Bom Dia!! Sexta, 8 de março de 2013

DIA DISSO,
DIA DAQUILO

Era pequeno, em torno de 6, 7 anos. No final da aula a professora lascou:
- Amanhã, quando vocês acordarem, vejam como as árvores vão estar mais bonitas!! É o Dia da Árvore!!
Quando acordei fui na janela. Em uma casa, na frente do edifício em que morava, tinha uma palmeira. Olhei e achei a coisa mais desmilinguida, como sempre. Na ida para o colégio conferi outras árvores e não vi novidade nelas.
Talvez por isso jamais dei bola pra essas datas.
Nem o meu aniversário. O primeiro bolo que me fizeram tinha um campo de futebol. E só com jogadores do Fluminense. Fiquei furibundo, porque sempre fui Botafogo. A partir daí sempre pedi para que não fizessem festa. Só queria os presentes.
Gostava do Natal em função, claro, dos presentes e do lombinho ou pernil de porco que meu pai temperava e minha mãe finalizava.
Páscoa? Chocolate.
--
Aniversários. Tenho uma história muito chata.
Minha mãe aniversariava em 23 de dezembro.
Em 1969 morávamos em São Paulo e tínhamos um apartamento no Itaim. No dia 23 de dezembro desse ano fomos almoçar na casa do irmão dela, no Jardim Paulista. Na chegada, queria sumir.
Quando a empregada abriu a porta, todos entoaram um "parabéns pra você". De cara não entendi. Aí me caiu a ficha.
Minha mãe estava emocionada. Recebeu os presentes e nem me olhou. Aí ela disse:
- Vocês se lembraram do meu aniversário. O meu filho, não.
Imagina a cara de tacho.
Custei pra limpar a barra.
--
Tem Dia em homenagem a tudo. Dez, vinte "homenagens" todos os dias.
Hoje é o Dia da Mulher.
De repente, os vendedores de rosas estão felizes.
--
Jandira Feijó, no Facebbok:
Troco todo esse blá-blá-blá de parabéns por atitudes que conduzam a uma vida digna para todos os seres humanos. #prontofalei


Um comentário:

  1. Considerando que a civilização chinesa tem certamente bem mais de cinco mil anos creio que nesse tempo todo haja acumulado a sabedoria. Assim como para ti, aniversário meu passa batido. Os chineses não o comemoram, pois na verdade o que de certo se tem em tais datas é que haverá um ano a menos para ser vivido. Faz sentido, não?
    E tem essa da tal melhor idade. Quem inventou isto por certo não sabe das dificuldades que a vida coloca à nossa frente quando chegamos quase aos setenta, como é o meu caso. O inventor dessa definição acredito seja uma grande FDP.

    ResponderExcluir