Segunda, 24 de setembro de 2012 - parte 3


REFLEXÕES PARA A SEMANA
Glauco Fonseca

José Dirceu deveria estar com raiva de Lula. Por certo, Dirceu não espera que sua vida volte ao normal, pois tudo indica que ele será condenado como "chefe da quadrilha". Será que Dirceu foi quem vazou para a Veja as informações da semana retrasada? Lula, segundo Valério, o verdadeiro "chefe", se mantém calado. Ninguém vai rebater as acusações do carequinha, nem o ex-ministro, nem o ex-presidente da República? Agora sim eu consigo entender com clareza a indignação e as alegações de inocência de Dirceu. Afinal, será uma enorme injustiça condenar e prender o chefe de quadrilha errado.

Campanha bacana a da RBS. Todo mundo de braço levantado, como se fossem alunos em sala de aula. A educação precisa de respostas, diz a campanha. Pois bem: as respostas já existem, todo mundo já as conhece. Podem baixar os bracinhos. Mais e melhores professores, mais e melhores escolas, melhores salários, tudo que todos nós queremos e os nossos impostos deveriam suprir, não fosse a proliferação da corrupção que assola o país. A hora é de defender as conquistas, o estado democrático e de direito, as garantias e as liberdades individuais e de expressão. A cada capa de jornal que suprime o mensalão, a cada omissão ou deliberado ocultamento de fatos que hoje pautam a vida política brasileira, o RS do bem, indignado, levanta o braço querendo algumas respostas... da RBS.

Há algumas pessoas iludidas e outras desiludidas com o povo brasileiro. Há os que acham que Deus é brasileiro e outros que acham que Lula é Deus. Uns dizem que o brasileiro é ótimo, outros que o povo não presta, pois não sabe eleger os melhores, em detrimento de corruptos e safados. Eu entendo a mágoa, mas ela não é com o povo. A mágoa de alguns intelectuais de esquerda, sem que eles consigam verbalizar, é antes de tudo, com suas próprias e desandadas crenças e sonhos. Ultimamente, acordam com uma esquerda brasileira podre, com um PT mensaleiro e sua base alugada fétida e bandida. A esquerda brasileira e o PT, sim, é que dão a entender que não prestam mais. Pelo menos, alguns ilustres vão conhecer a cadeia por dentro. Já o povo, este vai muito bem, obrigado.

Pelas derrotas eleitorais que se aproximam, o PT já elabora vasta lista de quem culpar. O PT sempre culpa alguém, da porta para fora. Certamente, não vão levar em conta seus candidatos, populares como notas de cem reais, simpáticos como sua sogra e desenvoltos como blocos de concreto. Por outro lado, não poderão botar a culpa no mensalão, pois segundo Lula e Raul Pont, ele nunca existiu. Vão culpar os de sempre: elites reacionárias, mídia, oposição, blábláblá. A esta altura, os petistas já sabem que até mesmo a mídia mais amiga hoje é tão eficiente quanto o advogado do Marcos Valério.

Roberto Jefferson é um dos réus do mensalão. Ele está com câncer. Tomara que ele tenha à sua disposição, na cadeia, os melhores médicos e equipamentos. Roberto Jefferson é um herói? Claro que não. É apenas um que fazia parte de um grupo que se desentendeu e decidiu escancarar. Fora isto, como diria Segismundo ao guarda da torre que lhe serviu de prisão, para Roberto Jefferson o cárcere, pois que ele não é mais necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário