Vinhos e Afins - 18/6/2012

Viticultores entregam reivindicações ao governo federal

Diminuir a carga tributária, incluir as pequenas cantinas no Simples Nacional, aumentar a fiscalização e o controle dos vinhos e derivados, regulamentar o vinho artesanal, escoar o excedente de estoques de vinhos e aplicar medidas de salvaguarda para a produção nacional. Estas foram as seis reivindicações feitas ao governo federal na sexta, dia 15, na 13ª Jornada da Viticultura Gaúcha, em Garibaldi (RS), pelo coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin.
epresentando os 800 viticultores presentes, Schiavenin, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, entregou o documento a Marcos Carlos Regelin, assessor de gabinete do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que foi convocado pela presidenta Dilma Rousseff e não pode estar presente na jornada.
“O setor e os produtores estão trabalhando pela qualificação da uva e dos produtores derivados dela, sempre com o apoio do governo, mas precisamos avançar mais”, disse ele.
Entre os avanços conquistados no ano passado, Schiavenin destacou o Projeto de Assistência Técnica as Unidades Agrícolas Familiares (UAF), realizado pela Fecovinho (Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul). O relato do trabalho realizado foi feito pelo diretor-executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro. Eles destacou a diminuição no uso de agrotóxicos e adubos químicos, melhora na correção do solo e no manejo e uma adesão significativa de viticultores às práticas ecológicas como os principais resultados do projeto. Foram investidos R$ 700 mil no projeto de assistência técnica a 600 propriedades vitícolas da Serra Gaúcha, beneficiando mais de 1.000 produtores de uva. Os recursos vieram do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Caixa Econômica Federal, com mais R$ 77 mil de contrapartida da Fecovinho.
Além de 3.000 visitas técnico-agronômicas realizadas, foram feitas mais 1.200 visitas de Gestão Rural, que contribuíram para o conhecimento e domínio de novas tecnologias por parte dos viticultores. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, o que nos permite buscar a renovação deste convênio, com o objetivo de aprimorar o assessoramento direto e sistemático os viticultores familiares”, disse Marchioro. “Um benefício extra foi verificar os jovens produtores estimulados com o aprendizado e as melhorias implementadas”, acrescentou o diretor-executivo da Fecovinho.
O secretário-adjunto da Agricultura, Claudio Fioreze, falou sobre as “Políticas Estaduais para a Vitivinicultura”. Marcos Botton, engenheiro agrônomo, entomologia e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, discorreu sobre o uso responsável de agrotóxicos.
O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, relatou os projetos e ações do Instituto em favor do setor vitivinícola brasileiro. Entre os temas discutidos, destaque para o projeto de legalização do vinho artesanal/caseiro, o planejamento tributário/Simples Nacional, o programa de modernização da vitivinicultura e a promoção dos vinhos brasileiros, por meio da democratização do consumo, via ações no Carnaval de 2012 e 2013. O processo de salvaguarda também esteve entre os temas debatidos pelo diretor-executivo do Ibravin.
Na parte da tarde, foram realizadas visitas técnicas na Cooperativa Vinícola Garibaldi, Cooperativa dos Produtores Ecológicos de Garibaldi (Coopeg) e na Vinícola Peterlongo e Chandon. 
Com o tema “Unir para despertar – avaliando o presente e projetando o futuro da viticultura”, a 13ª Jornada da Viticultura Gaúcha foi promovida pela Comissão Interestadual da Uva (CIU), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Prefeitura de Garibaldi e Cooperativa Vinícola Garibaldi. O apoio foi da Emater-RS e da Fetag-RS, entre outras entidades e instituições.

-----

Miolo participa do Top Five da Vitória Expo Vinhos 2012
A Miolo Wine Group vai concorrer ao prêmio Top Five da Vitória Expo Vinhos 2012 com vinhos superpremium lançados na Expovinis deste ano: o Tannat Vinhas Velhas, elaborado na Vinícola Almadén, em Santana do Livramento (RS), e o Quinta do Seival Alvarinho, produzido na  Seival Estate, em Candiota (RS). Esses dois municípios localizam-se na região da Campanha Gaúcha, apontada como excepcional para a produção de vinhos.
A Miolo levará para o evento, que ocorre nos dias 20 e 21 de junho em Vitória, cerca de 60 rótulos para degustação. “O Espírito Santo é um dos estados que mais consome vinhos no Brasil. Estamos com uma ótima expectativa pela aceitação dos lançamentos deste ano que vamos levar ao evento”, afirma o gerente regional, Júlio Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário