Vinhos e Afins - 11/01/2012

Governo sanciona projeto
que dobra recursos ao Ibravin


No final desta tarde, dois projetos de lei que beneficiam o setor vitivinícola gaúcho e brasileiro serão sancionados. A Assembleia Legislativa aprovou os projetos que alteram o Conselho Deliberativo do Fundovitis (Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do RS) e a Taxa de Cobrança Direta de 25% para 50% do mesmo Fundo diretamente pelo Ibavin (Instituto Brasileiro do Vinho).
Cumprida esta etapa, o Ibravin estará autorizado a recolher os recursos em 2012 e aplicá-los em 2013.
“É com orgulho pelo trabalho realizado nos últimos anos e com imensa responsabilidade pelo o que ainda temos a fazer pelo crescimento do setor vitivinícola brasileiro que recebemos esta nova missão do governo estadual”, afirma o novo presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Alceu Dalle Molle. 
No dia 14 de dezembro, a Assembleia aprovou, por unanimidade, com 46 votos favoráveis, o PL 344 2011, do Poder Executivo, alterando a Lei nº 10.989, de 13 de agosto de 1997, que criou o Fundovitis. Na prática, o Estado autoriza o repasse de 50% dos recursos recolhidos junto aos estabelecimentos vitivinícolas diretamente ao Ibravin, conforme convênio celebrado com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Antes, o percentual de repasse era de 25%.
Os deputados também aprovaram o projeto que amplia de 11 para 16 o número de integrantes do Conselho Deliberativo do Fundovitis, o que permitirá a participação de mais secretarias estaduais ligadas ao setor, bem como a ampliação de vagas para os representantes das Cooperativas Vitivinícolas.
Na ocasião, o presidente da AL-RS, Adão Villaverde (PT), um dos maiores responsáveis pela articulação que resultou na aprovação do projeto, saudou a presença nas galerias das lideranças do setor vitivinícola gaúcho e brasileiro, que contribuíram na elaboração da proposta.
“A aprovação da matéria é muito importante para o segmento vitivinicultor, que atingiu um alcance enorme em todo o País, e hoje está em plena expansão, atingindo, além da região da Serra, as regiões da Campanha, do Alto Uruguai, a Região Central, entre outras”, destacou o parlamentar.

-----

Garibaldi exporta para a China

O presidente Oscar Ló
Uma remessa de suco de uva, vinhos de mesa, espumantes e vinhos finos da Cooperativa Vinícola Garibaldi acaba de desembarcar na China. A cooperativa, que faz parte do projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Ibravin e a Apex-Brasil, fechou em outubro um contrato de cinco anos com um grande distribuidor de bebidas no maior país asiático para a exportação de produtos elaborados na Serra Gaúcha.
No mês de março deste ano a vinícola já havia realizado o envio de um lote inicial para a China, mas só no mês passado o compromisso de venda exclusiva foi firmado. No total, a empresa já exportou 2 mil caixas de seis garrafas para o país, que tem se mostrado um mercado promissor no consumo de vinhos. “A expectativa é de que até 2013 a cooperativa exporte um container de 20 pés – com capacidade de 1.500 caixas de seis garrafas – por mês”, informa o presidente da Cooperativa Garibaldi, Oscar Ló.
Os produtos estão sendo vendidos em Xangai e região, mas a previsão é de que até a metade de 2012 os vinhos, espumantes e sucos sejam distribuídos em outras províncias. O contrato estabelece que a vinícola faça uma visita anual à China para participação em feiras e para dar suporte nas vendas. “O mercado chinês tem potencial para absorver o vinho brasileiro. É um novo nicho de mercado para a cooperativa”, avalia Ló. De acordo com relatório da International Wine & Spirit Research, em 20 anos a China deve se tornar o principal mercado consumidor de vinhos do mundo, à frente dos Estados Unidos e do Reino Unido.
A Garibaldi destaca-se como uma das maiores empresas do setor vitivinícola brasileiro. A empresa possui uma área de 32 mil metros quadrados e capacidade de estocagem de 20 milhões de litros de vinho. Seu parque industrial possui em sua maioria máquinas italianas e um sistema de tecnologia avançada para o melhor recebimento e beneficiamento da safra de seus 350 associados. No ano passado, a Garibaldi faturou R$ 45 milhões. A expectativa é fechar este ano com aumento de 17% no faturamento, alcançando R$ 52 milhões.

A GARIBALDI EM NÚMEROS
- 4ª produtora de espumantes do Brasil
- 7º produtora de vinhos finos e de mesa do Brasil
- 10ª empresa recebedora de uvas do Brasil
- Possui 350 associados de 12 municípios gaúchos e 800 hectares de videiras cultivadas
- Tem uma área de 32 mil metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário