Sexta, 17 de outubro de 2014 - parte 2



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.








ponto do dia especial



UM ORGULHO DE PORTO ALEGRE:
OS 211 ANOS DA SANTA CASA!


(Bico de pena, feito pelo artista Hélio Ricardo Alves, da fachada da Santa Casa de Porto Alegre no ano 1900, quando a Capela Nosso Senhor dos Passos tinha apenas uma torre e existia um chafariz onde hoje fica a Praça Dom Feliciano)



No domingo, dia 19, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre comemora seus 211 anos de existência. Fundada em 19 de outubro de 1803 para dar acolhida e assistência médica e hospitalar a pessoas de todas as condições sociais, sobretudo aos mais necessitados, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre celebra seus 211 anos na singular condição de mais antigo hospital do Rio Grande do Sul e, ao mesmo tempo, de um dos mais modernos do Brasil.
Atuando na assistência médico-hospitalar como uma instituição de direito privado e de caráter filantrópico, a Santa Casa conta com 6.800 funcionários e um corpo clínico com 1.650 médicos. Hoje ela é formada por um complexo de sete unidades assistenciais:

Hospital Santa Clara – geral de adultos
Hospital São Francisco – especializado em cardiologia
Hospital São José – especializado em neurocirurgia
Hospital da Criança Santo Antônio – especializado em pediatria
Pavilhão Pereira Filho – especializado em pneumologia
Hospital Santa Rita – especializado em oncologia
Hospital Dom Vicente Scherer – especializado em transplantes de órgãos e tecidos
-
A Santa Casa é certificada como hospital de ensino e nela se desenvolvem programas de residência médica e cursos de especialização e de pós-graduação próprios e outros, associados a diversas universidades e faculdades do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Referência pela excelência de sua medicina e pelo humanismo da assistência, a Santa Casa diversifica os segmentos de seus clientes como estratégia de sustentabilidade e desenvolvimento além de atuar intensamente nos campos da prevenção, ensino e pesquisa em saúde.
-
Em 2013, os sete hospitais da Santa Casa realizaram 755.432 consultas ambulatoriais, 56.899 procedimentos cirúrgicos, 47.682 internações e 4.703.327 exames auxiliares de diagnóstico e tratamento. Importante destacar que 60% do total dessa assistência foi prestada a clientes do Sistema Único de Saúde, o que consolida a Santa Casa de Misericórdia como o hospital privado que mais atende ao SUS no Rio Grande do Sul.
-
Missa solene
Com missa solene em sua Capela Nosso Senhor dos Passos (entrada pela Rua Annes Dias, 295), aberta à comunidade e a ser celebrada às 11h da segunda-feira, 20 de outubro, pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler e com participação do coral da instituição, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre comemora a passagem dos seus 211 anos de fundação.


Um comentário:

  1. Antes de votar digite cocaina e Aécio eno Google e veja o que acontece.

    ResponderExcluir