Vinhos e Afins - 24/9/2012


Wines of Brasil conclui roteiro
de degustações pelos Estados Unidos

Degustações conduzidas pelo Master Sommelier Evan Goldstein 

Os vinhos brasileiros realizaram uma turnê de nove dias por cinco grandes cidades dos Estados Unidos. Em cada uma delas – Miami (11 de setembro), Washington (12), Nova Iorque (13), São Francisco (18) e Chicago (19) – foram realizadas degustações temáticas conduzidas pelo Master Sommelier Evan Goldstein, mostrando a história e as novidades dos rótulos nacionais.
A promoção foi do projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil. Os eventos puderam ser acompanhados pelas redes sociais, onde ocorreu a cobertura online da viagem e ações especiais voltadas ao mercado norte-americano.
As degustações receberam especialistas e profissionais do setor, pessoas que depois multiplicarão esses conhecimentos com seus públicos. “A resposta foi excelente. Os participantes estão atentos ao fato de que o Brasil e seus produtos são assunto em evidência neste momento, e que esse fenômeno vai crescer ainda mais com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016”, afirmou Maurício Roloff, do Wines of Brasil. Além disso, a qualidade dos vinhos surpreendeu os convidados dos eventos, muitos dos quais provaram pela primeira vez os rótulos brasileiros.
Ao todo, 13 produtos foram expostos ao mercado norte-americano nesta viagem: Casa Perini Prosecco, Casa Valduga 130 Brut, Cave Geisse Terroir Brut Rosé 2008, Aurora Carnaval Moscato, Lidio Carraro Dádivas Chardonnay 2012, Pizzato Reserva Egiodola 2007, Lidio Carraro Elos Touriga Nacional/Tannat 2008, Casa Valduga Gran Raízes 2009, Miolo Terroir Merlot 2009, Don Guerino Gran Reserva Ancelotta 2007, Salton Talento 2006, Pizzato Reserva Alicante Bouschet 2005 e Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas 2008. Eles representam bem a diversidade de estilos da vinicultura brasileira, com destaque para os espumantes e os tintos feitos de variedades menos tradicionais (ou exóticas, como Ancelotta, Alicante Bouschet e Egiodola). “Estes encontros acabam se tornando um primeiro passo rumo à conclusão de negócios, pois muitos dos participantes se mostraram interessados em adotar os produtos degustados em suas lojas, hotéis e restaurantes”, destaca Roloff.
Os consumidores finais não ficaram de fora desse roteiro, participando ativamente via redes sociais. A viagem coincidiu com duas ativações que o projeto Wines of Brasil promoveu na internet. A primeira foi feita sob medida para as degustações. Chamada de “2012 North American Tour”, a ação perguntou aos usuários da página do Wines of Brasil no Facebook (facebook.com/brazilianwines) quais pontos turísticos das cidades visitadas deveriam passar por uma “brasilização”. A partir das respostas, foram feitas divertidas montagens fotográficas que colocam os rótulos brasileiros em alguns dos mais conhecidos cartões-postais dos Estados Unidos [foto em anexo, na Casa Branca]. Além disso, os participantes das degustações foram estimulados a compartilhar suas impressões sobre os vinhos na mesma página da web. Os que aceitaram o desafio foram premiados com camisetas verde-amarelas [foto em anexo] feitas especialmente para a série de encontros.
A segunda iniciativa de web executada pelo Wines of Brasil começou ainda em agosto. Em parceria com o site Snooth.com, maior rede social norte-americana dedicada ao mundo do vinho, foi elaborado um quiz sobre a vitivinicultura nacional. O jogo faz parte da seção Wine Rack, uma das mais acessadas do Snooth.com. Aqueles que respondem as perguntas corretamente são premiados com uma medalha que atesta o conhecimento do usuário. No dia 11 de outubro, 30 usuários que conquistaram suas medalhas terão a chance de participar de uma degustação exclusiva de vinhos brasileiros em Nova York, conduzida por Gregory Dal Piaz, editor-chefe do Snooth.com.

Lista dos produtos degustados nos EUA
- Casa Perini Prosecco
- Casa Valduga 130 Brut
- Cave Geisse Terroir Brut Rosé safra 2008
- Aurora Carnaval Moscato
- Lidio Carraro DáDivas Chardonnay safra 2012
- Pizzato Reserva Egiodola safra 2007
- Lidio Carraro Elos Touriga Nacional/Tannat safra 2008
- Casa Valduga Gran Raízes safra 2009
- Miolo Terroir Merlot safra 2009
- Don Guerino Gran Reserva Ancelotta safra 2007
- Salton Talento safra 2006
- Pizzato Reserva Alicante Bouschet safra 2005
- Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas safra 2008


Nenhum comentário:

Postar um comentário