Quinta, 5 de fevereiro de 2015



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com





ponto midiático especial 




IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DUDA



O pastor em  ação, no histórico dia

Recebo:

O texto de ontem do Luiz Cláudio Cunha me lembrou aquela tarde fatídica de dezembro de 2012, quando a tradicional "videoconferência", que geralmente ocorre só com transmissões das redações, teve um lado... PRESENCIAL em Porto Alegre.

Só que era uma das tardes mais quentes do ano!

E fizeram todo mundo sair do prédio da Erico em romaria, a pé, com o sol a pino, até o Tesourinha, onde a multidão começou rapidamente a derreter conjuntamente, enquanto ouvia o pessoal das rádios* fazer piadas sem graça, jogar confetes nos "líderes" e "talentos", e entoar cânticos, ou os intermináveis discursos autocongratulatórios dos executivos, que tiveram o seu ponto alto no discurso de Duda Melzer, que, com todo o carisma que Deus não lhe deu, disse ao microfone: "Vamos todos cantar o nosso hino, 'Vida'?" - e começou a cantar, desafinado.... "Vida é chuva, é sol..." até que parte da plateia, envergonhada com o líder que pagava mico, começou a acompanhá-lo. Um dos animadores das rádios, constrangido, correu para pegar o microfone enquanto a banda pegava os instrumentos para salvar o presidente. Lindo (só que não).

E centenas de trabalhadores sendo obrigados a ficar lá por horas, suando, cantando músicas da empresa e louvando a Deus, digo ao patrão... o editor-chefe reclamou de ter que assistir a isso em videoconferência? MUITO PIOR ERA ESTAR PRESENTE! E, depois, ter de voltar a pé pra redação... só que na volta o sol não estava a pino... pelo contrário: um SENHOR TEMPORAL se armava e não lembro se alguém se molhou, mas se todo mundo escapou da chuvarada,. foi por pouco.

E TÁ TUDO DOCUMENTADO nesse link: http://wp.clicrbs.com.br/editor/2012/12/20/redacao-de-zh-participa-da-videoconferencia-de-natal-do-grupo-rbs/?topo=13,1,1,,,13

A foto mostra a galera da empresa louvando os patrões no culto.

*PS: o pessoal das rádios, em especial "A Turma do Pretinho", como são introduzidos, são uma espécie de FRONT DE ANIMAÇÂO DE AUDITÓRIO dos patrões durante as videoconferências... eles fazem o serviço sujo de animar e motivar a não muito motivada plateia, como os puxadores de escola de samba ou aqueles caras que ficam vestidos de super-herói no auditório do Gugu, conclamando as donas de casa a agitar os braços... e tome brincadeiras com o Paulo Pagodinho e rasgação de seda pros gestores e "talentos".


--


ponto da memória


O MATADOURO PARA
ATENDER AOS "RECADOS"


Desde segunda, dia 2, conto um pouco da vida do jornalista João Carlos Casarotto Terlera.
Em capítulos, trato de algumas histórias, de 1980 para cá.
Para quem não sabe, em determinada época, ele foi o jornalista político mais importante do Estado e referência nacional de colunismo político. Uma figuraça competente.
Acompanhe:


A ÚLTIMA DO TERLERA - 3



Não lembro bem a época, mas acho que foi no final de 1982. Ele descobriu, na ZH Dominical, a seção "Recados". Era mais ou menos uma página de pessoas que procuravam sua "alma gêmea". De tanto ler e de algumas tentativas de enviar cartas para mulheres que se ofereciam, ele resolveu alugar uma caixa postal nos Correios e começou a anunciar. Fazia textos poéticos, que lia em voz alta para todo o Gabinete de Imprensa conferir. E dar risada do "cinismo".
Agora, imagina: ele passava o dia recebendo dezenas de telefonemas de políticos, além das visitas constantes. Aí começou a receber telefonemas e visitas das pretendentes.
Mas para receber as visitas tinha um ritual fantástico. Quem levava o anúncio ao posto comercial do jornal era o Hugo Passarinho. Quando ele se agradava de alguma, apenas pelo telefonema, mandava flores. Só que quem levava as flores era o próprio Hugo e ele vaticinava:
- Terlera, é uma baita mulher, linda, uns tetão!
Ou então:
- Terlera, não vale nada, uma velha toda enrrugada, gordona!
O "negócio" começou a dar certo, tanto que alugou um pequeno apartamento na rua General Câmara, a Rua da Ladeira, pertinho da Assembleia. Quem mobiliou o apartamento? O Hugo. Imagina.
Vez que outra ele sumia do Gabinete de Imprensa. Todos perguntavam por ele, as telefonistas entravam em pânico.
Ele voltava e dizia que estava no Palácio, mas nós, que trabalhávamos com ele, sabíamos que tinha ido no "matadouro da Ladeira".
-
Mentirinhas e mentiras cabeludas.
O Terlera mentia muito. Demais.
A maioria delas era para se vangloriar.
Carlos Sávio, Flávio Pereira e eu, que trabalhávamos diretamente com ele, sabíamos quando ele começava uma mentirinha.
A imensa maioria era bobagem. Tipo: "Ontem saí com uma gata para jantar", "Fui ontem numa boate muito legal", "Jantei com o governador". A gente sabia que ele não ia a restaurantes - exceção o almoço em algum restaurante da região de Lajeado ou Estrela, aos sábados -, depois da grave doença nunca foi a uma boate e jamais deixava sua mãe almoçar sozinha - imagina jantar!
Muitas mentirinhas para os deputados, também, que acreditavam piamente no que falava. Inventava diálogos telefônicos com Brizola, Tancredo, e todos os principais líderes políticos e empresariais do país. Claro que tinha interlocutores importantes, como Nelson Marchezan. Mas inventava muito. Bah!
Na convivência diária, de quase quatro anos na Zero Hora, assisti a uma grande maldade do Terlera. Um texto  baseado em mentiras cabeludas. Mas isso não é assunto para este espaço. Quer saber? Pergunte ao jornalista Políbio Braga, que foi quem sofreu com umas mentiras de verdade.

Continua amanhã.


--


ponto do paraíso



NÃO É SÓ A PROFESSORINHA
LUCIANA GENRO QUE TEM BOQUINHA


Algo em torno de 8 mil reais.
-
Página da Câmara de Vereadores de Porto Alegre:



No detalhe:

(clica em cima que amplia)



Ele mesmo, o ex-esposo da Professorinha Luciana Genro.

--

DUAS DA TVE

1 - Recebo:

Acabo de ler no Vide Versus, do Vitor Vieira, que a Comunicação do Piratini (Clóvis Bevengnu) distribui release sobre o programa Midia em Debate, hoje (4) às 20 horas, na TVE.
Quem apresenta o programa é o mais petista dos jornalistas brasileiros, o Celso Schröreder, presidente da Fenaj. Entre os convidados, a repÓrter Angélica Coronel, da TVE, petista de carteirinha. Imagina debater a midia num programa comandado por um petista doente. Não mudou nada na TVE, ou seja, o PT segue dando as tintas. Será que o Sartori sabe?

2 - Recebo:

Aí está o novo diretor financeiro da TVE, Leo Lewgoy, petista dos mais ferrenhos,que fez campanha para o Tarso e para a Dilma e que foi contra o Sartori. Será que o Gringo sabe disso ou é coisa da Isara? Parece que ele já era diretor na gestão passada e foi confirmado.





--

DÚVIDA

Recebo:

Leio na tua coluna que a TV Record vai ter um quadro de fofocas de celebridades nacionais e gaúchas, apresentado por Mônica Fonseca. Desculpa a minha ignorância, mas quem é Mônica Fonseca? Ela tem experiência nesta área de ti-ti-ti? Ela sabe que se trata de um setor sensível que dá processos por dano moral por qualquer bobagem dita? Poderia o conceituado colunista nos dar um perfil da Mônica?
-
Taí:

Mônica Fonseca Apresentadora da TV RECORD 📺 🎥 🎤 Amante das palavras 🌹 E focada em uma vida saudável 🍏 🍍 🍉 Protegida e muito abençoada por Deus! 🙏 🙏

--

LUIZ CARLOS RECHE

Amigos: Neste dia cinco comemoro um ano de Bandeirantes. Dia também do aniversário da minha irmã Marilva. Um ano passa rápido. A vida passa rápido. Por isso procuro viver o dia a dia. São muitas movimentações e emoções. Cada vez mais provando da sabedoria popular. E neste sentido , quem sabe, a Internet seja o principal canal. Sou feliz. Como sempre. É hora de agradecer direção e colegas da Bandeirantes, família, ouvintes , anunciantes e projetar dias ainda mais felizes. Valeu pelo carinho. Parabéns Marilva e viva o Timaço da Bandeirantes. Cada dia melhor que antes. Não diga tudo bem, diga tudo Band.

--

A ORGIA DOS FERIADOS


O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, inciso I, da Constituição, resolve:

Art. 1º Ficam divulgados os dias de feriados nacionais e estabelecidos os dias de ponto facultativo no ano de 2015, para cumprimento pelos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais:

I - 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);
II - 16 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);
III - 17 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);
IV - 18 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);
V - 3 de abril, Sexta-Feira da Paixão (feriado nacional);
VI - 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);
VII - 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
VIII - 4 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);
IX - 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
X - 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil (feriado nacional);
XI - 30 de outubro, Dia do Servidor Público - art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (ponto facultativo);
XII - 2 de novembro, Finados (feriado nacional);
XIII - 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);
XIV - 24 de dezembro, véspera de Natal (ponto facultativo após as 14 horas);
XV - 25 de dezembro, Natal (feriado nacional); e
XVI - 31 de dezembro, véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas).

--

ESCOLINHA ZH

Tem um pessoal do NH que está superando as expectativas!

(clica em cima que amplia)




--

AGORA, CHEGA!

Com a saída da bandidagem da direção da Petrobras espero que termine essa perversa campanha de desmoralização da maior empresa nacional.

--

NO FINALZINHO DE JANEIRO

No ZH:

Porto Alegre

Incêndio atinge oficina mecânica na Cidade Baixa

Fogo teria se iniciado a partir de fogo usado para soldagem

--

OS "MAGISTRADOS" NÃO TÊM JEITO

No ZH:

Judiciário e Ministério Público propõem criar cargos e gratificações

Se os projetos forem aprovados, representarão impacto de R$ 20,2 milhões até o fim do ano


6 comentários:

  1. Com relação ao Robaina e a professorinha Luciana Genro... é muito fácil defender os menos favorecidos quando se ganha muito (cargos em comissão) e se dá muito pouco. Hipocrisia é o que se vê naquela gente do PSOL e afins..

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Prévidi.

    Para colaborar: a respeito da apresentadora Monica Fonseca (atualmente na TV Record RS), ela é uma moça muito graciosa que até o final do ano passado trabalhava como uma das apresentadoras do programa Studio Pampa, na TV Pampa/canal 4. O mérito para ocupar o respectivo posto foi o fato dela ter sido finalista da edição de 2013 do concurso "A mais bela gaúcha" promovido pela emissora. Mônica é pelotense e parece-me que foi uma das rainhas da Fenadoce. Desconheço se ela tem formação específica em jornalismo ou na área de comunicação social.
    Um abraço,
    Gerson Brisolara

    ResponderExcluir
  3. AGORA, CHEGA!

    Com a saída da bandidagem da direção da Petrobras espero que termine essa perversa campanha de desmoralização da maior empresa nacional.
    Previdi, confesso que não entendi o que queres dizer com isso. A maior empresa nacional foi desmoralizada por essa turminha ai e mais outra que está sendo escondida pela lei: Os políticos. Voce quer que não se fale mais nisso? Isto é controle social da mídia, antigamente denominado de CENSURA. Por Favor. menos. A Petrobrás dispõe de departamento de auditoria interna que nada fez para apurar sobrepreços em contratos. Esse departamento tem todos os mecanismos para detectar esse tipo de vigarice. Nada fez. Tem muito a ser apurado, ainda, e não serão censuradores de plantão que vão impedir isto.

    ResponderExcluir
  4. Prev,
    Trabalhei numa empresa de engenharia que começou a ir mal das pernas. Certo dia chego para trabalhar e sou convocado, assim como os demais, para uma reunião (ou HELLnião) na sala do big boss. Chegando lá, um padre. A tal reunião foi uma missa!!!! PQP!!!! Esse pessoal da RB$ passou bem perto do que eu tive de passar!!!! E o padreco não era bom, pois meses depois a empresa quebrou...
    Interessante que o patrimônio do big boss continuou ileso e mais gordo...

    Fernando Fagundes/AMS

    ResponderExcluir
  5. Lembro bem do dia dessa exibição do tímido presidente. Nossa "chefe" determinou que todos fossem para aquele forno do Tesourinha. Chegando lá, tivemos que aguentar toda a "suposta" (para usar a terminologia em voga na ZH) animação dos palhacinhos de plantão da empresa (pretinhos), de um suposto humorista catarinense (horroroso) e ainda os faladores de sempre (Santana, Nelson), todos tentando legitimar o Duda como líder verdadeiro da empresa. E ele lá, bancando o animador de auditório, tentando provar que tinha mais semelhanças com o avô do que apenas a barba. Mas eu não culpo o Duda. A ideia "brilhante" do show deve ter sido do Deli (que adora esse comportamento de "massa obediente", típico de exército ou culto evangélico dentro de empresas) ou de algum puxa-saco da direção.

    ResponderExcluir
  6. Estava lá nesse dia e não lembro de nada disso até pq fui pq quis ninguém obrigou.
    Foi um evento que a empresa fez, claro que tem quem não gosta,estava um calor realmente e depois caiu um temporal.Pessoal do call center que fez os cantos até pq isso para eles é normal.
    Tinha ônibus para levar as pessoas.
    Fooi bem animado até pq era próximo ao Natal e foi uma forma de agregar os diversos setores.
    Mas isso cada um enxergar como quer, minha forma de ver é essa.
    É só minha opinião...respeito todas as contrárias.

    ResponderExcluir