Cinema com Wilson Rosa - 12/6/2012

Democracine acontece de 13 a 16 de junho em Porto Alegre


A capital gaúcha recebe de amanhã até o dia 16 a primeira edição do Democracine - Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre. Promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Democracine tem o objetivo de difundir produções audiovisuais relacionadas à democracia participativa e ao aprofundamento da cidadania.
O festival, que acontece na Sala P. F. Gastal e no CineBancários, terá sua programação formada por uma mostra competitiva de filmes de curta e média metragem e uma mostra paralela informativa, e pretende transformar a capital gaúcha em um centro de discussão sobre o papel da imagem no campo das lutas democráticas no mundo contemporâneo.
A cerimônia de abertura do festival acontece na Sala P. F. Gastal, com a exibição do documentário Tahir, Praça da Libertação, do diretor italiano Stefano Savona, que estará acompanhando a exibição de seu filme. Considerada a primeira produção de longa metragem a retratar o movimento dos rebeldes no Cairo, cujo epicentro ocorreu na praça Tahir, o filme de Stefano Savona participou da última edição do Festival de Locarno e terá sua primeira exibição no Brasil no Democracine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário