Cinema com Wilson Rosa - 19 janeiro

TUDO PELO PODER
a sujeira dos bastidores

Sabe quando um filme é bom? Quando você não consegue comer a pipoca, com medo de quebrar a concentração de todos que estão na sala de projeção. Foi assim que assistí “Tudo Pelo Poder”, de George Clooney. Um filme sem frescuras, com início, meio e fim.
Uma boa história, bons personagens e que mostra que o idealismo em política pode causar desilusão.
Em meio a campanha de um candidato democrata à presidência da República, Ryan Gosling (ele vem aí em Drive) é Stephen Myers, o homem que coordena a equipe do senador Morris (George Clooney).  Ele vai conhecer as trapaças dos bastidores, as barganhas, onde ética, integridade e honestidade ficam em segundo plano. Clooney foi corajoso em expor isso, que acontece em qualquer país em época de eleição.
O filme revela que as pessoas fazem qualquer coisa para ter o poder, inclusive trair os amigos. O personagem de Gosling descobre isso e muito mais, como por exemplo os riscos de se envolver com estagiárias.
Isso pode até mudar uma eleição. Um bom filme para quem já acompanhou campanhas e eleições. Também aparece o outro lado dos jornalistas envolvidos nestes eventos, no papel vivido pela atriz Marisa Tomei.
“Tudo Pelo Poder” é uma ficção que causa calafrios só de pensar na sujeira que se escorre nos bastidores de uma campanha eleitoral. Um detalhe: o título original é Idos de Março (Ides Of March) e se refere ao dia 15 de março de 44 A.C, quando o imperador Júlio César foi traído por Brutus.

Tudo Pelo Poder (The Ides of March), de George Clooney, trhiler político, 102 minutos, 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário