Bom Dia!! Terça, 25 de março de 2014

RÁDIOS  E TVS?
CADA VEZ PIOR!!



Não vou me referir aos chamados "portais" dos jornais, porque basta ler, DIARIAMENTE, o que recebo sobre as babadas que são publicadas.
Esta, por exemplo, estava na capa, ontem à noite, de um dos principais jornais online do RS:
Corpo de Bombeiros fizeram uma vistoria no último sábado
--
Elegante como sempre, o jornalista João Carlos Machado Filho postou uma mensagem no Facebook. Elegante, tá certo, mas paciência tem limite:
Só 20 vezes por dia!
Por força do trabalho que desenvolvo, sou obrigado a ouvir rádio durante quase todo o dia. Assim, saio de casa com o rádio do carro ligado nos noticiários. Quando chego no trabalho, ligo o rádio e fico escutando os programas de jornalismo. Vou me fixar na Rádio Gaúcha para exemplificar o que escrevi no título.
A manhã começou com os comunicadores anunciando que falariam de Precatórios, o que efetivamente aconteceu. Depois das 8, o prefeito José Fortunati entrou falando nas famosas estruturas temporárias. A partir daí, todos, mas todos mesmo, os programas e noticiários falaram no assunto, repetindo as mesmas entrevistas, as mesmas gravações e, em alguns casos, os mesmos textos.
Agora, quando são 17 horas, acho que já ouvi, no minimo, seis reapresentações da entrevista do prefeito.De quebra, as mesmas informações que escutei às 8 da manhã, sobre precatórios, repetidas mais uma vez no programa que começou às 16h30min.
Como vou escutar a mesma coisa, mais umas cinco ou seis vezes até a noite, decidi desligar o rádio. Jornalismo em rádio, no meu tempo, era mais diversificado.
Acaba de começar o noticiário das 17 horas. Sabem quais foram as manchetes? Estruturas temporárias e o MP querendo ver o Contrato do Inter! Tá bom assim, ou querem mais?
--
É muito mais terrível, Machado Filho!
Estou cansado de escutar que "o motorista tem que ter atenção" ou "atenção redobrada" em tal avenida.
Estou cansado de ouvir detalhes sobre os índices da Bolsa de Tóquio ou as variações do preço da soja.
Estou cansado de ouvir a hora de 10 em 10 segundos.
Estou cansado de ouvir que "vão passar 55 carros por minuto" na friuei.
Estou cansado de ouvir percentagens e mais percentagens.
Estou cansado de ouvir "demanda".
Estou cansado de ouvir dados comparativos de um ano para outro.
Chega!!
Porque aí não consigo mais parar de anotar tanta bobagem. E isso que não tratei de futebol.
Um horror!
--



E a TV?
Ontem, um amigo me contou que o excelente repórter Manoel Soares, durante o Jornal do Almoço da RBS TV, "com toda a segurança de quem entende de bike, pedala segurando o microfone da emissora. Qualquer dois-neurônios das duas rodas sabe que NÃO se pode telefonar nem nos automóveis, muito menos em motos ou bicicletas. Vá perguntar pra motociclistas como é telefonar enquanto pilota. Gravar com microfone de lapela é indicado, mesmo que a atenção do ciclista - o que Manoel não é, embora a fantasia emprestada - seja prejudicada".
Chama a atenção este meu amigo:
- Começa a matéria a eternamente bronzeada Ranzolin: "Por mais simples que pareça, andar de bicicleta exige MUITA INSEGURANÇA"
Me informa que a "matéria" está no G1. Fui conferir.
E está lá, bem como ele contou.
Duvida?
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/porto-alegre/v/manoel-soares-mostra-o-que-e-necessaria-para-evitar-acidentes-de-bicicleta/3234787/
--
Mas não é só aqui, não.
O Jornal Nacional de ontem estava supimpa.
A última matéria estava um primor.
Tratava de uma escola padrão, de turno integral, onde a mensalidade deveria ser de 6.500 reais.
Aí o repórter, faceiro, diz:
- Mas é de graça!
E vai indo, mostrando aquela maravilha, de primeiro mundo, e eu queria saber quem bancava aquela ilha do saber.
Entendi que era na Zona Oeste do Rio.
Aí vai indo, indo, e ele fala o nome da escola e não entendi.
E nada de saber quem banca. Algum governo? Alguma fundação?
Nada!
Entrevistas só com alunos e  um professor.
Nada de placas, nada!!
Hoje de manhã fui no site do JN.
Revi a "matéria".
Trata-se da Escola Sesc de Ensino Médio. E confirmei que é na Zona Oeste do Rio.
O "serviço jornalístico" está lá, com o título "Escola modelo coleciona histórias de sucesso com ex-alunos da rede pública ".
--
Argh!!!

6 comentários:

  1. O rádio gaúcho é uma piada: trânsito, previsão do tempo, anúncios de sindicatos, governos, futebol e mais um monte de lixo. É isso o que querem dizer que a programação é voltada para o local ??? Nada de comparar com o resto do mundo, para vermos em que situação nos encontramos ?

    Agora, o que me irrita mesmo é o espaço do futebol. Por exemplo: a partir das 11h30 e até as 14h, a Gaúcha só fala em futebol. Mas, as 14h10 entram os destaques da dupla grenal e no correspondente ipiranga ( que é só 10 min ), sempre tem alguma inserção de futebol. E isso ocorre em todos os horários da rádio.

    Outro exemplo : experimente ouvir algo que não seja futebol entre 11h e 14h, ou após as 17h ... só programa-chuteira !!! Isso explica porque o RS é um Maranhão de grife !

    ResponderExcluir
  2. TV e rádio deixaram de ser os principais veículos de entretenimento pros adolescentes, a faixa etária que conta pro pessoal do marketing e da propaganda. Hoje, TVs tirando honrosíssimas exceções (hããã, BBB na TV aberta e futebol na TV paga) ninguém lembra de TVs, que só não ficou mais no ostracismo ainda, pq seus fabricantes foram espertos o suficiente em fazê-la compatível com a internet, na prática a tornando uma espécie de monitor de 30, 40 polegadas p/ computador. Não sou do ramo, mas ouvindo e lendo os pitacos dos especialistas, creio que a próxima 'novidade' do setor, a TV digital, na prática nem será tão novidade assim, pois será apenas a adoção de recursos que na prática a deixarão mais parecida com a internet.
    Quanto ao rádio, tecnologicamente ela já tem desvantagem na comparação com outras formas de mídia e se, ainda por cima, sua programação, como notou o anônimo das 10:54 é uma bosta aqui no RS, então se continuar nessa toada, logo, logo, vai ser tomada por forasteiros como a MIX em relação a Pop Rock da Ulbra. Nos meus anos 80, tínhamos o Bibo Nunes na Band FM, o Clóvis Dias Costa na Universal, o Arlindo Sassi no Love Songs da Cidade (antes de virar emissora de pagode da RBS) e a Atlântida FM palatável, bem como a Kátia Suman na Ipanema pros que gostavam de 'alternativos' como dizia alguns colegas meus de colégio.

    ResponderExcluir
  3. Estou esperando os comentários sobre os programas esportivos. Nando Gross

    ResponderExcluir
  4. Sem falar que tem futebol com o Carlos Guimarães, no programa do Macedo, e mais futebol, no mesmo programa, com o Sílvio Benfica. No Atualidade tem um comentário do Nando Gross. No chamada Geral tem boletim da dupla granal, e às 12h5 começa o Esportes ao Meio-dia.

    ResponderExcluir
  5. Sem contar que a grande mídia gaúcha encontrou um filé, ao melhor estilo "estagiários" ou "voluntários da Fifa". Mão-de-obra barata, informando tudo de graça, chamado "ouvinte-repórter".

    São dezenas de meios de interação dos "ouvintes-repórteres" - que pagam (e rezam) para que os apresentadores leiam suas mensagens.

    Torpedos, "feicis", Twitters, telefones, e agora, o mais novo Whatsapp.

    Os apresentadores atuais, que já não possuem muito conteúdo para um comentário, perdem horas e horas catando milho nas telinhas dos celulares e outras "trozóbas" para ler textos, muitas vezes sem pé nem cabeça, que os "ouvintes-repórteres" encaminham para a mesa.

    As pessoas entopem os "gadgets dos moderninhos" informando tudo (ou quase tudo) de graças e de bandeja para as redações. E pior, ainda pagam para noticiar.

    Certamente muitos que que fazem isso, também serão voluntários da Fifa na Copa 2014!

    Muito, muito, muito chato e enfadonho...

    ResponderExcluir
  6. Pitacos:

    1 - Fala um aqui que gosta de futebol, que não é fanático (isto é, não compra produtos de clube, no meu caso o Grêmio, não vai a estádios porque meu fetiche não é o masoquismo) e que ouve basicamente a Gaúcha: Concordo que há uma overdose repetitiva de notícias sobre a dupla Grenal. Se a programação fosse mais variável (ou eu mais fanático por futebol), até me animaria a ouviria mais a Gaúcha, mas como não é assim, então só ouço o esporte ali perto das 18hs - que é uma espécie de resumão do que foi ao ar até então. Uma vez, por acidente (porque não é meu costume ouvir rádio a noite, a não ser que seja futebol e que seja decisão) ouvi um programa do Pedro Ernesto! Hilário e deprimente ao mesmo tempo, pois pelo que entendi era uma transmissão de um comes&bebes dentro de uma revenda de carros! E eu que desde os anos 80, por sugestão de um professor de inglês na época, pedi pros meus pais comprarem pra mim, um rádio Philco de 9 bandas que sintonizava estações do mundo todo, pra que eu pudesse treinar o inglês...ouço a BBC desde então (que hoje ouço e baixo em mp3 programação do site dela - por exemplo, uma reportagem sobre a Coreia do Norte que é de se ouvir de joelhos, agradecendo aos céus pela qualidade): é comparar uma Ferrari com uma patinete!

    2 - O que comentou o anônimo de 25/03 às 15:53:
    Quero crer que 90% destes que o colega citou têm menos de 30 anos e conhecem mais do histórico das virilhas dos jogadores do que as próprias esposas destes, kkkkk; se ainda tivesse meus 15, 16 anos, com certeza faria o mesmo vez por outra, justamente pelo prazer de ouvir meu nome sendo citado no ar, algo que só me aconteceu quando passei no vestiba e ouvi meu nome na rádio da UFRGS. Só teria dignidade suficiente pra não me prestar a ficar 'vigiando' boleiro em saída de casas noturnas na madrugada para informar as rádios, kkkkkkkk.
    E quanto a ser voluntário da FIFA, de novo, seria com o maior prazer se eu ainda fosse adolescente, para treinar meu inglês? Ou para mostrar a Redenção para suecas e holandesas? Kkkkkkk...

    ResponderExcluir