Segunda, 23 de junho de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.







ponto do dia



SABE DE NADA, INOCENTE!


No sábado li isto no Zero Hora:

RS não é rota de turismo sexual, diz responsável pela Copa na Setur

Mariana Milani afirma que a busca por prostituição está muito mais vinculada ao imaginário pessoal de cada visitante


Logo atual do (da) famosa boate


Não, nada de crítica à matéria da Débora Ely. Está boa, perfeita, mostrou o ridículo da fonte.
Quer ler o que diz a entendida? Vai no http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/06/rs-nao-e-rota-de-turismo-sexual-diz-responsavel-pela-copa-na-setur-4532482.html
Antes de tratar das "afirmações" da inocente, volto à década de 70.
Naquela época, veio nos visitar um cara que era casado com uma prima. Moravam em São Paulo e ele veio a Porto Alegre a negócios. Num hora que minha mãe foi preparar um lanche, ele me diz:
- Tô desesperado para conhecer uma boate que tem no centro da cidade!!
E eu, triste:
- Mas eu não tenho 18 anos.
- Com todo esse tamanho ninguém vai barrar você.
O cara pensou bem e achou melhor não me levar.
No dia seguinte ele voltou lá em casa. Estava deslumbrado com "as meninas".
- Quando você fizer 18 anos venho de São Paulo e vamos comemorar lá!
Depois de jantarmos, ele pediu para ligar para a mulher.
- Rapidinho, tia.
Falando com a minha prima, não acreditei: ele disse que tinha ido na boate, dava risada com o que a mulher falava e se despediram todos carinhosos.
Não me contive e perguntei:
- Tu falou pra ela que foi na boate, cheia de mulheres lindas?
- Claro, Zé, é a maior atração turística de Porto Alegre, conhecida em todo o Brasil!!
Pensando bem, não sei se foi uma visita ao Gruta Azul ou ao Dragão Verde.
Não importa.
Foi Dragão Verde. O velho Gruta foi fundado em 1979.
O que importa é que desde os anos 40, Porto Alegre sempre esteve na rota do turismo sexual dos brasileiros e dos moradores em países vizinhos. Gringos em geral sempre se apaixonaram pelas nossas gurias. Quem ainda não ouviu falar do American Boite? Da Mônica? E a Sônia? Dragão Verde? O Gruta Azul da avenida Farrapos? Todas casas famosas em todo o Brasil!!
Um fenômeno que nenhum representante da "intelligentsia" local se dignou a estudar.
Hoje temos a famosíssima Tia Carmen - a propósito leiam a coluna "Começo de Conversa", do Fernando Albrecht, de hoje, no Jornal do Comércio, que ele trata da movimentação neste período inicial da Copa. E temos ainda uma nova versão do - ou da - Gruta Azul e outros menos cotados. Muitos outros, para alegria de todos os brasileiros. De boa qualidade.
PORTO ALEGRE SEMPRE FOI E É ROTA DE TURISMO SEXUAL.
Não vejo nenhum demérito nisso.
E tenho certeza de que a gauchada em geral se orgulha muito dessa condição!!
Leiam "O causo da Gruta", do Fernando Albrecht, de 5 de setembro de 2006:
No próximo dia 14, devem ir a leilão as marcas Gruta Azul e Gruta Azul Boate. É resultado de uma ação cível e o lance mínimo é de R$ 9 mil, provavelmente o valor em discussão. Seja como for, isso seria impensável há décadas, quando o Gruta reinava soberano no universo das casas noturnas porto-alegrenses. A casa dos Amarante é famosa no Brasil inteiro. Tanto que, em 2001, a Gruta foi escolhida para lançar o filme Bellini e a Esfinge, com Malu Mader, e que contava a história de uma prostituta.
Como era uma festa VIP, várias socialites foram lá conferir a jogada. Gente da alta. Algumas não tanto para ver a festa, mas mais para observar como trabalhava a concorrência. A casa não parou o expediente normal. Emperequetadas, lado a lado com a mulherada da noite, elas iam e vinham pelo salão embaladas pela champanhota. Coisa muito chique. Ressalte-se que muitas das outsiders estavam, digamos, mais para geriatria do que para pediatria, apesar das várias plásticas - o Vale do Silicone inteiro estava lá. De tanta ruga aplainada, retratavam as tais das dobras do tempo da ficção científica.
Bueno. A festa estava a milhão quando adentrou o recinto um paulista, freguês assíduo e que veio para a gandaia direto do aeroporto. Ao ver as socialites dando banda no corredor de entrada, ele torceu o nariz e chamou o garçom.
- Cara, essa casa já teve mulher mais nova no plantel. Mais nova e mais bonita.
Virou as costas e foi embora.
Sobre o que disse a senhora Mariana Milani?
Não vamos perder tempo, né?


* * * * *


ponto televisivo


O BIRA - Ontem, à noite li um post no Facebook do jornalista Felipe Vieira:
Bira Valdez (14 de janeiro de 1953 — 23 de junho de 2005) - 9 anos e o cara continua fazendo muita falta. Nesse domingo, às 15h30min, missa em memória do Bira, na Igreja Santo Antônio.
Não fui porque passei o dia em Oeisis International.
Mas me lembrei muito do Bira. Éramos bons amigos, depois de termos brigado por e-mail e por telefone.




A foto aí foi num almoço no Sheraton. Batíamos longos papos, ao vivo e por telefone. Como disse, brigamos feio, mesmo. Irritei o cara com uma notinha no site da revista Press. Eu era o editor e ele o poderoso da Band RS. Tempos depois nos encontramos num evento da Paquetá e começamos a conversar. Depois daquele papo normal - "tá, vamos começar de novo, do zero" - fizemos "as pazes".
É um dos caras que tenho saudade.
--
E A PRAÇA DO BIRA? - Nos comentários do post do Felipe tem um interessante, do Davi O. Kvitko:
Moro próximo a praça Ubirajara Valdez, tá meio caída. A BAND bem poderia ajudar a comunidade a dar um "trato".
Pô, a própria Band deve ter jardineiros ou uma empresa especializada para cuidar de seus jardins. Não custava fazer com que cuidassem da pracinha, pelo menos de 15 em 15 dias. Foi criada em 2008.
--
TELEDOMINGO - Repito: Está muito bom, muito legal para uma noite de domingo. Pararam com aquela coisa nojenta de noticiar crimes, mortes no trânsito - teve uma época que transmitiam ao vivo velórios. O Tulio Milman e a Regina Lima, os apresentadores, sofriam com aquele obituário.
Vi ontem que a editora-chefe é a Daniela Selistre.
Olha, se nenhum dos "poderosos" da RBS TV, "entendidos em televisão", se meter com a Daniela e equipe, o Teledomingo vai continuar sendo um agradável programa para as noites de domingo.
--
A NOSSA RÉGIS RÖSING? - Conheço a Rosane Marchetti há muitos anos. E sempre a acompanhei na RBS TV, mesmo quando no início de seu trabalho com repórter dividia espaço com repórteres consagrados da emissora. Fomos colegas na Assembleia Legislativa. Esteve nas minhas orações quando enfrentou com garra aquela doença que me nego a escrever.
Na sexta passada, ela comandou um belo Globo Repórter - e estava feliz da vida, porque é uma cachorreira assumida.
Mas tenho notado que ela está muito cheia de "firulas" em suas matérias. Principalmente nas tais sonoras (é isso?). Ontem, no Teledomingo, um pequeno exemplo: as imagens mostravam o arco da Redenção e ela lascou "num parque de Porto Alegre". Pô, que bobagem, minha amiga!! Isso é típico do Régis!!
Tu sabes, Rosane, que a simplicidade é a grande sacada.
Não insiste nestes textos "estilo Régis Eösing"!!!


* * * * *


ponto radiofônico


O CARA É BOM - Bons comentários, de quem entende, e boa voz - tem tanta voz de taquara rachada ou de seres andróginos que a gente estranha um cara com boa dicção e timbre legal. Falo do Gerson Pont, gerente de jornalismo da Rádio Guaíba. Ele participa do Guaíba Cidades e do Guaíba Revista todos os dias. Comentários simples e quase sempre de música brasileira. Não inventa, como a maioria, que insistem com bandas e cantores que nenhuma rádio toca e que só ele e alguns "iniciados" conhecem.
Muito legal, queria ver um programa comandado por ele. Demúsica, é claro. Tá certo, música e jornalismo.. Quem sabe nos sábados de manhã?
--
MUITO LEGAL - Ouvi hoje uma propaganda da Assembleia, que reproduz trecho de um discurso de Leonel Brizola sobre educação. Acredito que do final dos anos 50, início dos anos 60. Mais do que atual.
--
INACREDITÁVEL!! - Não posso admitir que as rádios de Porto Alegre ofereçam espaços para os blequi bloquis, que se denominam de "bloco de lutas". Coisa ridícula, hein?
Isso não é jornalismo.
É parecido com dar espaços generosos para aquela besta do Bolsonaro.


* * * * *


ponto da perguntinha


Será que algum cineasta local teve, pelo menos uma vez na vida, uma grande ideia, sem patrocínio de um órgão público?
Estão filmando Porto Alegre neste dias de Copa? Um documentário?


* * * * *


ponto g


RBS E RECORD JUNTAS - Por que ninguém ainda comentou na mídia a aliança do PRB com a senadora Ana Amélia Lemos, candidata a governadora do PP? Os veículos da Record sempre destacaram que Ana Amélia é a candidata da RBS. Pois o Partido mais ligado ao Grupo Record fechou aliança com a senadora...
--
AFINADOS - Agora é oficial: Vieira da Cunha é o candidato do PDT ao Governo do RS e Lasier Martins está na disputa para o Senado. Contam, por enquanto, com o apoio do DEM, PEN, PSC e PV. Faltam, ainda, os candidatos a vice e a suplente do Lasier.
--
PROVA DE FOGO - Da colunista Rosane Oliveira, do ZH:
O PDT projeta aumentar a bancada estadual em mais um deputado nas eleições de outubro. Nos últimos pleitos, os trabalhistas têm eleito, em média, sete parlamentares para a Assembleia.
Uma das apostas é a primeira-dama de Porto Alegre, Regina Becker, que oficializou a candidatura no sábado. A ex-secretária municipal de Defesa dos Animais vai se apresentar aos eleitores com o nome completo: Regina Becker Fortunati.
--
PROFESSORINHA LUCIANA - A filha do nosso governador Tarso Fernando será candidata a presidentA da República. Uau!!!
Gostei da foto dela com um terninho estilo dona Dilma. Só que azul bebê.
--
UM RASGO DE LUCIDEZ - Fazia tempo que o Paulo Pagodinho Sant'Ana não escrevia algo decente em sua coluna do Zero Hora:
(...) a Copa não deveria ser realizada no Brasil. Isso sim escrevi e friso bem: não deveria o Brasil ter realizado a Copa do Mundo quando faltam tostões para tratar da saúde do povo brasileiro e sobraram milhões para trazer a Copa para o Brasil.
Entenderam? Pois então deixem de me atirar farpas.
Folgo que seja um sucesso a Copa no Brasil. Só não folgo para as filas de consultas e cirurgias no SUS.
--
DESCOBRI O TULIO - Ele mesmo, TulioMilman, no Caderno da Copa do ZH. Por isso não tem, por enquanto, o Informe Especial da página 3.
Bah, o cara tá com um texto muito anos 70. Sei lá se é isso!!


* * * * *


ponto da copa


FIFA NÃO TEM PADRÃO FIFA - Recebo: "Os voluntários da Copa, que não fariam nada pelo país, mas trabalham de graça para a Fifa, estão recebendo o tratamento que merecem. Já ficaram sem alimentação ou com fornecimento precários em vários estádios, inclusive no Maracanã.
Agora a última: comida estragada levou 82 para atendimento médico no Recife. Interessante que na área vip e da imprensa, tudo esteve bem, pois segundo a entidade "é outro fornecedor". Trabalham de graça, não assistem os jogos, passam fome e ainda recebem tratamento de segunda!".
Cá entre nós: BEM FEITO!!
--
MUTRETAS PADRÃO FIFA - Os  jornais do final de semana estão cheios de notícias de falcatruas e babadas da Fifa. Uma das principais: a empresa responsavel pela venda de camarotes no Maracanã é de um sobrinho do Blatter!
É, bandido internacional é bandido internacional!!
--
CHATO DE GALOCHA - O amigão Ruy Gessinger conta que os uruguaios não suportam o principal narrador da Globo. "Eles odeiam o Galvão Bueno ( da onde que  eles conhecem esse ollhudo e gritão?)".
--
A PROPÓSITO - Melhorou muito o Alex Escobar. Boa narração. No início, deveria estar nervoso, claro.
--
FESTA E FESTA - Todos os dias, na esquina da Lima e Silva com República, tem fan fest alternativa. Não passa nem ambulância. Mas na maior ordem. A Lima e Silva tem vários banheiros orgânicos. Mas a gurizada insiste em fazer xixi na rua.. Assim, sofrem as árvores da República e da Sofia Veloso.
--
KIKO - Rogério Colman escreve: Olha esta matéria que saiu no Terra,ficou até chato, mais uma presepada da turma da Copa de Porto alegre.
Primeiro nomeiam o Kiko embaixador da Copa e depois esquecem que o nomearam, sem dar nem um oizinho e nem mesmo um ingresso de cortesia pra pobre rapaz!!!!
Isso não se faz, quase cabe denúncia a Justiça da inafância! Hahaahah!
Brincaram com os sentimentos desta ingênua criança!
--
A PROPÓSITO - Os governos gaúchos adoravam uma figura lamentável, em todos os sentidos, chamado "Gaúcho da Copa". Por onde andará?
--
SBT NA TORCIDA - Nesta segunda, quem torce pelo Brasil poderá ter ótima companhia, cercado pelos craques do SBT RS. A emissora realizará o Confraria SBT Esporte, direto do Piquete Grito do Quero-Quero SBT RS, que está instalado no Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa.
O evento conta com a presença dos ex-jogadores Benitez, Christian, Cassiá Carpes, China, Ancheta e Mazaropi. Além do casting da emissora, Edieni Ferigollo do SBT Rio Grande Manhã, Marcelo Coelho do SBT Rio Grande, Ivo Schergl Jr. do Masbah!, e Ricardo Vidarte e Débora de Oliveira do SBT Esporte; e boletins ao vivo direto na programação da emissora.
E ainda, clientes, convidados e telespectadores premiados também participarão desta comemoração, com muito churrasco e atrações especiais. A partir das 16hrs, o SBT RS realizará uma grande festa na torcida pelo Brasil, com o Confraria SBT Esporte.
--
JÁ IMAGINOU? - 80 MIL argentinos em Porto Alegre!! Uauuuu!!!!


* * * * *


ponto da piadinha










* * * * *


ponto final


Se eu fosse "entendido em futebol", um "sabichão da bola" já teria pendurado a chuteira.
Evidente, todas as seleções que eles apostaram, como prováveis campeãs, são protagonistas de grandes fiascos - ou quase.
Só se salva a Holanda. E o Brasil tem mais uma provação hoje.

2 comentários:

  1. Pitacos:

    1 - Não tinha lido esse brado moralista da ZH sobre a inexistência de turismo sexual aqui no RS. Nem precisa 'se puxar' muito na memória (porque já sou meio velhinho) para lembrar das boates que marcaram época no RS: nos anos 70 tinha aquela boate que ficou famosa por ser o 'inspirador' da Coligay do Grêmio. Nos anos 90, os Amarante tinham outra casa ali na Farrapos quase esquina com a Garibaldi (ao lado do posto de gasolina) que também era bem conhecida - pelo menos na facul...

    2 - Sobre o Brizola: só pode ser porque a Copa domine todas as manchetes porque estranho que a entrevista com o filho do Brizola na ZH não tenha suscitado maiores comentários - especialmente nas hostes ideológicas que lhe são contrárias.

    3 - Rasgo de lucidez do Sant'Ana: Ele tem uma 'difícil' missão que é convencer o público dele de que os camarões da Dilma não afetaram suas opiniões sobre a Copa. Mas, juntando Sant'Ana com a imagem do Batman e Robin (ainda mais um tapa que o morcegão dá no bofe), não sei porquê me lembro do David Coimbra...daí acho uma baita duma cara-de-pau dele escrever dos EUA, que as festas da Copa são uma maravilha, que dão um ar de civilidade pra nós (algo assim que ele escreveu dias desses na ZH). Não tenho bem certeza se seria a mesma opinião de quem precisa madrugar para pegar uma senha do SUS. Podem me taxar de demagogo, mas não tem como ver de outra forma essa opinião de quem tem esse privilégio (mesmo que seja pago pela RBS como ele mesmo escreveu na sua coluna) com alguém que precise do SUS...

    4 - Tratamento dado ao Kiko: a pérola foi uma frase de alguém da 'organização' da Copa aqui do RS: "Ah! Mas por que nós deveríamos tê-lo convidado se nem o México o trouxe?"

    5 - Sobre o ponto final: Tão certo como a classificação do Brasil pra fase seguinte, é a próxima ajudinha da arbitragem pró-Brasil para que o Galvão Bueno possa gritar após o juiz dar o apito final da decisão: "É hexa! É hexa! É hexa! É hexa!" (tá cansei de ctrl-c e ctrl-v...)

    ResponderExcluir
  2. Devem ter escolhido um ghost writter para a coluna do Camelinho que deu certo, esse mal sem alça que é a cara da RB$$$.

    ResponderExcluir