Sexta, 6 de junho de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, alguma notícia urgente.





ponto do dia


APRENDIZAGEM NO PRESÍDIO CENTRAL?
NÃO, ISSO NÃO PODE SER VERDADE!!






Pode sim.
Mais um projeto pioneiro teve início nesta semana.
Treze jovens apenados do Presídio Central de Porto Alegre terão aulas de profissionalização para qualificação e ressocialização através do Jovem Aprendiz, programa do Senac de formação técnico-profissional de jovens entre 16 e 24 anos incompletos que possibilita ampliar a inclusão no mercado de trabalho.
O curso de Aprendizagem Profissional em Serviços de Vendas tem duração de sete meses com carga horária de 20 horas semanais. Todas as aulas – teóricas e práticas – acontecerão dentro da penitenciária. Os participantes, cotizados pela Cia Zaffari, terão carteira assinada e remuneração mensal no valor de meio salário do piso que será depositada em suas contas e que poderão ser usadas pelas famílias desses ou poderá ser descontada após a saída desses jovens.
--
Uma das idealizadoras do projeto, Denise González, que é coordenadora de Aprendizagem da Superintendência Regional do Trabalho, se diz gratificada com a concretização desse sonho. “Estou emocionada com esse momento de fundamental importância para a história desse país. Somos o primeiro estado a implantar a Aprendizagem Profissional em uma penitenciária e espero que isso sirva de exemplo. Estamos todos, governo, sociedade, empresa, pais, entidade formadora e instrutores; empenhados na preparação desses jovens para o mundo do trabalho que é a mola mestra na conquista da cidadania”.
Durante a aula de lançamento do Programa, o Major Albuquerque, sub Diretor do Presídio Central, ressaltou a importância do projeto para o futuro dos apenados. “Uma porta se fecha, mas uma janela se abre. Espero que aproveitem bem o curso. Essa oportunidade é única e pode mudar a vida de vocês para melhor, pode ser um passaporte para a liberdade, basta acreditar e querer”, afirma.
 --
Para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, essa iniciativa é muito positiva e pioneira ao trazer um dos programas mais qualificadores em termos educacionais que é o Jovem Aprendiz que  já formou 2 milhões de jovens em todo o país. Ele afirma que esses os alunos terão não só educação qualificada, mas também todos os benefícios de um trabalhador. “Esse desenvolvimento de Educação profissional, promovido aqui com esses jovens, contribui para fazer a diferença na educação e na sociedade”, afirma José Paulo.
Os apenados estão bastante estimulados com essa oportunidade. Para L H O, de 20 anos, esse programa é uma grande oportunidade para mudar e crescer na vida. “Com certeza, não vou deixar escapar. Quero fazer esse e outros cursos para diminuir a minha pena e eu voltar a conviver em sociedade agindo diferente”.
O apenado L H, 22 anos, diz que sua expectativa é muito grande. “Quero que tudo dê certo e não pare por aqui. Vou fazer diferente daqui para frente.”



* * * * *


ponto da fotografia


Do Felipe Vieira, jornalista, apresentador da Rádio Guaíba:
 Beira-Rio visto do GPSCop by comandante Alexandre Sperb!




--

Do Alfonso Abraham, repórter fotográfico:
"O Sonho de Pinheiro Borda"  (essa foi a machete da Folha da época)
Esta foto foi quando Pinheiro Borda sonhou com o estádio e levou a maquete na redação da Folha da Tarde, data 1962.
Foto de José Abraham /acervo Alfonso Abraham





* * * * *


ponto da discórdia


Confirmei hoje de manhã de que o viaduto da Pinheiro Borda vai se chamar "Viaduto Abdias do Nascimento".
Posso tratar do assunto com a maior tranquilidade, porque estudei, do pré-primário à quinta série com o filho do Abdias, que se chama também Abdias do Nascimento. Depois convivi com o pai quando integrou o Governo Brizola no Rio. Conversava muito com ele. Não vi mais o filho, porque vivia em Paris, onde era músico.
Então tá.
Continuo acreditando que o novo viaduto poderia se chamar Luís Carlos Machado, Escurinho, um grande gaúcho, um grande Colorado, e também um grande brasileiro.
Abdias tem tudo a ver com a luta dos afrodescendentes no Brasil, um belíssimo trabalho. Mas não tem nada a ver com Porto Alegre, com as "coisas bairristas" da terra. Escurinho, sim, era a alegria do "Povo Colorado".
Mais uma vez perderam a chance de homenagear uma pessoa da terra.
ISSO SE CHAMA PROVINCIANISMO!!


* * * * *


ponto g


INJUSTIÇA - Leitor me corrige, porque esqueci das duas principais atrações turísticas de Porto Alegre, no "ponto do dia" de ontem: Gruta Azul e Tia Carmen. Imperdoável!!
NOVO BLOG - Acompanhe os comentários e informações do jornalista Luiz Reni Marques pelo blog:  www.luizrenicom.blogspot.com.br:
A análise e interpretação dos fatos com a experiência de mais de 30 anos de jornalismo, em veículos como Rádio Gaúcha, Zero Hora, Gazeta Mercantil, Diário do Sul, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, Revista Senhor, Isto é, Folha de S. Paulo, Agência Reuters e Revista Mundo.
--
O TEMPO VOA - Sabe aquela voz, que anuncia os voos no Galeão? Pois é, quem ainda não sonhou em tê-la sussurrando no ouvido? É, meus caros, é a voz da senhora aí ao lado: Iris Littieri. Claro que me lembro dela da TV, anos 70, por aí, era uma baita gata.
--
MAIS UMA PIADINHA - Está no Terra: "Ministério Público pode vetar Beira-Rio para Copa do Mundo". Hahahahaha!!!!
Olha o texto: As vésperas da abertura da Copa do Mundo, o Beira-Rio ainda não tem condições legais para receber uma partida de futebol. O estádio, que foi reformado para o Mundial no Brasil, ainda não possui o alvará definitivo para sediar as cinco partidas da competição.
Nesta sexta-feira, uma nova vistoria será feita pelo Corpo de Bombeiros e Ministério Público para avaliar as mudanças estruturais feitas pelo Inter em relação as saídas de emergência.
"Foi concedido ao Inter um alvará provisório para as realizações dos jogos do Campeonato Gaúcho e Campeonato Brasileiro, considerados eventos-testes para a Copa do Mundo. O prazo deste alvará provisório acabou no dia 12 de maio. Agora existe a necessidade de uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros", destacou o promotor José Seabra Júnior.
O Corpo de Bombeiros e a Policia Militar são os responsáveis pela liberação do alvará definitivo para os estádios. Para a utilização do mesmo, é preciso ter o alvará que pode ser liberado 48 horas antes do evento. Segundo o promotor, mesmo sendo um evento Fifa, é preciso que o estádio tenha o documento para ser aberto e receber os torcedores.
"O artigo 23 do estatuto do torcedor prevê que tem que ter este documento para que o estádio possa receber os jogos. Mesmo com a Lei geral da Copa isto não muda e ela não acaba com a necessidade do alvará. A decisão se há ou não condições de jogo é do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar", destacou o promotor José Seabra Júnior, em entrevista para a Rádio Guaíba.
Hahahahahaha!!!!
--
O LIVRO DO AUBER - Sabe como é: velhinho não encara chuva e muito menos umidade. Não desci nem para comprar um Free. Aí não fui no lançamento do livro do querido Auber Lopes de Almeida. Mas tenho uma nova chance, no próximo dia 15, como ele conta abaixo:
Sucesso absoluto, apesar da chuva, o lançamento do meu livro A Estetica da Tristeza, ontem, no Mr. Pickwick, no Shopping Nova Olaria!!! Obrigado aos mais de 40 amigos queridos que lá estiveram!!!
Aos que não puderam ir, informo que farei uma nova sessão de autógrafos no dia 15, domingo, das 17h às 20h, no mesmo lugar, ok?

Confraria do Cachorro Quente bem representada!!
--
IMPLICÂNCIA - Não quero mais brincar com as bobagens do ZH, mas escrever que na decoração externa do Beira-Rio "Folhas metálicas ganharam tons em..." é de lascar!!


* * * * *


ponto das piadinhas







* * * * *


ponto final


Pensando bem, as Seleções fizeram muito bem em não optar pelo RS.
Para terem uma ideia, ontem, choveu o dia todo, frio e uma umidade que deve ter chegado a 200 por cento.


3 comentários:

  1. Queria ver um dos formandos deste curso aos presidiários do Central, trabalhando de Caixa, numa das lojas da Rede Zaffari... aí eu levaria à sério...

    ResponderExcluir
  2. Da série "Reflexões-inúteis-enquanto-se-espera-a-porra-do-aviso-sonoro-do-microondas-avisar-que-o-almoço-tá-quente" (ajustei o timer pra 3 minutos):

    O que deve pensar alguém que perdeu um parente na tragédia da boate Kiss ao ler que alguma otoridade 'ameaça' que pode não haver Copa no Beira-Rio sem o prestigiado alvará??? Pois é, o Andy Wharol morreu, mas o dito dele é imortal! Por falar em imortal, aproveito pra dizer que mesmo sendo gremista, achei muito bonita a foto do Beira-Rio...parabéns ao fotógrafo, pois é difícil ver os entulhos...

    http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=525931

    ResponderExcluir
  3. O nome do viaduto é Mazembe Gate, todos já estão chamando assim..inclusive taxistas. kkkkkk

    ResponderExcluir