Quinta, 26 de setembro de 2013 - parte 3

AGORA VAI?

Informação do Celso Martins:



Setor privado poderá construir e gerenciar
novo aeroporto internacional do Rio Grande do Sul
O Aeroporto Internacional 20 de Setembro, no Rio Grande do Sul, poderá ser construído e administrado com recursos privados. Projetado para funcionar como alternativa ao Salgado Filho, em Porto Alegre, o novo terminal será erguido entre os municípios de Portão e Nova Santa Rita, a 35 quilômetros da capital gaúcha.
A definição da área foi discutida na tarde da última segunda-feira por grupo de trabalho formado por representantes dos governos local e federal, entre os quais SAC, Comando da Aeronáutica, Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“Pelo tamanho do projeto e pela experiência que estamos vivendo nos grandes aeroportos da região Sudeste, o ideal seria começar já com concessão ou parceria”, afirmou o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, durante encontro com parlamentares da bancada do Rio Grande do Sul. A reunião ocorreu na Secretaria de Aviação Civil (SAC), em Brasília, na quarta-feira, 25 de setembro.
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No encontro do grupo de trabalho, ficou acertado que, para funcionar na área indicada entre os dois municípios, o projeto do novo aeroporto será redefinido de forma a sanar problemas de tráfego de aviões apontados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) em reuniões anteriores.
“Com o DECEA definindo a área como adequada, já se pode fazer a concessão. E aí já inclui na concessão o próprio projeto, que deve ter como fundamento que ele seja um grande aeroporto de carga, o aeroporto do Mercosul, para que a economia do Rio Grande retome uma liderança regional que em algum tempo não muito longínquo teve”, disse Moreira Franco aos parlamentares.
A experiência de delegar ao concessionário a construção integral de aeroporto é inédita no país. Caso semelhante é o de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, mas as obras de terraplanagem e pista já haviam sido iniciadas pelo poder público. Concedido em 22 de agosto de 2011, após série de tentativas do governo de garantir os investimentos necessários, o aeroporto está previsto para ser entregue no primeiro semestre do próximo ano. Quando começar a operar, vai substituir o aeroporto de Natal, que será mantido exclusivamente para aviões militares.

Aviação Regional
A necessidade de fortalecer os aeroportos do Rio Grande do Sul voltados para o transporte de cargas foi o principal ponto defendido pelos parlamentares na reunião na SAC. “Os aeroportos são fundamentais para o desenvolvimento das regiões, muito distantes umas das outras”, lembrou o deputado Alceu Moreira, coordenador da bancada.
Moreira Franco esclareceu que 15 aeroportos do Rio Grande do Sul serão contemplados pelo Plano de Aviação Regional, que prevê R$ 7,3 bilhões para reformas e ampliações de 270 aeródromos do país. Para o Rio Grande do Sul, a estimativa de investimentos é de R$ 310,8 milhões. A expectativa da SAC é de que os contratos para execução dos projetos das obras sejam assinados por volta do dia 20 de outubro, com obras iniciando no primeiro trimestre do próximo ano.
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