Vinhos e Afins - 16/5/2012

Na capital do champanha,
Dia do Vinho também vira festa


A terceira edição do Dia do Vinho, de 25 de maio a 3 de junho, ganhou o palco mais apropriado para seu momento máximo na capital nacional do champanha. Em Garibaldi, o brinde coletivo promovido anualmente pelo evento será realizado no Parque da Fenachamp, durante o 26º Festival Colonial Italiano.
O envolvimento com o Dia do Vinho no município abrange 34 estabelecimentos, entre hotéis, restaurantes, vinícolas e supermercados. A indústria da uva e do vinho se constitui em um dos quatro pilares da economia local, respondendo por 21,96% de participação.
A produção é escoada para consumidores do Rio Grande do Sul, Brasil e até do exterior. O Dia do Vinho é comemorado sempre no primeiro domingo do mês de junho.
“Garibaldi está completamente inserida no contexto do evento, pois trata-se da capital nacional do champanha”, observa o secretário de Turismo, Jéfferson Miotti. Neste ano, os maiores destaques da programação ficam reservados para o Festival Colonial Italiano, que chega à 26ª edição. É para este evento, entre os dias 2 e 3 de junho, sábado e domingo, que está prevista a realização do brinde coletivo na cidade.
Sábado, dia 2, a partir das 19 horas, a programação inclui apresentações artísticas (Grupo Emozioni), jantar e baile (Valmor Marasca & Os Polenteiros). Domingo, dia 3, as atividades começam às 10 horas, novamente com apresentações artísticas (Grupo Emozioni), almoço animado (Grupo Sexta-feira Alegre) e baile (Valmor Marasca & Os Polenteiros).
A festa terá os contornos típicos da região de imigração italiana da Serra Gaúcha. O valor de ingresso é R$ 25 para cada dia do evento, com direito a cardápio livre, copo, talheres e estacionamento. E mantendo a tradição, o menu é vasto: massa, galeto, polenta, radicci, pão, queijo, salame, morcella, queijo de porco, grostoli, cuca, suco de uva e vinho. Mais informações, na Secretaria de Turismo, pelo fone (54) 3462.8235. “Com a participação no Dia do Vinho, esperamos criar visibilidade para o município e toda região, sobretudo, valorizando a produção vitivinícola e movimentando o setor turístico”, diz Jéfferson Miotti.

Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho, data que consta do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores, fomentado pelo Ministério do Turismo. A realização da 3ª edição é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Região Uva e Vinho (SHRBS), em parceria com as Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos, Conventions Bureau de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, Sindivinho, Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e da Phoenix Eventos, além de entidades parceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário