Segunda, 20 de julho de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.










A BAND VAI PRO SACO?




Esse é o senhor Johnny Saad, dono da Bandeirantes.
João Carlos Saad, na verdade, conhecido por Johnny Saad, é o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, fundado por seu pai, João Jorge Saad.
Neto, por parte de mãe, do ex-governador Adhemar de Barros, João Carlos é casado com Cláudia Saad, com quem tem dois filhos: Helena e João.
João Carlos é milionário. Ou bem mais do que isso.
Tem imóveis, em bairros valorizadíssimos na cidade de São Paulo, como poucos - nem ele deve saber o que tem, em função do seu avô, aquele que...  deixa pra lá.  E tem fazendas e mais fazendas, muitos hectares, milhares de hectares e cabeças de gado.
Aí é que eu pergunto:
O que o João quer com a incomodação que é uma rede de TVs e rádios, além do diário METRO?
O mesmo que outro empresário, gaúcho e milionário, queria com as rádios, TV e jornais da Caldas Júnior, em Porto Alegre: PODER.
-
João ou Johnny não aceita colocar dinheiro nas emissoras da Band. Nada disso. Quando os resultados não são satisfatórios, corta a folha de pagamento. Simples assim. Mesmo que tenham feito algumas bobagens, como um contrato milionário com a Adriane Galisteu - e que não é aproveitada.
Assim como corta pessoal, corta programas. Quando Rafinha Bastos aprendeu a entrevistar - muito melhor do que o Danilo Gentili - terminaram com a atração. O grande O Mundo Segundo os Brasileiros, agora, é só repeteco, assim como o Polícia 24 Horas. Vamos ver até quando resiste o Master Chef.

Volto ao assunto.

--


MUNDO MIDIÁTICO - 1

SBT É VICE HÁ SETE MESES

O SBT RS segue na vice-liderança pelo sétimo mês consecutivo em junho.
A emissora registrou 10,3% de share e 3,8 pontos de audiência, média 18% maior que sua principal concorrente, que obteve 3,2 pontos na faixa de confronto. No comparativo com o ano anterior, o SBT RS foi a única emissora a registrar crescimento em todas as faixas horárias.

No período da manhã, das 6 às 12 horas, o SBT RS também há 7 meses em segundo lugar de audiência, conquistou 2,8 pontos de média e média 32% maior que a terceira colocada, com 2,1 pontos. Já na faixa da tarde, das 12h às 18h, a emissora apresentou crescimento de 11% em audiência – maior índice entre as emissoras - e média mensal de 4,8 pontos – também a melhor no período dos últimos 12 meses - no comparativo com sua principal concorrente, que obteve 4,2 pontos.

Durante o horário nobre, das 18 à 24 horas, o SBT RS garantiu pelo sétimo mês sucessivo a vice-liderança de audiência, com média de 5,7 pontos contra 5,3 da terceira colocada. E no comparativo com o mesmo período do ano anterior, a emissora apresentou crescimento de 51% na faixa de confronto. Na madrugada, das 24 às 6 horas, a emissora garantiu 1,8 pontos de média contra 1,2 da terceira colocada, que sofreu queda de 15% no horário.
-
Destaques na programação local:
O jornalístico SBT Rio Grande comandado por Marcelo Coelho segue na vice-liderança de audiência por mais um mês, em todos os dias de sua exibição em junho, com crescimento de 11% em audiência, média mensal de 3,9 pontos e 10% de share de 9,5%, enquanto a emissora terceira colocada obteve 2,5 pontos no horário.
O SBT Esporte ultrapassou a concorrente e fechou o mês de junho na vice-liderança de audiência com 8% de crescimento, 4,2 pontos de média e 9,2% de share, contra 4,0 da terceira colocada, que sofreu queda de 9% na faixa de confronto. Já no comparativo com o mesmo período do ano anterior, o programa conquistou um aumento de 40% em audiência e 30% em participação.
O SBT Rio Grande Manhã permanece na vice-liderança pelo segundo mês consecutivo com 1,6 pontos de média e 7,0% de share, empatado com a emissora terceira colocada.
Anonymus Gourmet conquistou a vice-liderança com 4,1 pontos de média contra apenas 1,7 da terceira colocada.
O Masbah! segue na vice-liderança absoluta de audiência com 3,5 pontos de média e 8,9% de share, contra 1,8 da terceira colocada, que sofreu queda de 26% no período de confronto.
O Grenalizando fechou na vice-liderança de audiência com 8% de acréscimo em audiência, média de 2,9 pontos e share de 7,4%, contra 2,4 da terceira colocada.


--

PERGUNTINHA

Que importância tem esse verme bandido do Cunha romper com a dona Dilma, a presidente eleita do Brasil?

--

A PROPÓSITO

Como não ficar ao lado de dona Dilma, a presidente eleita do Brasil, se esse verme Cunha e o bandido Renan são contra e querem ferrá-la?
Sigo também o doutor Brizola, que sempre foi contra os golpes. Lembram de sua postura antes do Collor ser derrubado?

--

TRISTE FIM

Do jornalista Mario Marona:

O jornalismo me ensinou que não devemos dizer abertamente o que pensamos do leitor.
Ensinou também que o leitor deve ser respeitado em sua inteligência, ainda que a consideremos escassa.
Quando a Veja abastarda-se, tornando sua capa a emulação de um jornalismo popularesco que contradiz com o seu preço de capa de R$ 12, está contrariando o seu marketing e a sua história.
Mas faz pior: quando assume, sem qualquer pudor, uma posição editorial simpática a Eduardo Cunha apenas porque acha que, omitindo-se em relação ao presidente da Câmara, estará ajudando a fustigar o governo, trata os seus leitores como rematados idiotas.
O padrão gráfico da capa e a cumplicidade com Eduardo Cunha mostram que, decididamente, poço moral não tem fundo.






--

OREMOS

Da Marciane Faes:

Em tempos em que a corrupção faz-se tão visível, neste final de semana, pelas igrejas e capelas da Arquidiocese de POA e Diocese de NH, que utilizam nas missas o folheto O DIA DO SENHOR, ecoou a seguinte prece: "Para que os governos se empenhem no bem do povo, e as riquezas da nação sejam colocadas a serviço do bem comum". Oh, Senhor! Que um dia assim seja feito!!

--

CHEGA DE "ESTADO".
VIDA DECENTE NO PARQUE DE ESTEIO

O jornalista Orestes de Andrade Jr. informa:

O governador José Ivo Sartori assinou, na última sexta, contrato com a Bolognesi Empreendimentos Ltda. para implantar a infraestrutura necessária à exploração comercial e à construção de um complexo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio - onde se realiza a Expointer. A concessão de uso de 237,9 mil metros quadrados terá vigência de 25 anos, podendo ser prorrogada por igual período, conforme o documento firmado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária e da Subsecretaria do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.
O investimento total previsto soma R$ 16,2 milhões. "Sempre disse que não temos preconceitos contra parcerias público-privadas. Este é um exemplo do que pode ser feito. Tem que dar certo para servir de testemunho", disse o governador.
Saiba mais no www.estado.rs.gov.br/conteudo/220936/estado-firma-contrato-para-revitalizacao-do-parque-assis-brasil

--

REFLEXÃO

Piscar é a vírgula do olhar.

Denison Mendes, jornalista

--


MUNDO MIDIÁTICO - 2

Variadas

Essa é de cabo de esquadra!!


No detalhe:



-

Do Inter ou do Grêmio?? Tava jogando ou no banco?

Desmoronamento atinge lateral de condomínio

-

Ressurreição??

-

Não vejo a hora de ler!!

Soberana da Festa da Uva, Giovana Crosa antecipa detalhes do livro "Diário de uma rainha"

Ela lança obra oficialmente no dia 29 deste mês

-

Cumã? Diz aí Adriana Schnell!





--


PÁGINA LEGAL

No Facebook: Lotus Alimentos.

--

VAMOS ENCARAR O INVERNO DE FRENTE?

A sugestão foi do jornalista Clovis Heberle, que também não gosta de inverno, mas encara de frente a bronca.
A sugestão é da Evani Bones Barcellos e do Djalmo Barcellos, os donos da Lotus Alimentos:




Um dos produtos mais novos da linha é o CREME LIGHT.
Sua medida é uma porção única e saborosa.
Refogue o mix de espinafre, alho poró e cebola.
Cozinhe a moranga previamente em pouca água e deixe esfriar um pouco.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo até formar um creme.
Retorne para a panela para aquecer, acerte o tempero e adicione cubinhos de frango cozido se desejar!

--

MUNDO MIDIÁTICO - 3

Uma carta do Renato Campos:

Esse domingão de chuva serviu para eu olhar os jornais de domingo e como eles estão fininhos avancei na pilha dos jornais da semana.
Olhando o Correio, descobri que o programa Agora (Rádio Guaíba) fez 40 anos. Lembro do Streck, Flávio, Amir e tantos outros que comandaram o Agora, acho que até o Senador Lasier apresentou antes do Renato Ribeiro assumir a Caldas Jr.  A reportagem do jornal podia ter sido mais completa.  Hoje, como estou no trabalho, não ouço.
Fiquei pensando que se não fosse o jornal velho lido no domingo, não saberia do aniversário de um dos mais importantes programas do rádio gaúcho. Posso estar errado, mas ouvi o Mendelski todos os dias esta semana antes de chegar ao trabalho e o Nando Gross na volta para casa. Não lembro
de ter ouvido nenhuma referência deles e nem uma daquelas chamadas comemorativas. Imagina se fosse a Gaúcha, o barulho que faria no aniversário de um programa importante como o Agora.
Não vejo a TV Record, talvez tenham feito alguma reportagem. Mas, minha mulher assiste e me disse que não viu nada. Por sinal, a Record tem os direitos do Pan-Americano e  a rádio pouco fala na competição. Lembro de ter ouvido o Nando reclamar dos direitos da Copa do Mundo e da Copa
América, mas não recordo dele reclamar do Pan. Que é da Record e mesmo assim a Guaíba não enviou ninguém. Por sinal, a Globo cobre o Pan sem reclamar.
Registra que não tem os direitos, coloca fotos  das competições e faz entrevistas  com os vencedores. Sem choro.  Porque te escrevo sobre isso em um domingo? Porque fico imaginando o que faz uma Rede como a Record, não trabalhar com sinergia? Os caras tem direitos exclusivos do Pan-Americano e a rádio deles não trata do assunto. Posso estar errado, mas não teve um programa dedicado ao Pan, mas tem um ao MMA e outro ao futebol  americano. Aí é dose. Os caras não são do ramo. E na minha opinião Isso ajuda a explicar aquele Ibope que tu deu a pista da Gaúcha estar muito a frente das outras.
Bem ou mal, eles estão em todas. Hoje ouço a Guaíba porque me acostumei com o Mendelski na manhã e muito tempo depois o Nando no fim de tarde. Eu aprendi a gostar deles na "outra" e sigo os acompanhando. As trilhas são ótimas, mas vai precisar bem mais que boa música para chegar perto da liderança.

--


QUEM SOU EU?




Querem dica? Nada disso, virem-se!
-
Certo, amanhã tem uma dica.
Quem acertar primeiro, ganha um brinde do Blog do Prévidi.
-
Respostas para jlprevidi@gmail.com


--


A SEGUNDA PARCIAL!
ZOO FAZ ENQUETE NO BLOG DO PRÉVIDI





Você está decidindo sobre o nome do novo integrante do Zoológico.
É um FILHOTE DE VEADO!
Todos os cervídeos apresentam ao nascimento pintas brancas no dorso e na região lateral do corpo, as quais desaparecem com a primeira muda. É uma forma de camuflagem.
Entendeu? Eles se camuflam!!
-
Vamos lá, usem a criatividade!
Dê (ui!) o seu voto em jlprevidi@gmail.com

-

SEGUNDA PARCIAL

Os 5 mais votados:

- Gauchinho
- Jean Wilis
- Zéluiz
- Bamby
- Cidade Baixa


--


PIADINHA




17 comentários:

  1. Prévidi, só para esclarecer sobre a revista dos carros, tem dois carros na capa, um é o Audi e o outro (amarelo) é um Porsche. Abraços

    ResponderExcluir
  2. O anônimo não percebeu das 12:29 não percebeu....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode esclarecer pros "não iniciados"?
      Alexandre

      Excluir
    2. É que para "digirir" um carro destes tem que ter estômago e grana... kkkk

      Excluir
    3. Que barbaridade!!! Agora eu vi.
      Estava achando que era alguma coisa nas fotos ou referência a carros do Collor, risos, e não prestei tanta atenção ao texto.
      Alexandre

      Excluir
  3. A capa da Veja está sensacional em termos estéticos, fazendo até mesmo uma ressalva (que para mim não precisava, mas não prejudicou o contexto) de que "sensacionalistas são os fatos". O design da capa lembra propositalmente os tabloides ingleses, pois para se tratar de política no Brasil presidido pelo PT, ficaria bem adequada uma capa que aludisse aos periódicos ingleses de alta tiragem e circulação e baixíssimo nível jornalístico. Mario Marona é, certamente, alguém que, ou não percebeu a "sacada", ou tem alinhamento "astral" com outras correntes que perderam a sutileza e o bom humor desde o mensalão. Afinal, em 2010, o jornalista foi convidado para integrar a equipe de comunicação da campanha da então candidata Dilma Rousseff à Presidência da República...

    ResponderExcluir
  4. SBT-RS Cada vez mais forte,RBS que se cuide ja estao vendo SBT pelo retrovisor,esta chegando sbt rio grande segunda ediçao estreia em breve antes do SBT-BRASIL.

    ResponderExcluir
  5. Nenhuma novidade sobre o Passaralho Intermunicipal? Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Depois do que eu vi do JA de segunda passada, não me estranha ver o SBT subindo. O telespectador não é oligofrênico.

    Falando nisso, a Cidade virou vitrolão de sertanejo universitário, com umas chamadas da Farroupilha, que vai entrar no ar só em setembro. A Continental tem um noticiário tímido pela manhã, intercalado com música. Pelo menos é calminho, como rádio do interior, não é essa porralouquice que virou o modelo de rádio FM para celular.

    ResponderExcluir
  7. " Que importância tem esse verme bandido do Cunha romper com a dona Dilma, a presidente eleita do Brasil? "
    Já que o nosso blogueiro não entendeu a importância, desenharemos para ele. Como chefe do poder legislativo, aquele que vossa senhoria entende como verme bandido vai tirar da gaveta duas CPI´s que vão explodir como bombas atômicas no colo do governo mais corrupto da história da nação, a saber a do BNDS e a dos Fundos de Pensão. E como chefe do legislativo só ele pode abrir um eventual processo de impeachment.
    Portanto, para alguns ele pode ser um verme bandido, mas para outros, vermes bandidos, ele pode ser até uma espécie de dedetizador.
    Ficou claro, sapientíssimo brizolista?

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com o Renato Campos em relação à atuação da Rede Record, principalmente no que se refere ao Rio Grande do Sul. Reclamam da exclusividade da Globo e de suas afiliadas para transmissão do Campeonato Brasileiro e dos Campeonatos Estaduais. Reclamam simplesmente por reclamar, pois quando tem a exclusividade na transmissão de um evento do porte e da importância dos Jogos Pan-Americanos (ou seria Panamericanos?) de Toronto, simplesmente o ignoram. Na Guaíba, dão espaço até para Futebol Americano e MMA, faltando apenas Beisebol e Rugby. Com essa postura, perdem até para o Sportv em cobertura no Pan. Se tivessem exclusividade no Campeonato Gaúcho e Brasileirão, a transmissão ficaria restrita a Porto Alegre, já que NO INTERIOR A QUALIDADE DA IMAGEM DA RECORD É PESSIMA.
    - ACORDA DIREÇÃORECORD, ACORDA DIREÇÃO DA GUÍABA, ACORDA NANDO GROSS!!!!!!....
    - Palavra de um "Guaibeiro" há 45 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Guaíba está dando show, melhorou demais, tem que ser muito puxa sacos da RBS pra não perceber isso. Comparar o Pan com a Copa do Mundo é não saber de nada mesmo. A Guaíba melhorou 500% com o Nando Gross. É muito bom a abertura para outros esportes e mais, o Nando não reclamou de nada, ele somente explicou, em respeito aos guaibeiros, o motivo pelo qual não pode transmitir a Copa do Mundo e a Copa América. E na Guaíba eu tenho acompanhado todas as informações do Pan, dentro da importância que ele tem.

      Excluir
  9. Em agosto, às 19:20, SBT RS 2ª Edição com Edieni Ferigollo. Presente da matriz de SP.
    Lu Kolhman fica no SBT RS Manhã.

    ResponderExcluir
  10. Impressionante como tem sempre publicações de alguém falando mal da Guaíba. isto é sinal de que o Nando está no caminho certo, incomodando muita gente. A Guaíba está a mil, é muito legal ter MMA e futebol americano na programação. Tenho 25 anos e não ouvia a Guaíba, agora meu rádio não sai do 101.3 FM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado, caro Anônimo: se estão falando mal, é sinal que estão no caminho errado. Se estivesse no caminho certo, por óbvio, elogiariam! Quanto ao incomodar: a radio guaiba, ultimamente, está incomodando as rádios com quem ela está concorrendo, quais sejam, as que estão em terceiro e quarto lugar no Ibope (devem ser a Grenal e a Bandeirantes). Voce tem 25 anos, mas os "guaibeiros" das antigas sabem que a guaiba sempre foi uma rádio líder, e sua briga sempre foi para disputar os primeiros lugares (se voce lê o blog, deve ter visto o Prévidi comentando que o "canhão" está disparado em primeiro lugar; não faz muito tempo, se noticiava que a Guaíba estava alcançando, ou ultrapassando o "canhão"). Quanto a crítica da cobertura do Pan: bom, basta ver o tratamento de ouro que a RBS dá ao Gauchão (e deixe de ser bairrista: gauchão é gauchão, não é o Pan). Lembro o que um outro leitor já falou: a guaiba está boa por causa de seus apresentadores: Mendelski, Vieira, Guimarães e Gross. Mas, e o resto?

      Excluir
  11. Colecionador assíduo de revistas do setor automotivo – e, desde o final de 2014, atuando junto ao Museu do Automobilismo Brasileiro (cuidando, entre outras coisas, pelo zelo de livros e revistas sobre o assunto ‘automóvel’) –, confesso que nunca constatei algo similar em publicações nacionais.
    Por outro lado, erros de revisão acontecem. Principalmente quando algumas pessoas ‘acordam’ em um dia qualquer com o ‘sonho’ de fazer uma revista de automóveis, sem a necessária preocupação em contratar um revisor. Isto tudo, sem falar que estas mesmas pessoas evitam, ao máximo, remunerar profissionais de alentado currículo.
    (Breve história pessoal: em 2010 ou 2011, indaguei para um dos editores a respeito de fazer matéria de automobilismo para uma revista de Automoveis –que, alias, possui circulação dirigida -- apenas para montadoras, agências de publicidade e revendas do Brazil. Porém, a resposta foi 'não'. Claro, ninguem tem 'obrigação' de me contratar. MAS... se eu fizesse a matéria 'di grátis', eles aceitariam meu trabalho. Olha a resposta: "Você vai sair na revista que é lida do Oiapoque ao Chuí e isto pode te abrir outras portas...". Outra coisa: e quando indaguei se depois de ver minha matéria eu poderia ter acesso a revista, ouvi algo como "Puxa: envio via correio vai gerar despesas para a revista.)
    Menos mal, logo depois constatei que tal fato (economizar ao máximo) não foi atitude que tiveram apenas comigo. Em uma etapa qualquer da Stock, conversei com um repórter daquela revista e elogiei a qualidade e fotos sobre a prova '24 Horas de Daytona'. Olha a resposta: "Na verdade ninguém da revista foi, o Zé (fotógrafo) foi e nos ofertou o
    material fotográfico sem custo, por isso demos o espaço". Sentiram a resposta? Um fotógrafo ofereceu SEM CUSTO e, claro, os editores toparam. Agora... sinceridade? A 'turma' joga um verde... SE COLAR, COLOU. Mas...o melhor vem agora: o DONO (ou UM DOS DONOS) da editora – que insiste em dizer que ‘carro na garagem não implica em felicidade – tem como carro próprio... um Porsche Cayenne! Natural, não? Tendo pessoas que cedem SEM CUSTO material fotográfico e/ou textos... muito 'fácil' qualquer um montar uma revista e poder comprar um Porsche.
    Atenciosamente,

    Paulo McCoy Lava
    Jornalista & Pesquisador de Automobilismo

    ResponderExcluir