Bom Dia!! Terça, 9 de outubro de 2012

ALGUMAS SUGESTÕES
AO PREFEITO JOSÉ ALBERTO!!


Antes, quero me exibir um pouco.
Aí está o José Alberto no lançamento do "Apaixonados por Porto Alegre - Personagens do Centro", no início de julho, no Plazinha. Ao fundo, saboreando um Perini, o Marcos Martinelli, o bruxo do marketing do prefeito.
Sorry!
(Aliás, o livro está a venda aqui mesmo no site/blog, no banner específico, e na Banca da República - esquina da avenida João Pessoa com a rua da República)
--
Vamos lá.
Já escrevi que gostei muito quando ouvi do prefeito o compromisso de mexer na máquina administrativa de Porto Alegre. Muita gente não deve imaginar o que é a burocracia nas secretarias e departamentos da cidade.É um escândalo há anos!! Coisas assim: tem praças que são da responsabilidade da Secretaria de Obras; outras são da Secretaria de Meio Ambiente; outras da Secretaria de Esportes. Para terem uma ideia, o abandonado Belvedere do Morro de Santa Teresa é da "responsabilidade" da Secretaria do Meio Ambiente. A Secretaria do Turismo? Só serve para administrar o ônibus do Linha Turismo, aquele que faz o tour pela cidade. E, óbvio, bancar viagens ao exterior.
Evidente que dei pequenos exemplos, porque a bronca do prefeito com a máquina deve ser imensa.
Se a Câmara de Vereadores não atrapalhar, a cidade vai sentir os bons efeitos
--
Outra:
José Alberto Fortunati fez uma montoeira de votos.
Portanto, não tem o menor motivo para ficar na dependência dos partidos que o apoiaram. Nada daquele negócio de os dirigentes partidários imporem nomes.
Acredito que, agora, com o novo mandato, o prefeito vai montar o seu Governo. SEU. Evidente que ele vai dialogar com todos, mas a palavra final será sua.
--
Como sou muito metido tenho algumas sugestões.
Primeiro, disparado, o Líder do Governo na Câmara deveria ser o vereador eleito Guilherme Socias Villela, o mais votado da coligação. O mais experiente. O mais diplomata.
Aliás, na Câmara o prefeito terá uma maioria tranquilíssima. O número de "oposicionistas" é muito pequeno.
--
SUGIRO QUE A PARTIR DE 2013 O SENHOR FAÇA
UM GOVERNO DE RECONCILIAÇÃO MUNICIPAL!!
Um negócio legal, que todo mundo irá gostar e o senhor seria notícia nacional - quiçá internacional!!
Quem estaria ao seu lado:
Secretários?
Olha, prefeito, poderia convidar a Musa Comunista para uma nova secretaria: a SECRETARIA DA JUVENTUDE E DOS MOVIMENTOS SOCAIS.
Já imaginou? Manu iria cuidar da gurizada - afinal ela continua jovem. De quebra, levava o noivo para ser seu chefe de gabinete - lembre-se, NOIVO NÃO É PARENTE!
Acredito que poderia também conseguir um lugar para o Wambert, o nosso Lindomar Castilhos.
Quem sabe a Fundação de Assistência Social e Cidadania, a FASC. Assisti ele falando na TV que já trabalhou nessa área.
O Robaina? Por que o senhor não monta uma representação de Porto Alegre em Havana? Ou em Teerã? E nomeia ele para lá, junto com a Professorinha Luciana e toda a corte. Menos o Peter Street, porque esse é imprescindível em Porto Alegre - afinal, tem que ter oposição de verdade, mesmo sendo minoria.
O Villaverde é um caso aparte. Ele em que conhecer melhor Porto Alegre. Sei lá, quem sabe o senhor não oferece a ele a EPTC? Pô, o chefão da EPTC é obrigado a conhecer Porto Alegre. Aí ele poderia ser novamente candidato em 2016. Que tal?
--
Mais sugestões, pra valer.
Secretaria de Obras e Viação.
Ao invés de um político, por que não um egresso da iniciativa privada?
Um executivo de uma grande empresa.
Um cara que passe por cima dos burocratas, que não dê bola para politicagem, que não fique naquela do "estamos estudando e vamos formar uma comissão".
Sempre que penso num cara assim lembro do Cláudio Ryff Moreira, que foi secretário de Obras do governador Collares. O cara podia ter muitos defeitos, mas levou para o Estado a forma de agir na iniciativa privada. Os políticos não o suportavam, porque ele simplesmente fazia.
Prefeito, um egresso da iniciativa privada na Secretaria de Obras!!
--
Secretaria da Saúde.
Aí tem que ser diferente.
O cara tem que ser político, com experiência na iniciativa privada e no setor público. Complicado, né? Olha, não sei como é a relação entre os dois, mas José Alberto teria que ter ao seu lado o médico Paulo de Argolo Mendes, presidente do Sindicato Médico. Acredito que ele não poderia ser o secretário, pela suas atividades no SIMERS. Mas pode ajudar muito. Ah, encontrar um nome que seja incontestável! E que não caia na burocracia da Prefeitura.
--
Supersecretaria.
Urbano Schmitt é o cara.
José Alberto tinha que reduzir o número de secretarias.
E o Urbano concentraria secretarias importantes, como a Fazenda, e um monte de secundárias.
Legal, né?
--
Secretaria da Copa.
Até 2014 vai estar no centro das atenções.
Já na próxima segunda, João Bosco Vaz reassume a Secopa.
O óbvio.
--
Secretaria de Turismo.
Putz, tinha que ser um cara que tivesse iniciativa. Que se preocupasse realmente com a cidade. Tudo bem, pode viajar, mas que tenha iniciativa, que não seja apenas um "maria-vai-com-as-outras", mandalete de outros secretários.
Pelo menos até 2014 vai ser fundamental!!
O cara vai ter que, pelo menos, arrumar o Belvedere do Morro Santa Teresa. Pelo menos.
--
Secretaria do Meio Ambiente.
Tudo bem, tem que ser um cara que entenda do riscado.
Mas, por favor, que o sujeito não defenda a "vegetação nativa" daquela área que foi aterrada do Guaíba.
--
Bah, tô levando a maior fé que Porto Alegre terá grandes figuras no primeiro escalão da Prefeitura!!

Um comentário:

  1. Peço licença para dar uma sugestão: indicar Wambert "Lindomar" para o Demae. Na campanha ele apresentou uma das poucas propostas práticas e eficientes para melhorar a qualidade da água de Porto Alegre, que, especialmente no verão, é péssima, igual à de São Paulo. Wambert sugere que os pontos de captação de água do Demae sejam mudados para lugares onde haja pouca poluição, como o rio Jacuí. Assim, a água necessitaria de bem menos produtos químicos, aqueles que a deixam com gosto e cheiro de inseticida. A Corsan poderia aproveitar a idéia e em vez de captar água do fedorento Gravataí, ir atrás de águas bem mais limpas, a centenas de metros de distância. Se os engenheiros das duas estatais tiverem dificuldades para executar o projeto, estudem um pouco de história. Os romanos sabiam tudo do assunto. Ou falem com os colegas de Florianópolis, que abastecem a capital catarinense com águas limpas do continente. WAMBERT PARA DIRETOR DO DEMAE!

    ResponderExcluir