Bom Dia!! Sexta, 13 de setembro de 2013

COMEÇA MAIS UMA BRONCA
NO CENTRO DE PORTO ALEGRE!!



Mais uma polêmica está mobilizando os moradores do Centro Histórico em defesa do Museu Júlio de Castilhos e o terreno onde era a casa de Bento Gonçalves.
Sitio histórico, que devia ter prospecção arqueológica. A Associação Comunitária do Centro Histórico está fazendo o que pode para barrar a votação do projeto na Câmara de Vereadores.
Aí está o texto que o pessoal explica mais o assunto.
Vocês já ouviram falar do Projeto de Lei do Executivo que incentiva a conclusão de obras inacabadas no Centro Histórico? Esta notícia passou despercebida, provavelmente porque não havia interesse em divulgá-la.
O executivo municipal enviou para a Câmara o PL 38/12 indicando 4 endereços no Centro Histórico para que sejam concluídas as obras, entre estes destaco dois:
Endereço 1 - uma obra realmente inacabada ao lado do Museu Júlio de Castilhos, na Rua Duque de Caxias. Provavelmente será erguido um Centro de Compras, mas também há um amplo espaço para torres de residências ou empresariais. Para localizar melhor, os fundos deste terreno é o estacionamento do Záffari da Rua Fernando Machado.
Endereço 2 - um terreno, no outro lado do Museu Júlio de Castilhos, na Rua Duque de Caxias, 1195. Destaco que o executivo apresentou um Projeto para obras inacabadas, o projeto deste terreno é da década de 90 e não saiu do papel devido a mobilização da comunidade e de irregularidades no projeto, como o fato de não existir obra iniciada. Se não há nada iniciado, não tem o que ser acabado. IMPORTANTE: este projeto é de um hotel de 13 andares, com lojas em anexo.
O impacto nas vias centrais principalmente na Rua Duque de Caxias e entorno da Praça da Matriz é incalculável, o impacto ao prédio do Museu Júlio de Castilhos (patrimônio Histórico tombado) será imenso, já que ficará prensado entre edificações de grande porte. Além do fato de que a sombra e a umidade contribuirão para o desgaste deste importante espaço educacional e histórico da nossa cidade, que tem em seu acervo mais de 10 mil peças que contam a história de nosso estado.
A Associação do Centro Histórico, moradores da região e simpatizantes de um modelo de cidade que valorize as pessoas e o meio ambiente, está organizando-se para que mais pessoas saibam o que está acontecendo e venham contribuir nas mobilizações.
--
Na segunda, dia 16, às 14 horas, a Associação utilizará a Tribuna Popular e terça, dia 17,, às 19 horas, será realizada uma Audiência Pública convocada pela Câmara a pedido da Associação do Centro, ambos eventos no Plenário da Câmara de Vereadores.
Paulo Guarnieri é o presidente da Associação.
--
Abaixo o link do projeto que está na Câmara.
http://projetos.camarapoa.rs.gov.br/projetos/show_documentos?id=116595#

2 comentários:

  1. o substitutivo deixou de indicar endereços

    ResponderExcluir
  2. O "espaço" que falas era o antigo Colégio Anchieta, que ia da Duque de Caxias até a Fernando Machado. Uma obra arquitetônica lindíssima, colocada abaixo por insensíveis e burros administradores.
    Laís Legg

    ResponderExcluir