Quinta, 26 janeiro 2012

DIÁRIO DO PARAÍSO - 11

Oh!! Rotina cruel!!

Continuo em Oeisis International, no Litoral Norte do RS. A única praia decente dos gaúchos - ainda bem que uma grande parte AMA Santa Catarina e fica horas e mais horas na 101. Sofrendo. Os sofrenildos.
Por aqui, a atividade praiana é muito cansativa.
Na minha pós-adolescência era moda dizer que detestava rotina.
Pois me sinto um pós-adolescente. É uma rotina desgranida.
Conto.
O cara acorda, lá pelas 9, toma um café, mastiga uma fruta e se prepara para ir a praia. Antes das 10, pega a cadeira e se dirige calmamente para a praia. Bom-dia pra um, olá pra outro, o sujeito chega no quiosque. Larga a cadeira – de alumínio, é claro, porque não pesa nada – e vai ver como está o mar.
Sem vento, é quase certo que a água está limpíssima. Volta, senta e confere a vizinhança da areia. Conversa com um, com outro, o sol queima – sem protetor, porque é muito caro – e o descansado entra na água. Dois, três mergulhos depois e duas tentativas de jacaré, retorna para a areia. A dona do quiosque pergunta se precisa de algo.
- É cedo, ainda.
Finge que dá uma caminhada – me compreendem, não? –, mais um mergulho e o retorno seguro à cadeira de alumínio.
Aí a dona do quiosque já vem com uma caipira de maracujá. Em copo de vidro. Orloff. Um absurdo, 8 reais, mas dá até preguiça de reclamar.
Depois de um milho, a 3 reais, e um pastel, a 4, resolve voltar à base, Depois que mais de meia praia sai apressada para ir almoçar – “Paizinho, já passa do meio-dia!!”.
Retorno no mesmo passo da ida. Calma, muita calma.
Almoço frugal e depois de todas estas atividades, o único destino é a rede para a sesta.
E por aí vai, uma rotina estafante. Até a hora de dormir, novamente, depois de alguma chatice na TV, com raríssimas exceções.
-----
Janeiro teve raros dias chuvosos – pelo menos em Oeisis International. E vocês sabem que o tempo varia de 500 em 500 metros, mesmo que as rádios e TVs insistam em dizer que se em Capão da Canoa ou em Tramandaí ou em Torres esteja chovendo, até nas praias da Tailândia também está caindo o maior toró.
É incompreensível.
Com chuva também é uma rotina danada. Não se sai da frente do computador ou da churrasqueira.
Um horror!!
-----
Algumas coisas muito chatas.
- Fogos, inexplicavelmente, todos os dias, a qualquer hora;
- Carros de magal, com som altíssimo;
- Vendedor de porcarias, batendo palma na frente da casa;
- Cortador de grama que te acha com cara de rico;
- Motinhos que fazem propaganda de tudo;
- Os preços abusivos em todos os lugares. Meu Deus, uma garrafinha de água mineral a 3 reais é um pavor!! Descobri um súper que a garrafinha custa 54 centavos. Uau!!

-----

PIADINHAS?
AH, NO http://piadinhas-do-dia.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Prezado Previdi
    Me perdoe,apesar de ser admirador,nao posso concordar com sua opiniao de quem AMA SC, tche, nao falaste que nas nossas prais o vento é uma constante,a agua gelado do mar idem,o engarrafamento na Free Way tambem,ou seja banho de mar,nos dois meses se der para tomar em 8 dias no maximo vamos nos considerar felizes,mas ignorar as prais lindas,aguas mornas,mordomias nas areias ,petiscos muiiiito melhores,preços muiiiito mais baratos, bom , ignorar isso seria pregonceito e ou ciume??
    um abraço
    dr Joao de Oliveira Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Previdi,
    Já ficou repetitivo falar mal do litoral catarinense para enaltecer as praias ( ou "A" praia) gaúchas(a). Dá pra fazer isso sem desmerecer os que preferem escolher entre as 42 ( só de Florianópolis) o tipo que mais lhe agrada: calma, agitada, deserta, sofisticada, boa pra surfe, boa pra mergulho, enfim...o que bem aprouver a cada um. Ou a quem tem olhos para ver.
    Ok, o litoral gaúcho tem atrativos, mas é o mesmo que tentar dizer que a serra catarinense é tão bonita e interessante quanto a do RS ! Cada qual com seus encantos. Então, "menas, menas"!
    Abs
    Emma

    ResponderExcluir
  3. Ninguém entendeu o Previdi, o cara tá sendo MUITO irônico.

    Rogério de Cachoeirinha

    ResponderExcluir