Bom Dia!! Segunda, 18 de fevereiro de 2013

SOS EDEGAR SCHMIDT


Na semana passada recebi um e-mail de um amigo, Paulo Sérgio Pinto, me dizendo que foi visitar "o Edegar Schmidt e fiquei apavorado com sua situação física, médica e financeira". Foi um choque pra mim. Conheço o cara há mais de 20 anos e jamais poderia imaginar que estivesse numa situação crítica.
Afinal, é um dos mais conhecidos, conceituados e famosos jornalistas esportivos do Rio Grande do Sul. Respeitado em todo o país. Mal de grana?? Como??
Situação física e médica?
Abaixo do e-mail do Paulo tinham outros e fiquei sabendo que ele está mal mesmo.
Reproduzo um trecho de um dos e-mails para que tenham noção:
(... )O Edegar teve, como sequela do AVC, vários problemas: cai para o lado direito, não pode falar, ler ou escrever, está com complicações renal, cardíaca, neurológica e gástricas. Vai ser uma longa jornada que vai exigir uma boa clínica de recuperação...
--
Para resumir, uma clínica, onde seria bem tratado, custa 7 mil reais por mês.
Outro trecho:
(...) Os médicos dizem que aqui ele não tem chance de melhorar, precisaria ir para o hospital Einstein ou o Sara Kubitchscheck, mas por enquanto, não temos a menor condição.
--
Tenho uma sugestão, mas antes conto uma história.
Em 1990, na campanha eleitoral para o Governo do RS, Baru Derkin era o fotógrafo do candidato Alceu Collares. Pouco antes da eleição, ele teve um AVC. O Baru, além da esposa, mantinha 5 ou 6 filhas. Ou seja, todas dependiam dele.
Aí decidimos, apenas na assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa, arrecadar uma grana.
Não lembro os valores, mas conseguimos um monte de dinheiro.
Eu e o Bruno Cusinato, também fotógrafo, levamos o dinheiro e entregamos para a esposa dele.
Quebrou um baita galho.
--
Não é o mesmo caso. O Edegar é um cara conhecidíssimo e tem muita gente que pode ajudá-lo, de várias formas.
Claro que tem que ter duas contas em bancos com muitas agências - Banrisul e Bradesco.
E aí é só pedir pro pessoal ajudar.
Tô nessa, é só me passar as informações que coloco aqui.
E se precisar que eu participe de algum grupo para pedir alguma coisa para um bambambã, estou aí.
--
Até há pouco trabalhou no Grupo Record.
Além de orações, poderiam entrar nesta corrente e ajudá-lo.
Assim como os Sirotsky, onde o Edegar também trabalhou.
E o pessoal do SBT também pode dar uma força, não?
--
Na Coluna do Edegar, no www4.catve.tv:
Jornalista esportivo há mais de trinta anos, Edegar Schimidt é comentarista desde a Copa de 1982 na Espanha. Participou da cobertura de seis Copas. Começou como plantão de estúdio, na Guaíba onde depois também foi repórter, passou pela Gaúcha rádio e TV, voltou para Guaíba, saiu para ser diretor de esportes da TV Tarobá de Cascavel, em 1986, e voltou no ano seguinte. Também trabalhou no Jornal Hoje, da RBS, da Folha da Tarde e do Correio do Povo. Atualmente é comentarista da rádio Guaíba, participa do SBT Esportes e mantém coluna no jornal Hoje, de Cascavel/Foz do Iguaçu.
--

Em tempo: Em 14 de janeiro deste ano, Edegar saiu do Grupo Record RS e se transferiu para Curitiba, onde assumiu a direção da Rádio CAP, a emissora web do Clube Atlético Paranaense.
--
Quando souber de alguma novidade, publico.

5 comentários:

  1. Amigo Prévidi:
    Primeiro: Por favor, cara, não fiques tanto tempo afastado dos teus ( desesperados ) leitores; teu humor, à Ambrose Bierce, faz muita falta;

    Segundo: Sou guaibeiro de carteirinha; o que já vinha notando a tempos era o terrível mau humor do Edgar. Não sabia se era misantropia exacerbada ou patológico Talves alguma coisa fisica já o tivesse incomodando, sei lá. O que sei é que é uma pena que esteja na situação que está, justo no momento em que daria uma virada na sua vida com a transferência para o Paraná. O que acho legal é a atitude da ex-esposa que está o ajudando diretamente (o que me prova que o Edgar não é má pessoa e que a misantropia seja apenas uma impressão minha. Quem sabe o Reque e a Guaiba/Record liderem um mutirão de solidariedade. O rádio brasileiro agradece!
    abraços
    João Paulo/ Taquari

    ResponderExcluir
  2. Às vezes me pergunto, de acordo com uma música: "por que é que tem que ser assim"? O que leva o ser humano a ter quer sofrer tanto? Já busquei mas nunca encontrei a resposta. Que Deus ilumine o Edegar, de tantas jornadas por esse País a fora, sempre com seu jeito simples e compartilhando o seu conhecimento sobre futebol.

    ResponderExcluir
  3. Caros Prévidi, Paulo Sérgio, João Paulo e Paulo Fachel. Agradeço muito a solidariedade e o carinho de todos e a preocupação com o bem-estar do Edegar. De fato, ele enfrentou um AVC muito grave. Hoje, está recuperando parte da sua mobilidade, já caminha um pouco melhor, se expressa por gestos um pouco claramente e as funções cardíacas, renais, gástricas bem como a diabetes estão sob controle. Já a questão da afonia, sequela mais severa do AVC, ainda depende do tempo e da intensa fonoaudiologia, de uma equipe realmente capacitada para a recuperação e de uma boa clínica residencial e recuperação onde ele possa se instalar. Estamos todos, como família, como sempre, muito unidos, eu, minha filha e meu filho e a grande família de amigos que nos rodeia. Temos certeza de que Edegar vai se recuperar e voltar a expor seu "mau-humor" que é, na verdade, opinião forte, nos veículos de comunicação. Agradeço e abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Muito triste o que está ocorrendo com o Edgar que conheci em Cachoeira do Sul na década de 70. Além de lamentarmos este stop do grande e consagrado profissional é o momento de solidariedade com o ser humano tão carente neste momento de ajuda. Voltemos nossas energias positivas para sua recuperação .Também é o momento de perguntar ? Onde estão os ex patrões que tanto usaram o seu talento e parece que estão omissos ?

    ResponderExcluir
  5. Vou postar de novo pro caso de te rdado um problema, dessa vez com a conta do Google.
    Fala com o João Garcia, um cara de quem não gosto muito, mas que está mobilizando uma campanha pra ajudar o Edegar. Conseguiu, ele ou amigos, mas ele divulgou, uma clínica aqui e Porto com um geriatra para sua recuperação. Também conseguiu com o Felipão que este doe todo o valor arrecadado com palestras para ajudar o Edegar. Portanto se alguém tem interesse em promover uma palestra com o Felipão (que é ótima) e ainda ajudar o Edegar entre em contato com o João Garcia, na Band.

    ResponderExcluir