Bom Dia!! Terça, 30 de julho de 2013

EU PODERIA SER UM MILIONÁRIO!!


Do Fotos antigas de Porto Alegre, Facebook:
Shopping Center Iguatemi, no ano de sua inauguração - 1983. Vejam o entorno, praticamente rural, com chácaras. O preço dos imóveis na região praticamente multiplicou 15 vezes desde que ele inaugurou.
--
Viemos morar em Porto Alegre em 1966, por um daqueles desastres familiares.
Minha mãe tinha um Fusca e vivia rodando pela cidade. Quando não estava na aula, passeava com ela.
Me levava no Colégio Champagnat, gostava de ir pela avenida Ipiranga, que pouquíssima gente usava - preferiam a avenida Bento Gonçalves.
Com tempo, ela parava nos anúncios de venda de grandes terrenos e anotava o telefone.
Tudo barbada.
Como tinha medo de investir o dinheiro que meu pai tinha deixado, perguntava para os irmãos e outros parentes sobre a compra dos terrenos na Ipiranga.
Era uma unanimidade:
- Não te mete!! Aquilo não tem futuro!!
E ela não comprou nenhum.
--
Anos se passaram e ela um dia me levou para um lugar bem longe de onde morávamos - na avenida Venâncio Aires. Um negócio meio estranho, porque eram chácaras. Várias a venda.
Ela me falava:
- Porto Alegre vai ter que crescer para algum lugar. E esse é o lugar, porque é bonito!!
Exatamente onde, anos mais tarde, se instalou o Shopping Iguatemi.
Lá foi ela perguntar para os irmãos e parentes:
- Não te mete!! Aquilo não tem futuro!!
E ela não comprou nenhuma chacrinha, onde hoje existem dezenas de prédios luxuosos.
--
Claro que entendo perfeitamente a minha mãe.
Ela tinha medo de arriscar, por inexperiência. Até a morte do meu pai ela sempre foi uma excelente dona de casa, cuidando do marido e dos filhos.
Assim mesmo, ela viveu 22 anos, viúva, sem precisar trabalhar.
Depois de perder a compra dos terrenos - logo as plaquinhas de "vende-se" sumiram - ela não deu bola para os palpiteiros.
Na década de 70 ganhou muito dinheiro na Bolsa de Valores.
Depois comprava e vendia apartamentos.
--
Dona Etna tinha vocação para ganhar dinheiro.
Só que não deixaram.
E eu poderia estar aí, levando uma vida de milionário!!
Hahahahaha!!!!

Um comentário:

  1. Só que eu acho que está errado esse cálculo de que multiplicou por 15. Deve ter sido muito mais. Pq se foi 15x, em 30 anos, melhor seria colocar a grana na poupança!!!! Por essa conta aí, o dinheiro rendeu em torno de 0,75% ao mês.

    ResponderExcluir