Bom Dia!! Quarta, 8 de agosto de 2012

PEDESTRES E MOTORISTAS.
AH, SIM, E CICLISTAS!!


Hoje é o Dia do Pedestre. Não significa nada, mas fiquei pensando sobre isso nesta manhã.
Teve um tempo em que pedestres e motoristas se respeitavam. Hoje, me dá a impressão de que os pedestres se sentem donos das ruas, especialmente quando tem uma faixa de segurança.
Acredito que as prefeituras do Brasil deveria fazer uma boa campanha de esclarecimento.
Tem muita gente que atravessa numa faixa e acha que nem precisa olhar para o movimento dos carros. Devem pensar assim:
- O motorista tem que parar!! Nem olho!!
Em qualquer metrópole do mundo o negócio não funciona assim. Se assim fosse cidades como Nova York e São Paulo estariam ainda mais paradas.
Outro dia quase atropelei um velhinho, com carrinho de feira. O cara viu, pelo pisca, que eu ia entrar e aí o sujeito acelerou o passo, ainda na calçada. Na cabeça dele eu teria que parar. Pelo jeitão era aposentado e ia ao súper. Não tinha toda essa pressa. Pura implicância. Cinco da tarde, numa avenida central, imagina o que tinha de carro atrás de mim.
--
Ciclista é outro pepino.
São os donos das ruas.
Não respeitam nada, nem sinaleira e muito menos faixa de segurança. Sempre estão na contramão.
E experimenta falar alguma coisa pra eles.
Outro dia, na esquina das avenidas João Pessoa e Venâncio Aires um ciclista passou no sinal fechado e eu disse pra ele a tradicional provocação:
- Olha a sinaleira, espertinho!!
Bah, o cara ficou furioso, ficou berrando como se estivesse cheio de razão.
--
Olha esse depoimento que está no FB, da jornalista Vera Helena Guimarães:
Agora há pouco quase atropelei um ciclista... pura imprudência dele...se atravessou na minha frente de uma pista para outra... com o cair da noite a visibilidade diminui e como ele estava todo de roupa escura e a bicicleta não tinha qualquer sinalização, por sorte não aconteceu o pior... mas se tivesse acontecido um acidente... tenho certeza seria trucidada.... a responsabilidade pelo bom comportamento no trânsito tem de ser de todos....
--
Conheço algumas cidades grandes.
Quando eu era ainda criança ficava fascinado como era o trânsito em Montevidéu.
Os motoristas notam que tem gente que quer atravessar uma avenida na faixa de segurança e diminuem a velocidade.As pessoas atravessam rápido para não atrapalhar o trânsito - bem ao contrário do que acontece aqui em Porto Alegre. Fazem questão de atravessar lentamente, por birra.
--
Uma boa campanha de publicidade resolve essa bronca.
E tenho certeza de que os atropelamentos vão quase a zero.
--
Por que será que os velhinhos adoram atravessar a rua fora das faixas de segurança?
Suicídio?


5 comentários:

  1. Mau caro Prévidi. Esta famigerada lei do trânsito brasileira inverte a lógica da Mãe Natureza. No universo inteiro, o maior tem prioridade sobre o menor. Isso está presente no sistema solar, uma grande bola de fogo com planetinhas orbitando ao seu redor. E satélites naturais circunscrevendo suas rotas espaciais ao redor destes planetinhas. Simples assim!
    No reino animal a mesma coisa. Já viu uma manada de gnus parando para uma família de coelhos atravessar a trilha? Nunca. O menor sempre respeita o maior.
    Quando éramos crianças era essa a lógica que nos ensinaram, nada dessa balela de inclusão, direitos e deveres e mobilidade. Se "estávamos" pedestres e vinha um carro, esperávamos passar. Se assumíamos a direção de um carro, e vinha um caminhão, a preferencia era toda dele. E a coisa, por mais que os teóricos do transito inventem, funcionava...

    ResponderExcluir
  2. Esse assunto é palpitante mesmo. Nosso problema está na falta de educação e não culpem as escolas por isto. Meus filhos foram muito bem educados assim como eu e meu irmão o fomos. Na Viamão da minha mãe e do Mendelski quando o pedestre põe o pé sobre a faixa a ele destinada todos os veículos param e não fazem favor algum. Ocorre que aquela cidade tem um bom ou nem tanto Prefeito o que aqui em Xangri-Lá não temos. O irresponsável que aqui está colado na cadeira de prefeito continua colocando nas ruas os malditos tachões como se redutores de velocidade fossem, conduta vedada pelo CONTRAN e para azar nosso o MP que deveria fazer esse sujeito submeter-se à lei, ao contrário, dá ao mesmo enorme força. Em Viamão há uma Guarda de Trânsito. Somente podem ser atropelados pedestres, nunca bicicletas, pois assim como as carroças são VEÍCULOS.
    No final de semana que passou estive em Porto Alegre no segundo encontro de blogueiros e ali palestrou um sujeito grandalhão com o braço esquerdo engessado. Era defensor da baderna dos ciclistas.
    Falou, falou e muito pouco, muito pouco mesmo disse. Acredito que por trás desses ciclistas chatos haja algum interesse maior que iremos por certo descobrir em breve.
    Ele falou muito rapidamente sobre o já famoso “atropelamento” havido no início do ano aí na nossa Capital. O condutor do automóvel será massacrado em júri popular para a satisfação desse bando de arruaceiros. Confesso aos leitores que no lugar do condutor do automóvel envolvido no fato eu teria feito o mesmo, pois ou abriria caminho entre os baderneiros ou estaria sujeito a ser linchado assim como o seu filho pelo bando de ciclistas baderneiros. Se verdade que o direto de ir e vir é a todos assegurado em nossa Constituição não menos verdade que numa sexta-feira um bando de desordeiros tomarem conta de todo o espaços de uma via pública a de fazer uma manifestação é algo descabido e a mim cheira a provocação. Por isto quando alguém provoca e em BANDO também pode se dar mal como foi o caso do “atropelamento”. Sendo bicicleta veículo e estando alguém sobre ela embarcado este alguém é tudo menos PEDESTRE e somente pedestres podem ser atropelados nunca uma bicicleta, pois veículo.
    Encerro lembrando a esse bando de desordeiros que veículos automotores pagam o IPVA, tributo dividido entre estado e município e que se destina à construção e manutenção de vias públicas. Infelizmente bicicletas por serem veículos de tração não por motor, estão isentas de contribuir a tais atividades.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Jorge Loeffler:
    Moro em Viamão e aqui só tem quatro faixas de segurança que os motoristas respeitam; a do banco do Brasil, a do Café Peregrino, a do Paradão defronte a Empresa Viamão e a da frente do Supermercado Rissul, na Santa Isabel. Tinha aquela na frente da Escola Estadual Farroupílha, na RS040, mas agora tem sinaleira. nas outras os motoristas viamonenses continuam deseducadamente atravessando sem respeitar o pedestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz cerca de dois anos que estive aí na "vila", pois assim chamávamos a sede em minha infãncia e realmente atravessei faixas no entorno da Praça e ali observei respeito e a presença de Guardas de Trânsito. Atravessei sem problema algum.

      Excluir
  4. Um comentário: Em Londres não tem essa de "ter muitos carros vindo atrás" o motorista tem que respeitar a faixa e ponto.Mas concordo que no Brasil, ainda falta muita coisa para chegarmos a este ponto.

    Rogério de Cachoeirinha.

    ResponderExcluir