Segunda/Terça - 30-31 janeiro 2012

DIÁRIO DO PARAÍSO - 13

A semana começa cinematográfica em Oeisis International.
Nada de nuvens, vento suficiente para não fazer o cara suar e, pela manhã, um mar cristalino. Depois, mais perto do meio dia, ficou um pouco nescaulino.
Mas, tudo bem. O nescau não estava fedorento.
Oeisis é um paraíso curioso. Cada vez tem mais casas, mais mansões e tem menos gente na praia. Os terrenos e as casas estão mais caras. Tem cara pedindo 100 paus por um terreno. Um horror!!
-----
Rogério Mendelski e os condomínios fechados na praia
Amigos: Isso tudo é o que chamo de efeito manada. Os tais condomínios litorâneos fazem parte da ideologia do espetáculo consumista - "o meu condomínio é melhor que o teu".
Primeiro vem a disputa material para, depois, iniciar-se a busca pelos momentos de celebridade. O veraneio das falsas celebridades no RS tornou-se um parque de diversões onde o novo rico pode ser comparado ao engolidor de facas e a madame à mulher barbuda.
O que interessa é chamar a atenção do vizinho, do visitante eventual ao condomônio, mas, sobretudo, da mídia mundana que fotografa e põe na coluna ou rende entrevista a um programa igual em qualidade à vida dessas "celebridades"
Essa gente faz happy hour diário com espumante espanhol acreditando que as "borbujas" na taça flute acrescentam fluídos culturais, os quais podem ser a nominata completa dos brothers e sisters ou a capacidade de desvendar os dilemas existenciais da "Fina Estanpa". Quem ousa discordar é por que está velho ou não segue a "filosofia do coração"., "do que está na moda".
O psicanalista Jurandir Freire Costa constuma dizer que "a sociedade dos cidadãos está transformada em abstratos índices de audiência e vive num impasse: a responsabilidade moral com degredo social ou a inconsequência moral socialmente recompensada. É o bolso ou a decência".
Fico com a última possibilidade. Beijos de um degredado, mas agarrado com a luta diária em tentar ser decente. Viva Unistalda! Viva Oeisis International! Viva o valão que ainda dá traíras e jundiás!
-----
Sempre informações exclusivas!!
Mesmo estando aqui em Oeisis International continuo oferecendo a vocês informações exclusivas.
Em pleno janeiro vocês ficaram sabendo que o José Mazzarollo, dono da Gráfica e Editora Comunicação Impressa, vai comprar a TV Urbana, canal 11 da Net. É rolo grande, porque não vai ser uma compra "pacífica" - o jornalista e advogado Leudo Costa têm ações da emissora.
-----
Piadinhas?
No http://piadinhas-do-dia.blogspot.com/
-----
Posse legal!!
Nesta terça vou na posse do meu amigão Alexandre Postal, como presidente da Assembleia Legislativa.
Só ele para me tirar do paraíso.
Além de dar um abração nele, vou cumprimentar os dois jornalistas que vão comandar a Comunicação da AL: Marcelo Villas- Boas e Celso Bender.
Olha a matéria do site da Assembleia:
Nesta terça, dia 31, o Parlamento gaúcho realiza a eleição e posse dos membros da nova Mesa Diretora para o segundo ano da 53ª Legislatura, que vai até 31 de janeiro de 2013. O atual 1º secretário da Mesa, deputado Alexandre Postal (PMDB), deverá assumir a presidência, conforme acordo firmado entre as bancadas.
A sessão solene inicia às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha. O deputado será o 93º presidente a conduzir a Assembleia desde que a Casa passou a ter prerrogativas legislativas, em 1835.
Postal e o atual presidente, Adão Villaverde (PT), recepcionarão as autoridades na Sala da Presidência, a partir das 13 horas. O acesso será pela Esplanada – Vestíbulo Nobre. Os demais convidados serão dirigidos ao Plenário 20 de Setembro. O público participante também poderá acompanhar a solenidade pelo telão no Teatro Dante Barone, em caso de ocupação máxima do plenário.
No início da sessão, a atual Mesa Diretora comunica a sua renúncia, conforme acordo pluripartidário firmado no início da 53ª Legislatura, uma vez que o mandato diretivo da Casa é de dois anos. Em seguida acontece a eleição e posse. O rito seguirá com o pronunciamento do presidente, Adão Villaverde (PT), que transmitirá, na sequência, o cargo a Postal.
Pelo acordo entre as representações partidárias, assumem a Presidência as quatro maiores bancadas da Casa Legislativa. A composição da chapa deve ser apresentada ao Departamento de Assessoramento Legislativo (DAL) na segunda-feira à tarde, havendo, no entanto, prazo hábil até o meio-dia de terça.
A renúncia por acordo entre os partidos é um procedimento adotado há várias Legislaturas. Como de costume, o próximo presidente a assumir, Pedro Westphalen (PP), deve ocupar o cargo de primeiro secretário. A chapa é composta por seis deputados titulares e quatro deputados como suplentes. Para ser eleita, deve haver maioria absoluta, 28 votos favoráveis.
A sessão solene seguirá com a assinatura do termo de transmissão, quando Postal será convidado a assumir seu lugar na mesa. Será o momento do novo presidente da Assembleia Legislativa se pronunciar na tribuna.  A solenidade iniciará com o Hino Nacional interpretado pela mezzo-soprano Angela Diehl. No encerramento, ela interpretará o Hino Rio-Grandense.
Após a posse, os novos membros da Mesa concederão entrevista coletiva à imprensa no Salão Júlio de Castilhos e receberão cumprimentos no Vestíbulo Nobre.
-----
TRI e SIM em São Leopoldo
Desde segunda é possível utilizar o cartão TRI – dos ônibus de Porto Alegre – ou o cartão SIM – da Trensurb – nos ônibus de São Leopoldo que integram com o trem. Essa novidade dá seguimento ao projeto de integração com a região metropolitana, iniciado no dia 2 de janeiro com o município de Canoas.
Ao utilizar a integração com o trem, será possível ir de São Leopoldo a Canoas e a Porto Alegre portando o mesmo cartão. Além dessa facilidade, o passageiro poderá receber descontos nas viagens. Com um TRI ou SIM, quem utilizar em São Leopoldo os ônibus integrados com o trem, irá usufruir uma economia de 32,7% em comparação com quem pagar a passagem em dinheiro. Além disso, a pessoa poderá sair do trem e, em até 30 minutos, acessar um ônibus de Porto Alegre com um desconto de 10%. Se necessário, ainda poderá embarcar gratuitamente em um segundo ônibus (dentro do prazo de 30 minutos).
Os cartões aceitos serão o TRI e o SIM de Vale-transporte e de Passagem Antecipada. Quem tem 65 anos ou mais e possui um TRI ou SIM de Idoso também poderá utilizar o cartão. Já os estudantes poderão colocar passagem antecipada no TRI Escolar para se deslocar de trem e em São Leopoldo (somente nas linhas integradas com o trem) e aproveitar os benefícios. 
Em função da novidade, os bilhetes de Integração com São Leopoldo, da Trensurb, deixarão de ser utilizados. O último dia de venda desse bilhete será 30 de março.
Quem não possui um TRI ou SIM pode fazer o cadastro para adquirir um cartão de Passagem Antecipada no Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC (Rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre), na ATP (Av. Protásio Alves, 3885 – Porto Alegre), no Posto Móvel da ATP e nos quiosques do SIM, localizados nas Estações São Leopoldo, Esteio, Sapucaia e Canoas/La Salle. Osdocumentos necessários para solicitar o cartão são CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. Já os cartões de vale-transporte são requeridos pelo empregador através de um cadastro no site www.tripoa.com.br.
A primeira etapa do projeto de integração com a região metropolitana aconteceu em Canoas. Desde o dia 2 de janeiro é possível utilizar os cartões TRI e SIM nas linhas de Canoas que integram com o trem. No futuro, outras cidades também serão contempladas.
Outras informações pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI/SIM no (51) 3027.9959.  
-----
Leitores
Estão reclamando que não recebem a news.
Legal estas reclamações.
Mas tenho as imposições do 3G - para lembrar, estou em Oeisis International.
A grande e maravilhosa Tânia Carvalho é uma das "reclamantes".
E de Florianópolis recebi um e-mail de um dos meus ídolos, Luiz Carlos Prates. É meu leitor!!!
Olha só:
Grande Prévidi, descobri os teus textos e viciei. Ligo o computador e vou direto para o Prévidi. Sou gaúcho de Santiago, criado em Santa Maria e "adolescido" em Porto Alegre. Psicólogo formado na PUC e jornalista há 51 anos, narrei futebol durante muito tempo na Guaíba e na Gaúcha, RBS TV, essas coisas, e vim parar em Santa Catarina. Um périplo de vida que me fez e faz feliz. Mas tu sabes como é, vínculo com a terrinha a gente não perde nunca.  E faz bem à saúde ler um cara "topetudo" como tu. Não aguento mais os politicamente corretos, bah! Quando vieres a Floripa, me liga, estou no SBT, o cafezinho ficará por minha conta. Um abração. Luiz Carlos Prates. 
Olha, fiquei contente com todos os e-mails reclamantes.
Mas, colorados, que vibraram com o time da década de 70, quem não se lembra das narrações do Prates??!!
-----
Piadinhas?
No http://piadinhas-do-dia.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Matador o texto Rogério. Brilhante como sempre. Tivesse dinheiro para gastar numa mansão em condomínio com vista para a Serra 20 km distante da beira da praia, gastava a mesma grana comprando um belo de um apê em Miami e passava um bom tempo por lá. Mas lá não teria nenhum apresentador de Canal 20 da vida para gravar uma "materinhas" mostrando as "festinhas" da "casinha". Punta del Este virou a mesma frescura. Uma exploração só e um monte de gente querendo aparecer. Montevidéu é muito mais cidade e tem muito mais alternativas. Alexandre Aguiar

    ResponderExcluir
  2. Acho, não tenho certeza, que tenho um gol do Inter narrado pelo Prates em um CD que a Gaúcha lançou há muitos anos com gols históricos do Colorado (tenho um CD de gols do Inter e um de gols do Grêmio, ambos da Gaúcha). Só eu pesquisando e, se encontrá-lo, publico na web. Há algum tempo, o "Super Sábado" reprisou no quadro "Baú do Futebol" a narração do Prates para o famoso gol do título paulista do Corinthians em 1977 - que, salvo um ato falho meu, o Milton Ferreti Jung narrou pela Guaíba -, mas infelizmente este eu não consegui gravar na ocasião e não foi disponibilizado no site da Gaúcha.

    ResponderExcluir