Fim de Semana - 10-11/3/2012 - 2

GENIAL!! AGORA TRAVESTI É NEOMULHER!!
UM TEXTO BRILHANTE DE JANER CRISTALDO!!


Quinta-feira, Março 08, 2012

FOLHA INAUGURA O DIA DA NEOMULHER

No http://cristaldo.blogspot.com/

Neologismos são um recurso interessante para dar um novo brilho a palavras já gastas. Quem lembra dos maremotos? Só gente de idade. Maremoto é obsoletismo. A moda é tsunami. A palavrinha se tornou abrangente e agora transita até na economia internacional. Tsunami financeiro soa bem melhor que maremoto financeiro.
Ou homossexual. Parece que o conceito anda meio desbotado. Ano passado, o Supremo Tribunal Federal aprovou por unanimidade, com as fanfarras da imprensa, o reconhecimento da tal de união homoafetiva. A nova palavrinha designa o que antes chamávamos de homossexual. E ainda trouxe outra em seu bojo. O ministro Carlos Ayres Britto, relator do caso, pretendeu ter criado, por analogia, o neologismo heteroafetivo. Assim sendo, atenção à linguagem, leitor. Homossexuais não mais existem. Agora são todos homoafetivos.
Neste Dia Internacional da Mulher, a Folha de São Paulo, que adora criar novas conceituações – quem não lembra da “arquitetura anti-mendigos”, do "prédio-verdade"? – lançou hoje uma trouvaille que tem futuro: neomulher. Parece que travesti já não soa bem no mercado. O jornaL entrevista três travestis – como se dizia ainda ontem – e lança o Dia das Neomulheres.
“Além de comemoração, o dia 8 de março marca a luta e manifestação pelos direitos femininos. Cristiane Gonçalves da Silva, professora e doutora da Unifesp/Santos, afirma que "é absolutamente justo que todas (a entrevistada refere-se aos antigos travestis) usem também essa data por reivindicações que permitam que elas sejam tão cidadãs quanto qualquer pessoa.”
Em defesa de sua tese, o jornal lança mão de um argumento que empestou o feminismo durante décadas:
“Em 1949, a escritora Simone de Beauvoir disse que ninguém nasce mulher, mas torna-se mulher. E, segundo antropólogos e sociólogos, assim realmente é. "Para a antropologia e a teoria de gênero, ser mulher ou homem é um aprendizado social, cultural e histórico", explica Heloísa Buarque de Almeida, professora de antropologia da USP. A própria transexualidade é uma radicalização dessa idéia: não basta simplesmente nascer com o corpo do gênero feminino. O que basta é sentir-se mulher."
O século XIX foi generoso em sandices, entre elas o marxismo, a psicanálise e a identidade de sexos. Verdade que estes três movimentos só vão consolidar-se no XX. No caso da identidade de sexos, a grande difusora da idéia foi Simone de Beauvoir. Se formos atribuir a alguém a frase mais idiota do século, a láurea vai sem dúvida alguma para Castor, como a chamava Sartre. De uma penada, Simone abolia as diferenças constitutivas de macho e fêmea.
Ano passado, comentei os reflexos desta proposição absurda na Escandinávia. Em Estocolmo, a pré-escola passou a proibir que crianças sejam tratadas como meninos e meninas. Em conformidade com um currículo escolar nacional que busca combater a "estereotipação" dos papéis sexuais, uma pré-escola do distrito de Södermalm, da cidade de Estocolmo, incorporou uma pedagogia sexualmente neutra que elimina completamente todas as referências ao sexo masculino e feminino. Os professores e funcionários da pré-escola Egalia evitam usar palavras como "ele" ou "ela" e em vez disso se dirigem aos mais de 30 meninos e meninas, de idades variando entre 1 e 6 anos, como "amigos".
O han e o hon (ele e ela), foram trocados pelo pronome neutro hen, palavra que não existe nos dicionários. Mas tampouco é nova. Foi proposta por Hans Karlgren em 1994. Mas já havia sido aventada por Rolf Dunas, no Upsala Nya Tidning, em 1966. Nesta proposta, hen era apresentado como substituição a han e hon e mais: henom substituiria henne/honom (dele/dela). A palavra parece ter sido inspirada no finlandês hän.
Acontece que ausência de gênero é uma característica do finês e não ideologia de feministas. Não se trata de eliminar todas as referências ao sexo masculino e feminino. É que as palavras não são masculinas nem femininas. Para a Folha, tanto homossexual como travesti parecem ter sumido do vernáculo. Temos agora a neomulher. Ou quem sabe o neomulher? O jornal não esclarece. A reportagem continua:
“Como qualquer mulher em uma sociedade machista, o desafio maior de quem se tornou uma continua sendo o preconceito. “Qualquer mulher sofre diversos tipos de discriminação. Imagine, então, quando ela nasceu com outro sexo", diz a professora de antropologia da USP”.
O jornal – que seguidamente critica o politicamente correto – caiu no engodo do politicamente correto. Ninguém nasce com outro sexo. Nascemos com um sexo só e o portamos pelo resto da vida, por mais esforços que a cirurgia plástica tente. Em nome de uma grossa besteira proferida em meados do século passado, a imprensa quer ganhar o jogo no tapetão das palavras. Dá-se um novo nome a uma realidade biológica e cria-se um novo personagem: a neomulher.
Todo travesti é homem, ora bolas! O leitor deve lembrar quando se falava de o travesti. Os tempos mudaram, a tendência é dizer a travesti. Se um homem quer ter um corpo feminino, isso em nada muda sua essência. Continua sendo um homem, com a diferença de que quer ter um corpo feminino. O que atrai um homem em um travesti não é exatamente sua forma feminina. Fosse por isso, buscava logo uma mulher. O que torna picante a relação com travestis é exatamente seu lado masculino.
Mulher já era, leitoras! Inaugurou-se hoje o Dia da Neomulher.

5 comentários:

  1. Esse cidadão é filho de Livramento tal qual o Juremir Machado. Eventualmente busco alguns de seus excelentes textos para o meu blog vez que ele me autorizou a tal. Ele é brilhante.
    Como será que ele irá definir os sapatões? Serão NEOhomens?

    ResponderExcluir
  2. Previdi
    Vc está na profissão errada,tem vocação para estudar dinossauros,raças extintas.De onde vc desencavou esse Janer Cristaldo.Quem é esse cara?
    E mais a vida jornalística de POA,dos satélites da RBS é um mundinho de conversas de comadres.Teu blog estava melhor com as mazelas de POA,tipo containers de lixo,a utilização da beira do rio Guaiba.
    abç
    Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. engraçada essa Elisabeth.
    primeiro fala em dinossauros. depois pergunta quem é esse cara?
    mazelas de porto alegre - tsk, tsk.
    ainda bem que não agrado a todos.

    ResponderExcluir
  4. Pois meu amigo Prévidi, dentro da minha "inguinorância" tal como diz o prefeitinho aqui de Xangri-Lá, penso ter uma luz alguma luz sobre o que a ela aflige. Entretanto sugiro a ela que recorra ao maior Oráculo da história da humanidade até o meomento. Ela que me faça o favor de raciocinar um pouco e assim perceba a que oráculo me refiro.

    ResponderExcluir
  5. Por favor, não sabe quem é Janer Cristaldo ????? Pobrecita, deve ser de outro mundo, quiçá de outra galáxia !!

    ResponderExcluir