Bom Dia!! Segunda, 22 de julho de 2013

A FABULOSA ELEIÇÃO DE 1982 - 1
(foi fraudada??)

A última eleição para governador havia sido em 1962

Por uma indicação do amigo Carlos Sávio - hoje, morador de Imbé - fui trabalhar, em março de 1980, na editoria política da Zero Hora. Fiquei alguns meses fazendo uma coluna, "Plenário". Nada emocionante. As vezes fazia matérias com Olívio Dutra e Clóvis Ilgenfritz, os bravos que fundaram o PT no Estado. E quebrava o galho de outras editorias - em algumas madrugadas fui repórter policial.
Perto do final do ano, a Jandira César, que cobria o PDT, saiu do jornal. Aí fiquei no lugar dela.
Aí ficou assim: o Carlos Sávio cobria o PMDB; Flávio Pereira, o PDS; e eu o PDT. E ainda sobrava pra mim o PT. E pro Flávio Pereira o Palácio Piratini. O Sávio cobria também uma instituição: o senador Pedro Simon.
Hoje, o pessoal mais novo, não consegue entender a rivalidade que havia entre PMDB, PDS e PDT. O PT praticamente não existia. O pessoal do PMDB detestava os pedetistas, porque estes "dividiram" o MDB. Em relação ao PDS, os demais tinham desprezo, porque, afinal, era o sucedâneo da Arena, que sempre apoiou os milicos.
Carlos Fehlberg, o editor-chefe da Zero Hora, era amigão do Nelson Marchezan, deputado federal do PDS, bola cheíssima com os milicos e também respeitado pelos deputados - foi um excelente presidente da Câmara Federal. Imagina, né? Marchezan sempre era notícia na Zero Hora.
--
No verão de 81 a campanha já estava nas ruas.
Jair Soares
Não sei se foi intencional, mas o PDS fez uma jogada perfeita para ocupar espaços.
Tinha três pré-candidatos a governador: Marchezan, Jair Soares e Octávio Germano.
Jair foi deputado federal e ministro da Previdência, no período do general João Figueiredo.
Germano era o vice-governador nomeado - o governador era Amaral de Souza.
A direção do PDS decidiu realizar uma prévia com os três.
Páginas e páginas da Zero Hora, porque os pré-candidatos tinham rigorosamente o mesmo espaço.
Pedro Simon, o candidato do PMDB, passou um bom tempo em segundo plano.
O PDT também tinha três pré-candidatos: Getúlio Dias, deputado federal, Wilson Vargas, ex-deputado estadual, e o deputado federal Alceu Collares. Não foi preciso fazer uma prévia, porque Brizola chegou no dia da convenção e decidiu que seria Collares o candidato.
--
No dia da prévia do PDS, Carlos Sávio acompanhou o candidato predileto da ZH, Nelson Marchezan; Flávio Pereira ficou com seu amigo, Octávio Germano; e eu com Jair Soares. As 7 da manhã já estava na frente da casa do ministro. Passei o dia o acompanhando. Aí quando foi anunciada a sua vitória - Marchezan ficou em segundo - Jair sumiu. Foi para uma fazenda de um amigo. Flávio Pereira foi atrás dele. Se não me engano, o pessoal da Folha da Tarde o encontrou primeiro. Sei lá, mas pode ter sido até uma pequena sacanagem da assessoria de Jair, porque era flagrante a preferência da Zero Hora por Marchezan.
--
Continua amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário