Bom Dia!! Quarta, 18 de dezembro de 2013

HOMO JUVENIS

Glauco Fonseca



O Homo Sapiens surgiu há cerca de 300 mil anos. Caçava, vestia-se com peles de outros animais e fabricava artefatos como pontas de flecha e facas rudimentares. Não houve contato entre os Sapiens e os dinossauros que não tenha sido em filmes. Num deles, a maravilhosa Raquel Welch fugia de dinossauros vestindo uma tanguinha feita com algum bicho bem peludo. Nos anos 60, ainda havia quem gostasse de bichos peludos e em alguns países latino-americanos, Homos Sapiens barbudos se uniam tentando estabelecer uma nova ordem mundial. Foi uma época que ainda não acabou. Na América Latina - Brasil incluso – ainda persistem dois fenômenos que assolam a antropogênese: a força social de seres com muito pelo no rosto e sua sinergia inédita com dinossauros, que ainda existem, sim, e com muito vigor.

Faz apenas 13 mil anos que o Homo Sapiens chegou à América do Sul. A partir desta constatação, ficou mais fácil de perceber que nosso jeito de ser não é culpa exclusiva dos irmãos portugueses. Nem o estilo dos Venezuelanos pode ser atribuído a Simon Bolívar ou ao hoje também fossilizado Hugo Chávez. O Homo Sapiens chegou ao Oriente Médio há 70 mil anos e à Europa há 40 mil. Compreende-se, agora mais facilmente, por que acontecia na Europa uma Reforma Protestante, Mona Lisa era retratada por um Leonardo da Vinci, O Príncipe era escrito por um Maquiavel e Cabral chegava por aqui navegando em modernas caravelas, encontrando apenas índios que não plantavam sequer bananas. Se há culpados para o jeitão de ser dos povos latino-americanos, eles são bem mais velhos do que Dom João VI e bem mais vetustos do que os reis católicos espanhóis Fernando e Izabel.

Nosso anacronismo é melhor explicado após uma simples constatação: Somos dezenas de milhares de anos mais jovens do que nossos irmãos Homo Sapiens asiáticos, europeus ou mediterrâneos. Enquanto nossos hermanos da América do Sul arrancavam mandioca (muitos ainda o fazem), seus pares europeus navegavam pelos 7 mares, Jesus Cristo já tinha morrido há mais de 450 anos e as Cruzadas já eram história antiga. Uns pirralhos na estratificação social e antropológica de nossa própria espécie é o que somos. Pelo lado bom, vivemos no chamado Novo Continente; pelo outro, como jovens, ainda somos levados pouco a sério.

Eis-nos Homo juvenis latino-americanos sem dinheiro no bolso, sem parentes importantes e vindos do interior. Ainda com muito a viver e aprender. Se o grego Eurípedes disse que “Aquele que negligencia o aprendizado em sua juventude, acaba esquecendo de seu passado e encontra mais facilmente a morte no futuro”, nosso nativo Renato Russo rebateu eterno: “Todos os dias quando acordo, Não tenho mais o tempo que passou. Mas tenho muito tempo. Temos todo o tempo do mundo. Temos nosso próprio tempo.

Somos tão jovens.

4 comentários:

  1. Astecas, maias e incas possuem uma das mais ricas culturas da história. Suas obras avançadíssimas em arquitetura, engenharia e matemática até hoje provocam debate entre historiadores, fora o alto conhecimento em astronomia e agricultura. O europeu "superior" simplesmente chacinou esses povos para impor a sua catequese cultural. Acabou com uma civilização mais evoluída que a sua em diversos aspectos.
    Texto de índio botocudo é assim mesmo, não sabe valorizar-se, prefere sempre exaltar quem não merece, complexo de vira-latas na veia. Glauco, para os próximos textos favor estudar a impessoalidade do verbo fazer quando o mesmo indicar tempo decorrido. Aquele "Fazem apenas 13 mil anos" foi de doer.
    Carlos Martins

    ResponderExcluir
  2. Machu Picchu, descoberta em 1911, é o exemplo de que os incas eram um povo NADA atrasado. Pode se dizer que foi a único lugar que passou intacto pelos espanhóis devido ao seu difícil acesso, o local fica em uma colina na Cordilheira dos Andes. Arquitetura, engenharia da cidade e sistemas de drenagem são fantásticos para a época, intrigam engenheiros até hoje, pois a cidade nunca desabou com os frequentes temporais que ocorrem na região. Pena que o povo e suas demais cidades foram dizimados pelos espanhóis, por sorte Machu Picchu escapou e permanece como lembrança viva para turistas e viajantes.
    Eduardo Hauser

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Peço desculpas aos leitores pelo erro involuntário na impessoalidade do verbo, cuja correção já solicitei que o grande Prévidi. De resto, lamento que, a despeito da simplicidade do texto, alguns leitores esforcem-se apenas para não entendê-lo.

    ResponderExcluir