Vinhos e Afins - 2/12/2013

DEGUSTAÇÃO
DE VINHOS PORTUGUESES



Porto Alegre e Brasília receberão degustações gratuitas de vinhos portugueses. Os eventos são realizados pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) e são voltados prioritariamente a profissionais (compradores, distribuidores, sommeliers, donos de bares e restaurantes), jornalistas e formadores de opinião, assim como enófilos da Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho (Sbav) e da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS).
Na capital gaúcha, a degustação será hoje, das 16h às 20h, no Hotel Laghetto Viverone Moinhos (Rua Dr. Vale, 579, Moinhos de Vento). A presença dos convidados deve ser confirmada pelo e-mail beirainteriorpoa@gmail.com. Já na capital federal, o evento será na Embaixada de Portugal em Brasília (Avenida das Nações, Quadra 801 – Lote 2), com a presença do embaixador Francisco Ribeiro Telles, na sexta-feira, dia 6 de dezembro, das 16h às 20h30. Interessados devem confirmar presença pelo  beirainteriorbrasilia@gmail.com.
--
Cinco produtores portugueses – Adega da Covilhã, Adega do Fundão, Quinta dos Currais, Quinta dos Termos e 2.5 Vinhos de Belmonte – farão a apresentação de seus rótulos. Eles virão mostrar seus vinhos e espumantes da Beira Interior, a mais alta região de Portugal, berço da produção vitivinícola na época da ocupação dos romanos e desenvolvida a partir do século XII pelos monges de Cister. Situada no centro do país, entre o Rio Douro a norte e o Rio Tejo a sul, a Beira Interior faz fronteira com a Espanha e tem cerca de 16.000 hectares de vinhedos plantados.
Os vinhos da Beira Interior têm o frescor das montanhas, que formam uma paisagem selvagem e atraente cada vez mais visitada por turistas de todo o mundo em busca de uma incrível diversidade de paisagens, com serras, aldeias históricas, áreas arqueológicas, castelos, monumentos, igrejas, solares, além de muitos vinhedos.
--
A altitude de 400 a 700 metros, aliada ao clima mediterrâneo, com verões muito quentes e inverno rigoroso (com neve), resulta em vinhos muito aromáticos e com uma pronunciada acidez. “A região reúne boas condições para a produção de brancos frescos e aromáticos e tintos frutados e encorpados”, afirma João Carvalho, presidente da CVRBI.
Os solos da região são de origem granítica e xistosa, fruto do relevo acidentado e montanhoso da região. As vinícolas cooperativas elaboram quase todo o vinho da região, que têm apostado a internacionalização dos seus vinhos, incentivando a aparição de pequenos e médios produtores. A exportação já alcança aproximadamente 30 países. São mais de 500 mil garrafas, compradas especialmente por Estados Unidos, Canadá, Brasil e Angola.


-----

ESPUMANTES DA MIOLO NA FRANÇA

Dois espumantes da Miolo Wine Group conquistaram medalhas na 11ª edição do concurso Effervescents Du Monde, realizado entre os dias 13 e 15 de novembro, em Dijon, na França.
A empresa recebeu a medalha de ouro com o Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé e de prata com o Bueno Cuvée Prestige Brut, ambos elaborados na região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.
Os rótulos se sobressaíram entre 600 amostras de 28 países, que foram avaliadas por 100 degustadores internacionais.
--
Elaborados pelo tradicional método francês champenoise com as uvas Chardonnay e Pinot Noir, o Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé e o Bueno Cuvée Prestige possuem corpo leve, com acidez delicada e boa cremosidade.
“Essa premiação tem grande significado para a MWG, já que foi realizada no país do champagne e contou com a avaliação de críticos de todo o mundo”, afirma Miguel Ângelo Almeida, enólogo do grupo Miolo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário