Vinhos e Afins - 24/5/2012

Boa estreia dos brasileiros
no Decanter World Wine Awards

Logo na sua estreia no Decanter World Wine Awards, os vinhos brasileiros ganharam oito medalhas. O resultado da nona edição do concurso realizado pela mais importante revista de vinhos do mundo, a Decanter, foi anunciado na terça passada, na London International Wine Fair (LIWF), em Londres, Inglaterra.
Quatro vinícolas brasileiras – Dunamis, Miolo, Casa Valduga e Santa Augusta – foram premiadas com quatro medalhas de bronze e quatro menções honrosas.
A novata Dunamis recebeu três medalhas – duas de bronze (para o espumante Dunamis Ar Moscatel e para o vinho branco Dunamis Ser safra 2011) e uma menção honrosa (para o varietal Dunamis Pinot Grigio).
O Miolo Wine Group também ficou com três medalhas – duas de bronze (com o Alisios do Seival Pinot Grigio/Riesling e o Alisios do Seival Tempranillo/Touriga). A Casa Valduga ganhou uma menção honrosa com o espumante 130 Brut e a vinícola catarinense Santa Augusta também ficou com uma menção honrosa para o seu vinho branco Moscato Giallo safra 2011.
O Decanter World Wine Awards teve um recorde vinhos inscritos este ano: 14.119 amostras de 47 países. Quem anunciou os resultados foi o famoso crítico de vinhos Steven Spurrier, que ficou conhecido pelo histórico Julgamento de Paris, realizado em 1976, numa degustação às cegas comparando os vinhos californianos aos melhores exemplares franceses de Bordeaux e Borgonha. Esta degustação, com nove jurados franceses, surpreendeu a todos a dar o primeiro lugar a um vinho californiano, marcando uma explosão de confiança nos vinhos do Novo Mundo. “Nós temos os melhores jurados do mundo”, disse Spurrier. Mais de 200 comerciantes de vinho, sommeliers, jornalistas e autores, incluindo 54 Masters of Wine e 11 Master Sommeliers, participaram de uma semana de julgamento, em abril.
O Decanter World Wine Awards compete com o International Wine Challenge (IWC) para ter o reconhecimento de concurso de vinho mais importante do Reino Unido. Este ano, foram mais de 14 mil amostras de vinhos de 47 países participaram do Decanter World Wine Awards, ante mais de 15 mil amostras de mais de 50 países do Wine Challenge, que nesta edição concedeu 30 medalhas – um recorde – para os vinhos brasileiros.

Confira os vinhos brasileiros que receberam medalhas no Decanter World Wine Awards:

Medalha de Bronze
- Dunamis Ar Moscatel – Vinícola Dunamis
- Dunamis Ser, safra 2011 – Vinícola Dunamis
- Seival Estate Alisios Tempranillo-Touriga, safra 2010 – Miolo Wine Group
- Seival Estate Alisios Pinot Grigio-Riesling, safra 2011 – Miolo Wine Group

Menção honrosa
- Casa Valduga 130 Brut – Vinícola Casa Valduga
- Dunamis Pinot Grigio, safra 2011 – Vinícola Dunamis
- Miolo Terroir, safra 2009 – Miolo Wine Group
- Santa Augusta Moscato Giallo, safra 2011 – Vinícola Santa Augusta (SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário