDAM!!

Gosto desse ministro do STF. É o único que atende a imprensa, e justifica: "Eu dialogo com os pagadores de impostos". Os outros são muito metidos, se acham.
Vocês sabem que o pessoal do José Ivo entrou no Supremo para evitar bloqueio de contas, caso não seja pago de novo os juros mensais da dívida. Olha, o Marco Aurélio, mesmo dizendo que não sabe nada sobre a ação cautelar do Governo do Estado, deixou claro que não tem vocação para "salvador da pátria", que dívidas são para ser pagas e que tem "alguma coisa errada" com esta situação de penúria.
Não leu nada? Vai lá no site do Correio do Povo que a matéria está disponível. Ainda não se paga para acessar o site. Tem que pagar para ler o jornal. E já deve estar no site  da Rádio Guaíba e no do Felipe Vieira - felipevieira.com.br (detalhes no MUNDO MIDIÁTICO - 1).

--


CÁ ENTRE NÓS: A VOZ DESSE MINISTRO...

É muito estranha, com todo o respeito - aliás, todos merecem respeito, não apenas o ministro do STF.
Mas ele tem uma voz muito estranha. Notaram?
Não consigo identificar uma pessoa que fale parecido com ele. Sei lá, uma mistura do FHC com o finado Clodovil, mais um pouco do Paulo Henrique Amorim. Sei lá.

--


PPCI: EM BREVE MAIS UM ROLO

NO G1.
Matéria de 2 de setembro de 2014:

A 5 dias da abertura, Acampamento Farroupilha ainda não tem PPCI
A abertura oficial do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre será neste domingo (7), com a chegada da Chama Crioula. Para isso, a organização do evento corre para que tudo esteja em ordem. Um dos pontos polêmicos, o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), estará pronto, garante o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Neste ano, uma empresa terceirizada ajuda com a documentação no Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho.
Ao todo são 362 piquetes, somados aos 60 pontos de alimentação e 40 comerciais. Ao contrário dos últimos anos, os piquetes que desistiram de participar desta edição não foram repostos por novos interessados. A medida foi tomada pela prefeitura do Acampamento para que haja mais espaço entre as casas de madeira. O Corpo de Bombeiros exige um espaço mínimo de 1,5 a 2 metros entre os locais para que possa passar um homem com mangueira, em caso de incêndio.
-
Será que o MTG, que também está preocupado com uma CPI na Câmara de Vereadores, que investiga possíveis mutretas no Acampamento/Favelão do ano passado, lembrou de fazer o PPCI?

--


PPCI: O SECRETÁRIO NERVOZINHO

Ontem tratei do Plano de Prevenção Contra Incêndio do Parque onde é realizada a Expointer. Está aqui.
Na real, o presidente do CREA-RS, Melvis Barrios Júnior, está defendendo as empresas registradas na entidade para prestar esse tipo de trabalho. E o que denunciou foi que a Secretaria da Agricultura contratou uma empresa irregular, que não poderia nem mesmo participar por não ter um dos pré-requisitos.
Aí o secretário Ernani Polo ficou furioso, e disse que houve um "erro formal":
- A contratação emergencial foi realizada por pregão eletrônico com base em projeto apresentado pela secretaria de Obras, que não possui condições técnicas para realizar o PPCI. Anteriormente, o edital foi encaminhado a quatro empresas para formatação de um orçamento prévio. Com isso, obteve-se um valor médio de referência de R$ 577 mil para a realização do pregão. Quatro empresas participaram da concorrência, vencida pela proposta de menor valor. "Obedecemos todo o processo legal para contratação da empresa.
No Jornal do Comércio, Polo disse que "a denúncia do Crea-RS de que houve fraude no processo licitatório foi "leviana e precipitada". Após notificação, a RS Prevenção de Incêndios protocolou seu cadastro na entidade no início da semana"
-
No mesmo jornal, o presidente do CREA-RS, explicou que "questionamos a forma como o processo foi conduzido. No nosso entendimento houve uma burla ao processo licitatório e com preço bastante acima do que seria razoável. O Estado deveria dar o exemplo, cumprindo a legislação e observando as regras de contratação. Se tivesse feito uma licitação aberta e com pregão, o preço máximo seria de R$ 100 mil. A transparência é fundamental, pois o dinheiro é público", acrescenta.
-
Hoje de manhã, Melvis Barrios Júnior encaminhou a denúncia a Geraldo da Camino,  procurador-geral do Ministério Público de Contas.

--


PERGUNTINHA

Por que a Secretaria da Agricultura deixou para a última hora as providências necessárias para fazer o PPCI?

--


MUNDO MIDIÁTICO - 1

Variadas

TÔ GOSTANDO - José Ivo está fazendo, rigorosamente, o que sempre defendi: se comunicar com a gauchada, não necessariamente dar entrevista. Mostrar o que está fazendo, as medidas que está tomando. Sem intermediários.
Calma aí, não estou me fazendo. Não estou dizendo que "o aconselhei". Ele apenas está fazendo o óbvio.
-
NA PLEURA - A colunista de política do Correio do Povo, Taline Oppitz, deu de relho na soberba da tchurma de um dos cinco maiores jornais do universo. Hahahaha!!. Enquanto os soberbos se preocupam em dar pau no José Ivo, se fingindo de "imparciais", a Taline lascou na fuça deles: "Governo do RS vai ao STF para evitar bloqueio de contas". Na capa do Correinho. E só ela tinha a informação.
-
SOBRE A TALINE - A informação exclusiva da Taline Oppitz foi tão importante que até a concorrência a elogiou, em vários espaços. Mas, não se iludam, isso não é normal. Jamais fariam isso, até pela soberba dos chefões. Acontece que a queridona da Taline já foi convidada para trocar de jornal e ela não topou. A vaselinada que recebeu hoje não é gratuita: vão convidá-la de novo. Podem escrever.
Quer saber de uma coisinha? No Correio do Povo e Rádio Guaíba a Taline é a principal jornalista política. Em outro grupo de comunicação, seria a "segunda", porque existe uma estrela maior - e uma star de primeira grandeza, também. Ah, pode ser a "terceira", porque também tem a "louro josé" do "bom dia, líder".
-
NOS DEDOS - Hoje de manhã, no programa Agora (Guaíba), o apresentador Felipe Vieira fez uma baita entrevista com o ministro do STF, Marco Aurélio Mello. Lá pelas tantas entrou o presidente do Tribunal de Justiça do RS, José Aquino Flôres de Camargo. Quando Marco Aurélio se despediu, José Aquino ameaçou dar um chichi no apresentador, dizendo que ele tinha induzido o ministro a um erro. Felipe releu a pergunta, que estava escrita. "Ah, bom, eu ouvi outra...", desconversou o presidente do TJ.
Tóing!!
-
CP NÃO CITA COLEGA  O Correio do Povo não é mole. Olha só: escutaram a entrevista e fizeram uma matéria com as declarações do ministro do STF. NÃO CITARAM O PROGRAMA E MUITO MENOS QUEM FEZ A ENTREVISTA. Só isso: afirmou o ministro Marco Aurélio Mello em entrevista à Rádio Guaíba nesta quinta-feira.
Viram? Quem fez a entrevista foi a Rádio.
Hahahahaha!!! Esse CP...
-
HUMORISTA - Fazia algum tempo que não assistia uma boa parte do Balanço Geral. Na terça, vi rapidamente duas estrelas ao vivo conversando com o imbatível Alexandre Mota: Voltaire Porto e Felipe Vieira, um papo de nível. E pau no José Ivo. Hoje, não entendi algumas coisas. Ele fica conversando com um "Zé", como se fosse seu chefe, o cara que manda no programa. Negócio estranho. Depois entrou a "Mônica Fonseca oficial" para falar sobre "artistas". Negócio engraçado ela querer ser engraçada - deve estar se preparando para um stand up comedy. Outra: as notinhas dela são antigas. Ontem ela falou da separação ou algo parecido da Joelma e do Ximbica (?), de uma banda nordestina. Pô, isso eu tinha lido há dias! Basta dar uma conferida, de manhã, nas dezenas de sites e blogs de fofoquinhas (o R7 inclusive) para saber um monte de novdades. Eu gosto da MF oficial, muito. Tem tudo para ser uma baita profissional de TV. Mas a Record poderia investir nela e colocar um bom produtor grudado na moça.
-
INSUPORTÁVEL - Estão cada vez mais "criativos" os repórteres de TV que tratam de futebol. Ontem assisti uma que fiquei até com vergonha. A repórter deu uma "aula". de como começa uma partida de futebol.
-
DÚVIDA - Só os veteranos podem responder: Jornal Nacional ou Repórter Esso?
Sou mais o segundo, mil vezes.

--


ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA CARRIS:
CADÊ OS LIVROS DO FERNANDO?

O Fernando Campos da Rosa é funcionário da Carris há 20 anos. Trabalha como cobrador no T5 e mora no Rubem Berta. E leitor contumaz do Blog do Prévidi.
Ele conta:
- Olha só, consegui junto a L&PM Editores uns livros e doei à Associação dos Funcionários da Carris; Aí, uns dias depois, ao ir lá visitar, ninguém soube me informar ou dizer onde foram parar os livros. Larguei!!
-
E aí, dirigentes da Associação?
CADÊ OS LIVROS?

--

A FOTO DO DIA. OU DO ANO?

Enviada pelo João Carlos Savino:

(clica em cima que amplia)




--


ATROPELAMENTOS
(E AÍ, PREFEITO? E AÍ, EPTC?)

Escreve o Marko Petek:

Esta semana passei duas vezes pela Ipiranga próximo a PUC e uma vez na Protásio Alves perto do SESC.
Em todas as ocasiões equipes estavam fazendo as capinas das calçadas.
Meu pai tinha especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Aprendi muito com ele sobre o assunto. Sou bem fanático por segurança, em tudo. Em casa um copo muito perto da borda de uma mesa já dispara meus instintos que me levam a move-lo um pouco mais para o centro. Não é TOC, é ciência :)
Nestas capinas, um operário carrega uma grande tela de metal para evitar que pedras, tocos, plantas sejam lançadas pela roçadeira no meio da rua. Provavelmente a maior finalidade é evitar que atinjam um automóvel cujo dono na sequência irá processar a prefeitura ou acionar o seguro que irá processar a prefeitura.
Só que este operário corre um risco absurdo. Ele fica na faixa de rolamento sem proteção alguma e o trânsito continua fluindo normalmente. Não existe proteção nenhuma entre o homem e os carros. Mesmo que ele esteja vestindo um uniforme laranja berrante o risco é imenso. A própria tela fica entre ele e a calçada, estando portanto mais protegida.
Fiquei triste em ver que ontem dois foram atropelados e um faleceu, bem ali onde eu passei. Fiquei mais triste ainda por ter previsto o inevitável. Nem sei se eram destes que ficam segurando a tela, mas provavelmente eram.
A questão é que se uma análise de risco mínima fosse feita, não haveria a menor dúvida de que a chance de atropelamento é de 100%. Não é uma questão de "se pode acontecer" mas de "quando acontecerá". E já vou dizendo: vai acontecer de novo se não mudarem os procedimentos.
É uma daquelas situações em que para não acontecerem tragédias tudo tem que ser perfeito: operários, motoristas, trânsito, uniformes ... Só que não somos perfeitos.
E embora eu entenda a necessidade de proteção para os veículos fico pensando de novo sobre o que é mais importante: um carro riscado ou uma vida perdida? Afinal para os pedestres que caminham pela calçada não há proteção alguma. Eu próprio já fui acertado por detritos mas nem liguei, continuei a caminhar. Porém o detrito que bate no meu joelho, bateria no olho de uma criança. Porque proteger os carros mas deixar o pobre gari e as pessoas na calçada expostas?
Solução? Não sei ....mas deve existir. Tem muita gente super-inteligente trabalhando na prefeitura. Tenho amigos engenheiros da mais alta qualidade trabalhando lá que, com certeza, se acionados, virão com soluções.
Porque se nada for feito é só uma questão de tempo para aumentar a estatística.

--


MUNDO MIDIÁTICO - 2

Novidade


A 1ª edição da PRESS AGROBUSINESS, mais um projeto do Julio Ribeiro, vai ser lançada na Expointer.
A publicação faz um voo panorâmico sobre o setor primário gaúcho, tratando da pecuária e da agricultura e do mundo dos negócios praticados no sul do Brasil. Nossas principais culturas de grãos, o tamanho e a qualidade de nossos rebanhos, os desafios dos nossos empreendedores rurais e a participação do setor publico no fomento à atividade primária em nosso Estado.
Tudo isso em reportagens especiais, levantamentos estatísticos, entrevistas, artigos e opiniões, como já é tradição nos veículos produzidos pela Athos Editora, entre eles  a revista PRESS ADVERTISING.
-
A Press Agrobusiness vai circular entre os principais expositores, entidades do setor, órgão de governo, empreendedores, empresas e imprensa presentes ao evento.. A partir da próxima segunda, dia 31, ela começa a chegar às bancas de Porto Alegre e a um sem numero de sindicatos rurais, associações de criadores, jornalistas especializados e empresas e fornecedores do agronegócio brasileiro.
-
Também, a partir da próxima segunda, entra no ar o www.revistapress.com.br/agrobusiness  que, num primeiro momento, vai trazer todo o conteúdo da revista impressa e numa segunda etapa atualização diária sobre o mundo do agrobusiness no Brasil.

--


O ESPAÇO DO ZEQUINHA






SÃO JOSÉ GOLEIA AO IGREJINHA COM HAT-TRICK DE ELIARDO

Da página no Facebook Futebol na Metrópole (www.facebook.com/futebolnametropole?fref=ts)

Quem escreve é o jornalista Rogério Bölke:

O São Jose goleou ao Igrejinha por 4x0, hoje à tarde, em jogo de volta pela 2a. fase da Copa Luiz Fernando Costa. Os dos times, apesar do sistema mata-mata, já estavam classificados, por isso o jogo foi bem aberto.
Preocupado em poupar alguns jogadores para a Copa Sub-19, onde sábado recebe o Garibaldi, ás 16h, no estádio Carlos Alberto Schwingel, os visitantes jogaram com uma equipe mista, procurando, também, evitar cartões para a sequência da competição. Além disso, os atletas também sentiram um pouco o gramado sintético, novidade para a maioria.
Já o São José, com uma equipe bem mais experiente, chegou a vitória ao natural, com gols, no entanto, apenas na etapa final. Guilherme abriu o placar aos sete e Eliardo, aos 20, 28 e 30, anotou os demais gols.
-
Amanhã à tarde, em sorteio na Federação Gaúcha de Futebol, os dois times conhecerão seus adversários, podendo, inclusive, o confronto se repetir. Os demais classificados são, Internacional, Grêmio, Novo Hamburgo, Lajeadense, Pelotas, e Farroupilha.

--


O LIVRO DA THEMIS

(clica em cima que amplia)



Quando a Alma Fala é o livro da médica psiquiatra e queridona amiga Themis Groisman Lopes.
Vai ser lançado no dia 3 de outubro, como está no convite aí em cima.
Os leitores do Blog do Prévidi são convidados especiais.
No Facebook curte a página: facebook.com/themisquandoaalmafala


--


PROPAGANDINHA BÁSICA
DO PUDIM DA PATRÍCIA!!




Não é apenas uma tentação. É impossível não comer de duas fatias pra mais.
Faça o pedido com 48 horas de antecedência pelo 51 8151 4751 ou in box, no Facebook para Patrícia Peres.
Claro, confere todos os detalhes com ela, que a qualidade eu garanto!
O preço? Liga pra Patrícia! Nenhum absurdo.

--


NOVA PROMOÇÃO!!


Três espetaculares livros!!
MAIS UMA BARBADINHA!
APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA

 A Revolução da Minha Janela


 Tempos do Róseo - Histórias de Jornalistas


10 Anos às Ganhas



APENAS R$ 50,00


ATENÇÃO: APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA
esquina da avenida João Pessoa com Rua da República, Porto Alegre


--


PIADINHA





4 comentários:

  1. Chamar o Chimbinha parceiro da Joelma na banda Calypso de Ximbica foi muito engaçado hahahahahahahahahahaha. Abração

    ResponderExcluir
  2. Doação é um ato nobre, mas a irresponsabilidade de quem recebe os donativos é de causar descrença à população. Primeiro, as roupas doadas em Montenegro que, após estocadas por cerca de 4 anos, tiveram que ser incineradas pois ficarem imprestáveis para o uso após o local onde estavam ter sido inundado pela última enchente. Agora, esse episódio do cobrador da Carris, que doou os livros à Associação de Funcionários da própria empresa em que trabalha e, que pelo jeito, as publicações se perderam em um "buraco negro". Lamentável! Depois, campanhas arrecadatórias acabam perdendo a credibilidade junto a opinião pública.

    ResponderExcluir
  3. O acidente ocorrido ontem em que morreu um operário da Prefeitura de Porto Alegre não deveria ter ocorrido se a SMT tivesse feito sua obrigação. A EPTC tem agentes em uniforme, elementos de sinalização assim como veículos adequados a oferecer a segurança aos operários. Falta creio organização ou comunicação se assim preferirem. Não culpem o acaso, culpem sim ao PREFEITO, pois ele é quem deveria colocar ordem nos serviços da Prefeitura. Se coubesse a mim elaborar o inquérito policial alguém além do condutor do veículo seria indiciado, tenham a certeza. Certamente daqui a para a frente esses preguiçosos que trabalham na Prefeitura vão levar belos puxões de orelhas.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do comentário do Mário Petek. Faço apenas uma observação. Nem sempre é um arranhão na lataria. Podem ser arremessadas pedras que quebram os vidros dos carros. Imagina o susto e as conseqüências dele.

    ResponderExcluir