Vinhos e Afins - 25/5/2012

O alvo de São Marcos no Dia do Vinho

 Um dos mais recentes engajados da Serra Gaúcha à programação do Dia do Vinho, São Marcos, registra um dado curioso no setor. O município ocupa a quarta posição nacional em produção de uva e vinho, mas é o líder na elaboração de suco de uva integral e natural, com quase 8 milhões de litros (dados de 2010). De forma geral, a vitivinicultura representa a terceira força econômica local, com cerca de 11% de participação.
Para sua primeira investida no Dia do Vinho – que em 2012 chega à 3a edição, de 25 de maio a 3 de junho – o grande alvo do município é o consumidor. São Marcos apostará forte em benefícios diretos, como descontos em vinícolas, hotéis e restaurantes, gratuidade em degustações e até brindes na forma de taças de vinho.
O desconto nas vinícolas participantes do evento podem chegar a 30% no varejo, ao consumidor final. Degustações, que normalmente seriam cobradas, passam valer gratuitamente entre os dias 2 e 3 de junho. Pelo menos dois cursos básicos de degustação estão previstos, ambos no dia 2, sábado.
Um deles, na vinícola Monte Sant`Anna – Casa Soldatelli Panassol, seguido de jantar, com reserva antecipada e número determinado de participantes, além de preços especiais nos produtos. O outro, na Sinuelo, das 9h45 às 14h30, também prevendo descontos nos produtos. Na Catafesta, compras acima de R$ 50 dão direito à uma garrafa de suco de uva de 500ml.
Uma taça de vinho será brindada aos clientes no restaurante da Associação dos Motoristas São-Marquenses, durante o almoço e o jantar de domingo, 3 de junho.
E a Pousada Café Emporium oferecerá uma garrafa de vinho ao casal hospedado por dois ou mais dias durante o período de realização do Dia do Vinho (25 de maio a 3 de junho); além de 30% de desconto na aquisição do produto.
“Acreditamos que o Dia do Vinho seja uma vitrine importante para os vinhos e o turismo de São Marcos. Esperamos que nossos visitantes desfrutem e se encantem com as atividades”, afirma a secretária municipal de Turismo Patrícia Camassola Tomé.

Sobre o Dia do Vinho

O Dia do Vinho, data que consta do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores, fomentado pelo Ministério do Turismo. A realização da 3ª edição é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Região Uva e Vinho (SHRBS), em parceria com as Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos, Conventions Bureau de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, Sindivinho, Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e da Phoenix Eventos, além de entidades parceiras.

-----

Dia do Vinho no estilo “Bento, teu povo te ama!”
Bento Gonçalves tem uma relação à parte com o Dia do Vinho, que vai muito além da mera figuração. Como um programa regional integrado, o evento chega em 2012 à terceira edição – de 25 de maio a 3 de junho. O município da Serra Gaúcha, pioneiro na oferta do enoturismo no Brasil, participa das mobilizações desde 2004, um ano depois de a data haver sido regulamentada no calendário oficial do Rio Grande do Sul.
Faz todo sentido. Afinal, o título de Capital Brasileira do Vinho aparece até na primeira estrofe do hino do clube que representa a cidade no futebol, o Esportivo. Pois é justamente harmonizando música com a mesma vitivinicultura que lhe garante quase 20% da produção anual de todo Estado, que o município marcará o ponto alto de sua participação no Dia do Vinho deste ano. Em grande estilo: “Iremos brindar com a escola de samba, na praça, e no hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, onde será realizado o filó”, revela a secretária municipal de Turismo, Ivane Fávero.
A escola de samba não é nada menos que a Estado Maior da Restinga, campeã do Carnaval 2012, em Porto Alegre, com enredo baseado no projeto Vinhos do Brasil. Algumas das principais vinícolas de Bento Gonçalves – entre as 79 que atendem ao turista –  participaram do desfile na passarela do Porto Seco, na Capital. Na ocasião, o público das arquibancadas foi brindado com taças de espumantes produzidos no município.
Sábado, 2 de junho, a partir das 20h, o tradicional grito de “Tinga, teu povo te ama” dará a largada para a apresentação da escola, acompanhada por moradores dos Caminhos de Pedra, na Praça Vicco Barbieri. Mais tarde, na mesma noite, o show se transfere para os salões do hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos. O brinde coletivo está garantido nos dois ambientes.
“Acreditamos que o Dia do Vinho contribui com a popularização e a promoção do vinho no Estado e no Brasil. Como Destino Indutor do Desenvolvimento Turístico Regional, Bento precisa estimular e engajar-se em promoções que envolvam toda a região, fazendo com que o turista circule pelos municípios e aproveite para ficar mais dias por aqui”, explica a secretária.
Ciente da oportunidade, Bento Gonçalves estabeleceu programação compatível com sua dimensão nos cenários vitivinícola e turístico brasileiros. Nos dias 1o e 2 de junho, sexta-feira e sábado, a cidade hospedará um seminário da Aliança Brasileira de Film Commissions (o 5º Encontro da Abrafic).
E em paralelo a todas as atividades, diversas vinícolas locais estarão oferecendo cursos de degustação de vinhos e espumantes, além de descontos de até 30% no varejo, para o consumidor final. As agências, restaurantes e meios de hospedagem também estarão praticando preços e vantagens especiais.
“Esperamos receber um número ainda maior de visitantes, que serão atraídos pela programação, além de ampliarmos o tempo de permanência deles no município. E acredito que vamos encantar quem vier até Bento, propiciando vivências únicas”, conclui Ivane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário