Vinhos e Afins - 14/6/2012

Amanhã acontece a 13ª Jornada da Viticultura Gaúcha

A presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, é a grande atração da 13ª Jornada da Viticultura Gaúcha, que acontece nesta sexta, dia 15, a partir das 9 horas, nos Pavilhões da Fenachamp (RS 470 – Km 56,5), em Garibaldi (RS).
A realização do evento é da Comissão Interestadual da Uva (CIU), do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Prefeitura de Garibaldi e Cooperativa Vinícola Garibaldi, O apoio é Emater-RS e da Fetag-RS, entre outras entidades e instituições.
Mais de 700 produtores ouvirão o ministro Pepe Vargas falar sobre as “Políticas Públicas para Agricultura Familiar”. O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, tratará das “Políticas Estaduais para a Vitivinicultura”. Este ano, o tema da jornada é “Unir para despertar – avaliando o presente e projetando o futuro da viticultura”.
O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, vai abordar os projetos e ações do Instituto em favor do setor vitivinícola brasileiro. Entre os temas que serão discutidos está o projeto de legalização do vinho artesanal/caseiro, o planejamento tributário/Simples Nacional, o programa de modernização da vitivinicultura e a promoção dos vinhos brasileiros, por meio da democratização do consumo, via ações no Carnaval de 2012 e 2013. O processo de salvaguarda também está entre os temas que serão debatidos pelo diretor-executivo do Ibravin.
O diretor-executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro, coordenará o painel que tratará sobre o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), através do convênio com o Ministério Desenvolvimento Agrário (MDA) e Caixa Econômica Federal.
Os resultados da safra 2012 serão tratados pelo  coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, que ainda falará sobre o papel da comissão no desenvolvimento e ordenamento do setor vitivinícola. Schiavenin, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, diz que o objetivo principal da jornada é debater sobre o papel do elo vitícola na cadeia produtiva da viticultura, além de conscientizar produtores, lideranças e governantes sobre a necessidade de programas permanentes de Assistência Técnica e Extensão Rural. “Esperamos que o encontro seja propositivo e que o ministro e o secretário anunciem programas de fortalecimento do setor, através de políticas públicas que propiciem maior assistência técnica, pesquisa e incentivo às agroindústrias”, afirma.
O dirigente destaca, ainda, apoio para escoamento do excedente de vinho, medidas de proteção da produção nacional, diminuição dos tributos do vinho e valorização da produção de uvas, vinhos e derivados.
As visitas técnicas, na parte da tarde, serão realizadas na Cooperativa Vinícola Garibaldi, Cooperativa dos Produtores Ecológicos de Garibaldi (Coopeg) e na Vinícola Peterlongo. 

PROGRAMAÇÃO

8h30min - Recepção e Credenciamento
9 horas - Sessão de abertura com pronunciamento de autoridades e lideranças do setor
9h20min - Comunicações e atuação da Comissão Interestadual da Uva no setor vitivinícola
Resultados da Safra 2012 – Papel da CIU no desenvolvimento e ordenamento do Setor Vitivinícola – Conquistas e desafios dos viticultores
Olir Schiavenin – Coordenador da CIU
9h50min - Programa de ATER – Convênio MDA/Caixa
Apresentação de resultados – Condições para continuidade do programa.
Coordenação do Painel - Hélio Marchioro – Diretor da Fecovinho
Participação de técnicos e viticultores
10h50min - Projetos e ações do Ibravin –
Vinho Artesanal/Caseiro – Planejamento Tributário/Simples Nacional
Programa de Modernização – Promoção (Carnaval 2012 e 2013) – Salvaguarda
Carlos Raimundo Paviani – Diretor Executivo do Ibravin
11h20min - Políticas Estaduais para a Vitivinicultura
Luiz Fernando Mainardi – Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul. 
11h50min - Políticas Públicas para Agricultura Familiar
Pepe Vargas – Ministro do Desenvolvimento Agrário.
12h30min - Debates e conclusões da Jornada
13 horas - Almoço no Parque da Fenachamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário