Segunda, 6 de abril de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com






ponto do dia




O PARAÍSO  CONTINUA.
UM DIA PERFEITO EM PLENO ABRIL!


Cheguei na quarta passada, a tarde, em Oeisis International.
Feliz da vida.
Durou pouco.
Mesmo acreditando que tínhamos construído um bunker, os bandidos conseguiram entrar por uma porta dos fundos. De cara, o nosso "faz tudo" teve que trocar a porta. Botijão de gás, talheres, pratos, mantimentos e até pasta de dentes, sabonetes, espuma de barbear - levaram de tudo.
Três dias no mau tempo, consertando e comprando o que dava.
(Ah, pelo menos uma boa: na quinta a Oi instalou a Internet Banda Larga. Pelo menos tive uma alegria - é sensacional!)
No sábado de manhã o cara consertou umas telhas que os bandidos quebraram e no final da manhã pude me encontrar com o mar.
O dia estava um espetáculo, tipo verão. Só que o sol não estava tão inclemente.

(clique em cima  que amplia)





-
As pessoas aproveitaram para...

... saborear um milho...


... escolher um picolé...


...ou registrar o momento para sempre...


-
Algumas aproveitaram para se bronzear:



-
Mas, a hora de ir para casa chegou...



Foi um sábado cinematográfico!!



--



ponto midiático especial




DUDU/DUDA REAPARECEU:
ACREDITEM, EU NÃO SABIA DE NADA!!


O texto é do jornalista Renan Antunes de Oliveira.
Foi publicado no diariodocentrodomundo.com.br.



RBS muda versão e ‘terceiriza’
responsabilidade por fraude fiscal


A RBS, afiliada da Globo nos estados do RS e SC, é a primeira das 12 grandes empresas flagradas pela Polícia Federal subornando conselheiros da Receita a mudar o discurso e dar explicações sobre seu envolvimento na mega fraude fiscal descoberta esta semana – ela devia 672 milhões ao Leão.

Quando estourou a operação Zelotes a empresa publicou em seu site: “A RBS desconhece a investigação e nega qualquer irregularidade em suas relações com a Receita Federal”.

Isto foi dia 28 de março.

Apenas quatro dias depois, na noite de 1º de abril, Duda Sirotsky, neto do fundador e presidente do grupo, deu um upgrade na versão: já não nega a irregularidade, mas joga a responsa para terceiros.

Para conter os danos à imagem do grupo, Duda iniciou um giro de emergência entre as filiais da empresa nos dois estados, dando conferências para os empregados com a nova posição oficial.

Para a turma de Florianópolis, Duda explicou que “a Receita Federal deve estar falando de uma operação que fizemos com a Telefonica”, supostamente em 2011 (como se sabe, a RBS e a empresa de telefonia espanhola foram associadas).

Duda disse aos empregados que o grupo não agiu por mal: “Nós apenas contratamos, inadvertidamente, um dos escritórios de advocacia hoje identificado como sendo de lobistas que subornavam conselheiros do CARF”, o que teria dado margem às acusações contra a RBS.

Os empregados ouviram Duda sem questioná-lo.

Tudo explicado, ele uniu as duas mãos e implorou: “Por favor, acreditem: eu não sabia de nada”.



--



ponto midiático



MENOS UM DOS BONS

Triste, noticiei ontem a  morte do Antônio "Tem gol!" Augusto.
Não trabalhei com ele, mas bati bons papos. E em algumas épocas sei que foi meu leitor.
Ontem, registrei:

O criador do plantão esportivo do rádio, Antônio Augusto dos Santos, faleceu na madrugada deste domingo, aos 77 anos, vítima de um avc. 
O velório, às 14 horas, será na Capela B do Cemitério Evangélico de Porto Alegre, na avenida Guilherme Schell, 467. O sepultamento será na segunda.
Qualquer pessoa que tenha escutado uma transmissão de partida de futebol, certamente, escutou a principal característica do Antônio Augusto - "TEM GOL!". Ele conseguia acompanhar os jogos de todo o Brasil. Isso no tempo em que nem se imaginava usar computador, internet, telefone. AA e o pessoal que trabalhava com ele garimpava os resultados pelas rádios, mesmo. Muito em ondas curtas. E ele tinha as suas anotações em cadernos. Sim, as estatísticas em cadernos! A informação com precisão impressionante.
Trabalhou nas Rádios Guaíba, Difusora (Band), Pampa, Gaúcha e Farroupilha.
Antônio Augusto era casado e teve dois filhos. Um deles, o advogado Antônio Augusto Mayer dos Santos, também tem o rádio em sua vida - participa toda semana do programa Bom Dia, da Rádio Guaíba.
-
Gostei de um comentário que está no post:

Antônio Augusto, que Deus o receba no céu, azul, a cor preferida do seu coração! Faz uns dez dias, mais ou menos, comentei com um familiar que desde que acabara o seu programa na Pampa, no início do ano passado, nunca mais soube notícias do mesmo. Acho que ele havia ficado muito triste, pois o espaço que era dele e de nós gremistas, foi ocupado por aquele tipo de programa onde alguém passa o tempo inteiro lendo e comentando notícias da internet e alguns donos de emissoras acham que é o melhor jornalismo feito no rádio. Pode ser o mais barato, nunca o melhor.

--

EU TAMBÉM!

Mario Marona não dá mole:

Se eu fosse editor-chefe de um jornal e algum subordinado meu publicasse a morte, na queda de um helicóptero, do filho mais novo do governador do estado mais importante do país - ex-candidato à presidência e possível candidato de novo, em 2018 - com destaque igual ou menor ao de qualquer outra morte, seja de quem for, eu demitiria na hora, sem contemplação.
Deve ser por isso que eu não sou mais editor-chefe de porra nenhuma.

--

DE MAL A PIOR, DOUTOR GADRET

O jornalismo  da Rede Pampa - rádios e TV - está completamente sem rumo.
O ouvinte ou o telespectador não tem ideia de quem vai ouvir ou assistir. Numa semana, o programa tem uma formação; na seguinte, tudo muda.
Fidelização assim?
JORNALISMO não é brincadeirinha de dondoca.

--

MUDANÇAS FAZEM MUITO BEM





Luiza Zanchetta começou na RBS TV e era mais uma das gurias do tempo.
A impressão que tenho é de que ficaria nesta "tarefa" por muitos tempo, como estão até hoje suas ex-colegas.
Arriscou em ir para a TV Record  e se deu muito bem. É uma boa repórter, improviso legal e apresentou neste feriadão o Balanço Geral.

--

ESCOLINHA ZH

Nesta segunda, no próprio jornal online:


Fora do ar

Datena deixa ae agrava a crise financeira do canal


-

Fogo em tanques de combustível

Incêndio contaminou água em Santos, diz relatório


--


NO ZERO HORA ONLINE,
NESTE DOMINGO, 16H35MIN

E esta manchete da página principal ficou até a noite!!

Moradores de Santo Cristo lotam velório de mortos em acidente

Existem várias maneiras de fazer este título sem esta bobagem.

--


ESCOLINHA ZH.
GENIAL! NO PRÓPRIO!!

Após bater carro em árvore, homem é preso por embriaguez em Flores


--

NO G1 SÓ INFORMAÇÃO PRECISA DAS ESTRADAS!



--

NO PIONEIRO, INFORMAÇÃO PRECISA NO FUTEBOL!

Na capa:



Na matéria:



O detalhe:




--

EU ASSISTI!

O Ixquenta.
Não é o pior programa.
Nada supera o tal do Geraldo Luiz, da TV Record, o cara mais chato da TV brasileira.
Deixei a TV ligada porque anunciaram o Guilherme Arantes e gostei muito.
O resto?
Sim, concordo, muito chato, tal qual a apresentadora.

--

EU ASSISTI! - 2

Babilônia.
Já tinha visto algumas partes, mas neste feriadão, em Oeisis, até prestei atenção.
Todas as histórias são muito chatas.
Camila Pitanga, por exemplo, lindíssima, é uma péssima atriz. Se soubesse interpretar, acredito que faria sucesso até nos Estados Unidos.
O papel do guri que é "filho" da Fernanda Montenegro e da Natália Timberg é um negócio ridículo. Dá pena até. Pior ainda é o Jairo, de uma novela anterior a Império, que era um bandido simpático. Agora, ele é um instrutor de um desses esportes moderninhos e é gay. Mas, ao mesmo tempo, um baita macho.
Não consegui entender a  história de um prefeito corrupto, do interior,mas que mora no Rio.
Pelo que vi na abertura, acredito que o problema é o monte de autores e co-autores. Desculpe, mas muita biba.

--

UMA CAPA DO BALACOBACO




--

DEFINITIVO

Alexandre Mota, apresentador da TV Record:

Fui adotado por esse Estado
e não pretendo sair daqui nunca mais.




--




ponto da memória



O extraordinário Paulo Motta lembra:


DONA PALMIRA 






Hoje (dia 4, sábado) Dona Palmira Gobbi estaria completando 106 anos. Incansável e ferrenha defensora dos animais, Dona Palmira dedicou sua vida a amparar e resguardar em sua própria casa animais feridos e maltratados pelos donos e, não raro, baixava o sarrafo nos bandidos.
Aposto que está lá pelo Céu, cercada de amigos caninos, felinos, equinos e todos aqueles que não tinham como se defender do ser humano.
Nosso respeito a ela que nos faz muita falta. E nasceu junto com o Sport Club Internacional, pessoal!
Abração minha querida Nana Gobbi, e que Dona Palmira nunca seja esquecida.




-


Nana Gobbi relembra:

Palmira Gobbi, não tinha partido político, era o candidato que ela analisava. Tinha um apoio incondicional da Gloriosa Brigada Militar de quem foi Madrinha, da Polícia Civil, dos governantes, independentemente de partido político.
A manutenção econômica era conseguida através de seu trabalho (venda de jóias, que adquiria nos leilões da CEF), a alimentação dos mais ou menos 50 cães que mantínhamos em casa, eram, adquiridas nos últimos anos, da Churrascaria Saci (sobras de carnes) e da churrascaria Mosqueteiro ( como podem ver... até com os principais clubes de futebol, ela mantinha uma imparcialidade.
Os cavalos que eram recolhidos, eram cuidados e alimentados , primeiramente nos fundos de um terreno da Rua Itororó e mais tarde, junto a dois moradores de rua que viviam próximo ao Beira-rio, e que tinham o maior zelo com os animais.
Ganhavam em troca, alimentação roupas, e pequenas quantias de dinheiro para sustentarem seu cigarro e talvez um aperitivo....rsrsrs. A história é imensa há casos pitorescos, que parte existem até hoje... tipo:" xi... vou me incomodar com a Palmira" ....rsrsrs; GRANDE SER HUMANO!

-


Nelcira Nascimento escreve:

Uma vez fiz uma reportagem, pelo jornal Zero Hora, de um encontro histórico entre Dona Palmira Gobbi e José Lutzenberger. Um privilégio, na minha opinião. Os dois se conheciam mas não pessoalmente. Lutzenberger ficou encantado com o pátio da casa, ali no Menino Deus, uma área verde muito bonita, preservada. E disse que aquilo que Palmira Gobbi, quase timidamente chamou de erva daninha era uma orquídea, rara, e disse o nome científico. Quase nem me mexia de tanta emoção. Depois, quando ele foi embora, ela meu deu uma medalhinha de São Francisco de Assis e um livreto com a legislação que havia, na época, da proteção aos animais. Lembro que, quando não pensava em ser jornalista, minha mãe acompanhava numa rádio as brigas de Dona Palmira, defendendo os cavalos de rua até o uso do seu famoso rebenque. Vê-la, assim de perto, era como ver uma santinha. Só não fiquei para almoçar, como ela me convidou, um pouco enjoada do cheiro da comida que ela, separadamente, claro, fazia para os animais. Devia ter ficado.



--



ponto g



FERIADÃO

Acreditem, 24 mortes no trânsito do RS.

--


A DIFERENÇA ENTRE ANIMAIS

Este cachorrinho resolveu se deitar com seus amigos, que haviam sido abordado por policiais de Santa Catarina. Os anjinhos foram em cana, por tráfico. Não term nada de montagem - a foto foi feita pela própria polícia de SC.



Olhem o que escreveu este "ser" - não existe forma de qualificar esta coisa - chamado Luciana Genro, no Twitter:



Idiota, imbecil é elogio, não?

--

INACREDITÁVEL

Na fila do supermercado em Nova Tramandaí.
Na minha frente uma mulher com o carrinho cheio de ovos, coelhos e caixas de bombom.
Mais de 200 reais.
Aí a caixa chama uma funcionária e diz: "Tem um bônus aqui".
A consumidora de chocolate assina um papel e sai, feliz da vida, cheia de sacolas.
Aí pergunto pra caixa o que era o tal "bônus".
Ela me diz que é despesa de funcionária do supermercado.
Imagina.
Se a moça dos chocolates ganha mais do que um  salário mínimo é uma privilegiada.
Precisa desenhar?

--

O PEPINO DO JOSÉ IVO






Quando o novo Governo do RS estava se formando vieram de novo com aquele papinho de terminar com estatais, órgãos e departamentos inúteis. É sempre assim. Passam-se os meses e nada é extinto.
Agora, com José Ivo não foi diferente - e mais uma vez eu escrevi que nada seria extinto.
-
Também escrevi que era uma bobagem terminar com Secretarias, como a de Comunicação. Tanto é que está sendo recriada. Da mesma forma, o governador bobeou em não dar bola para a Secretaria de Turismo. São raros os governantes que consideram o Turismo uma mina de dinheiro para o Estado.
José Ivo colocou lá uma figura que não sabe nada da área. Ainda bem que está na Secretaria o Abdon Barretto Filho, um cara que entende tudo da área e que poderia, entre outros, ser o secretário.
-
Agora, leio que o Governo quer vender 49 por cento da Banrisul Seguros, "o que poderia injetar bilhões no Estado", conforme está numa matéria do Zero Hora.
É uma ótima ideia, mas será que a chamada oposição - PT e seus satélites - vão deixar, assim no mole?
Duvido.
Ainda no Zero Hora:
Também estão no radar revisão de incentivos fiscais, demissões de mais de mil funcionários contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ainda no governo Tarso Genro (2011-2014) para o quadro da Emater/Ascar e o aumento da alíquota geral de ICMS de 17% para 18%, medida que, mesmo aprovada este ano, somente poderia entrar em vigor em 2016.
-
Revisão de incentivos fiscais? Pode ser,mas é complicado.
Agora, aumento da alíquota do ICMS?
HAHAHAHAHA!!!



--



ponto da crônica social






EM SOCIEDADE TUDO SE SABE


Como eu gosto de uma família feliz, risonha, aproveitando a vida!
No registro acima, o músico Duka Leindecker, a deputada estadual Manuela D'Ávila, uma comunista de boa cepa, e o rebento de um casamento anterior do mocinho. Estão desfrutando da capital do mundo, New York!
Além de visitarem os locais obrigatórios e desfrutarem da culinária extraordinária que a city oferece, a brava deputada está lotando dezenas de malas. Sim, a doce comunista está preparando o enxoval de seu primeiro filho!
Manuela rendeu-se aos prazeres do mundo capitalista.
Aliás, ela me disse certa vez:
- Albânia? Nem sei o que é isso!




--



ponto da piadinha



ELES.
É SEMPRE BOM RELEMBRAR






19 comentários:

  1. Meus sobrinhos levaram três horas de Imbé a Porto Alegre ontem à noite. Muito trânsito, calor e chuva. Uma delícia !

    ResponderExcluir
  2. Da semana passada... mas sensacional o barrigaço do CP e outros sites tupiniquins http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/552792/Orlando-City-inova-e-pinta-gramado-de-roxo-para-jogos-oficiais-. Embarcaram na onda do 1º de abril. Vi o jogo do Orlando na sexta, com Kaká & Cia pisando uma grama verdinha, verdinha. http://virgula.uol.com.br/esporte/futebol/time-de-kaka-admite-que-grama-roxa-era-brincadeira-de-1o-de-abril-e-engana-brasileiro/

    ResponderExcluir
  3. Prévidi, não entra nessa besteira inventada por um blog raivoso da região... Tá aqui o desmentido da Manuela sobre a viagem para Nova Iorque:

    https://www.facebook.com/manueladavila/posts/1234159309965860

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, mas o que ela falou? Por que não reproduziste a fala dela aqui? E qual é o tal blog raivoso da região? Não jogue palavras ao ar, diga claramente o que é!

      Excluir
    2. Abre aspas:
      Tirei cinco dias de licença NÃO REMUNERADA e tem gente inventando coisas incríveis. Infelizmente, quando os adversários não têm o que falar inventam.

      Dinheiro público, para mim, é algo sagrado. Inventar que estou em viagem recebendo salário é crime. É assim que será tratado. Não tem graça, não é piada. É coisa séria.

      Aos que apenas reproduziram as mentiras, repensem suas práticas e busquem fontes mais qualificadas. Combater a corrupção é mais do que usar uma foto no Face. É ser diferente daqueles que combatemos. Combatam com a verdade.

      A vida me ensinou a ter um respeito gigantesco por quem diverge de mim e a levar para a justiça quem mente a meu respeito.

      Não me espanta que seja a mesma turma que desejou que eu fosse morta quando fui assaltada ou que inventou que me tornei uma milionária.

      Aos amigos, continuo esperando presentes... Já que a história do enxoval é mentira! Estou muito feliz e a cada dia mais emocionada por tudo que a gravidez permite viver!
      Fecha aspas.

      O primeiro local que levantou essa lebre furada da licença remunerada pra comprar enxoval foi o VideVersus... Algo mais?

      Excluir
  4. Mario Marona, responsável pelo Jornal Nacional que deu amplo destaque para o nascimento de Sasha, filha de uma então estrela global:Xuxa.

    ResponderExcluir
  5. A excelente Cris Silva está saindo da RBS TV.
    Versátil, bonita, competente, a jornalista anunciou nas suas redes sociais que está passando os "últimos dias" com os colegas da TV e que em breve deverá anunciar grandes novidades.
    Perde a RBS, como aliás vem perdendo tudo - até o juízo - que já teve de bom por lá.
    E se houvesse merecimento dentro daquela empresa, Cristiane Silva seria sua principal estrela, tamanho talento da guria.
    Fica a dica para conferirem seu desempenho no espetáculo "Fossa Nova, onde ela dá um show de interpretação e humor, ao lado do marido.
    Avante, Cris, essa TVzinha ficou pequena pro teu talento, guria!

    ResponderExcluir
  6. Daqui de entro da firma, só posso dizer que a Cris não está saindo da RBS TV.
    Pelo contrário, vai receber o devido merecimento.
    Mas, deixo para ela mesma anunciar as mudanças, em breve.
    O cara ae tá muito mal informado!

    ResponderExcluir
  7. A Pampa não faz jornalismo! Nunca fez!
    Aliás, hoje em dia também não faz rádio, TV, jornal menos ainda.
    Sempre me pergunto como se mantém.
    Mas, o que esperar da rádio Pampa, por exemplo, que tem o juvenil e frustrado TJ Martin como coordenador?
    Chega a sr engraçado ouvir o Marne, o Victorino, a Beatriz e aquela gurizada no ar, dando pitaco sobre o que não entendem. Aliás, do que eles entendem mesmo???
    Agora meteram apresentadores da Caiçara na Pampa (por 200 pilas a mais por mês) para preencher os buracos, porque ninguém quer trabalhar naquela naba!
    A Pampa é uma piada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "jornalismo" da Pampa é ridículo.Na rádio, é só leitura de jornal na Internet,não tem repórteres e,como tu disseste,dão pitaco sobre o que não entendem.Na TV,só chamam gente da classe empresarial e nunca tem matéria pra ir pro ar,é só debates e mais debates.O que o Dr. Otávio Gadret deve fazer é contratar mais gente (repórteres,apresentadores,comentaristas e colunistas),tanto para rádio,TV ou jornal.O O Sul,aliás,só tem matérias que tu lê no O Globo e no Estadão,não tem,fora o esporte,UM CONTEÚDO próprio.

      Excluir
    2. Amigo, ao menos o SUL tem coisas para se ver ( alias, as páginas com os colunistas são maravilhosas!). O meu Correio do Povo está cada vez mais fino. Está tão fino que, igual às brincadeiras que fazíamos quando crianças, o entregador "fará de conta" que remessará um, mas só de vento!
      PS: minha mulher está a brigar comigo para cancelar assinatura e tentar outro jornal, pois não tem nada para ela ler, e quando ela diz NADA é NADA mesmo. Que tristeza!

      Excluir
  8. Ai, ai, a Luiza Zanchetta é a coisinha mais linda que já figurou nas telinhas gaúchas! Deixa a sem sal da Fachim no chinelo!
    Perfeitinha!

    ResponderExcluir
  9. Puxa Previdi... então os amigos do alheio visitaram tua casa de praia... Que coisa chata... Já passei por isso e dá muita raiva. Polícia e Justiça, ou Poder Judiciário neste país é piada pronta. E tem idiotas que falam em vítimas sociais. Como se a maioria dos pobres fossem ladrões...

    ResponderExcluir
  10. Discordo da crítica ao Poder Judiciário, pois o mesmo tão somente cumpre e FAZ CUMPRIR as leis. Essas são feitas por aqueles que elegemos. logo, os responsáveis somos nós. Quando se aproxima uma eleição boa parte dos eleitores desliga a TV, pois tal não lhes agrada já que o importante aos mesmos são os programas de péssima qualidade da Globo, por exemplo. Quantos dos que criticam Polícia e Poder Judiciário se dão ao trabalho de acompanhar o desempenho de seus eleitos durante o mandato. Essa por certo vai atingir o fígado da quase totalidade dos que fazem tais críticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então na opinião do amigo o Poder Judiciário é incriticável? Pois para a maioria da população brasileira o Poder Judiciário é CARO e INEFICIENTE. E você pode discordar a vontade, mas a realidade insiste em discordar de você.

      Excluir
  11. Eu me divirto com a Pampa. É um caso de se estudar. Um impédio feito de gilete press. O senhor feudal da Orfanotrófio é o Cidadão Kane do gilete press. Só que se faça a ressalva que o jornalismo no Brasil tá se encaminhando para o gilete press total.

    ResponderExcluir
  12. Conheço uma quantidade de MARONA (jones,tom,vitor,nadiejo,falecido vitão da grafica mascote,naiara desculpem os que me olvido) nenhum é tão obtuso como o Mario.

    ResponderExcluir
  13. Em 86 logo depois que meus pais faleceram decidi viver no litoral com minha família. Escolhemos então Tramandaí. Minha filha estudava numa escola estadual onde a mãe lecionava. Certo dia me disse ter visto colegas delas, meninas, curtindo um baseado no banheiro durante o recreio.
    Trabalhava então na AJ/Palácio da Polícia fazendo plantões. Decidi então vir trabalhar no litoral e fui lotado em Tramandaí. Comecei uma faxina na cidade. De repetente fui mandado para casa onde permaneci seis longos meses sem trabalhar. Fui então removido para Ijuí. Obviamente me insurgi e fui ao Departamento de Polícia do Interior, em Porto Alegre, onde abri a boca. Fui então convidado a ir para Parobé cuja Delegacia estava acéfala.
    Em 93 alcancei a aposentadoria. Em 99 foi à vez da minha esposa igualmente alcançar sua aposentadoria. Decidimos então viver no litoral e optamos por Xangri-Lá que havia conhecido quando sai em perseguição a pilantra que havia abusado de minha confiança. Seu nome é HUGO ZIMMER e a mulher dele tem por nome DIONISIA. Os safados haviam me deixado pendurado com o aluguel de um telefone fixo. Ali, pagando aluguel, vivemos por 14 anos e hoje vivemos em Tramandaí.
    O litoral acreditem, no verão é uma merda. Fila até para comprar pão. Sei que alguns não vão me compreender, mas fui por muito tempo veranista, ou veronista com diz um amigo que é vereador em Xangri-Lá.
    O litoral de abril a novembro é um verdadeiro paraíso. Em parte desse período até mesmo banhos de mar são possíveis. Não há filas para nada. Apenas estacionar se torna cada vez mais difícil durante o ano todo, pois esse povo, povão, hoje possui automóvel e ninguém mais quer andar de ônibus. Culpa das políticas de distribuição de renda desses governos nos últimos anos, mas isto será breve, ou seja, em 2018 quando o PSDB retornar ao poder colocando o povão no seu devido lugar. Basta esperar. Teremos então empregada doméstica semiescravizada e assim as coisas irão lentamente voltar ao que eram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só você pode ter de carro? Você anda de ônibus?

      Excluir