Segunda, 20 de outubro de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









um Bom Dia! especial


Para o jornalista e blogueiro João Carlos Machado Filho.
Hoje, ele está em Araranguá (SC). Seu irmão Dilair, o Dila, faleceu e estava hospitalizado na cidade.
Fuerza, Velho!



.


ponto do dia



O ROMILDINHO



Romildinho e Romildo


Como acompanho esporadicamente o noticiário de futebol, só ontem à tarde fiquei sabendo da eleição de Romildo Bolzan Jr. para a Presidência do Grêmio de Porto Alegre.
Não sou gremistas mas não tenho absolutamente nada contra os gremistas. Fui muitas vezes ao Olímpico e ainda não conheci a Arena, apesar de ter sido convidado para a inauguração (apenas como curiosidade: para a reinauguração do clube que tenho simpatia, o Internacional de Porto Alegre, não fui convidado). Sou Colorado, o que não me impediu de ir até Montevidéu para assistir Grêmio e Peñarol, naquela histórica Libertadores - bah, foi um sacrifício danado! Hahaha!!
Na eleição passada gostei que o Nestor Hein foi eleito vice-presidente. Pelo que sei, Nestor se desencantou com a "política" clubística e encontrará outra forma de ajudar o seu clube. É uma pena, porque a presença dele era um alento para os que torcem pelo futebol, que não predomine o espírito das mutretas e sacanagens. E, muito legal, sem aquele fanatismo idiota, que vários "dirigentes" adoram.
-
Romildo Bolzan Jr. é uma boa notícia para o futebol. Não apenas para o Grêmio.
Se prevalecer a sua experiência administrativa, as loucuras e picaretagens com jogadores vão cessar - pelo menos no Grêmio. E será um bom exemplo para o Internacional e demais clubes falidos do futebol brasileiro.
Para quem não o conhece, ele foi três vezes prefeito de Osório. Está acostumado a trabalhar com pouco dinheiro e com uma rígida fiscalização do Tribunal de Contas do Estado, fora os ministérios públicos da vida.Tenho certeza de que não pagará 40 mil reais para um bedel da diretoria - como fez há alguns anos um "dirigente" que hoje se dedica a fazer provocações baratas no rádio.
-
Romildinho será um bom presidente porque teve um bom exemplo em casa.
Seu pai, Romildo Bolzan, foi um homem público íntegro.
O conheci quando era líder da bancada do PDT na Assembleia. E eu repórter do Zero Hora e fazia a cobertura diária do partido. Durante anos, bati longos papos com ele. Durante estas conversas, fumava um Charm atrás do outro e se dedicava a triturar caixas de fósforos. No gabinete do deputado conheci Carlos Eduardo Vieira da Cunha, o Vieirinha, e presidente da Juventude Trabalhista (depois Socialista). E também o Romildinho, que sempre viveu em Osório.
-
Romildo pai era gremista doente.Natural que Romildinho também fosse.
Acreditem, é sócio gremista há 51 anos - está com 54 anos.
Romildo pai faleceu em 2001, aos 69 anos.
Se é possível acompanhar, o velho Bolzan deve estar orgulhoso de seu guri.



* * * * *



ponto da fotografia



MOMENTO CASEIRO

O meu neto Pedro já tinha visto a nossa cadela. Mas ontem, mais crescido, com um ano, ficou encantado com a Gabriela. Ao contrário dos seus bichos de pelúcia, ela é enorme e se mexe. Por mais que a mamãe Janaína insistisse para que ele passasse a mão, Pedro só queria contado com o dedo.
A Gabi se comportou muito bem.
E o Pedro deu boas risadas.







* * * * *


ponto do evento


É HOJE!!


(clica em cima que amplia)




* * * * *



ponto da eleição



CURIOSO - Nesta eleição, "leviano" virou ofensa.
Leviano é apenas algo precipitado, sem procedência.
--

FUI ENTREVISTADO!! - No início da tarde de ontem, perto do Zaffari da Lima e Silva, um sujeito me parou.
- O senhor pode responder a uma pesquisa?
- Claro.
E começou as perguntas:
- Vai votar no Aécio ou na Dilma?
Um negócio muito coloquial.
Aí perguntei a ele:
- Qual é o seu instituto?
-Me mostrando o crachá:
- Fenix Marketing, do Paraná.
Com paciência respondi a todas as indagações.
-
Pelo Google, é de Cascavel, no Paraná. Mas não tem site/blog.
--

IDIOTAS - O jornalista Flávio Dutra lembra:

A imbecilidade não escolhe ideologia, nem lado:
"Tá se sentindo mal? A pressão baixou??? Chama um médico cubano, sua grande filha da puta!"; Médico (?!) Milton Pires.
"Peço a Nossa Senhora e a todos os santos que esse homem (Aécio) não ganhe, porque ele é inimigo do povo". Teólogo (?!) Leonardo Boff.
--

DILMA, A ANFITRIÃ - Trecho do livro "O Lado B dos Candidatos", de Simone Iglesias e Chico de Gois, lançado na semana passada em Porto Alegre:
"Um episódio da década de 80 retrata bem sua personalidade (Dilma). A casa em que ela e Araujo moravam na Zona Sul de Porto Alegre, às margens do Rio Guaíba, sempre foi ponto de encontros políticos. Abrigou inúmeras reuniões partidárias, almoços e jantares para tratar de campanhas eleitorais. Era 1986, Araujo concorria à reeleição para deputado estadual. Num sábado, convidou companheiros de partido e amigos para um jantar. 'Ele organizou um churrasco para o pessoal que trabalhou na campanha. Dilma foi dormir, não gostava muito de farra. Lá pelas onze da noite, sai ela de dentro da casa, vestindo um chambre e chinelos. Passou reto por todos nós, sem dar uma palavra. foi até a churrasqueira, recolheu uns cinco, seis espetos com carne. Jogou tudo no rio. Virou para todos nós e disse: 'Acabou o churrasco. Quero dormir'", conta um dos convidados.
--

ABSTENÇÃO À VISTA!!

14/10/2014 12:02
Feriado do Dia do Servidor Público foi antecipado para 27 de outubro
Por decisão do Órgão Especial, divulgada em 18/12/2013, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) antecipou de 28 para 27 de outubro o feriado do Dia do Servidor Público de 2014. Neste dia, não haverá expediente nas unidades da Justiça do Trabalho.
Conforme a Resolução Administrativa nº 34/2013 (clique aqui para acessá-la), os prazos processuais que se iniciarem ou se completarem em 27 de outubro de 2014 (uma segunda-feira) ficam automaticamente prorrogados para o dia 28 de outubro (terça-feira).
Fonte: Secom/TRT4

Feriado do Dia do Servidor Público será celebrado na segunda-feira, dia 27 de outubro
20/10/2014 


O presidente do TST, ministro Antonio José de Barros Levenhagen, assinou  o Ato GDGSET.GP.nº  482/2014, que transferiu para a segunda-feira, dia 27 de outubro, a comemoração alusiva ao Dia do Servidor Público.

De acordo com o ato, os prazos que iriam iniciar-se ou completar-se nessa data ficam automaticamente prorrogados para o dia subsequente, terça-feira, 28 de outubro.

(Com informações da GDSET)
--

MUITO MELHOR DO QUE OS DEBATES!!

Do revistapiaui.estadao.com.br:

Pressão de Dilma sobe dois pontos

e ultrapassa o PIB


CUBA - Recuperada da carência de pré-sal no sangue que derrubou sua pressão após o debate, Dilma Rousseff creditou sua melhora de saúde ao programa Mais Médicos. Já de pé, escorada por 14 doutoras cubanas, revelou o exato momento que provocou o piripaque: "A repórter do SBT estava com um perfume Jequiti nº 5 tão forte que perdi todos os sentidos", justificou. Em seguida, deu ordens para que o BNDES invista R$ 30 bilhões no Boticário. "Será a Friboi das fragrâncias", explicou.
Dilma chegou a pedir um copo d´água, mas houve por parte da plateia uma reação indignada: "Água!???", supreendeu-se um marqueteiro tucano. "Aqui é champanhe, minha senhora. Água é coisa de gente leviana", completou, após pausa reflexiva.
Segundo o Datafolha, a pressão de Dilma subiu dois pontos esta manhã e voltou ao patamar normal por volta de meio dia. "Trata-se de um crescimento mais parrudo que o do PIB no último trimestre", ressaltou o diretor-geral, Mauro Paulino. "Mas este é apenas um retrato do momento presidencial", ressalvou, repetindo que "a margem de erro é de meio ponto arterial para mais ou para menos". Os mercados reagiram mal à retomada da pressão da presidenta. A bolsa despencou 33 pontos, com forte queda nas ações da Aspirina.
Animado com a audiência elevada do debate, Silvio Santos quer incorporar os presidenciáveis à grade da programação. "Primeiro, chamei Aécio e Dilma para debaterem no programa Casos de Família. E, depois das eleições, sugeri que os dois se reconciliem no Namoro na TV, ha-haê", explicou o apresentador.
-

Do www.sensacionalista.com.br:

Próximo presidente será de Minas Gerais, afirma vidente

O vidente Pai Arnápio de Obaluayê afirmou que o próximo mandato presidencial será ocupado por uma pessoa nascida em Minas Gerais. Pai Arnápio ficou famoso mundialmente por suas previsões certeiras quando cravou que na final da Copa de 2014 o vencedor seria um país que tinha a letra A no início e no fim do nome.

--

MEU DEUS, OLHA COMO ESTÁ ESTA CAMPANHA REPUBLICANA!!




--
AGENDAS

Tarso Fernando

Porto Alegre
12h - Almoço com Sicepot
Local: Salão Nobre Hotel Plaza São Rafael
14h - Entrevista ao vivo para o Portal Terra
Local: R. Gen. João Manoel, 90
Sarandi
17h30 - Ato de ampliação da campanha e coletiva de Imprensa
Local: Associação dos Funcionários Municipais (Vig Henrique Pretti, 931)
18h30 - Ato Regional de Adesão e Apoio da Agricultura Familiar e Movimentos Sociais
Local: Rua Marcos Novelo, s/no
Passo Fundo
20h - Ato do Movimento Regional Dilma/Tarso
Onde: Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar (Rua Coronel Pellegrini)

-
José Ivo

Porto Alegre
8h30 – Entrevistas para emissoras de rádio do interior do Estado.
A partir das 9 horas – Gravação de rádio e TV para o horário eleitoral gratuito.
12 horas – Entrevistas para emissoras de rádio do interior do Estado.
Caxias do Sul
15h30 – Visita ao prefeito em exercício, Antônio Feldmann.
16h30 – Caminhada de mobilização no Centro da cidade.



* * * * *



ponto midiático



NOVIDADE NA GUAÍBA - Boa contratação da Rádio Guaíba. Hoje escutei um boletim muito bem feito da nova repórter da emissora, Caroline Patatt. Sobre o debate de ontem à noite com os candidatos a governador.
O curioso é que esta repórter também trabalha na TV Record.
--

NÃO SE ENTENDEM - Recebo:
Qual dos veículos lança a correção primeiro?

19/10/2014 22h59
http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/tiroteio-deixa-um-morto-na-regiao-central-da-capital-120229.htmlTiroteio deixa um morto na região central da Capital
Outras três pessoas ficaram feridas
Lucas Abatit 


 - lucas.abati@rdgaucha.com.br

Um tiroteio deixou um morto e três feridos na noite deste domingo (19), na Avenida Voluntários da Pátria, no loteamento Santa Terezinha.Segundo a Brigada Militar, suspeitos em um carro passaram atirando contra os homens que estavam em frente a um bar. 

Quatro pessoas foram atingidas pelos disparos de arma de fogo. Gilmar dos Santos Ferreira, 41 anos, morreu no local, ele foi atingido por apenas um tiro nas costas.Eugênio da Silva Moraes, 35 anos, foi conduzido em estado gravíssimo ao Hospital de Pronto Socorro. Outros dois foram atingidos de raspão e não correm riscos.

Nenhum dos baleados tinha antecedentes criminais. A Polícia Civil investiga a motivação do crime.

-

Crime
Atiradores matam um e ferem dois no Centro de Porto Alegre
Três homens foram atingidos por um atirador que passou em um carro em frente a um bar na Vila dos Papeleiros
19/10/2014 | 20h56


Um homem morreu e dois foram baleados por atiradores que passaram em um Sandero cor prata em frente a um bar na Vila do Papeleiros, no Centro de Porto Alegre. O crime foi por volta das 19h30min deste domingo na Rua Voluntários da Pátria, 1926. 
Segundo testemunhas, as vítimas seriam moradores de rua e estavam na frente do bar com amigos. Jorge Antônio Soares da Rosa, 55 anos, morreu no local. Os dois baleados não estão identificados e um deles está em estado grave. Ambos foram encaminhados ao HPS. Segundo a Brigada Militar, os tiros seriam de revólver e pistola. A perícia está no local.
--

QUE RAIO DE LAMBANÇA!!

Viamão
Jovem morre após sofrer choque em sacada de prédio
Segundo a família, ele levantou a mão com o celular e encostou em um fio de alta tensão
Atualizada em 19/10/2014 | 12h32 19/10/2014 | 11h15
CorreçãoDiferentemente do que ZH publicou das 11h15min às 12h30min de domingo, 19 de outubro, a vítima não foi atingida por um raio, conforme a Polícia Civil havia informado. A irmã de Nilton Hendges de Moura informou que ele sofreu um choque elétrico. A matéria já foi corrigida.

Um jovem de 25 anos morreu após ser sofrer um choque na madrugada deste domingo em Viamão,
na Região Metropolitana. De acordo com familiares, Nilton Hendges de Moura teria sofrido a descarga enquanto estava na sacada de um prédio e encostou em um fio de alta tensão.

O acidente ocorreu por volta das 3h, no bairro Vila Augusta. Segundo a irmã, Viviane Hendges de Moura, ele acabou caindo do segundo andar do prédio logo após o choque. Moura chegou a ser levado pelos amigos com vida ao Hospital Conceição, na Capital, mas morreu logo depois.

* Zero Hora


Viamão
Jovem morre após ser atingido por raio em sacada de prédio
Segundo relato de familiares à polícia, ele estava usando o celular quando sofreu a descarga na madrugada deste domingo
19/10/2014 | 11h15

Um jovem de 25 anos morreu após ser atingido por um raio na madrugada deste domingo em Viamão, na Região Metropolitana. De acordo com a Polícia Civil, Nilton Hendges de Moura sofreu a descarga enquanto estava na sacada de um prédio e foi pegar o celular para fazer uma ligação.

O acidente ocorreu por volta das 3h, no bairro Vila Augusta. Segundo relato de familiares, Moura acabou caindo da sacada logo após ser atingido pelo raio.

Ele chegou a ser levado com vida ao Hospital Conceição, na Capital, mas morreu logo depois, vítima de uma parada cardíaca. O caso foi registrado na 14ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre.

*Zero Hora




* * * * *



ponto g



A QUERIDA UNISTALDA - Sofreu muito com o temporal na semana passada. A cidade ficou um caos. As fazendas também foram muito prejudicadas. O meu amigo Ruy Gessinger teve um grande prejuízo. Ainda bem que seus funcionários estão bem, nem arranhões tiveram. E também os animais estão bem. Mas a devastação foi terrível. Pelo menos um mês para voltar tudo ao normal.
Fuerza, Ruy!!
--

O SANDUBA DO MARCELO - O Marcelo Cabral Machado é de Porto Alegre, mas está em São Paulo há anos. Está tranquilo, trabalha na Conspiração Filmes.
Foi skatista dos bons. Abandonou o esporte para as corridas. Inclusive compete. Aí, num época de transição, a grana não estava chegando como esperava e ele inventou um sanduíche, o REP 30, para  vender nas academias paulistanas, como renovadores de energia. Na verdade, vendia para se manter. Coisa bolada por ele.
Uma indústria se interessou pelo produto, o Marcelo registrou a fórmula, entraram em acordo e o sanduíche está sendo produzido em escala industrial. Na Maratona de São Paulo, o REP 30 foi distribuído aos  maratonistas vip, como teste. Foi aprovado e muito elogiado. Agora, provavelmente seja entregue a todos os participantes da São Silvestre. Como tem o apoio da Associação dos Treinadores de Corrida, é provável que seja item obrigatório em todas as maratonas.
-
Duas fotinhos: O Marcelo com a sua joia e os dois primeiros colocados na Maratona de São Paulo com o REP 30.






--

FUTEBOLÍSTICAS - Escrevam: o São Paulo será o campeão brasileiro.
-
No domingo escrevi no Facebook:
Inter recuperando mais um morto.
Desta vez Mano Menezes.
-
Aí o Francisco Silveira brincou:
Já pedi a minha familia...se um dia eu entrar em coma, me levem rápido ao Beira Rio...

--

TE METE COM O URUGUAI! - Recebo:

O Uruguai é o terceiro destino de viagem dos brasileiros
Dados do Ministério do Turismo mostram que 400 mil saíram do Brasil para conhecer país vizinho.
Os brasileiros, especialmente os gaúchos, estão entre os principais turistas do Uruguai, juntamente com os vizinhos da Argentina. O país é o terceiro principal destino para os brasileiros. No ano passado, cerca de 400 mil brasileiros passaram pela alfândega: 170 mil por cruzeiros marítimos e 250 mil nas fronteiras. No primeiro semestre deste ano, foram 225 mil.
A atividade turística no Uruguai representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e em 2013 houve um crescimento de 4,4%. Até 2004, eram apenas 150 mil brasileiros visitantes. “Tínhamos o objetivo que o turismo fosse uma atividade econômica e isso foi consolidado, pois há um produto turístico”, acrescentou a ministra de Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichian.
Entre as cidades mais buscadas pelos gaúchos estão Punta del Este, Montevidéu, Rocha, Colônia de Sacramento (um dos Patrimônios Culturais da Humanidade, título concedido pela Unesco em 1995, e que já esteve sob domínio português) e a região da fronteira. “Os brasileiros são atraídos pelas praias, pelas festas e pelo charme de Punta, além das vinícolas”, destacou o vice-ministro de Turismo e Esporte, Antonio Carámbula.



* * * * *



ponto da piadinha



O DEBATE DO CHICO CARUSO






** * * *



ponto final



SABIAS?


"Roubei" do Márcio Pinheiro, via FB:

1. Água quente é mais pesada que água fria.
2. O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.
3. O elefante é o único animal com quatro joelhos.
4. Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo. É impossível tocá-lo com a própria língua.
5. O isqueiro foi inventado antes dos fósforos.
6. Os russos atendem ao telefone dizendo "Estou ouvindo".
7. É impossível se suicidar parando a respiração.
8. Ursos polares são canhotos.
9. Harrison Ford trabalhou como marceneiro para Sérgio Mendes
10. Antes de 1800, os sapatos para os pés direito e esquerdo eram iguais.
11. Relâmpagos matam mais do que vulcões, furacões e terremotos.
12. Quarenta por cento dos telespectadores do Jornal Nacional dão boa-noite ao William Bonner no final.
13. 70% das pessoas que leem este texto tentam lamber o próprio cotovelo.


5 comentários:

  1. Extra extra tentei lamber meu cotovelo.

    ResponderExcluir
  2. Lembrei-me dos Campeonatos de Futebol de Praia que era realizado no Litoral Norte. Naquela época Tramandaí pertencia a Osório, que tinha como Prefeito Romildo Bolzan. Uma pessoa muito especial, que nos recepcionava após cada rodada. Não podíamos demorar muito, pois a viagem de volta era de Jeep. Luiz Carlos Mello (Melinho)

    ResponderExcluir
  3. A cantora Danuza Leão beijava o próprio cotovelo. Se beijáva-o, logo, lambê-lo seria tarefa de igual complexidade e êxito. Uma série de evidências semelhantes em https://www.google.com.br/search?q=beijando+o+proprio+cotovelo&es_sm=122&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=QFxFVJ2gJNfesAS11oDQCQ&ved=0CAYQ_AUoAQ

    ResponderExcluir
  4. Prezado Prévidi,

    No início de seu artigo, você ressalta, in verbis:
    (apenas como curiosidade: para a reinauguração do clube que tenho simpatia, o Internacional de Porto Alegre, não fui convidado).
    Este trecho, eu gostaria de usar como ‘desculpa’ e tecer, de público, um descontentamento.
    Não, não é com a parte esportva da instituição. Ate porque – como você sabe – sou dos poucos gaúchos neutros no assunto futebol. Então, posso me manifestar sem que alguém pense que estou defendendo ‘a’, ‘b’. Muito menos ‘c’.
    (Sou jornalista de Automobilismo. Torcida por torcida, curto mesmo é a equipe do Ford #21 no certame NASCAR. Fecha parêntese)
    Mas, voltando: fiquei impressionado por você naõ ter recebido convite. Penso que as pessoas ligadas ao SCI conhecem seu trabalho e sua admiração pelo time ‘rosso’. Por outro lado, isto me faz pensar que... definitivamente, atitudes envolvendo o ‘cerimonial’ da entidade não foram 100% perfeitas. Afinal, se diversas pessoas que conheço e, assim como você, simpatizam com o time campeão Mundial de 2006 não foram convidados, o que posso pensar?
    A lista – que hoje ganhou um ‘acréscimo – (você) – não é pequena. Porem... injustiça por injustiça... até hoje NÃO recebi resposta sobre indagação que fiz, envolvendo o show musical realizado na reinauguração.
    Alias – e parafraseando aquele personagem ‘chaveano’ –, ‘porque causa, motivo, razão e circunstância – o grupo responsável pela festa conseguiu ESQUECER uma cantora gaúcha, para lá de fã da entidade? Estou falando da diva Andréa Cavalheiro. Ícone musical do RGS, talentosa, batalhadora, competente.
    Não, não sou advogado da moça. Mas, na condição de ‘bairrista’, achei inadmissível contratarem talentos ‘de fora’ para o show. E não, não aceito a ‘desculpa’ do tipo ‘não sabia’. Qualquer pessoa da ‘aldeia’ conhece seus representantes e suas preferencias clubísticas.
    Andréa Cavalheiro, em diversas reportagens disponibilizadas na ‘media’ impressa e/ou televisiva, sempre deixou claro seu apreço e admiração pelo Inter. Portanto, para mim, preterir Andréa em detrimento de ‘grupos’ (?) de outros estados, sem um PINGO de identificação com o RGS e, claro, com o SCI... é de uma falta de sensibilidade imensa!
    Mais: algumas pessoas ligadas ao SCI são amigas minha no Facebook... na época, destilei minha indignação e NINGUEM... mas NINGUEM mesmo... me contestou. Seria ‘medo’ de perderem privilégios? Eis resposta que não tive e, penso, não terei aqui. O que, em outras palavras, apenas configura minha tese: o mundo, é lugar injusto. E o ‘pecado’ de Andréa, definitivamente, é não ser famosa e dona de carreira de sucesso na terra aonde o Ford#21 vence corridas...
    Com agradecimento ao Prévidi pela manifestação.
    Atenciosamente,

    Paulo Lava
    Jornalista de Automobilismo
    (E bairrista)

    ResponderExcluir
  5. SEXTA-FEIRA NEGRA (uma possível denúncia contra Aécio)

    (...) PT em parceria com um GRANDE veículo de Comunicação... O adjetivo desmente o boato. Só se apontarem onde está está escondida uma única "grande" empresa de comunicação que NÃO apoie o candidato do PSDB.
    Já chegamos no ponto do delirium!

    ResponderExcluir