Terça, 17 de abril de 2012

O PEDESTAL DO DAVID

Recebo do RS Meme, Pra quem vive entre o Mambituba e o Chuí - http://rsmeme.tumblr.com/.


Aí Meme RS publicou um texto do David Coimbra que não havia visto.
Está no http://wp.clicrbs.com.br/davidcoimbra/2012/04/16/sobre-a-resposta-do-governador/?topo=13,1,1,,,77

Sobre a resposta do governador
16 de abril de 2012 43


Fiquei, mais do que decepcionado, preocupado com a resposta que o governador Tarso Genro deu a minha coluna de sexta-feira passada sobre as condições do Presídio Central.
O governador, que sempre pareceu reunir predicados de estadista, não se comportou como estadista. Reagiu criticando o crítico para esquivar-se da crítica. O governador acha que o fato de ter me dirigido pessoalmente a ele para que resolva o problema dos homens supliciados no Central ocorreu porque não sou isento ou porque a empresa em que trabalho não é isenta.
Ainda que fosse verdade, isso não resolve o problema do Presídio Central. Aqueles homens continuam sendo martirizados sob patrocínio do Estado, todos os dias, todas as horas, sem que as autoridades se movam para salvá-los.
De fato, o governador não é culpado pela situação do Presídio Central. Mas é dele a responsabilidade de encontrar uma solução.
Um governador é mais do que um gestor de secretarias, é mais do que um administrador de recursos; é uma liderança legítima, eleita pela maioria. Um governador pode mobilizar a comunidade, pode, com seu exemplo e com sua voz elevada, tornar prioritária a solução de um problema.
Nada é mais aviltante do que o sofrimento físico. O que pode ser mais urgente do que salvar um homem da tortura? Nos tempos da ditadura mlitar, o Brasil passou por essa vergonha, de ter seres humanos martirizados pelo Estado. Não interessa o que um homem fez. Ele pode (e deve) ser punido pelo Estado, mas nunca pode sofrer maus tratos do Estado.
Um estadista, com sua liderança legítima, com sua estatura superior, pode resolver questões desta premência. Desde que ele compreenda que nem toda a crítica é partidária, que nem todo o crítico tem segunda intenção. Que, às vezes, o objeto da crítica é, apenas, o objeto da crítica. Desde que ele seja realmente um estadista.

--

ALÉM DO PRÊMIO PRÉVIDI,
ESTÁ CRIADO O TROFÉU PEDESTAL DAVID COIMBRA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário