Quarta, 30 de outubro de 2013

MULHERES AVANTE!!

Glauco Fonseca


O Women’s Lib foi um movimento político feminista iniciado nos anos 60 que gerou uma série de campanhas lidando com temas como os direitos à reprodução, violência doméstica, maternidade, igualdade de ganhos salariais, sufrágio, assédio sexual e correlatos, tudo debaixo de que conhecemos como “feminismo”. As temáticas variavam entre os países e os esforços, muitíssimo bem sucedidos, estão por aí. Só que ainda falta tanto...

Quem já viu uma mulher usando burca, não fica com a impressão de que falta muito para que as mulheres conquistem sua natural igualdade de posição. Fica com a certeza de que ainda falta quase tudo. Ouvimos que os Talibãs obrigam as mulheres afegãs a usarem burcas, vemos fotos delas usando burcas, só que quando a gente vê, ao vivo e sem cores, um ser humano debaixo daquele manto escuro (a que vi era sinistramente azul, com enfeites medonhos), dá uma dor na alma, de piedade, de impotência. Para ela, não adianta queimar sutiã nem buscar abrigo na Maria da Penha. Eu vi uma mulher usando burca e tive vontade de chorar, de vomitar, de arrancar aquilo num só e rápido movimento.

Mas não seria eu a fazer isto, pensei. Teria de ser ela.

Lembrei do episódio da mulher de Burca azul-marinho logo que li a notícia abaixo:

- “PAQUISTÃO: MENINA SOBREVIVE APÓS SER ESTUPRADA E ENTERRADA VIVA”. A polícia teria se negado a investigar a denúncia feita pelo pai da jovem. Foi necessário uma intervenção do Tribunal Superior de Justiça para que um juiz distrital fosse encarregado do caso e a polícia recebesse ordens para prender os suspeitos.

E em seguida as “notícias relacionadas”:


- “RJ: SUSPEITO DE TER ASSASSINADO MENINA DE 9 ANOS DIZ ESTAR ARREPENDIDO”. Marinho teve a prisão preventiva decretada. Ele é natural do Ceará, onde já foi condenado pelo crime de estupro de uma menina de quatro anos, quando ainda era adolescente e, na época, cumpriu medida sócio-educativa.

- “HOMEM MATA IDOSA COM FACA DE COZINHA E ESTUPRA MENINA DE 2 ANOS NO RS”. O suspeito havia sido solto de uma prisão de Santa Maria no dia 14 de agosto, e, desde então, morava perto da casa das vítimas em Canguçu. Segundo a delegada Paula Vieira, o jovem tem antecedentes policiais por "homicídio, estupro, roubo e mais uma série de coisas.

E para encerrar,

- “MARROQUINO É CONDENADO A 10 ANOS DE PRISÃO POR ESTUPRAR A PRÓPRIA MÃE”. O filho bateu em sua mãe e arrancou sua roupa, mas ela conseguiu escapar e se trancar em seu quarto. Na manhã seguinte, quando saiu de seu quarto, o filho a atacou, bateu em sua cabeça com um pau até deixá-la inconsciente e a estuprou. O filho está solto pois a mãe, após ter feito queixa, retirou-a.

Ainda falta muito para que o mundo entenda a superioridade feminina e tenha respeito pelas mulheres. Ainda falta quase tudo. Desde proibi-las a dirigir automóveis na Arábia Saudita a fazê-las cumprir a estúpida tradição japonesa que diz que elas sempre devem andar atrás do homem carregando as compras, para melhorar ainda vai muito, muito tempo.

Boa sorte e contem comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário