Segunda, 16 de dezembro de 2013 - parte 2

APENAS UM COMENTÁRIO

Na página do Marcelus Lopes, no Facebook.
Claro que não concordo com tudo, mas dá um bom debate.
Quem habilita-se?

ALGUÉM PODE ME RESPONDER O QUE ACONTECE COM O RÁDIO GAÚCHO NAS TARDES DE JORNALISMO ENTRE 14 E 16 HORAS?
A Gaúcha com a saída rápida de alguns apresentadores se viu obrigado a colocar um garoto sem nenhum estofo e condição de fazer uma entrevista pesada como eram as conduzidas pelo Lasier Martins. Para piorar colocaram o menino com a esposa dele e a voz dos dois é muito ruim. O guri sai de férias e a Gaúcha coloca o SCOLA no lugar dele. Que isso?! O Mendes Ribeiro nunca saiu do Atualidade para substituir o Daudt. O Ranzolin nunca apresentou no lugar do Lasier. Como o "ANCHOR" do principal programa de entrevistas substitui outro?
A verdade é que o cobertor ficou curto. A Gaúcha quer pagar salários baixos para seus apresentadores e prefere colocar os pratas (enferrujados) da casa a contratar alguém de peso.
Só pode fazer isso porque na Band, Diego Casagrande (que é inteligente) vende espaços de entrevistas para um coronel raivoso e um escritório de advocacia que nunca se ouviu falar e por isso aceitam pagar pelo espaço.
Na Guaíba, a opção Maria do Carmo é piada. Quer criticar políticos esquecendo que foi deputado. Memória curta.
Aí você pensa ... Tem a Bandnews !!! Porém ali enquanto a programação nacional está "no ar" tudo bem. Mas, quando passa para o local a programação afunda na falta de qualidade de estagiários que só podem ser mal orientados visto que o Diretor de Jornalismo da Band é ruim "no ar" tanto que fazia (talvez ainda faça) um programa muito ruim sobre cinema na Ipanema. Nesse caso não pode nem dizer aquela máxima: "Quem sabe faz, quem não sabe ensina."
Pobres tardes do Rádio Gaúcho.

12 comentários:

  1. Concordo, realmente está um lixo, a gaúcha esta em decadência faz tempo, desde que o Jornalismo foi entregue para o Cyro Martins, que não entende nada de rádio a Gaúcha deixou de ser uma referencia no jornalismo gaúcho.
    Os “jovens” apresentadores da gaúcha não tem conteúdo.
    Pobre rádio!

    ResponderExcluir
  2. Já faz um bom tempo que me libertei da condição de refém do medíocre rádio gaúcho. Hoje sou ouvinte assíduo da CBN São Paulo, além de fanático pelos podcasts da emissora, assim como dos podcasts da BandNews e da RFI - Rádio França Internacional ( com áudio em português ).

    Simplesmente não suporto ouvir o rádio gaúcho e sua dedicação, quase fanática e exclusiva, por futebol. Na Rádio Gaúcha, entre 11h30 e 14h, futebol direto, assim como a partir das 17h30. Na Rádio Guaíba, futebol entre 11h e 13h, e a partir das 17h.

    Durante os finais de semana, então, só programas-chuteira e os programas-bombachudos milongueiros ...

    Tô fora !!!

    ResponderExcluir
  3. Pois olha, Prévidi, penso que sempre há intolerância com o que é novo, principalmente no rádio. O sujeito ainda relaciona o Ranzolin, o Mendes Ribeiro e o Daudt e, portanto, é velho, saudoso e rançoso ouvinte de rádio. Por ele, ainda estaria ouvindo, é claro, o Amir Domingues e o 2001 na Guaíba - ambos ótimos - mas, o tempo passa e voa e as coisas novas têm de ocupar seu espaço sob o sol.
    O único problema do atual processo de atualização é a "petização" que tomou conta da Rádio Gaúcha, o que é uma pena. Acho que, com pouquíssimas exceções, a onda dos 600 kHz ou dos 93.7 MHz são "ondas rubras", decerto para confrontar outra frente forte por lá, que é a gremista, o que acho tanto desnecessário quanto lamentável. Penso que, por serem jovens - incluindo os big bosses - andam se esquecendo que, depois deles, novos "novos" virão ou, ainda, que o mundo é redondo e, no ofício de imprensa, o ideal é ficar sempre no PIP (Partido da Isenção e da Prudência). Mas eles são tão jovens...
    O Diego Casagrande é um daqueles casos típicos gaúchos: O sujeito é absurdamente competente, um jornalista completo, culto, articulado e outros tantos bons adjetivos. Para os gaúchos, ser corajoso é um demérito e o Diego fica gravitando sem poder aterrizar, pois aqui não é mais terra de destemidos ou de bons. Portanto, os "defeitos" de Diego - ser destemido e ser de centro (hoje!) - não servem como façanha de modelo à nossa terra.
    A Maria do Carmo está ÓTIMA! Mesmo depois de aguentar o Esgotosfera Pútrida do Juremir da cumpanhêra, a Maria do Carmo surge como um oásis de profissionalismo e de lucidez. Maria, estás melhor do que nunca, viu, guria?
    Acho que concordamos apenas no que tange aos horários locais da BandNews. A gauchada despreparada, desinteressada e desatenta consegue fazer rodízio em Pizza Hut, mandar embora Dunkin' Donuts, não sem também esfolar o modelo maravilhoso de Rede da BandNews FM. E haja façanhas!
    Eu adoro rádio...mesmo com a gauchada avermelhada e imberbe, ainda trocando a voz nos microfones. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Marcelus. A Gaúcha então, nada além de futebol,meteorologia e trânsito . Gaúcha Hoje , Chamada Geral e Gaúcha Repórter parecem o mesmo programa, os mesmos temas repetidos até a exaustão. Percebe-se o despreparo dos apresentadores
    desses programas em abordar qualquer tema que necessite de um pouco mais de profundidade. A queda de qualidade no jornalismo da rádio é evidente. Porque não repatriar os antigos "pratas da casa" tipo Osires Marins ,Felipe Vieira . Claramente os atuais apresentadores ( inclua-se aí o " Mazedão" ) não estão dando conta do recado.

    ResponderExcluir
  5. O sr. Glauco Fonseca aponta, usando outras palavras, que a Gaúcha estaria puxando o saco do governo de plantão. Mas, não se dizia o mesmo da Globo/RBS já no período de 1964/1985??? Onde tá a novidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responder a um anônimo apenas por que a ponderação dele é pertinente. De resto, entre anônimo e estrume, prefiro estrume, pois que aduba.
      Acredito não se tratar de "puxar saco". Trata-se de crença empresarial num modelo de momento. Se levarmos em conta o período mencionado pelo anônimo, em sã consciência, um modelo de negócio que contrariasse a ditadura ou que sugerisse algo parecido com Cuba ou as URSS não seria o mais adequado. Empresarialmente, dá para entender perfeitamente a opção.
      Voltando para nossos tempos atuais, uma empresa pode, se quiser, apoiar um modelo de governo. Seria, no entanto, formidável imbecilidade, comparar os tempos e dizer que as decisões foram ou são tomadas com base nos mesmos parâmetros.
      Hoje, nada há de errado, em nosso ambiente democrático de liberdade e de direito, em escolher um lado. Se for o caso de uma empresa de comunicação escolher um lado, ela que o faça de acordo com suas mais livres convicções. ESTA LIBERDADE DE ESCOLHA, ENTRETANTO, NÃO HAVIA NO PERÍODO DE EXCEÇÃO no Brasil, como não há nos modelos socialistas de Cuba, China, Coréia do Norte. Na Venezuela e na Argentina, optar ser contra governo é equivalente à suicídio empresarial assistido.
      Portanto, meu néscio anônimo, as comparações de tempos que apontas não são decentes em termos históricos e intelectuais.
      Eu, mesmo sendo contrário ao PT (certamente o vosso partido), defendo, tal qual Voltaire, o direito da RBS de vestir a cor que quiser. Eles são livres e a liberdade deve prevalecer às meras opiniões de "reaças" como eu ou de bolcheviques como Vossa Senhoria. Saudações, ainda assim.

      Excluir
    2. Se fosse questão de vestibular (ou outro concurso público qualquer) teria levado zero na resposta, pois a despeito do tamanho da mesma - isto é, do blá-blá-blá, não respondeu a pergunta, que era mostrar qual a novidade - a diferença de comportamento apresentado pela emissora - quando essa se mostra capacho do governo/sistema político de plantão.
      Enfim, uma resposta digna de Rolando Lero (para os que ainda lembram da Escolinha do Professor Raimundo).

      Excluir
    3. Tens nome? Do contrário, esta conversa está encerrada.

      Excluir
    4. acho que o Glauco Fonseca vai ter que desenhar para o "anônimo bolchevique" entender as diferenças dos dois períodos de tempo.

      Excluir
  6. Na Pampa, Marne Barcellos fica lendo jornal...

    ResponderExcluir
  7. A Gaúcha acabou!
    O Marcio Paz erra em todas as edições do NHC e há anos não conseguem um noticiarista decente.
    O cara fica tentando adivinhar o texto e escorrega feio em TODAS as notícias!
    O Macedo é um velho rançoso, mal humorado.
    E o futebol encheu meu saco, mas, claro, só tende a aumentar, afinal, alguém tem de pagar os estúdios novos.
    Contratam por QI e a cada dia a coisa fica pior, com repórteres, apresentadores e comentaristas rasos, pobre, vergonhosos!
    Deixei de ouvir faz tempos.
    Ah, e, por favor, tirem o Wianey caduca e o Cacalo do ar!!!
    PS.: O Domingos tá com um pé na aposentadoria.

    ResponderExcluir
  8. Sobre a Pampa, não dá pra levar nada do que se faz lá à sério.
    Mas, o que esperar de uma empresa que mantém o Martin TJ e o Roger dos Reis no seu quadro de funcionários????

    ResponderExcluir