Quarta, 26 de março de 2014 - parte 2

PORTO ALEGRE É ASSIM! - 3

Hoje, 242 anos.

No Chile? Em Rondônia? Mongaguá?

Se pensarmos bem, são raros os nomes bonitos de cidades. Não só no Brasil. Aqui no RS predominam os santos (São Vedelino), origem indígena (Gravataí), heróis (Caxias do Sul), combinações estranhas (Não-Me-Toque) e palavras óbvias (Gramado). Raras têm combinações sonoras como Porto Alegre. Tanto que existem outras três por este país.
Harmonia nas combinações é muito raro. Nada supera uma denominação de um povoado em Portugal: Chão de Maçãs. As macieiras estão por toda a aldeia e é inevitável que o solo fique tapado da fruta. Nem mesmo as crianças conseguem consumir a produção que aumenta a cada ano.
Mas a harmonia de Porto Alegre é imbatível.
Tanto que existem alguns bairros pelo país com o nome da nossa cidade. Na baiana Porto Seguro existe um. Mas, olha, é melhor que não existisse. É feio e mal cuidado. Abandonado, mesmo, pela prefeitura, que preocupa-se mais em receber turistas o ano todo.
Em Capivari, no interior de São Paulo, terra de Tarsila do Amaral, o bairro também é humilde, mas o alcaide preocupa-se com os moradores, tanto que há pouco asfaltou várias ruas.
Na zona sul de Teresina a população também sofria com a poeira das ruas do bairro Porto Alegre. No início do ano o prefeito começou a amenizar o problema com o asfaltamento de algumas vias. E é uma zona violenta: em junho, noticia um jornal da capital piauiense, uma aposentada de 75 anos foi violentada e espancada dentro de sua casa por um desempregado – como se essa fosse a razão do crime.
Em Torres, no litoral gaúcho, também há um bairro Porto Alegre. Nada comparado aos mencionados acima. Faz parte da praia da Cal. Não existem outros registros pelo interior do RS.

--

Avenidas?

Já imaginou na própria capital gaúcha uma avenida Porto Alegre? Pois existe, no bairro Medianeira.
No mundo? Pelo menos um exemplo interessante.
Na região metropolitana de Santiago do Chile existe a cidade de La Pintana. Como curiosidade, uma das representantes da comunidade na Câmara dos Deputados é Isabel Allende. Pois bem, lá tem uma avenida, importante, denominada Porto Alegre. E a “Sede Municipal Porto Alegre”. A Prefeitura explica (deixo no original): “Esta sede municipal ubicada en Porto Alegre, es conocida históricamente por los vecinos como la ‘Municipalidad Antigua’.
”En sus dependencias actualmente se desarrolla la labor comunitaria del municipio, destacando la Dirección de Acción Comunitaria, el Departamento de Desarrollo Empresarial y diferentes Oficinas de ayuda y participación ciudadana, entre las que destacan el Programa de Diversidad y Tolerancia, Adulto Mayor y Asuntos Étnicos, entre otros”.
Mais uma curiosidade: no Programa de Diversidad y Tolerancia existe há quatro anos o grupo Opus Gay, com o objetivo de "organizar y capacitar a gays, transgéneros y lesbianas de la comuna, entregándoles espacios y herramientas para su integración, reflexión y diálogo".
Porto Alegre, hein?
Agora: Por que Porto Alegre na região metropolitana de Santiago do Chile? Sede Municipal Porto Alegre? Avenida Porto Alegre?
Sei não, mas a Procuradoria da nossa Porto Alegre deveria tomar uma providência. Afinal, não é Puerto Alegre, mas Porto Alegre mesmo.

--

Brasileiras

São algumas no RS. Em Ijuí a homenagem está no Distrito Industrial. Em Imbé, Nova Tramandaí e em Balneário Atlântico em Arroio do Sal, no Litoral Norte. Água Santa, Esteio, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, entre outras.
Em Santa Catarina, Chapecó homenageia a gauchada. Além de Pinhalzinho e Balneário Gaivota na Praia da Lagoinha.
Minas Gerais não fica de fora. A terra da Fiat, Betim, e Araguari, a Cidade Surpresa, não se esqueceram da capital gaúcha.
No Paraná, pelo menos, Francisco Beltrão e Ponta Grossa.
Muito gaúcho no Mato Grosso. Sorriso e Primavera do Leste registram ruas com o nome.
No Estado do Rio de Janeiro, Itaperuna, no noroeste fluminense, tem uma rua Porto Alegre.
São Paulo? Mongaguá, na baixada santista (a atração é o Mongaguá Skate Park), e Novais, perto de Catanduva.
Em Rondônia, na cidade de Pimenta Bueno.
No Pará, em Capanema.
Em Rondônia, em Cacoal.

(Setembro de 2007)

Um comentário:

  1. Cruzes, Prévidi; como ficou bonito o novo lay-out do teu blog! Moderninho, hein!

    Abraços e parabéns, João Paulo / Taquari

    ResponderExcluir